NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde promove reunião publica de mobilização contra a Dengue e Febre Chikungunya

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014 / Cidade

A secretaria de Saúde de Luis Eduardo Magalhães por meio de sua diretoria de Vigilância em Saúde realiza nesta quarta-feira, 29, as 17h, uma reunião pública no auditório da Câmara de Vereadores com intuito de mobilizar a sociedade civil organizada no combate ao mosquito Aedes Aegypti – vetor transmissor da dengue. Na reunião será debatida também a febre chikungunya, doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.

Do mesmo modo que a Dengue, a Febre Chikungunya é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da Febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
 
A reunião é aberta a toda população e representantes da sociedade civil organizada. “O combate a dengue é um dever de todos. Com a chegada do período chuvoso é preciso que todos se mobilizem para evitar a proliferação do mosquito”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Luziene de Souza Silva.
 
Entre os dias 20 e 24 deste mês foi realizado no município o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRA), pelo Núcleo de Endemias da secretaria de Saúde com o apoio da 25ª DIRES (Diretoria Regional de Saúde) de Barreiras.

O levantamento teve por objetivo identificar as áreas da cidade com maior proporção e ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Luziene de Souza Silva essas informações possibilitarão a intensificação das ações de combate à dengue nos locais de maior presença do mosquito Aedes Aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRA.


Ascom/Lem

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
CMO Real Oeste Manutenção Dupará Açaí PM Sutrans Contabilidade Rondon Global Extreme P&F Casa da Ferramenta G7 NET DPVAT Barreiras Sportime Luz motos Mineiros Imperial DBT Mimoaço Dique Denuncia Vida Farma Jaú Ofertas - Hiper Santo Antonio Minas Aço CISO Online Celulares Elo Aço Delicia Polícia Civil Bem Brasil Pastel Evolucao Neli Grupo Marabá Unopar Paraíba Guarda Municipal