SICREDI
Corbã
Ação
SDR Bahia São Camilo

Bahia registra 529 novos casos de Covid-19 e mais 7 óbitos pela doença nas últimas 24h

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 529 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 449 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (23) também registra 7 óbitos. Dos 1.242.821 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.213.142 já são considerados recuperados, 2.662 encontram-se ativos e 27.017 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.568.743 casos descartados e 242.984 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.251 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.500.753 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,4% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab
Compartilhar no Whatsapp

Boletim de previsão do tempo pra este final de semana

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Bahia

No sábado (23)o tempo ficará Instável em todo o Estado. O Litoral baiano se manterá com possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e deverá apresentar uma redução dos volumes de precipitação com o decorrer do dia. No setor centro-oeste, Chapada Diamantina e Região Sudoeste o dia deverá ficar nublado e com chuvas de intensidade fraca a moderada e seus maiores volumes deverão ocorrer, sobretudo a partir do fim da tarde.

Já no domingo (24) teremos tempo Instável, com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas na maior parte do estado, Municípios costeiros deverão ter chuvas periódicas de fraca intensidade. Setor centro-oeste terá um aumento gradual de nebulosidade e chuvas convectivas a partir do fim da tarde. Chapada Diamantina e Região Nordeste, terão o dia com sol entre nuvens e possibilidade apenas de chuvas isoladas nesse dia.

Tendência para a segunda-feira (25/10/2021)

Nesse dia a tendência é de chuvas periódicas no setor centro-oeste, chuvas de fraca intensidade no litoral Sul e região Sudoeste e tempo firme nas demais regiões.

Chuvas registradas no período das 09h do dia 21/10 às 09h do dia 22/10/2021

Nas últimas 24 horas, foram registrados eventos de chuvas nos seguintes bairros da cidade de Salvador: Cosme de Farias (120 mm), Ondina (98 mm), Cabula (92 mm), Caminho das Árvores (84,7 mm), Águas Claras (78,2 mm), Federação (70,8 mm), Rio Sena (68,4 mm), Pirajá (67,9 mm), CAB (67,8 mm), Alto do Peru (65,1 mm), Tancredo Neves (54,2 mm), São Caetano (49 mm), Monte Serrat (26,3 mm), Itapuã (24,8 mm) e Mussurunga (24 mm). Nos demais municípios que registraram volumes ao longo do estado foram: América Dourada (84,2 mm), Lapão (83,2 mm), Juazeiro (82,8 mm), Itaguaçu da Bahia (69,8 mm), Morpará (67,2 mm), Barreiras (66,8 mm), Formosa do Rio Preto (57 mm), Cocos (54 mm), Várzea Nova (50,2 mm), Xique-xique (49 mm), Morro do Chapéu  (47,4 mm), Mansidão (47 mm), Barro Alto (45,6 mm), Marcionílio Souza (37,2 mm), Valença (35 mm), Mucugê (34 mm), Senhor do Bonfim (32,6 mm), Valente (32,6 mm), Campo Formoso (31 mm), Jacobina (28,8 mm), Itaeté (26,8 mm), Caém (25,8 mm), Mirangaba (25 mm), Iraquara (24,8 mm), Mansidão (23,2 mm), Simões Filho (22,4 mm), Camacan (22,3 mm), Luís Eduardio Magalhães (21 mm), Barra (20,8 mm) e Saúde (20 mm). Nos demais municípios e bairros de Salvador não foram registrados volumes superiores a 20 mm.


Blogbraga/Inema
Compartilhar no Whatsapp

II Fase da Operação Mata Adentro combate o desmatamento ilegal no interior baiano

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Bahia

Dando continuidade a Operação Mata Adentro, agora na sua segunda fase, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou entre os dias 18 e 22/10, com o apoio das policiais das Companhias de Proteção Ambiental (CIPPA e COPPA/PMBA), ação de combate ao desmatamento ilegal nas áreas de Mata Atlântica inseridas no território do Estado.

As atividades foram planejadas a partir de imagens de satélite, dentre eles do Programa Harpia e da Plataforma MapBiomas, que indicaram alertas com indícios de desmatamento em áreas com vegetação nativa para as regiões pesquisadas e posteriormente as equipes do Inema foram a campo validar as informações e realizar as autuações.

