MídiaOn

NOTÍCIAS

Secretaria da Educação do Estado oferta cursos de qualificação para mais de 900 apenados em toda a Bahia

Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018 / Bahia

Cerca de 975 detentos de Salvador e de mais 17 cidades do interior do Estado estão fazendo cursos de qualificação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional), que na Bahia é executado pelas Secretarias Estaduais da Educação e da Administração Penitenciária e Ressocialização. A iniciativa, que visa promover a reinserção na sociedade e oportunizar a capacitação para o mundo do trabalho, envolve 26 cursos distribuídos em 49 turmas, sendo que no sistema de regime fechado são 15 detentos por turmas e, no aberto, são 20 .alunos.

As aulas para o curso de padeiro também já começaram, no Conjunto Penal de Itabuna (357 km de Salvador), contemplando pessoas do sistema fechado. Em Vitória da Conquista, os cursos de estampador de tecidos e manicure e pedicure são voltados para pessoas que cumprem pena em regime fechado na Colônia Penal e no Presídio Newton Gonçalves. Para as pessoas que cumprem pena em regime aberto, também está sendo ofertado, em Vitória da Conquista, o curso auxiliar de saúde bucal, em umas das escolas da rede estadual, com a participação de mais 50 pessoas. Também já foi iniciado, em Juazeiro, o curso de marceneiro, em regime fechado, na penitenciária da cidade.

Com carga horária de 200 a 500 horas, cada, os cursos ofertados estão alinhados às demandas de mercado. Dentre eles, destacam-se: estampador de tecido, confecção de bolsas em couro em material sintético, agente de limpeza e conservação, montador e reparador de computadores, pedreiro, pizzaiolo, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, eletricista instalador predial de baixa tensão, maquiador, cabeleireiro, costureiro de máquinas overloque, marceneiros, manicure e pedicure, pedreiro de alvenaria, agricultor orgânico, auxiliar de saúde bucal, micro-empreendedor individual (MEI), artesão de cerâmica e avicultor.

Além de Vitória da Conquista e Itabuna, também serão contemplados com cursos do Pronatec Prisional os municípios de Feira de Santana, Brumado, Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas e outros. Em Salvador, foi realizada, no dia 5 de setembro, a aula inaugural do curso de avicultor, na Colônia Lafayete Coutinho, no bairro de Castelo Branco. Já em Lauro de Freitas, as aulas do curso de qualificação de padeiro, aconteceram no dia 4 de setembro, beneficiando os detentos da Colônia Penitenciária de Lauro de Freitas.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Querência Máquinas Agrícolas Compre Bem DBT Mundo Verde Sporttime Online Celulares Cultura Kenni Henke àguia motos G&G Magazine Grupo Marabá Fontana P&F MaxCar Real DPVAT Barreiras Protegendo Seguros Gil CISO Delicia Guarda Municipal Segurança em Eventos Silvano Santos Contabilidade Rondon Pantanal Digital Informatica Effect Rabelo Coyote Casas Baiana Dr. Márcio Rogério G7 Clinica Vitoria Global Mineiros Imperial Unopar Luz motos Dique Denuncia SKY AUTOCAR PM Click Tec Mimogás renda extra Mimoso Segurança Polícia Civil Neli Extreme Oeste Manutenção Expressofia Evolucao DM Reparos