NOTÍCIAS

24ª CIPM RECUPERA VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO EM JACOBINA

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 / Bahia

No início da tarde desta segunda-feira, 13 de agosto, policiais militares do 2º Pelotão da 24ª CIPM em Jacobina, comandado pelo Subtenente Vitor Costa, foram informados de que um veículo VW/SAVEIRO com licença do Estado de Minas Gerais furou uma barreira de trânsito do SMTT.

Diligências foram realizadas e o citado veículo fora encontrado estacionado nas proximidades do Banco do Brasil que, ao ser consultada a placa, foi constatado que possuía uma restrição de furto/roubo. Estes policiais permaneceram nas proximidades por volta de uma hora de relógio no intuito de flagrar o condutor, porém não mais apareceu.

O veículo foi apresentado pelos policiais militares na sede da 16ª COORPIN para serem tomadas as medidas cabíveis.

“Parabenizo os policiais militares envolvidos na atuação exitosa, recuperando assim um bem material de um cidadão. Este comando garante atender toda e qualquer solicitação para que a ordem e paz públicas prevaleçam na área de nosso domínio de atuação”. Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Luís Eduardo Magalhães terá Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Bahia

Localizada há quase 800 quilômetros da capital, Luís Eduardo Magalhães é a primeira cidade fora da Região Metropolitana de Salvador a receber o Núcleo

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) dá um longo passo na difusão da Dança no estado da Bahia. Nesta semana, entre os dias 17 e 21 de agosto, acontecerá uma Formação para Formadores em Luís Eduardo Magalhães. A ação visa implantação do primeiro Núcleo da Escola de Dança da Funceb que ficará localizado fora de Salvador e Região Metropolitana.

A Escola de Dança da Funceb é vinculada ao Centro de Formação em Artes, instituição responsável pela formação artístico-educativa de jovens e crianças de comunidades de baixa renda, visando sua futura inserção no mercado de trabalho através da qualificação profissional por meio das artes, em especial a Dança.

O Núcleo ficará localizado no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, na avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz. Na próxima sexta-feira (17), a ação começará às 14h com a recepção dos interessados e apresentação da proposta da implantação do Núcleo. Na ocasião, serão entregues fichas de inscrição para professores de Dança interessados em ser Formadores, e alunos interessados em participar das oficinas.

No sábado e domingo (18 e 19 de agosto) haverá a Formação para Formadores com Oficinas de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro, das 8h às 17h. No domingo, após as Oficinas, acontecerá uma atividade de Reflexão, Avaliação e Diagnóstico que se estenderá até às 19h.

Na segunda e terça-feira (20 e 21 de agosto) as mesmas Oficinas (Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro) serão abertas para a comunidade e acontecerão entre às 8h e às 17h no Centro Cultural.

Após a Oficina de segunda-feira, às 18h, os Formadores farão o Planejamento Pedagógico e o Cronograma de Aulas do Núcleo de Extensão no município. Já na terça-feira, o encontro com os Formadores começará às 17h para Reflexão, Avaliação e Diagnóstico.

Essa atividade representa a primeira etapa da implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb, que ficará permanentemente no município de Luís Eduardo Magalhães. Além destes, o Centro de Formação em Artes da Funceb conta com mais dois Núcleos de Extensão localizados em Salvador: Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina; e o Núcleo Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador.

Serviço:

Primeira etapa de implantação do Núcleo de Extensão da Escola de Dança da Funceb em Luís Eduardo Magalhães

Quando: 17 de agosto (sexta-feira), das 14h às 17h – Recepção de gestores, professores e alunos e Apresentação da proposta de implantação do Núcleo

18 de agosto (sábado), das 8h às 17h – Formação para Formadores: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

19 de agosto (domingo), das 8h às 19 - Formação para Formadores (Oficinas) + Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

20 de agosto (segunda-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade: Oficina de Ballet Clássico, Danças Populares, Dança Moderna e Dança Afro

Às 18h – Formação para Formadores: Planejamento Pedagógico + Cronograma de Aulas

21 de agosto (terça-feira), das 8h às 17h – Oficinas para a Comunidade

Às 17h – Formação para Formadores: Reflexão, Avaliação e Diagnóstico

Onde: Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães (Avenida Enedino Alves da Paixão, nº 4240, em Santa Cruz)