Durante as vistorias realizadas, que ocorreram em 19 municípios nas regiões Oeste, Chapada Diamantina, Norte, Litoral Sul e Extremo Sul, e em 61 imóveis rurais, foi confirmado o desmatamento ilegal em aproximadamente 589 hectares, que equivalem aproximadamente 590 campos de futebol.

As equipes de fiscalização apreenderam alguns equipamentos utilizados no corte das árvores, além de mais de 3550 estacas de madeiras provenientes do ilícito ambiental e outros autos de infração foram emitidos para interdição das atividades. As multas serão posteriormente lavradas pelo órgão ambiental e podem ultrapassar a mais de R$ 500 mil. “Em uma única propriedade localizada no município de Carinhanha, que fica nas margens do Rio São Francisco, foi realizada a demolição de mais de 20 fornos que estavam sendo utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal. Na grande maioria das propriedades, as áreas suprimidas estavam sendo convertidas para uso agrícola”, afirmou o diretor de Fiscalização (DIFIS) da autarquia, Marcos Machado.

O diretor também reforça que as atividades de monitoramento através de imagens de satélites vêm agregando importantes avanços nas ações de combate ao desmatamento ilegal no Estado, o que tem possibilitado uma identificação mais rápida das ocorrências, assim como dos seus infratores. “Em alguns casos o monitoramento por satélites tem inclusive possibilitado uma ação remota do órgão ambiental”, salientou Marcos.

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa em todos os biomas brasileiros com imagens de alta resolução. O sistema cruza informações de cinco sistemas de detecção em tempo real por satélite e confirmam com imagens de alta resolução com o auxílio de inteligência artificial.

O artigo 2º da Lei nº 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica) define como integrantes do Bioma Mata Atlântica as seguintes formações florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitações estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme regulamento: Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

Crime Ambiental – Art. 38-A. Destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006).

Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006).

Parágrafo único. Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade.       (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006).

O cidadão que deseja registrar denúncias de crimes ambientais deve entrar em contato com o Disque Denúncia do Inema pelo número 0800 071 1400 ou através do e-mail: denuncia@inema.ba.gov.br.


Blogbraga/Inema
Compartilhar no Whatsapp

Veja a previsão do tempo para este sábado em Irecê e região

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Região

Área central da cidade de Irecê

A previsão do tempo para este sábado (23) é de sol, com céu parcialmente nublado em Irecê e cidades da região. De acordo com o Clima Tempo, pode chover a qualquer hora.

As temperaturas permanecerão amenas com relação à semana anterior, com mínima de 21ºC e máxima de 31ºC.

A umidade do ar, ainda segundo o Clima Tempo, pode variar com máxima de 82% e mínima de 41%.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro
Compartilhar no Whatsapp

INFORME DE UTILIDADE PÚBLICA DA PREFEITURA DE LEM

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Cidade

Devido a grande procura neste sábado (23), na Policlínica Municipal, pela coleta de preventivo e exames da mama, aproximadamente 100 fichas já foram distribuídas, o previsto para todo o dia. 

Para atender o público remanescente, a Secretaria de Saúde vai realizar esses mesmos atendimentos durante a próxima semana, na Policlínica Municipal.  

Lembrando que os procedimentos estavam disponibilizados em todas as unidades de saúde, desde a última segunda-feira (18). Serviço amplamente divulgado.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM
Compartilhar no Whatsapp

TOP Qualidade 2020


Rádio Cidade FM 95,9

G7 NETDupará AçaíXikitoImperialSportimeContabilidade RondonNeliOeste BetonSBSAçaí do ChiquinhoUMOBParaíbaExtremeVida FarmaLuz motosGuarda MunicipalParaibaCasa da FerramentaDique DenunciaASMATCasa do MarceneiroP&FSutransGlobalDelíciaDPVATPMJBJLH MadeirasOfertas - Hiper Santo AntonioGrupo MarabáDBTCISOMinas AçoOnlineJaú
Desenvolvido por
MídiaOn Agência Digital
www.agenciamidiaon.com.br