SECOM SECOM 2

NOTÍCIAS

Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e Abacafé solicitam capacitações ao Senar

Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2016 / Cidade

O resgate da cafeicultura no oeste baiano foi o tema central de um encontro entre Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães e Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé) no dia 31 de janeiro, com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A reunião teve o objetivo de solicitar mais capacitação em todas as etapas do processo produtivo e deve resultar na apresentação, nesta sexta-feira, 05, de um plano de ação para a cultura.

O encontro foi uma solicitação do atual presidente da Abacafé, Marcos Pimenta, para expor as dificuldades enfrentadas pela cultura. “A cafeicultura respeita o meio ambiente, sabemos que existem projetos de expansão para a cultura em nossa região e que detemos todas as condições necessárias em solo e água para avançar, porém, estamos sofrendo com as intempéries, com a precária qualificação dos colaboradores e com a tímida promoção comercial do produto, enfim, é preciso resgatar toda a cadeia, em todo o seu processo produtivo”, destacou Pimenta.

A presidente do SPRLEM, Carminha Missio, enalteceu a importância de promover a qualificação da mão de obra, da tecnificação da propriedade, da gestão, do planejamento, das finanças e da logística, entre outras demandas. “O café é uma cultura que está esquecida e que precisa de estímulo, urgente. Entendo que um trabalho mais completo exige posicionamento administrativo, mas também político, pois envolve outros fatores e necessidades, mas acredito que o Senar pode, ao menos em curto prazo, avaliar o que oferece e o que a região precisa, em se tratando de capacitações para a cafeicultura, disponibilizando isso o quanto antes possível”, disse, ressaltando ainda a necessidade de se fazer um levantamento das demandas prioritárias para a viabilização de um plano de ação para a cafeicultura regional.  

Compromisso de atendimento 

Em resposta, a coordenadora técnica do Senar, Daniela Lago, assegurou o compromisso de atender melhor a cadeia produtiva do café por meio da realização de capacitações específicas. “A oferta para o café ainda é tímida. Por outro lado, temos liberdade para alterar, inserindo outras capacitações ou mesmo mudando a grade de cursos já existentes, levando em consideração aspectos gerais e individuais. Em curto prazo, podemos aproveitar o que o Senar já disponibiliza e aquilo que não dispomos, podemos viabilizar por meio de parcerias”, informou. 
Na oportunidade, o assessor regional do Senar, Marcos Bastos, também disse da necessidade de pensar a cadeia como um todo a fim de construir um projeto de médio e longo prazo que leve em consideração não apenas a necessidade de qualificação profissional, mas todas as demandas da cadeia. “Precisamos de informação: quais são as necessidades da cadeia, o que a Abacafé projeta para a cultura pelos próximos anos, enfim, quais são os seus planos. A partir deste levantamento, precisamos ajustar as intenções de cada uma das partes e encontrar os parceiros para tornar isso possível, criando assim um plano de ação para a cadeia da cafeicultura. Isso tudo precisa ser pensado em conjunto”, destacou. O economista Raimundo Santos também participou da reunião.  

Plano de ação para a cafeicultura
Os representantes das instituições devem se reunir novamente na tarde desta sexta-feira, 05, na sede do sindicato, para apresentação e discussão dos pontos deste plano de ação para a cafeicultura, que será formalizado pelo Senar, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães e Abacafé, além de outros parceiros que, posteriormente, devem passar a integrar o conjunto de iniciativas previstas neste planejamento.


Blogbraga/Sindicato dos Produtores Rurais

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
LH Madeiras Polícia Civil CISO Luz motos Dupará Açaí Evolucao CMO PM Casa da Ferramenta DPVAT Barreiras Grupo Marabá ASMAT ORIX Paraíba Vida Farma Neli Real Delicia DBT Jaú Global Extreme Minas Aço Guarda Municipal P&F Sportime G7 NET Elo Aço Contabilidade Rondon Oeste Beton Ofertas - Hiper Santo Antonio AFS Imperial Online Celulares Oeste Manutenção Unopar Dique Denuncia Sutrans Mineiros Bem Brasil Pastel