NOTÍCIAS

24ª CIPM RECUPERA VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO EM JACOBINA

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 / Bahia

No início da tarde desta segunda-feira, 13 de agosto, policiais militares do 2º Pelotão da 24ª CIPM em Jacobina, comandado pelo Subtenente Vitor Costa, foram informados de que um veículo VW/SAVEIRO com licença do Estado de Minas Gerais furou uma barreira de trânsito do SMTT.

Diligências foram realizadas e o citado veículo fora encontrado estacionado nas proximidades do Banco do Brasil que, ao ser consultada a placa, foi constatado que possuía uma restrição de furto/roubo. Estes policiais permaneceram nas proximidades por volta de uma hora de relógio no intuito de flagrar o condutor, porém não mais apareceu.

O veículo foi apresentado pelos policiais militares na sede da 16ª COORPIN para serem tomadas as medidas cabíveis.

“Parabenizo os policiais militares envolvidos na atuação exitosa, recuperando assim um bem material de um cidadão. Este comando garante atender toda e qualquer solicitação para que a ordem e paz públicas prevaleçam na área de nosso domínio de atuação”. Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

CTPM: CURSO DE TIRO BÁSICO DE PISTOLA

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 / Publicidades

CURSO DE TIRO 

Venha participar do curso de tiro básico com pistola, aprenda a manusear, atirar, sanar panes, etc, o curso será realizado no dia 25 de Agosto de 2018. No curso serão abordados os seguintes temas:

•Legislação vigente
•normas de segurança
•posições de tiro
•empunhadura
•manuseio de arma
•tiro real com protocolo de 50 disparos. 
•certificado
•camiseta do curso

Local - clube de tiro Papa Mike 
Maiores informações pelo fone: 077-9.9834-1113


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Agosto Lilás: um alerta para a violência contra a mulher

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 / Cidade

O Agosto Lilás é o mês em que se comemora a criação da Lei Maria da Penha, é que esse ano completa 12 anos. É onde é comemorado também a campanha de Prevenção ao Combate à violência contra mulher no Brasil. 

O Programa Borboleta em Luis Eduardo Magalhães, esse ano já atendeu em torno de 80 mulheres, sendo a maioria delas vítimas de violência física e violência sexual. O programa dispõe de todo apoio necessário que elas necessitaram nos âmbitos jurídico, psicológico, psicossocial e médico.

Nossas vítimas podem nos procurar de forma direta ou indireta, sendo de forma direta através do Programa em que funciona na Secretaria de Segurança Pública na Rua José Cardoso de Lima  (fundos da IARA) ou pelo telefone que atende pelo número 98802-3662.

De forma indireta a procura se dar através da UPA e Unidades Básica de Saúde de LEM, principalmente em casos de agressão física ou sexual, onde lá elas vão ter primeiro o atendimento médico prioritário, e atendimento imediato da a equipe do Programa, para após encaminharmos aos serviços necessários. É o atendimento também pode acontecer no DISEP conforme solicitação.
 
O programa borboleta foi lançado em março de 2017 pelo nosso gestor Oziel de Oliveira, tendo 1 ano e 5 meses de atuação. Esse ano já foram atendidas em torno de 80 vítimas e do início do programa até hoje foram em torno de 230 vítimas atendidas e que recebem nosso suporte e acompanhamento contínuo.


Blogbraga/Projeto Borboleta

Compartilhar no Whatsapp

Moradores reclamam de serviço de iluminação pública na rua Guarani, em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Cidade

Quando anoitece, os moradores da rua Guarani, Bairro Mimoso II, em Luis Eduardo Magalhães, temem a ação de criminosos. O motivo é a falta de iluminação no local, denuncia feita por uma moradora ao Blogbraga.

Segundo a moradora de nome Telma, devido a falta de iluminação, os assaltos estão sendo frequentes na região já que os criminosos aproveitam o local escuro para conseguirem praticar os delitos.

