Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Sicredi leva 11 projetos sociais brasileiros para premiação internacional

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019 / Brasil

WYCUP, programa para jovens que incentiva a formação de novas lideranças e reconhece iniciativas com potencial de causar impacto global, terá cerimônia de premiação durante o maior encontro das cooperativas de crédito do mundo, nas Bahamas

O Sicredi, instituição pioneira no segmento de cooperativismo de crédito no Brasil e na América Latina, está participando da Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), em Nassau, nas Bahamas. Na ocasião, apresentará 11 projetos que vão concorrer ao WYCUP -  World Council Young Credit Union People, um concurso que estimula a formação de jovens lideranças e premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no cooperativismo de crédito. As iniciativas inscritas pelo Sicredi neste ano evidenciam liderança jovem na realização de ações voltadas para as áreas como empreendedorismo, educação, inclusão e sustentabilidade. Entre os cases, seis são de colaboradores e cinco foram desenvolvidos por associados, oriundos dos Comitês Jovem da instituição.

O WYCUP é realizado anualmente dentro da programação da Conferência Mundial do Woccu. Como prêmio, os vencedores terão direito a participar da edição de 2020 da Conferência, prevista para ser realizada nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. A Conferência do Woccu é o maior encontro do segmento de cooperativismo de crédito do mundo e, neste ano, vai reunir cerca de 5 mil representantes de cooperativas de mais de 50 países para discutir iniciativas que possam melhorar a vida das pessoas por meio da atuação das cooperativas.

Em 2018, sete cases foram apresentados pelo Sicredi no encontro e dois deles ficaram entre as cinco melhores iniciativas: um dos projetos foi o “Acreditadores”, apresentado por Lucas Araújo dos Santos, colaborador da Cooperativa Sicredi Alta Noroeste/SP. A iniciativa integrada por 20 agentes transformadores contou com o envolvimento de cerca de 200 colaboradores do Sicredi e realizou 14 ações de impacto positivo em 12 municípios da região. Já o case “Inclusão Financeira da Mulher”, apresentado por Carlos Antônio Soratto, colaborador da Cooperativa Sicredi Ouro Verde/MT, visou estimular as mulheres para que tenham papel de protagonistas no agronegócio. Como resultado, houve participação de centenas de mulheres, as quais tiveram acesso à crédito e com isso puderam aumentar sua renda.

Conheça os projetos apoiados pelo Sicredi que estão concorrendo ao WYCUP 2019 e assista aos vídeos com os Wycupers, associados e colaboradores que se apresentarão na Conferência:

Conselho Jovem da Cooperativa Sicredi Pioneira, do associado Nikolas Bratz, da Cooperativa Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis (RS). Bratz formou o Comitê Jovem da Cooperativa com a intenção de aproximar jovens da região do cooperativismo de crédito para formar líderes que possam colaborar para o desenvolvimento das regiões onde vivem. O projeto atende jovens que passaram pelas Cooperativas Escolares, que são associações de estudantes com finalidade educativa organizadas pelo Sicredi em parceria com escolas da educação básica, e conta com uma agenda com palestras e encontros entre os jovens e colaboradores da instituição financeira cooperativa para discussões sobre cooperativismo e inovação. Desde a criação do projeto, mais de 22 jovens já integraram o grupo.

Cooperativas Escolares, da estudante Thais Christ, associada a Cooperativa Sicredi Ouro Branco, em Teutônia (RS). Em parcerias com o Sicredi e escolas da região, o programa complementa a matriz curricular das instituições de ensino com atividades que promovem formação em liderança, cidadania e educação financeira. Os professores contam com assessoria pedagógica e os alunos se reúnem semanalmente e são incentivados a desenvolverem projetos de melhoria na escola, auxiliarem na administração da própria Cooperativa Escolar e participarem de atividades que ajudam a desenvolver habilidades para falar em público. A região já conta com 23 cooperativas escolares e mais de 1.500 jovens envolvidos.

Programa Líder Jovem, da colaboradora Micheli Thiesen, da Cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, em Rodeio Bonito (RS). Micheli criou o programa com o objetivo de incentivar o espírito de liderança nos jovens por meio de ações práticas, que propiciem o desenvolvimento de aptidões, competências e habilidades, contribuindo para a sua participação na sociedade. As atividades são voltadas aos jovens de 15 a 17 anos, associados ou filhos de associados, que durante um ano participam de módulos de formação, conduzidos por profissionais de universidades parceiras ou da própria cooperativa. O conteúdo envolve temas como educação financeira, cooperativismo, empreendedorismo, planejamento financeiro e dicção e oratória. A participação dos jovens no programa está condicionada a participação de seus pais, familiares ou responsáveis em um evento promovido pelo Sicredi com o objetivo de destacar a importância da presença da família neste processo de aprendizagem. Desde a sua criação, o programa já formou mais de 330 jovens em 25 municípios da região de atuação da cooperativa. Outros 81 jovens ainda estão em turmas em andamento.

Projeto Jovens Inspiradores, do associado Tiago Franciscon, da Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP, em Santo Antônio da Platina (PR). O projeto tem o objetivo de incentivar e conscientizar jovens entre 15 e 18 anos sobre sua importância na comunidade onde vivem. Periodicamente, o projeto realiza encontros com representantes da comunidade, convidados a compartilhar suas histórias de vida aos jovens, estimulando-os a refletirem sobre seu papel na sociedade. A intenção é que tanto o representante da comunidade como os jovens tenham um novo olhar a partir dos relatos sobre superação e empreendedorismo. Mais de 480 jovens já participaram nas ações do programa.

