SECOM 2 SECOM

NOTÍCIAS

Proposta por Eduardo Salles, Sessão Especial na Alba homenageia 25 anos da ABAE

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019 / Bahia

A Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) será homenageada pelos 25 anos de fundação com uma Sessão Especial proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles, na próxima segunda-feira (4), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB.

“A sessão é uma homenagem merecida a todos os profissionais envolvidos na equoterapia, famílias que acreditam no tratamento, à Polícia Militar da Bahia e ao Exército Brasileiro por investirem na saúde dos pacientes”, justificou Eduardo Salles.

Criada em 1993 por Maria Cristina Guimarães Brito, a ABAE deu continuidade ao tratamento experimental iniciado pela Associação Baiana de Deficientes Físicos para tratamento de pessoas com limitações motoras em decorrência de paralisia cerebral, que acabou extinto dois anos antes.

O primeiro contato de Cristina com o então experimento teve motivação pessoal, devido ao filho Yuri ter nascido com paralisia cerebral em decorrência de complicações no parto. A partir de então, passou a dedicar a vida em favor das pessoas com necessidades especiais.

“Essa Sessão Especial é muito importante para difundir nosso serviço no estado, em prol de pacientes que, muitas vezes, não têm condições de pagar por um tratamento alternativo. Tal visibilidade colabora para que a equoterapia chegue a outros municípios baianos”, avalia Cristina.

O tratamento da equoterapia tem o cavalo como um dos aliados fundamentais para o desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes, que, atualmente, correspondem a 153 crianças e adolescentes com necessidades especiais na capital baiana.

“Como protagonista no tratamento, o cavalo tem sido o diferencial na vida das pessoas com deficiência. O sucesso de Yuri, como precursor e motivador da equoterapia na Bahia, traduz meu desejo em apoiar iniciativas como a de Maria Cristina”, afirmou Eduardo Salles.

Conforme Cristina, os pacientes contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por diversos profissionais, a exemplo de fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicomotricista e auxiliares guias.

A estrutura utilizada pela ABAE é fruto de parcerias com o Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar da Bahia, no Parque de Exposições, junto com o 19º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, localizado no bairro do Cabula.


Blogbraga/Deputado Eduardo Salles

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Paraíba ORIX PM Vida Farma Guarda Municipal Neli Mineiros CMO Delicia DBT Elo Aço CISO Polícia Civil Unopar Dupará Açaí Sportime G7 NET Oeste Manutenção Global DPVAT Barreiras Jaú Minas Aço Casa da Ferramenta Mimoaço Online Celulares Grupo Marabá Ofertas - Hiper Santo Antonio Imperial P&F Luz motos Contabilidade Rondon ASMAT Extreme Dique Denuncia Sutrans AFS Evolucao Real Bem Brasil Pastel