Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Sefaz-BA alerta que entrega da EFD deve ser feita até dia 25

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020 / Bahia

Os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devem estar atentos à entrega mensal da Escrituração Fiscal Digital (EFD), que precisa ser feita até o dia 25 de cada mês. Na Bahia, todos os contribuintes do ICMS são obrigados a enviar os arquivos da EFD, com exceção daqueles optantes pelo Simples Nacional.

O descumprimento do envio dos arquivos da EFD pode gerar uma multa de R$ 1.380 por cada declaração não entregue, podendo ser aplicada, cumulativamente, multa pelo não atendimento de intimação para apresentação do respectivo arquivo. A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) alerta que, caso o contribuinte acumule dois meses sem entregar a EFD, o estabelecimento pode ser tornado inapto.

A EFD é um arquivo digital constituído por um conjunto de registros de apuração de impostos, referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, e também por documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Com a EFD, a escrituração, que era feita em papel, passou para o formato digital e ficou padronizada em todo o território nacional, substituindo os livros Registro de Entradas, Registro de Saídas, Registro de Apuração do ICMS e do IPI, Registro de Inventário, Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP) e Registro de Controle da Produção e Estoque. 

O envio da EFD teve a obrigatoriedade iniciada em 2009 e ampliada gradualmente, com base no porte da empresa, até alcançar, em 2014, todos os contribuintes que não são optantes pelo Simples Nacional.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Sefaz-BA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
P&F G7 NET Oeste Manutenção Oeste Beton Polícia Civil Delicia Luz motos Dique Denuncia Guarda Municipal Mineiros Grupo Marabá Global Contabilidade Rondon Sutrans Casa do Marceneiro Vida Farma Imperial Ofertas - Hiper Santo Antonio DBT Minas Aço PM Extreme Odontolessa Dupará Açaí Online Celulares ASMAT Midori Paisagismo Paraíba Neli Casa da Informática ORIX DPVAT Barreiras Sportime Jaú AFS Casa da Ferramenta LH Madeiras CISO