Projeto Cooper Jovem Horta Escolar, da colaboradora Sthefanie Silva, da Cooperativa Sicredi União, que atende associados de regiões do Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia. O projeto visa disseminar o cooperativismo entre os jovens por meio de hortas construídas em escolas da região. Alunos de várias idades, na educação básica, aprendem sobre o poder da colaboração nas atividades pedagógicas desenvolvidas nas hortas. A comunidade local, também envolvida na iniciativa, compartilha técnicas de plantio e cultivo com os estudantes por meio de workshops e as famílias contam com o apoio da cooperativa para a inclusão financeira. O projeto envolve mais de 1.800 alunos e 64 professores e tem contribuído com o desempenho escolar dos estudantes. 

Programa de Mentoria para Jovens, do colaborador Moisés Alves, da Cooperativa Sicredi Planalto Central, em Catalão (GO). O programa foi criado para direcionar jovens universitários ao conhecimento prático do cooperativismo, para que possam ter um modelo de empreendedorismo cooperativista a partir de uma liderança transformadora, capaz de preparar novos líderes disruptivos e influenciadores na comunidade. Mais de 2 mil jovens da cidade já foram impactados com feiras de negócios, palestras e workshops sobre empreendedorismo. Do programa, surgiu também o Idea Challenge, que desafia jovens a desenvolverem projetos sociais que beneficiem a região onde vivem – 23 estudantes universitários já apresentaram quatro projetos e alguns deles já foram implementados e já estão gerando recursos.

Programa de Inclusão e Educação Financeira para Mulheres, do associado Guilherme Melo, da Cooperativa Sicredi Paranapanema, em Cândido Mota (SP). Depois de uma visita a um grupo de mulheres que utilizavam o salão comunitário de uma igreja da cidade para confeccionar tapetes a partir de retalhos de panos doados pela comunidade, o associado decidiu criar o programa para auxiliar o grupo a administrar melhor a renda familiar. Com palestras sobre educação financeira e planejamento, a iniciativa está mudando a vida de mais de 15 mulheres do município e suas famílias.

Leite com qualidade e tecnologia, do associado Marcos Antônio Paulino, da Cooperativa Sicredi do Vale do Piquiri ABCD PR/SP, em Iporã (PR). A iniciativa envolve 20 produtores de leite da região de atuação da cooperativa e conta com parcerias com o governo e empresas de nutrição animal para disseminar conhecimento de omanejo e produção, com foco na qualidade e preço. Além disso, gestores e gerentes do Sicredi também são convidados a participar dos debates, sempre com olhar financeiro para conscientizar produtores sobre gestão dos recursos. Dentre os resultados alcançados, está o reconhecimento nacional da qualidade do produto, com prêmio e menções honrosas, e também a conscientização sobre o uso correto do crédito.

Plantando, colhendo e sustentando, do colaborador Fernando da Silva Ferreira, da Cooperativa Sicredi do Vale do Cerrado/MT. O projeto consiste na revitalização da feira pública da cidade de Dom Aquino (MT) e no cadastro de feirantes interessados em comercializar sua produção no local. Para a ação, foram transmitidos conhecimentos básicos de educação financeira para os feirantes e abertura de contas para inclusão financeira, entre outras iniciativas. Além de revitalizar a feira, a ação foi fundamental para levar uma nova fonte de renda aos agricultores familiares.

Mulheres que cooperam, da colaboradora Carla Borré, da Cooperativa Sicredi do Guarantã do Norte/MT, em Guarantã do Norte (MT). Carla reuniu um grupo de 60 mulheres, entre associadas e não associadas, para compartilhar ideias e debater o que poderia ser feito para contribuir com o desenvolvimento da região e aumentar a participação da figura feminina nos negócios da cidade. O movimento “mulheres que cooperam” atua no município com o foco econômico, social e de educação financeira. 

Transformação digital, do colaborador Davan Rocha, do Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre (RS). Com o objetivo de levar informações sobre o cooperativismo para um número ainda maior de pessoas, Davan trabalhou no projeto de transformação digital dentro da instituição, iniciado em 2017. Um dos resultados foi o lançamento do Woop, conta 100% digital do Sicredi. O aplicativo auxiliou o Sicredi a levar o cooperativismo de crédito para um grupo de associados mais jovens, com uma idade média de 29 anos.

As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do SESCOOP.


Blogbraga/ ASCOM Comunicação Precisa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dr. Márcio Rogério Silvano Santos DPVAT Barreiras Sutrans Paraíba Contabilidade Rondon Mimoaço Extreme G7 CMO Delicia Imperial Coyote Mineiros Capital Imóveis Forte Grãos DM Reparos MaxCar Guarda Municipal Rabelo Jaú Global Casa da Ferramenta Click Tec Evolucao P&F DBT Dupará Açaí Neli Sportime Fashion Work CISO Elo Aço Polícia Civil Vida Farma Luz motos Oeste Manutenção Kenni Henke Fontana Unopar Epis BA Bem Brasil Pastel PM Dique Denuncia Grupo Marabá