SECOM 2 SECOM

NOTÍCIAS

PRF e PM desencadeiam Operação KAPRO I

Sexta-feira, 18 de Março de 2016 / Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com a Polícia Militar da Bahia (PM/BA) desencadeou durante esta quinta-feira (17), a Operação denominada KAPRO I. Esta Operação, teve por principais finalidades coibir a circulação de veículos furtados, roubados ou com indícios de adulteração dos elementos de identificação, bem como, a comercialização de veículos e agregados de origem ilícita em estabelecimentos às margens das rodovias federais.

Vale ressaltar que os crimes de roubo e furto de veículos no Brasil vem sendo um problema crescente enfrentado pelos órgãos de segurança pública. Segundo levantamento da CNSeg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros, com base nas informações do DENATRAN, em 2013 foram mais de 476.000 ocorrências de roubo ou furto de veículos no território nacional. Porém, o número total é bem maior, tendo em vista que segundo a própria CNSeg estes dados são apenas dos veículos segurados, que representam apenas 25% da frota nacional.

Além disso, conforme matéria amplamente divulgada pela imprensa baiana, apenas nos três primeiros meses de 2015 (janeiro a março), nada menos que 4.774 veículos foram roubados ou furtados na Bahia. Deste total, 2.227 foram em Salvador. Em 2014 foram 20.021 veículos roubados ou furtados em todo o Estado. Em Salvador, esse número alcançou 8.120. A média mensal aponta para 53 veículos roubados a cada dia na Bahia, e 24 por dia somente em Salvador, sendo que grande parte destes veículos roubados na capital são vendidos em desmanches ou simplesmente circulam no interior do estado com placas “clonadas”.
As ações da KAPRO I foram desenvolvidas entre os municípios de Jequié/BA e Itagi/BA, trecho da BR 116 Sul.
Destacam-se as principais ocorrências registradas durante a Operação:

Por volta das 09h33, em um trecho urbano do município de Itagi/BA, os policiais abordaram uma HONDA/XRE 300, e após verificação, identificaram que a mesma apresentava sinais de remarcação no chassi e motor. Além disso, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também possuía claros indícios de inautenticidade. Ressalta-se, que o modelo da motocicleta abordada, é um dos mais roubados na capital baiana.

Ao continuar as fiscalizações, já por volta das 11h, as equipes abordaram um FIAT/STRADA FIR e ao revistá-lo, os policiais perceberam que o mesmo possuía adulteração em diversos componentes do veículo, apontando claros sinais de fraude veicular. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) apresentado pelo condutor no momento da abordagem também possuía sinais de falsificação.

Já às 15h, ainda no mesmo trecho, os policiais abordaram um FIAT/UNO ELETRO e após fiscalização, constataram que o veículo também apresentava diversos indícios de adulteração em elementos identificadores como chassi, motor etc.

No final da tarde, por volta das 17h30, os policiais conseguiram deter um foragido da justiça durante outra fiscalização, após consulta ao banco de dados. O homem flagrado, de 34 anos, responde criminalmente por tráfico de drogas, e possui contra si um mandado de prisão em aberto.
Ainda durante a Operação, as equipes conseguiram resgatar sete aves silvestres. O fato ocorreu às 20h40, quando os policiais abordaram um FIAT/Strada e encontraram em seu interior, os pássaros em poder de um homem de 37 anos, que não possuía qualquer documentação o autorizando a fazer esse tipo de transporte.

Todos os envolvidos foram encaminhados junto com os veículos e as documentações apreendidas para a delegacia de polícia judiciária local.
Os animais recolhidos foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista/BA.
Durante todo o dia da Operação KAPRO I as equipes fiscalizaram 98 veículos e 33 pessoas.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Jaú Contabilidade Rondon Ofertas - Hiper Santo Antonio G7 NET CMO Extreme Sportime Minas Aço Paraíba ASMAT Real Casa da Ferramenta Oeste Manutenção P&F Dique Denuncia Imperial Oeste Beton ORIX Casa da Informática Unopar Global Grupo Marabá Dupará Açaí Delicia Neli AFS DPVAT Barreiras PM Polícia Civil LH Madeiras Elo Aço Vida Farma Evolucao Guarda Municipal Luz motos Mineiros Sutrans DBT CISO Online Celulares