Embasa

Governo da Bahia
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

Região de Irecê: Construção de complexo eólico prevê a contratação de 750 profissionais em Uibaí

Domingo, 04 de Abril de 2021 / Região

A Statkraft Brasil iniciou a construção do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado em Uibaí, na Região de Irecê. Ao fim do projeto, previsto para ser inaugurado em 2023, a empresa mais do que dobrará a capacidade instalada no país, chegando a 967 MW.

A estratégia de atuação da companhia em território brasileiro é de triplicar a capacidade de geração de energia renovável até 2025. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia eólica é a segunda fonte mais utilizada no Brasil, e responde apenas por 9,1%

Com a construção do projeto, a Statkraft reforça seu compromisso com a sustentabilidade, e permite que futuras gerações possam usufruir do crescimento e desenvolvimento da região. Com isso, a empresa irá ampliar a oferta de energia renovável ao Brasil, contribuindo para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO²) no país e o ritmo do aquecimento global, já que energia eólica possui menor impacto ambiental do que as matrizes tradicionais.

“Além de contribuir para a preservação do meio ambiental e para redução das emissões de gases do efeito estufa, a Statkraft prioriza o desenvolvimento socioeconômico das regiões que receberão os projetos eólicos. Esse benefício ocorre por meio de contratação de mão de obra local, e do desenvolvimento de projetos sociais para o fortalecimento e capacitação da comunidade envolvida”, afirma Paula Suano, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Statkraft no Brasil.

Empregos

Desde o início das obras, já foram contratados mais de 200 profissionais. A expectativa é que aproximadamente 750 pessoas sejam contratadas durante toda a construção. Atualmente, existem 15 vagas disponíveis para o processo seletivo. Os postos são para servente de obras e não requerem experiência anterior.

Por possuir expertise no mercado e ter valores convergentes com os da Statkraft, a Seta Engenharia foi contratada para cuidar das admissões durante o período. A empresa atua na indústria civil pesada, e tem foco na execução de obras e terraplanagem em empreendimentos de geração de energia hidrelétrica, solar e eólica, entre outras obras.

De acordo com Carolina Brito, gerente de Pessoas & Cultura da Seta Engenharia, estão sendo priorizadas, nas contratações, mão de obra local. “Até o momento, 35% das vagas  foram preenchidas por trabalhadores da região”, afirma. 

Também estão sendo ofertadas vagas destinadas para PCDs. “Estamos com vagas para PCDs abertas no Sine/BA. Não especificamos atribuições, nem o cargo, pois iremos avaliar cada candidato individualmente, e destinar as vagas”, explica Brito.

Como candidatar-se

Os interessados possuem três meios para se candidatar às vagas abertas: enviar o currículo pelo endereço de e-mail curriculosstaeugenia@setaengenharia.com.br, se deslocar até ao escritório da Seta, localizado em Uibaí, ou entregar no Centro de informações da Statkraft, localizado na comunidade de Boca D’Água.

A formação exigida irá depender de cada cargo, e as fases de contratação acontecerão conforme o cronograma de avanço das atividades em campo.

Projeto

Com investimento estimado de R$ 2,5 bilhões, o projeto compreende 10 parques eólicos, com um total de 91 turbinas, próximo a outros parques eólicos da empresa no estado. O projeto deve gerar o equivalente a 2,3 TWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.


Blogbraga/Fonte: Agência Canal Energia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Vida Farma Contabilidade Rondon CISO Rivaldo Oeste Beton Sutrans Grupo Marabá Dique Denuncia ASMAT Jaú LH Madeiras PM Sportime Imperial Neli SBS Dupará Açaí AFS Paraíba ORIX Ofertas - Hiper Santo Antonio Global Luz motos Delicia DBT Casa da Ferramenta JBJ Online Guarda Municipal Minas Aço G7 NET P&F Extreme Casa do Marceneiro DPVAT