Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Produtores de frutas do Vale do São Francisco estimam 570 milhões de reais em prejuízos com a paralisação dos caminhoneiros

Terça-feira, 29 de Maio de 2018 / Brasil

Maior exportador de frutas do país, o Vale do São Francisco já contabiliza um prejuízo de R$ 570 milhões ao final do oitavo dia de paralisação dos caminhoneiros. A conta foi apresentada na tarde desta segunda-feira (28), pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira.

Segundo o representante do mais importante segmento da economia regional, a paralisação vem atingindo fortemente o setor, que deixou de comercializar nesta semana para os mercados interno e externo 40 mil toneladas de uvas e 60 mil toneladas de mangas, além de mais 200 mil toneladas de outras frutas, a exemplo de acerola, banana, coco e mamão.

“Com todo esse tempo de paralisação, nossas câmaras frias já estão com a ocupação esgotada, não oferecendo mais espaço para o armazenamento das frutas colhidas recentemente. O resultado são pomares e mais pomares com frutas apodrecendo no campo”, lamentou.

Jailson Lira advertiu ainda que 80% da safra a ser colhida essa semana poderá ficar comprometida por falta de mercado. “Além de termos cancelados todos os novos pedidos do mercado interno, outro agravante é a falta de combustível para os tratores e pulverizadores, o que pode ocasionar a perda das safras de exportação de setembro e outubro”, pontuou.

Ao final da reunião, os produtores assinaram um documento, onde reconhecem a legitimidade do movimento dos caminhoneiros, “por que também sentem o alto custo do diesel na atividade agrícola” e solicitam dos poderes competentes a agilização das negociações, liberação das estradas e acessos aos portos, além da agilização dos documentos de liberação das frutas, a exemplo da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).


Blogbraga/CLAS Comunicação & Marketing

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Mimoaço Fashion Work DBT Dupará Açaí Vida Farma Elo Aço Rabelo Delicia Contabilidade Rondon Epis BA Forte Grãos Coyote Mineiros Paraíba Kenni Henke Extreme Dique Denuncia Oeste Manutenção Global Silvano Santos Casa da Ferramenta Luz motos Evolucao G7 Sportime Dr. Márcio Rogério PM Neli CISO Fontana Imperial Unopar Grupo Marabá Bem Brasil Pastel Jaú MaxCar P&F Guarda Municipal Sutrans DPVAT Barreiras Click Tec Polícia Civil DM Reparos