Pelo medo e sensação de insegurança, os moradores pedem que providências sejam tomadas e que os órgãos competentes façam manutenções nos postes.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Proprietário pede ajuda para encontrar caminhão que foi roubada no Povoado do Javi, município de Muquém de São Francisco/BA

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Região

Um caminhão foi roubado no Povoado do Javi, município de Muquém de São Francisco, ontem dia 12/08/18 às 19h, o motorista apareceu nesta segunda-feira (13), por volta das 11h, na cidade de Correntina/BA.

Quem tiver qualquer informação do paradeiro do veículo M. Benz/LS 1634, Branco, placa IME/3447 - Taguatinga/TO, favor entrar em contato com o proprietário Adailton Costa pelo Tel 77.99993-5266 ou 190 da Polícia Militar.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Luís Eduardo Magalhães terá Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Bahia

Localizada há quase 800 quilômetros da capital, Luís Eduardo Magalhães é a primeira cidade fora da Região Metropolitana de Salvador a receber o Núcleo

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) dá um longo passo na difusão da Dança no estado da Bahia. Nesta semana, entre os dias 17 e 21 de agosto, acontecerá uma Formação para Formadores em Luís Eduardo Magalhães. A ação visa implantação do primeiro Núcleo da Escola de Dança da Funceb que ficará localizado fora de Salvador e Região Metropolitana.

A Escola de Dança da Funceb é vinculada ao Centro de Formação em Artes, instituição responsável pela formação artístico-educativa de jovens e crianças de comunidades de baixa renda, visando sua futura inserção no mercado de trabalho através da qualificação profissional por meio das artes, em especial a Dança.

O Núcleo ficará localizado no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, na avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz. Na próxima sexta-feira (17), a ação começará às 14h com a recepção dos interessados e apresentação da proposta da implantação do Núcleo. Na ocasião, serão entregues fichas de inscrição para professores de Dança interessados em ser Formadores, e alunos interessados em participar das oficinas.

No sábado e domingo (18 e 19 de agosto) haverá a Formação para Formadores com Oficinas de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro, das 8h às 17h. No domingo, após as Oficinas, acontecerá uma atividade de Reflexão, Avaliação e Diagnóstico que se estenderá até às 19h.

Na segunda e terça-feira (20 e 21 de agosto) as mesmas Oficinas (Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro) serão abertas para a comunidade e acontecerão entre às 8h e às 17h no Centro Cultural.

Após a Oficina de segunda-feira, às 18h, os Formadores farão o Planejamento Pedagógico e o Cronograma de Aulas do Núcleo de Extensão no município. Já na terça-feira, o encontro com os Formadores começará às 17h para Reflexão, Avaliação e Diagnóstico.

Essa atividade representa a primeira etapa da implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb, que ficará permanentemente no município de Luís Eduardo Magalhães. Além destes, o Centro de Formação em Artes da Funceb conta com mais dois Núcleos de Extensão localizados em Salvador: Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina; e o Núcleo Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador.

Serviço:

Primeira etapa de implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb em Luís Eduardo Magalhães

Quando: 17 de agosto (sexta-feira), das 14h às 17h – Recepção de gestores, professores e alunos e Apresentação da proposta de implantação do Núcleo

18 de agosto (sábado), das 8h às 17h – Formação para Formadores: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

19 de agosto (domingo), das 8h às 19 - Formação para Formadores (Oficinas) + Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

20 de agosto (segunda-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

Às 18h – Formação para Formadores: Planejamento Pedagógico + Cronograma de Aulas

21 de agosto (terça-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade

Às 17h – Formação para Formadores: Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

Onde: Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães (Avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz)

Gratuito


Blogbraga/Fundação Cultural do Estado da Bahia/SecultBa

Compartilhar no Whatsapp

TCM e TCE entregam lista de gestores que podem estar inelegíveis

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Bahia

Entrega das listas do TCM e TCE foi feita na tarde desta segunda-feira (13/08) na sede do TRE

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gildásio Penedo Filho, entregaram nesta segunda-feira (13/08) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, a relação de gestores públicos baianos que tiveram suas contas de administração rejeitadas nos últimos oito anos. Isto para que seja examinado possível enquadramento na Lei de Ficha Limpa (LC 135/2010), – que os impediriam de disputar as eleições de outubro, quando serão eleitos o novo presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais.

