Governo da Bahia

NOTÍCIAS

UNICEF capacita municípios baianos sobre violência contra crianças e adolescentes

Terça-feira, 07 de Maio de 2019 / Bahia

Gestores de 249 municípios recebem, na Bahia, formação sobre prevenção de homicídios na adolescência, atendimento a crianças vítimas de violência, medidas socioeducativas e racismo

Equipes do UNICEF e parceiros se reúnem com representantes da gestão pública de 249 municípios da Bahia entre 2 e 30 de maio para formação sobre políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes. O objetivo é contribuir para que os municípios que participam do Selo UNICEF adotem estratégias que já se mostraram eficazes para redução de homicídios de adolescentes, para atendimento adequado a vítimas de violência (especialmente violência sexual), para redução do racismo, e para municipalização de medidas socioeducativas, para que adolescentes em conflito com lei não precisem mudar de cidade.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) de 2016 apontam a Bahia com uma das mais altas taxas de homicídios de pessoas entre 10 e 19 anos no país: 57 assassinatos em cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é 34. No mesmo ano, havia no Estado 603 meninos e meninas em regime de medidas socioeducativas. Ainda nesse período, o Sinesp registrou 3.211 casos de estupro ou tentativas de estupro (2.845 e 366, respectivamente), número que saltou para 3.686 (3.270 + 416) em 2017.

“Os municípios têm papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes”, diz Helena Oliveira, especialista em Proteção do UNICEF no Brasil. “Esperamos nesses encontros compartilhar muitas boas experiências que existem no Brasil para que os meninos e as meninas da Bahia parem de ser assassinados, vítimas de acidentes, cometer suicídios, sofrer racismo e discriminação e ser vítimas de violência sexual”, completa.

Cada um dos 249 municípios será representado pelo(a) secretário(a) de Assistência Social, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Conselheiros Tutelares e articulador (pessoa responsável pela agenda intersetorial do Selo UNICEF no seu município). Secretários(as) municipais de Educação e Saúde também devem estar presentes.

Agenda do 4º. Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia:

Polo Irecê

Data: 09/05

Local: Auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Irecê

Endereço: Rodovia BA 148, km 1800 – Bairro Vila Esperança, Irecê

Horário: 8h30 às 17h00


Blogbraga/Fonte: UNICEF

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Imperial Jaú Mineiros Polícia Civil Rabelo Oeste Manutenção Fontana Grupo Marabá Neli Casa da Ferramenta Coyote G7 NET Dique Denuncia DM Reparos Capital Imóveis Evolucao Fashion Work Sportime Mimoaço Elo Aço P&F CMO Unopar Apple Shop Contabilidade Rondon Click Tec Luz motos Epis BA Sutrans Vida Farma Dupará Açaí Global Extreme PM Bem Brasil Pastel DBT CISO Guarda Municipal MaxCar Delicia DPVAT Barreiras Paraíba