NOTÍCIAS

LEM: SPRLEM participa de missão em Nebraska, nos Estados Unidos

Segunda-feira, 10 de Abril de 2017 / Cidade

De 04 a 13 de abril, a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, integra uma comitiva de representantes de entidades do agronegócio e de autoridades do Governo da Bahia, que desembarcou no estado americano de Nebraska, nos Estados Unidos, com uma importante missão: firmar uma parceria com a “Nebraska Innovation Campus” – universidade que é referência mundial neste tema para a realização de uma pesquisa científica sobre o potencial hídrico no Oeste baiano. O estudo deve apontar novas tecnologias e conhecimentos que permitam o enfrentamento da escassez hídrica e o avanço no desenvolvimento da agricultura irrigada.

A partir da viabilização da pesquisa, que deve ser desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Nebraska (Estados Unidos) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV – Minas Gerais) e financiada pelo Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), deve-se quantificar e monitorar a disponibilidade de água do Aquífero Urucuia e sua importância para o abastecimento dos rios Corrente e Grande, inclusive em outras regiões do país. O estudo deve fornecer um panorama real da situação hídrica na região e assegurar, desta forma, as atividades de irrigação, sem ocasionar prejuízos ao meio ambiente. 

A passagem da comitiva ao estado americano de Nebraska foi marcada por uma agenda cheia de compromissos, com diversas visitas técnicas e reuniões. Os representantes estiveram no Water for Food Global Institute UNL, Natural Resources Districts (que administra a água substerrânea), Conservation and Survey Division (que monitora a água subterrânea no Estado de Nebraska), Fazenda de Pesquisa da Universidade em Mead, NE – Torres do Sistema Ameriflux, Pesquisa sobre Pivô Central e fábrica da Pivô Valmont. Nos dias 10 a 12 de abril participam da Conferência Mundial Água para Alimentos (Water for Food Global Conference 2017), para apresentação do Projeto de Estudo do Potencial Hídrico na Região Oeste da Bahia. 

Para a presidente do SPRLEM, Carminha Missio, a garantia da segurança hídrica é essencial a fim de manter a irrigação voltada para a produção de alimentos. “Estamos tendo uma agenda de muitos compromissos e devemos trazer muita informação para o desenvolvimento da irrigação no Oeste da Bahia, observando pontos econômico, ambiental e social. O Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, possui menor capacidade hídrica em relação a nós e, no entanto, irriga uma área bem maior, sem colocar em risco a segurança hídrica. Tenho certeza que esta pesquisa, feita por quem mais entende do assunto, vai comprovar o potencial hídrico do Oeste da Bahia e, dessa forma, poderemos fazer o bom uso, sem prejudicar o meio ambiente”, disse.

A iniciativa, de acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, José Geraldo dos Reis Santos, que também integra a missão, evidencia a preocupação dos produtores rurais com o meio ambiente e seus recursos naturais. “É muito valiosa para nós essa convergência no interesse por um estudo técnico-científico, com valor acadêmico, que possa embasar uma discussão consistente sobre o tema”, disse. O secretário de Agricultura, João Vitor de Castro Lino Bonfim, acredita que o estudo será um marco temporal na questão do uso da água na região. “A discussão sobre o tema tem sido pauta frequente, devido à escassez do recurso em algumas regiões do Brasil”, avalia.

A comitiva

Integram também a comitiva, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o diretor de Águas do Inema, Eduardo Farias Topázio, o diretor de Revitalização de Bacias da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia, José Olímpio Rabelo de Morais, a diretora geral do Inema, Marcia Cristina Telles de Araújo Lima, o presidente da Abapa, Júlio Busato, o deputado estadual, da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles, os professores e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcos Heil Costa, Fernando Falco Pruski e Eduardo Antonio Gomes Marques, além do professor e coordenador da UFV, Aziz Galvão da Silva Júnior e, o professor e pesquisador da UFRJ, Gerson Cardoso da Silva Junior.    


Blogbraga/SPRLEM

Comentar
TOP Qualidade 2016
Aplicativo
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Oeste Manutenção Kelmuth Maclarem Online Celulares Click Tec Contabilidade Rondon Pollo Materiais Unopar Neli Sporttime Saccom Madereira Jatobá Xtreme Mimoso Segurança Bolos que Delícia Rabelo Victor do Ferro Velho Dr. Petras G7 Camara Clínica Popular Vitória Mercadona Evolucao