O presidente do TRE baiano destacou que a inclusão do gestor na lista apresentada pelo TCM e TCE, em razão da rejeição de contas, por si só, não significa que o administrador público está impedido de se candidatar a um cargo eletivo. “Cabe à Justiça Eleitoral examinar se as contas foram rejeitadas por irregularidade insanável, que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível ao órgão competente”. Destacou que o interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

O conselheiro Francisco Andrade Netto ressaltou a contribuição que os órgãos de controle externo vêm dando para a boa governança e a moralidade da administração pública, ao “denunciar e contribuir para afastar do serviço público e da representação popular – não permitindo que disputem eleições -, políticos desonestos, carreiristas, que visam apenas, na representação política ou administração pública, auferir benefícios pessoais. Ou seja, pessoas sem espírito público e sem vocação para servir”.

Já o presidente do TCE, conselheiro Gildásio Penedo Filho, observou que é dever dos órgãos de controle externo, “em nome da cidadania, trabalhar no sentido de identificar e contribuir para que sejam excluídos da vida pública, da administração, dos órgãos legislativos e de estado, todos aqueles que não honram o serviço público. Esta é a tarefa dos órgãos de controle. Precisamos estimular os que cumprem os princípios basilares exigidos pela Constituição, de legalidade, impessoalidade e moralidade e eficiência”.

Na cerimônia de entrega das listas do TCM e TCE, nesta segunda-feira (13/08), na sede do TRE, estiveram presentes, da parte do TCM, além do presidente Francisco Andrade Netto, o corregedor geral, conselheiro Plínio Carneiro Filho. E do TCE, o presidente, conselheiro Gildásio Penedo Filho, o vice-presidente, conselheiro Marcus Presídio e o corregedor, Inaldo Araújo.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ O PALCO MÓVEL “EMCENA BRASIL”

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Cidade

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da sua secretaria de Cultura e Turismo, recebe nesta semana um grande evento cultural. Intitulado “EmCena Brasil”, a caravana chega à cidade trazendo uma série de eventos gratuitos, incluindo apresentações de teatro adulto e infantil, circo, sessão de cinema, contação de histórias, oficinas artísticas, entre outros. A programação acontece nos dias 14 e 15 de agosto, sempre a partir das 16 horas, na Praça Sérgio Alvim Mota (Igreja Matriz), centro da cidade e é gratuita.

“O caminhão do palhaço chegou na cidade”, assim ficou conhecido o projeto EmCena Brasil pelas cidades que vem passando ao longo desta trajetória de dez anos levando arte e cultura pelas praças de diversos municípios brasileiros. “O teatro tem um poder agregador fantástico. É impressionante contemplar as praças lotadas de pessoas querendo assistir teatro. Formidável! Sem falar na comoção que os espetáculos causam no público”, destacou a produtora Luciana Marques.

O projeto EmCena Brasil já passou por mais de 350 cidades tendo atingido um público estimado de um milhão e meio de pessoas, só no ano de 2018, por exemplo, passarão por mais de sessenta cidades em seis diferentes estados. As apresentações em Luís Eduardo Magalhães marcam os dez anos do projeto na estrada e o grupo chega em ritmo de comemoração: “O EmCena Brasil está em festa, comemoramos 10 anos de projeto e celebraremos com muita arte e cultura na Praça da Igreja Matriz. Guardamos em nossas lembranças os olhos brilhantes e o riso dobrado do público por onde passamos, será assim também em Luís Eduardo Magalhães”, comentou um dos atores da companhia Abaré Teatro.

Dotada de uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema e uma grande tenda com acomodações para 500 espectadores, as atividades envolvem cerca de 30 artistas e técnicos que exibem suas habilidades para o público, com excelente nível artístico e interação com a plateia e que, aliados à tecnologia de luz e som, proporcionam um grande divertimento, em evento único, valorizando a cultura popular e o artista nacional, garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.

“Um container repleto de cultura, um palco que oferta teatro, dança, música, oficinas e muito mais, de forma gratuita. Assim é o EnCena Brasil, projeto que a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães recebe nesta semana, apoiando de maneira irrestrita para que o cidadão luiseduardense tenha cada vez mais opções de entretenimento cultural”, comemorou o prefeito Oziel Oliveira.

