BAHIATURSA Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Semana do Meio Ambiente destaca protagonismo da juventude

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Bahia

O protagonismo da juventude com as questões socioambientais marcou o segundo dia da Semana do Meio Ambiente, realizado na terça-feira (4), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Por meio de oficinas, seminários e rodas de diálogos, estudantes da rede pública de ensino debateram a relação do meio ambiente e a juventude e de que maneira eles podem compartilhar saberes e práticas ambientais. 

E foi como bem ressaltou a jovem Natália Mostarda, no primeiro dia do evento. "Queremos formar jovens conscientes de seu impacto social e ambiental, capazes de participar das decisões que podem impactar as suas comunidades. Não somos o futuro, somos o agora e precisamos estar atuantes na mudança que queremos para o nosso planeta”, destacou Natália, que é a representante do Engajamundo, organização de liderança jovem que conta com mais de 1.500 jovens nos 27 estados do Brasil.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, o meio ambiente é uma preocupação urgente, que deve ser pensada hoje na perspectiva de uma ação efetiva de formação de uma consciência de preservação ambiental. "A Semana do Meio Ambiente tem o objetivo de sensibilizar aqueles que podem fazer algo diferente, e o jovem é um ator social importante para colocarmos em práticas as ações socioambientais". 

"Falamos aqui em sair um pouco do pensar e partir mais por agir. De pequenas ações do dia a dia que podem fazer grandes diferenças. Que a gente possa replicar sempre ações positivas que proporcione um ambiente mais equilibrado e justo para todos", pontuou a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles. 

Também fazendo parte da programação do evento, o Seminário Meio Ambiente em Prática apresentou a pluralidade de ações na gestão ambiental nas áreas de gestão de recursos hídricos, monitoramento de cobertura vegetal, licenciamento ambiental, resgate de animais silvestres, e cadastro estadual florestal de imóveis rurais. A Semana do Meio Ambiente segue até a próxima sexta-feira (7), com diversas atividades relacionadas ao tema, promovidas pelas secretarias estaduais do Meio Ambiente e de Educação, além do Inema.

Juventude e Meio Ambiente

O coletivo Jovem pelo Meio Ambiente foi um exemplo de práticas de grupo de jovens que trabalha com a reinserção da juventude nas decisões políticas ambientais. De acordo com Daniela Rabelo, membro do coletivo no município de Adustina, o grupo vem buscando parcerias para trabalhar nesse sentido da questão ambiental, nas escolas e fora do ambiente escolar. "Queremos conquistar novos espaços para poder decidir quais as políticas públicas que queremos para a juventude e o meio ambiente. Sabemos que os jovens ainda estão um pouco distante desse debate, mas temos as escolas como espaços democráticos para fazer essa discussão socioambiental. Estamos conquistando o protagonismo juvenil na participação das decisões da comunidade escolar, e nela estão incluídas as questões ambientais e de sustentabilidade" finaliza.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação, Fabio Barbosa, a temática do meio ambiente é instigante para a promoção da participação social dos diversos segmentos etários, e o jovem não está alheio a isso. “Uma prova foi a conferência estadual Infanto-juvenil, realizada em 2018, sendo a Bahia o segundo estado brasileiro com maior números de escolas participantes desse processo. Os jovens estão sensibilizados, eles querem contribuir para a discussão ambiental”, completou.


Blogbraga/Ascom/Sema

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Contabilidade Rondon Imperial DPVAT Barreiras P&F DBT Jaú Coyote Dr. Márcio Rogério Luz motos Rabelo CISO Neli G7 Sportime Click Tec Vida Farma Unopar Mimoaço Mineiros Extreme Bem Brasil Pastel Fontana Kenni Henke Dupará Açaí Oeste Manutenção Delicia Dique Denuncia Guarda Municipal Elo Aço Polícia Civil Sutrans Forte Grãos Grupo Marabá MaxCar Silvano Santos Evolucao Casa da Ferramenta DM Reparos Paraíba Global PM