Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Relator aumenta pena de Lula para 12 anos e um mês de prisão

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018 / Brasil

O relator da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, João Pedro Gebran Neto, votou para manter a condenação do petista na Lava Jato no caso do triplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena dele para 12 anos e um mês de prisão. 

O caso envolve a compra e reforma da cobertura no edifício Solaris, negócio estimado em R$ 2,4 milhões e pago pela empreiteira OAS, vencedora de licitações fraudadas e superfaturadas na Petrobras. Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro, em julho do ano passado. 

Gebran Neto sustentou que o ex-presidente e a família dele tinham ciência de que não iriam pagar pelo apartamento que estava reservado a eles.

— Relativamente à aquisição do apartamento, reforma e mobiliários, restam demonstradas materialidade, autoria, com relação ao réu Luiz Inácio Lula da Silva. Inevitável conclusão idêntica ao réu José Adelmário Pinheiro [dono da construtora OAS]. De um lado tem-se o corrupto, de outro lado tem-se o corruptor.

O magistrado concordou com o que as investigações apontaram, de que havia uma conta extraoficial da OAS para beneficiar o PT, com saldo de aproximadamente R$ 16 milhões. Foi dessa conta que a empreiteira pagou o triplex.

— Havia um caixa único [na OAS para o PT] e dele eram pagos agentes políticos. Crimes dessa espécie não passam recibo.

A defesa sustentava que o imóvel sempre esteve em nome da construtora OAS, argumento que foi rebatido pelo desembargador.

— A situação é identica a se o apartamento tivesse sido colocado no nome de um laranja. É como se a OAS fosse um laranja [do ex-presidente].

A transferência só não foi feita para o nome de Lula ou de algum familiar havia ocultação de patrimônio, de acordo com o Gebran Neto.


Blogbraga/Fonte: R7 Foto: Paulo Whitaker

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dupará Açaí Kenni Henke Mimoaço Forte Grãos Sportime CISO Jaú Click Tec Unopar MaxCar Vida Farma Coyote Guarda Municipal Neli Fontana Dique Denuncia Grupo Marabá Polícia Civil Extreme Oeste Manutenção Rabelo Paraíba G7 Imperial Global DM Reparos Evolucao Mineiros DPVAT Barreiras Sutrans Casa da Ferramenta Silvano Santos Dr. Márcio Rogério Fashion Work Bem Brasil Pastel Luz motos Epis BA PM Elo Aço P&F Delicia DBT Contabilidade Rondon