O projeto é realizado pela Companhia Abaré Teatro, por meio da Lei de Incentivo – Lei Rouanet, apoio de Prefeituras e suas respectivas Secretarias de Cultura, e conta com o patrocínio da ADM do Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio do Brasil e que desenvolve atividades em Luís Eduardo Magalhães.

Serviço: EMCENA BRASIL – UM SHOW DE CULTURA PERTINHO DE VOCÊ
Local: PRAÇA DA IGREJA MATRIZ – LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/BA
Dias: 14 e 15 de AGOSTO
Horário: 16 às 21h
Entrada: GRATUITA
Classificação: LIVRE


ASCOM | Secretaria de Governo - LEM

Compartilhar no Whatsapp

LANÇAMENTO DE PROGRAMA PIONEIRO PARA CÃES E GATOS SUPEROU AS EXPECTATIVAS DA PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Cidade

A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou o balanço do primeiro dia de atividades do Programa Amigo Pet. A iniciativa proporciona vacinação, consultas, controle de doenças, triagem e cadastro para o programa de castração de cães e gatos. O início das atividades foi no último fim de semana, no bairro Santa Cruz, com a realização de 70 consultas, 10 testes de leishmaniose (mais conhecida como calazar), aplicação de 250 doses da vacina antirrábica e o cadastramento de 180 animais para castração.

“Estamos muito felizes com o resultado desta primeira etapa que vai beneficiar todo o município”, exclamou o prefeito Oziel Oliveira.

Dona Rute dos Santos aproveitou a oportunidade e levou o Rottweiller Drago para ser imunizado contra a raiva. Ela também fez o cadastro para a castração do animal que já tem 5 anos. 

“Essa iniciativa do governo municipal é muito importante para evitar o crescimento desordenado da população de cães e gatos em Luís Eduardo Magalhães. Tem ainda a vantagem da isenção de qualquer custo com o procedimento”, comemorou a comerciária.

Apolo, um cão da raça Husky Siberiano, também recebeu a vacina contra a raiva. A proprietária do animal aprovou o Programa Amigo Pet, e garante que a partir de agora terá mais atenção com o calendário de vacinas para evitar doenças no animal de estimação. 

“Está sendo muito bom. A equipe é atenciosa e bem rápida no procedimento”, encerrou a dona de casa.


ASCOM | Secretaria de Governo - LEM/Fotos: Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Seja um consultor Tupperware!

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Região

Seja um consultor Tupperware!

Aproveite esta grande oportunidade de uma renda extra e conquista profissional.

Com o Kit inicial Tupperware você terá a oportunidade de começar uma carreira de sucesso!

Ganhos financeiros, produtos Tupperware grátis, treinamentos exclusivos e muito mais...

Acesse o link abaixo: Clique na aba > seja uma consultora e faça já o seu cadastro!

www.garratupperware.com

Fones:

(77) 3612-3735

(77) 3612-6275

(77) 9.9913-2683 zap


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ATROPELAMENTO NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Região

Um senhor de meia idade e um motociclista ficaram feridos ao se envolver em acidente em uma travessa na praça de alimentação no centro histórico nesta segunda-feira (13), pouco depois das 16:00h.

De acordo com testemunhas o motociclista descia a rua quando um senhor e outra pessoa também iam atravessar. A pessoa que acompanhava o senhor de meia idade conseguiu fazer a travessia e ainda teria avisado sobre a moto.

O condutor da moto, uma Honda/CG ainda tentou desviar, mas ainda teria batido com o retrovisor e guidão no senhor e ambos foram ao chão. As pessoas na localidade ficaram assustadas, pois segundo elas a queda de ambos foi muito feia. A moto teve avarias e ficou travada.

