NOTÍCIAS

Falta de chuvas preocupa agricultores e produtores da região de Irecê

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017 / Região

A lavoura de milho nos municípios da região de Irecê está sofrendo com a falta de chuva e, se continuar assim, a safra será perdida mais uma vez.

Isso também acaba preocupando os produtores de leite, porque as vacas comem milho para complementar a alimentação, já que os pastos também estão secos pela estiagem. Nos meses de novembro e dezembro choveu abaixo da média na região. A situação também preocupa os níveis do Rio São Francisco e a Barragem de Mirorós que abastecem a região.

A Barragem de Mirorós é o manancial que abastece 08 municípios da região de Irecê e, com a severa estiagem que atinge o semiárido baiano, em alguns anos, já baixou seu volume acumulado a níveis alarmantes. A reportagem entrou em contato com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e, a empresa afirmou que o nível de água da Barragem de Mirorós está estável.

Outros municípios, a exemplo de Irecê, João Dourado, América Dourada, Central, Jussara, São Gabriel e Itaguaçu
Segundo a meteorologia, pode chover nos próximos dias. Se isso acontecer, parte da lavoura será salva são atendidos pelo sistema Adutor São Francisco que beneficia mais de 200 mil pessoas.

Segundo alguns sites de meteorologia, no entanto, há possibilidades para chover nos próximos dias, o que de certa forma mantém viva a esperança de produtores da região.

Com o aumento das temperaturas no verão, as plantações de milho na região de Irecê já sentem o reflexo do calor e, começam a murchar.

Há mais de um mês não chove no sertão da Bahia.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar
TOP Qualidade 2016
Aplicativo
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Contabilidade Rondon STO Online Celulares Dr. Petras Casa da Ferramenta Papaleguas Evolucao Clínica Popular Vitória G7 sto Nordeste Pollo Materiais Mercadona Multimagem STO Taxi do Rafael Camara STO Saccom Rabelo Madereira Jatobá Mimoso Segurança STO Hiper Xtreme Kelmuth Maclarem Neli Click Tec Oeste Manutenção RC Taxi do Maicon UNOPAR mimogas