Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Setor agrícola é representado no desfile cívico da independência em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia

Terça-feira, 10 de Setembro de 2019 / Região

Prestigiado por jovens e adultos, o Dia da Independência do Brasil foi celebrado nas ruas de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, com o tradicional verde e amarelo, manifestações de alegria e reverência aos símbolos nacionais. O desfile ocorrido no último sábado, no 7 de setembro, contou com a participação da caravana do programa educacional ‘Conhecendo o Agro’, desenvolvido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) nas duas cidades.

Os estudantes das escolas que integram o programa levaram ao público a demonstração dos produtos gerados pela agricultura no campo. Ao lado de um trator agrícola cedido pela Agrosul – John Deere e empunhando faixas com o nome do programa “Conhecendo o Agro” e “O Agro presente no nosso dia a dia”, os estudantes completaram o percurso levando consigo grãos, fibra do algodão e produtos industrializados, derivados das culturas desenvolvidas nas lavouras do oeste baiano, garantindo emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico para a região.

Ao desfilar com uma porção de fibra de algodão, o estudante Erick Henrique demonstrou o orgulho ao levar uma importante cultura da região para o 7 de setembro. “O agro é tão presente nas nossas vidas que muitas vezes nem percebemos a dimensão disso. Estou aqui porque pretendo continuar aprendendo sobre a nossa região, sabendo sobre emprego, entendendo como as profissões ligadas ao agronegócio funcionam e como a gente deve se preparar para um dia poder ter uma participação nesse setor”. 

Ao acompanhar os estudantes de Barreiras, a coordenadora do Colégio Municipal Padre Vieira, Márcia Razia, explica que a participação desses jovens não foi motivada por concessão de pontos ou qualquer outro benefício. “Quem participou da caravana do “Conhecendo o Agro” são os estudantes que realmente acreditam no Brasil e fazem parte desse programa educacional tão importante para nosso futuro. O agronegócio não poderia ficar de fora dessa festa, porque gera muitos benefícios econômicos e atua em outras esferas, em toda a região”, opinou a educadora.  

Representaram o programa educacional da Abapa, os professores e estudantes do Colégio Padre Vieira, em Barreiras; e das escolas Ângelo Bosa, Dom Ricardo Josef Weberberger, Vania Aparecida Santos Ribeiro, Onero Costa da Costa e Ottomar Schwengber, de Luís Eduardo Magalhães.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, a data é a oportunidade de demonstrar o orgulho de ser brasileiro e de demonstrar o trabalho daqueles que se dedicam a levar o desenvolvimento e o progresso, a exemplo dos agricultores e todos aqueles que trabalham no setor agrícola. “Em sinal de reverência à data e ao patriotismo, os agricultores baianos, em uma solicitação da ministra da agricultura Tereza Cristina, hastearam a bandeira nas fazendas. O gesto foi simbólico, mas demonstra o que quanto o setor do agronegócio é forte, unido e o quanto os nossos agricultores se orgulham da terra, demonstrando a todos, o quanto a nossa agricultura é pujante e sustentável, e deve ser respeitada dentro e fora do Brasil”, afirma. 

O programa educacional “Conhecendo o Agro” é mantido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com o Instituto IAiba, SENAR, Sindicatos, e Prefeituras de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Luz motos Elo Aço DM Reparos Coyote Grupo Marabá Dique Denuncia PM DBT Sportime Neli Fontana Click Tec Rabelo Delicia Sutrans Capital Imóveis Global Casa da Ferramenta CISO Mineiros Unopar Contabilidade Rondon Oeste Manutenção Vida Farma DPVAT Barreiras Fashion Work Epis BA Mimoaço Dupará Açaí G7 NET CMO Guarda Municipal Apple Shop Evolucao Polícia Civil P&F MaxCar Paraíba Extreme Imperial Jaú Bem Brasil Pastel