Uma ambulância do SAMU chegou rapidamente no local e prestou socorro às vítimas que se machucaram. O homem de meia idade teve um corte contuso na testa e o motociclista teve ferimento na perna e escoriações. De acordo com informações ambos estão estáveis.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Iniciado cadastramento de pequenos proprietários de comunidades rurais para diagnosticar e verificar irregularidades que prejudicam rios do oeste da Bahia

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Região

Cinco anos após cadastrar os proprietários de terra que destinam suas áreas à agricultura em escala, os órgãos ambientais estendem o cadastramento e fiscalização às demais propriedades para combater irregularidades como plantações e desmatamentos das margens, acesso irrestrito do gado a matas ciliares, construção de casas e retirada de água sem autorização, dentre outros.

Embora quem mora dentro da cidade culpe os agricultores pela baixa vazão dos rios que banham o oeste da Bahia, quem percorre as margens dos rios da região pode identificar inúmeras irregularidades que, juntas, contribuem para reduzir o nível das águas. Plantações e desmatamentos das margens pelas populações ribeirinhas, acesso irrestrito do gado ao leito, construção de casas e retirada de água sem autorização são bastante comuns e, aos poucos, impactam e reduzem a vazão do rio. Para diagnosticar e fiscalizar os possíveis danos causados pelos pequenos proprietários de terras que ficam à beira dos rios, a Secretaria de Meio Ambiente e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) começou, somente no início deste mês, uma ação de para cadastrar as propriedades do oeste da Bahia.

Proprietários de terra que destinam suas áreas para a agricultura já estão devidamente registrados, há mais de cinco anos, no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incentivados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Baseado nestes dados, inclusive, a Embrapa Territorial demonstra que os agricultores baianos são os que mais respeitam a vegetação nativa e os recursos hídricos. Este estudo deverá ser divulgado no dia 13 de setembro, durante a Semana do Cerrado, em Barreiras.

Assim como aconteceu na adesão dos empreendimentos rurais no Cerrado, o cadastramento dos imóveis rurais em áreas do vale de imóveis que ficam nas margens dos rios vai permitir obter dados para melhor planejamento e gestão dos múltiplos usos de água, além de promover ações para os pequenos proprietários, que porventura, estejam desrespeitado a legislação ambiental e podem estar impactando áreas de preservação permanente (APP´s), como nascentes, margens de rio, veredas e brejos, dos rios nas bacias dos rios Corrente, Grande e Carinhanha.

Esta é a primeira vez que os órgãos ambientais baianos tomam uma medida prática para um levantamento de todas as propriedades rurais, incluindo também as pequenas propriedades. “Equipes de monitoramento do Inema estão se dirigindo à região, com a finalidade de obter mais informações, para subsidiar posteriores decisões a fim de garantir a segurança hídrica da população e dos usuários da água da bacia”, afirmou o Inema por meio de nota publicada no Diário Oficial do Estado.

Para o diretor de águas e irrigação da Aiba, Cisino Lopes, este cadastramento das pequenas propriedades rurais vai ajudar a corrigir irregularidades, traz segurança hídrica a todos os usuários, incluindo é claro o produtor rural. “Embora seja de caráter obrigatório para todos os proprietários de áreas rurais, o cadastramento, por enquanto, somente foi bem sucedido entre os agricultores por causa da parceria do Inema com a Aiba e Abapa, que incentivaram o cadastramento com dados da localização geográfica, reserva legal, área de preservação permanente, área produtiva e passivos”, explica Cisino, que acredita que este trabalho deveria envolver todos aqueles que possuem propriedades na zona rural, principalmente nas beiras dos rios e próximo das nascentes.

“Embora tenha aumentado a pluviosidade do último ano, os rios da região ainda sofrem com os efeitos da estiagem prolongada entre 2012 e 2016, uma das piores estiagens vivenciadas no oeste da Bahia. Este mesmo fenômeno aconteceu em 1962 quando tivemos uma redução da vazão dos rios da região segundo monitoramento da Suvale [Superintendência do Vale do São Francisco]”, afirma, ao reforçar que a redução da vazão dos rios decorre de uma variável climática e que os meteorologistas preveem a retomada da normalização do regime de chuvas a níveis anteriores a 2012, o que vai contribuir para atender de forma sustentável e segura todas as demandas dos usuários das bacias hidrográficas.

