Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Secretaria do Meio Ambiente apoia o Projeto Cidades Sustentáveis

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019 / Bahia

Metade da humanidade vive atualmente nas cidades. Em 2030, serão 60% os que moram nessas regiões e, em 2050, o total deverá chegar a 70%. No Brasil, a população urbana é de 85%. E, na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumenta também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental. Para sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, o Programa Cidades Sustentáveis vem estabelecendo parcerias por meio da adesão dos municípios aos compromissos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Nesta segunda-feira (19), a coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, apresentou ao secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, à superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Clarissa Amaral, e ao assessor técnico da Sema, Pedro Tojo, a proposta da Plataforma do Conhecimento Cidades Sustentáveis, que será lançada em setembro na Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, na cidade de São Paulo.

“Os desafios para a vida urbana são grandes, e precisamos estar alinhados, estado e municípios, para uma agenda integrada que visa práticas sustentáveis. A Bahia é parceira do Programa Cidades Sustentáveis, e estaremos empenhados para que os municípios baianos assumam esse compromisso com o meio ambiente”, afirmou o secretário João Carlos, que participará da conferência, em setembro. Atualmente, 14 capitais e 215 cidades brasileiras aderiram ao programa.

“O apoio da Secretaria do Meio Ambiente é fundamental para que tenhamos capilaridade no interior do estado e possamos provocar a adesão e o compromisso do maior número de prefeituras baianas. A Plataforma do Conhecimento, que será lançada em setembro, vai oferecer novas ferramentas para os municípios, como documentos de orientação técnica, programas de capacitação, banco de boas práticas e módulos de ensino a distância. A proposta é criar uma metodologia de planejamento urbano integrado que possa ser replicado para qualquer cidade. E, dessa forma, termos cada vez mais cidades engajadas com a agenda de desenvolvimento sustentável”, explicou Zuleica. 

A Conferência Internacional Cidades Sustentáveis será realizada em parceria com o Banco Mundial e visa à promoção de práticas urbanas sustentáveis, a valorização dos gestores públicos, a ampliação da troca de experiências e a difusão de boas práticas de municípios. Durante o encontro, será lançada a Plataforma do Conhecimento Cidades Sustentáveis, e entregue o Prêmio Cidades Sustentáveis. Também serão apresentadas experiências nacionais e internacionais exitosas divididas em três eixos: Aprofundamento da Democracia, Redução das Desigualdades e Mudanças Climáticas.

Desenvolvimento urbano sustentável - Ainda nesta segunda-feira, foi apresentada à equipe da Sema a proposta do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade da América do Sul, rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O secretário executivo da instituição, Rodrigo Oliveira Perpétuo explicou o objetivo da rede na promoção da governança participativa e planejamento do desenvolvimento sustentável local, destacando a execução de projetos nas temáticas de Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis e Biodiversidade Urbana.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Meio Ambiente-Sema

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Contabilidade Rondon Extreme Neli Jaú Vida Farma AFS DBT Grupo Marabá DPVAT LH Madeiras Casa do Marceneiro Delicia Luz motos Imperial ASMAT Odontolessa Casa da Ferramenta Minas Aço Sutrans Global Dique Denuncia Dupará Açaí Guarda Municipal P&F PM CISO Midori Paisagismo Sportime ORIX Casa da Informática Polícia Civil Mineiros G7 NET Online Celulares Paraíba Oeste Beton Ofertas - Hiper Santo Antonio