Bahia Farm Show Modelo Gestão Bahia

NOTÍCIAS

Secretaria da Educação divulga lista dos classificados no Universidade Para Todos nesta sexta-feira (10)

Quarta-feira, 08 de Maio de 2019 / Bahia

A lista dos classificados do programa Universidade Para Todos (UPT) está prevista para ser divulgada nesta sexta-feira (10), no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Este ano, foram inscritos no cursinho pré-vestibular 32.711 estudantes de todo o Estado para as 11.505 vagas ofertadas. A matrícula será realizada entre 21 e 24 de maio no local e turno para os quais o aluno optou para cursar e as aulas irão começar no dia 27 deste mês e seguem até dezembro. Criado em 2003 pelo Governo do Estado, o programa é desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. 

A classificação dos candidatos ao Universidade Para Todos será feita a partir das notas de Português e Matemática informadas pelos candidatos no ato da inscrição. Na matrícula, o estudante classificado deverá apresentar os documentos expressos no edital, dentre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas, os alunos têm acesso aos projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação vocacional. Os 11.505 selecionados receberão camisa e material de estudo. Para os cursistas da UNEB e UESB, que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas, está garantida a isenção da taxa de inscrição no vestibular. 

Para a execução do projeto, serão selecionados pelas universidades parcerias, 1.034 estudantes universitários que atuarão como professores/monitores. Esta é mais uma política pública educacional desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado voltada para a juventude, de modo a oportunizar aos universitários a vivência do exercício da docência. Durante a execução do programa, esses alunos serão acompanhados e passarão por formação.

O cursinho pré-vestibular é voltado a estudantes matriculados, em 2019, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; aos matriculados, em 2019, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; e nos egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o programa já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições, ao longo de dez anos.  

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, fala que o número de inscritos demonstra o alcance social do programa. “Este número reflete a importância deste programa que é a principal política de acesso do estudante do Ensino Médio à universidade. O Universidade para Todos tem sido uma referência de projeto estratégico por ter alguns princípios, como a articulação entre a Educação Básica e o Ensino Superior; por garantir a permanência do estudante no Ensino Médio e por possibilitar um monitoramento para a ampliação da oferta”, afirmou.

  


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Neli Rabelo Sportime Silvano Santos Cultura Evolucao Kenni Henke CISO Vida Farma Imperial Polícia Civil Dique Denuncia G7 Oeste Manutenção Paraíba Mimoaço Dupará Açaí Online Celulares MaxCar Forte Grãos Contabilidade Rondon Grupo Marabá Guarda Municipal Sutrans Extreme Unopar Jaú AUTOCAR Pantanal DBT Aliança Ademilar Casa da Ferramenta Delicia DPVAT Barreiras Click Tec Elo Aço Dr. Márcio Rogério PM Coyote Global P&F Bem Brasil Pastel Mimoso Segurança Digital Informatica DM Reparos Mineiros Luz motos Rede Multiassistencia Fontana