Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Presidente da Abapa se reúne com novo ministro de Infraestrutura e Transportes em Brasília (DF)

Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2019 / Região

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Busato, esteve reunido na última terça-feira (5), em Brasília (DF), com o novo ministro de Infraestrutura e Transportes, Tarcísio Freitas.  Juntamente com o consultor técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Raimundo Santos, o presidente da Abapa relatou os gargalos em infraestrutura e logística que prejudica a trafegabilidade e o desenvolvimento socioeconômico do Oeste da Bahia.

Eles entregaram um ofício reforçando a importância da construção da BR-020, entre a divisa Piauí/Bahia, até o entroncamento com a BR-135 (Barreiras/Fortaleza), implementação do novo traçado da BR 030, ligando o município de Cocos (BA) à BR-020, e conclusão do trecho da BR-135, ligando as sedes de São Desidério à Correntina.

Os agricultores também elencaram, com a entrega do documento, importantes demandas como licitação para concessão de novo terminal de fertilizantes e grãos (CODEBA) do porto de Aratu em Salvador para o setor privado, e a conclusão da Ferrovia Oeste Leste e Porto Sul para reduzir os custos no transporte de insumos e escoamento de grãos pela região.

Com a reunião considerada satisfatória, Busato acredita que o novo ministro se mostrou aberto ao atendimento das demandas dos agricultores baianos. “No final do ano passado, conquistamos a vitória junto ao Ministério com a federalização de 205 quilômetros que passará a integrar a BR-030, do trecho entre as cidades de Cocos, na Bahia, e Mambaí, em Goiás. Tenho certeza que continuaremos avançando em melhorias na logística para trazer mais desenvolvimento regional, emprego e renda para o Oeste da Bahia”, afirma.

Em relação à logística, os agricultores baianos vem trabalhando na recuperação de estradas, por meio do programa “Patrulha Mecanizada”, executado pela Abapa em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e prefeituras. Desde o início do projeto, em 2013, foram recuperados cerca de 1780 quilômetros de estradas localizadas em importantes áreas produtivas. “Continuaremos buscando as parcerias necessárias, incluindo os governos federal e estadual, para recuperar mais estradas, melhorando as vias para o escoamento da safra e chegada de insumos e circulação de pessoas entre a zona rural e a cidade”, afirma.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Click Tec Silvano Santos Mimoaço MaxCar Coyote P&F G7 Kenni Henke Vida Farma PM Casa da Ferramenta Dique Denuncia DPVAT Barreiras Global Dupará Açaí Luz motos Paraíba Extreme Polícia Civil Elo Aço Fashion Work Rabelo Grupo Marabá Fontana Bem Brasil Pastel Evolucao Oeste Manutenção Delicia Jaú DM Reparos Mineiros Unopar Imperial Forte Grãos Guarda Municipal Contabilidade Rondon Sutrans Sportime Neli Dr. Márcio Rogério CISO DBT Epis BA