Governo da Bahia

NOTÍCIAS

SEGURANÇA EM CONSTRUÇÃO E REFORMA: COELBA ORIENTA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM A REDE ELÉTRICA

Sexta-feira, 11 de Setembro de 2020 / Bahia

As recomendações dadas pela companhia buscam evitar ocorrências que mais causam acidentes com vítimas envolvendo a rede elétrica  

O momento de construir e reformar o imóvel é acompanhado de muitas expectativas e requer alguns cuidados. Pensando nisso, a Coelba organizou orientações essenciais para garantir a segurança em situações que envolvam a rede elétrica no momento de reformar ou construir. O alerta se torna ainda mais importante ao saber que a construção e a manutenção civil estão entre as principais causas de ocorrências com vítimas envolvendo a rede elétrica. Dessa forma, a companhia age de modo preventivo levando informação à população em relação aos cuidados com a segurança. 

Antes de começar qualquer intervenção, é preciso estar ciente de que as paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da Coelba estão autorizadas a tomar tal iniciativa. “Para o acidente acontecer, não necessariamente a pessoa precisa tocar no cabo. Às vezes, somente a proximidade pode ocasionar uma descarga por indução elétrica, o que também provoca diversos danos ao corpo humano. Por isso a orientação da distância segura é tão importante de ser seguida”, declara o gerente de Saúde e Segurança, Harley Albuquerque.   

Ao iniciar as atividades pela casa, recomenda-se ficar atento na hora de utilizar objetos como barras de ferro, sarrafos, réguas de reboco, vergalhões e outros tipos de materiais metálicos, pois eles podem conduzir a corrente elétrica ao se aproximarem da rede. O cuidado também deve ser seguido ao montar andaimes e utilizar escadas, que devem sempre ser mantidos longe da rede elétrica, pois essas estruturas podem conduzir energia e causar choque elétrico.    

“O aconselhado é sempre contratar um profissional especializado para construir ou reformar. Essa recomendação é ainda mais importante em serviços que envolvam energia elétrica, principalmente em ambientes internos. Somente o especialista terá condições de lidar com a fiação enquanto estiver realizando as intervenções na casa, diminuindo os riscos de acidentes desnecessários”, informa Albuquerque. O gerente aproveita para reforçar que, durante toda a obra, os profissionais precisam utilizar equipamentos de proteção, como capacetes e luvas.    

De uma forma geral, o ideal é restringir o acesso e evitar a circulação em cômodos que estejam sendo reformados, principalmente com a existência de crianças em casa. “Temos o trabalho constante em alertar a população sobre os riscos de acidentes que algumas atitudes causam, levando informação e aumentando o nível de conscientização para prevenção”, afirma o gerente de Saúde e Segurança.    

Instalação de antenas 

A reforma e a construção da casa podem vir acompanhadas da instalação de antenas. Daí a necessidade de seguir algumas orientações voltadas à prevenção de acidentes, já que o equipamento deve ser mantido a uma distância segura da rede elétrica. Na situação de chuvas ou ventos fortes, a antena pode inclinar ou cair em direção aos cabos, o que representa um risco não somente para as pessoas que residem na casa como também interfere na rede de distribuição e afeta o fornecimento de toda a região. Caso isso aconteça, jamais segure ou tente recuperar a antena, pois o risco de choque é grande.

Diante de um acidente envolvendo a rede elétrica, acione o Serviço Médico de Emergência pelo 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para ocorrências na rede, a Coelba pode ser contatada pelos canais de atendimentos através do 116. 

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).


Blogbraga/Coelba

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
ASMAT Paraíba Minas Aço Casa do Marceneiro AFS Midori Paisagismo DPVAT Dique Denuncia Grupo Marabá Neli Casa da Informática Oeste Beton Global Dupará Açaí G7 NET Online Celulares Rivaldo CISO PM Sutrans Posto Polícia Civil ORIX Jaú Sportime Delicia LH Madeiras Vida Farma Ofertas - Hiper Santo Antonio Luz motos Guarda Municipal DBT Imperial Extreme P&F Contabilidade Rondon Casa da Ferramenta