Preservação - Dados do Cefir, iniciado em 2013, com os produtores rurais já vêm desmitificando alguns preconceitos. O Estudo desenvolvido pela Embrapa Territorial, que será divulgado na Semana do Cerrado, no dia 13 de setembro, reforça que os agricultores da região são os que mais conservam a vegetação de cerrado nativo e respeitam a legislação ambiental. “No oeste da Bahia, a parcela dos imóveis rurais dedicada à preservação da vegetação nativa supera os 50%, em média, e atinge 52,1%, enquanto a exigência legal é de 20%. Isso equivale a 30,2% da área total da região preservada nos imóveis rurais”, afirma, ao reforçar que os agricultores conservam 4,1 milhões de hectares do cerrado com vegetação nativa, adotam boas práticas agrícolas e conseqüentemente mantém os serviços ambientais, incluindo os recursos hídricos existentes no oeste da Bahia. 

 Diante da necessidade de mais informações relacionadas ao potencial hídrico do aquífero Urucuia, que funciona como uma caixa de recarga para os rios do Oeste da Bahia, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pesquisadores da Universidade de Nebraska, dos Estados Unidos, com o apoio da Aiba e Abapa, vêm se empenhando para mensurar a disponibilidade hídrica das águas subterrâneas e superficiais do oeste da Bahia.  Até o momento, os estudos preliminares não apontam nenhum indicativo que o Aquífero Urucuia esteja sendo prejudicado pela atividade agrícola, independente da escala de produção – pequeno, médio ou grande.

As informações obtidas através do estudo do potencial hídrico serão disponibilizadas para a sociedade em geral e subsidiará a gestão dos recursos hídricos de maneira a garantir o uso da água para o consumo humano e produção de alimentos de maneira sustentável. O estudo do potencial hídrico também conta com a parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Agricultura, Irrigação, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIHS) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Presidentes de empresas chinesas avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul e exploração de mina de ferro

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Bahia

Os presidentes e vice-presidente das quatro empresas chinesas que integram o consórcio com a Bahia Mineração para a exploração da mina de minério de ferro de Caetité, construção do Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) participaram de reunião com o governador Rui Costa, no final da manhã desta segunda-feira (13), na Governadoria, em Salvador. Esta é a primeira vez que os presidentes visitam a capital baiana para discutir o andamento dos três projetos que são desenvolvidos em parceria com a Bahia Mineração (Bamin).

Na reunião foram abordados aspectos técnicos e o potencial de cada um dos empreendimentos, além de medidas para acelerar o processo de aprovação do projetos tanto no Brasil quanto na China. O governador Rui Costa destacou a contribuição dos projetos para o desenvolvimento econômico e social para o estado. “Temos avanços em três projetos que são importantes para o estado. Neste momento a mineração servirá como alavancagem inicial para essa grande obra de infraestrutura que envolve a ferrovia e o porto. Nós vamos integrar diversas regiões do estão garantindo a chegada de empresas, empregos e renda para a população”, argumenta.

O presidente da Bahia Mineração, Eduardo Ledsham, destacou que a reunião com os presidentes das empresas chinesas representa o interesse de que os projetos sejam iniciados o mais breve possível. “Estamos recebendo hoje os principais executivos do Consórcio Chinês que junto com a Bamin estão desenvolvendo uma parceria para implantação do projeto Pedra de Ferro. A presença dos executivos em seguida da aprovação do estudo econômico da Fiol pelo ministro dos Transportes, na última semana, fortalece a parceria e é uma demonstração clara do consórcio em acelerar a implantação do projeto”.

No último domingo (12), o grupo de chineses, acompanhado por representantes do Governo do Estado, Bahia Mineração, e da ERG, controladora da Bamin, sobrevoou a mina de minério, localizada em Caetité, no sudoeste do estado, e trechos da Fiol. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade do minério de ferro, bem como a extensão da mina.