Gratuito


Blogbraga/Fundação Cultural do Estado da Bahia/SecultBa

Compartilhar no Whatsapp

TCM e TCE entregam lista de gestores que podem estar inelegíveis

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Bahia

Entrega das listas do TCM e TCE foi feita na tarde desta segunda-feira (13/08) na sede do TRE

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gildásio Penedo Filho, entregaram nesta segunda-feira (13/08) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, a relação de gestores públicos baianos que tiveram suas contas de administração rejeitadas nos últimos oito anos. Isto para que seja examinado possível enquadramento na Lei de Ficha Limpa (LC 135/2010), – que os impediriam de disputar as eleições de outubro, quando serão eleitos o novo presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais.

O presidente do TRE baiano destacou que a inclusão do gestor na lista apresentada pelo TCM e TCE, em razão da rejeição de contas, por si só, não significa que o administrador público está impedido de se candidatar a um cargo eletivo. “Cabe à Justiça Eleitoral examinar se as contas foram rejeitadas por irregularidade insanável, que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível ao órgão competente”. Destacou que o interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

O conselheiro Francisco Andrade Netto ressaltou a contribuição que os órgãos de controle externo vêm dando para a boa governança e a moralidade da administração pública, ao “denunciar e contribuir para afastar do serviço público e da representação popular – não permitindo que disputem eleições -, políticos desonestos, carreiristas, que visam apenas, na representação política ou administração pública, auferir benefícios pessoais. Ou seja, pessoas sem espírito público e sem vocação para servir”.

Já o presidente do TCE, conselheiro Gildásio Penedo Filho, observou que é dever dos órgãos de controle externo, “em nome da cidadania, trabalhar no sentido de identificar e contribuir para que sejam excluídos da vida pública, da administração, dos órgãos legislativos e de estado, todos aqueles que não honram o serviço público. Esta é a tarefa dos órgãos de controle. Precisamos estimular os que cumprem os princípios basilares exigidos pela Constituição, de legalidade, impessoalidade e moralidade e eficiência”.

Na cerimônia de entrega das listas do TCM e TCE, nesta segunda-feira (13/08), na sede do TRE, estiveram presentes, da parte do TCM, além do presidente Francisco Andrade Netto, o corregedor geral, conselheiro Plínio Carneiro Filho. E do TCE, o presidente, conselheiro Gildásio Penedo Filho, o vice-presidente, conselheiro Marcus Presídio e o corregedor, Inaldo Araújo.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Presidentes de empresas chinesas avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul e exploração de mina de ferro

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Bahia

Os presidentes e vice-presidente das quatro empresas chinesas que integram o consórcio com a Bahia Mineração para a exploração da mina de minério de ferro de Caetité, construção do Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) participaram de reunião com o governador Rui Costa, no final da manhã desta segunda-feira (13), na Governadoria, em Salvador. Esta é a primeira vez que os presidentes visitam a capital baiana para discutir o andamento dos três projetos que são desenvolvidos em parceria com a Bahia Mineração (Bamin).

Na reunião foram abordados aspectos técnicos e o potencial de cada um dos empreendimentos, além de medidas para acelerar o processo de aprovação do projetos tanto no Brasil quanto na China. O governador Rui Costa destacou a contribuição dos projetos para o desenvolvimento econômico e social para o estado. “Temos avanços em três projetos que são importantes para o estado. Neste momento a mineração servirá como alavancagem inicial para essa grande obra de infraestrutura que envolve a ferrovia e o porto. Nós vamos integrar diversas regiões do estão garantindo a chegada de empresas, empregos e renda para a população”, argumenta.

O presidente da Bahia Mineração, Eduardo Ledsham, destacou que a reunião com os presidentes das empresas chinesas representa o interesse de que os projetos sejam iniciados o mais breve possível. “Estamos recebendo hoje os principais executivos do Consórcio Chinês que junto com a Bamin estão desenvolvendo uma parceria para implantação do projeto Pedra de Ferro. A presença dos executivos em seguida da aprovação do estudo econômico da Fiol pelo ministro dos Transportes, na última semana, fortalece a parceria e é uma demonstração clara do consórcio em acelerar a implantação do projeto”.

