Governo da Bahia Embasa

NOTÍCIAS

VÍTIMAS DE CLONAGEM DE VEÍCULOS DEVEM PRESTAR QUEIXA NA POLÍCIA E ABRIR PROCESSO NO DETRAN PARA TROCA DAS PLACAS E SUSPENSÃO DE MULTAS

Quarta-feira, 20 de Maio de 2020 / Região

Imagem de multa indevida

Acumular dívidas de multas e aumentar a pontuação na carteira de habilitação, não sendo o responsável pelas infrações, são transtornos enfrentados por quem teve o veículo clonado. O clone é geralmente proveniente de furto ou roubo. Ele tem as mesmas características do veículo original, como marca, modelo e cor, e usa cópias das placas para escapar da fiscalização.

O indício de clonagem surge quando o proprietário não reconhece infrações registradas em nome dele, que aconteceram em locais por onde o seu veículo não teria transitado. Para resolver o problema, a pessoa deve prestar queixa na delegacia e depois se dirigir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) para apresentar a defesa e dar entrada no processo de clonagem veicular, solicitando a troca das placas, anulação das multas e baixa na pontuação da habilitação.  Em 2018, foram abertos 474 processos, com 276 decisões favoráveis aos reclamantes.

Na apuração de suspeita de clonagem, o órgão de trânsito faz a perícia no veículo original, confere a documentação do proprietário e do carro e analisa todas as provas, como fotos e vídeos, para a emissão de um parecer. "A apuração é um trabalho minucioso, que requer tempo e cuidado, para termos uma decisão com segurança jurídica. Depois de dar entrada no processo, o cidadão pode pedir o efeito suspensivo das multas, se for fazer o licenciamento ou transferência do veículo, enquanto o processo estiver em andamento", explica o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Fonte: Detran-Ba


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dique Denuncia Sportime PM ORIX Coyote Online Celulares Delicia Luz motos Sutrans Imperial Grupo Marabá Neli Guarda Municipal Paraíba Oeste Beton ASMAT DPVAT Barreiras Vida Farma Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa da Ferramenta DBT Dupará Açaí Polícia Civil AFS Minas Aço P&F CISO Jaú CMO Oeste Manutenção Midori Paisagismo LH Madeiras Casa da Informática Global Contabilidade Rondon Mineiros G7 NET Extreme