Governo da Bahia Embasa

NOTÍCIAS

Tribunal de Contas dos Municípios pune ex-prefeito de América Dourada

Quarta-feira, 20 de Maio de 2020 / Bahia

Foto: Reprodução/Google

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão realizada nesta terça-feira (19/05) por meio eletrônico, julgou procedente representação formulada pelo Ministério Público de Contas contra o ex-prefeito de América Dourada, na região de Irecê, Joelson Cardoso do Rosário. A apuração apontou o cometimento de ilegalidades em contratações temporárias realizadas no ano de 2016, entre as quais, a burla à regra do concurso público. Foram contratados cerca de 69 servidores, todos sem a realização nem mesmo de processo seletivo simplificado.

O conselheiro substituto Cláudio Ventin, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Os conselheiros do TCM ainda aprovaram uma multa no valor de R$5 mil.

As contratações temporárias foram realizadas, segundo o relatório, “para satisfazer as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2016, sem a observância das normas legais”. O ex-prefeito desrespeitou, inclusive, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Trabalho da 5ª Região e o Município de América Dourada, que o obrigava a abster-se de celebrar contratos temporários e só contratar por meio de concurso público.

De acordo com a relatoria, o ex-prefeito não comprovou a legalidade das contratações, sequer nos aspectos formais ou materiais, demonstrando que as mesmas ocorreram sem qualquer critério objetivo que visasse o interesse público, em descumprimento ao disposto na Constituição Federal e em Lei Municipal.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Fonte: TCM-BA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
ASMAT Grupo Marabá Imperial Coyote Vida Farma CISO Paraíba Contabilidade Rondon Dique Denuncia Oeste Manutenção LH Madeiras Mineiros Oeste Beton Jaú Minas Aço Extreme Delicia Casa da Ferramenta Neli ORIX Midori Paisagismo Luz motos Casa da Informática Guarda Municipal DBT G7 NET DPVAT Barreiras Sutrans Online Celulares Dupará Açaí Ofertas - Hiper Santo Antonio Sportime P&F Global PM CMO AFS Polícia Civil