Ponte Salvador –Itaparica

Após discutir os investimentos nas obras da Fiol e Porto Sul, outra reunião foi realizada com os representantes da empresa chinesa CREC para discutir exclusivamente a construção da ponte Salvador-Itaparica. A previsão é de que o equipamentos tenha 13 quilômetros de extensão e investimento de R$ 7 bilhões. O governador afirmou que a expectativa é de que o edital de licitação para o projeto seja lançado até o final do ano. “ Este investimento deve ser feito por meio de parceria público-privada e por isso quem vai colocar o dinheiro busca ter todas as garantias possíveis de que o negócio é viável com garantia do retorno financeiro. Estamos chegando a um ponto de entendimento com diversas empresas chinesas e europeias que buscam a Bahia para se informar sobre este projeto. Assim que tivermos a confirmação do interesse das empresas, iremos publicar o edital de licitação da obra”.

Porto Sul e Fiol

O Porto Sul tem investimento total previsto de R$ 2,7 bilhões e será construído na localidade de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus. Pelo porto será escoado, principalmente, o minério de ferro extraído pela Bahia Mineração no município de Caetité. A previsão é que cerca de 20 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro de alta qualidade sejam escoados pelo prazo de até 30 anos. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, através da Ferrovia Oeste-Leste que terá extensão de 1.527 km, sendo 1.100 km no estado da Bahia. A ferrovia terá capacidade para transporte de 60 milhões de toneladas por ano.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

ALERTA: QUEIMADAS PREJUDICA A EMPRESA G7 NET EM LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Cidade

BR-020 - Foto: Blogbraga

A internet se tornou um serviço tão essencial para os usuários quanto a energia elétrica. Qualquer sinal de falha é motivo para aborrecimentos. Demorar horas sem ter acesso a internet se torna até um pesadelo.

Só que queimadas na região Oeste da Bahia e Centro-Oeste, atingiram a rede de comunicação (internet fibra ótica) da empresa G7,  Vivo, Tim, Oi e  Outros Provedores de Internet e vêm causando oscilação no fornecimento de internet na região. As linhas atingidas pelas chamas que levam internet há várias cidades a exemplo de: Luis Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa/GO e outras cidades estão sendo prejudicadas.

A empresa G7 afirma que o fogo compremeteu os cabos de fibra ótica das empresas, que levam internet para a região.

Queimar áreas próximas às linhas de transmissão constitui um crime federal previsto no Decreto 2.661, de agosto de 1988. A fumaça pode provocar curtos-circuitos e o superaquecimento dos cabos, entre outros danos. Isso sem falar nos prejuízos, causados ao meio ambiente. A queimada é ruim para todo mundo.

Alerta: 

Os dias secos e o calor extremo são fatores que contribuem para aumentar a ocorrência de incêndios nas áreas de mata. Mas boa parte das queimadas poderia ser evitada com pequenas atitudes e mais cuidado com o ambiente.

Você pode ajudar a evitar queimadas com algumas atitudes simples:

Não jogue bitucas de cigarros nas rodovias e estrada 
Não queime lixo.
Cuide do meio ambiente.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

SUTRANS registra colisão entre dois veículos em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Cidade

Por volta das 9h30 desta segunda-feira (13), aconteceu uma colisão envolvendo uma caminhonete S10 e um VW/Gol, causando danos materiais.

A colisão aconteceu na Avenida Arnaldo Horácio Ferreira, próximo a Rodoviária Nova, em Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações, o veículo Gol seguia na frente ao reduzir a velocidade para adentrar sentido Rodoviária foi atingido na traseira pela caminhonete.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido só danos materiais. A SUTRANS registrou o acidente.


Blogbraga/Reportagem: Elvis Araújo

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Guarda Municipal DPVAT Barreiras Mineiros renda extra Mimogás Evolucao P&F Casas Baiana Sporttime Neli Protegendo Seguros Unopar Premolem Mimoso Segurança CISO Oeste Manutenção Global Extreme Click Tec Mundo Verde Pollo Digital Informatica MaxCar àguia motos Exaustores Eólicos Grupo Marabá DBT G7 Online Celulares Luz motos G&G Magazine PM Imperial Contabilidade Rondon Delicia Clinica Vitoria Fontana Rabelo DM Reparos Cultura Silvano Santos Segurança em Eventos Coyote Compre Bem Pantanal Dique Denuncia Polícia Civil