NOTÍCIAS

Produtores rurais do oeste da Bahia reivindicam melhorias em infraestrutura e logística durante Agrorosário 2018

Terça-feira, 13 de Março de 2018 / Bahia

Durante uma plenária realizada na Agrorosário, na última sexta-feira (9), os produtores rurais do oeste da Bahia debateram e reivindicaram, junto ao poder público, melhorias em infraestrutura e logística para as áreas agrícolas na região oeste da Bahia.  O evento foi organizado em conjunto pelas entidades que representaram os agricultores, os representantes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação dos Produtores do Alto Jaborandi (Apraj) e Associação dos Produtores Rurais do Pratudão (Aprup).

O encontro contou com a participação do vice-governador, João Leão, o secretário de agricultura, Vitor Bonfim, o deputado federal, José Rocha (PP), o diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Halpher Luiggi Rosa, e o superintendente regional, Amauri Lima, o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB), José Gomes, além dos prefeitos de Cocos, Marcelo Emereciano, e de Correntina, Nilson José Rodrigues (Maguila). Durante a plenária no Agrorosário, os produtores rurais reforçaram a importância da conclusão trechos inacabados da BR-135, que liga as sedes dos municípios de São Desidério a Correntina, e finalização de trechos da BR-020, que liga Santa Rita de Cássia e Campo Alegre de Lourdes, no oeste da Bahia. 

Além das rodovias, os agricultores levaram as demandas melhorias nas redes de energia elétrica, telefonia e internet. Para o agricultor Denilson Roberti, presidente da Apraj e conselheiro fiscal da Abapa, os produtores se unam para garantir que o poder público possa propor estratégias e ações práticas para trazer as obras, a exemplo das rodovias e de energia elétrica, que proporcionaria maior crescimento econômico para o oeste da Bahia. “Temos uma demanda já antiga, como a conclusão do trecho da BR-030, para o asfaltamento do trecho Carinhanha/Feira da Mata/Cocos (BA) e Cocos (BA) a Mambaí (GO) e de energia elétrica para as áreas produtivas de Jaborandi e Cocos”, afirma

Presente na plenária, o vice-presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, acredita que o encontro foi positivo para reforçar as demandas junto aos setores responsáveis do poder público. “Diante da falta de investimentos públicos, no caso das estradas vicinais, os próprios agricultores, por meio do programa Patrulha Mecanizada da Abapa, vem recuperando e mantendo as principais vias. É o caso de 50 km da estrada entre Cocos e Mambaí e 104 km da BA-463 à BR-020, na Linha dos Pivôs, que a Abapa já anunciou a recuperação. Estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que o poder público também faça a sua. Afinal, a estrada é importante para todos”, afirma.

Somente no último ano, os agricultores baianos, por meio do Patrulha Mecanizada da Abapa, revitalizou 223,2 quilômetros de estradas. Desde o início do projeto, em 2013, já foram recuperados em cinco anos mais de 1000 km de estradas, com um investimento aproximado de R$ 30 milhões para a aquisição de máquinas, manutenção e custeio das operações do programa, com recursos dos agricultores baianos, por meio do IBA, Prodeagro, Fundeagro e parceria com os municípios e com apoio dos próprios produtores.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Compre Bem Online Celulares Mimogás PM Coyote Pollo Pantanal G&G Magazine Silvano Santos Dique Denuncia Mimoso Segurança Clinica Vitoria Digital Informatica Imperial Evolucao Delicia Grupo Marabá Protegendo Seguros renda extra CISO Global Casas Baiana Click Tec àguia motos G7 Extreme Mundo Verde Unopar Oeste Manutenção Segurança em Eventos Neli Contabilidade Rondon Rabelo Fontana Polícia Civil DPVAT Barreiras Cultura Guarda Municipal Mineiros Sporttime Exaustores Eólicos Luz motos