No último domingo (12), o grupo de chineses, acompanhado por representantes do Governo do Estado, Bahia Mineração, e da ERG, controladora da Bamin, sobrevoou a mina de minério, localizada em Caetité, no sudoeste do estado, e trechos da Fiol. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade do minério de ferro, bem como a extensão da mina.

Ponte Salvador –Itaparica

Após discutir os investimentos nas obras da Fiol e Porto Sul, outra reunião foi realizada com os representantes da empresa chinesa CREC para discutir exclusivamente a construção da ponte Salvador-Itaparica. A previsão é de que o equipamentos tenha 13 quilômetros de extensão e investimento de R$ 7 bilhões. O governador afirmou que a expectativa é de que o edital de licitação para o projeto seja lançado até o final do ano. “ Este investimento deve ser feito por meio de parceria público-privada e por isso quem vai colocar o dinheiro busca ter todas as garantias possíveis de que o negócio é viável com garantia do retorno financeiro. Estamos chegando a um ponto de entendimento com diversas empresas chinesas e europeias que buscam a Bahia para se informar sobre este projeto. Assim que tivermos a confirmação do interesse das empresas, iremos publicar o edital de licitação da obra”.

Porto Sul e Fiol

O Porto Sul tem investimento total previsto de R$ 2,7 bilhões e será construído na localidade de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus. Pelo porto será escoado, principalmente, o minério de ferro extraído pela Bahia Mineração no município de Caetité. A previsão é que cerca de 20 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro de alta qualidade sejam escoados pelo prazo de até 30 anos. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, através da Ferrovia Oeste-Leste que terá extensão de 1.527 km, sendo 1.100 km no estado da Bahia. A ferrovia terá capacidade para transporte de 60 milhões de toneladas por ano.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

AVISO DE PAUTA: Rui Costa registra candidatura e programa de Governo nesta segunda-feira (13)

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 / Bahia

A candidatura do governador Rui Costa à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores será registrada às 9h desta segunda-feira, dia 13, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Ao lado dos candidatos a vice-governador, João Leão (PP); e senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD); Rui também registrará seu Programa de Governo para os próximos quatro anos.

A coligação “Mais Trabalho Por Toda a Bahia” é formada pelo PT, PSB, PSD, PP, PC do B, PR, PDT, PRP, PMB, PTC, PMN, Podemos, Avante e Pros. 

Seguindo a agenda da semana, na quinta (16), às 22h, Rui participa do debate da TV Band e na sexta-feira (17), inicia a Correria pela Bahia. No primeiro fim de semana em viagem pelo interior ele vai a 17 cidades, começando por Jacobina na sexta e encerrando por Santa Bárbara no domingo (19).


Blogbraga/Diego Mascarenhas

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa inicia correria pela Bahia em Jacobina na sexta-feira 17.

Sábado, 11 de Agosto de 2018 / Bahia

O candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, dá início à série de viagens ao interior na próxima sexta-feira, dia 17, na cidade de Jacobina. Neste mesmo dia, Rui vai a Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso. Até o domingo, ele terá ido a 17 cidades, percorrendo todos os trechos de ônibus. “Viajamos de ônibus para ouvir os baianos na formulação do nosso Programa de Governo Participativo, o PGP. Durante a campanha, vamos repetir a fórmula que deu certo, visitando as cidades de ônibus e dormindo no interior para ficar ainda mais tempo em contato com o nosso povo”, afirmou Rui Costa. 

No sábado, Rui recomeça a correria por Senhor do Bonfim, seguindo para Filadélfia, Itiúba, Cansanção, Queimadas e Santaluz. Já no domingo (19), a ordem será Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Serrinha e Santa Bárbara, onde o candidato à reeleição conclui o primeiro fim de semana em caravana. Nesses três dias, ele passará por quatro dos 27 territórios de identidade do estado da Bahia: Piemonte da Diamantina, Piemonte do Itapicuru, Sisal e Portal do Sertão. 

Os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), que completam a chapa majoritária da coligação “Mais Trabalho Por Toda a Bahia”, acompanham Rui Costa nas viagens ao interior.


Blogbraga/Foto: Carlos Casaes / Divulgação Imagem de 14/07, em Irecê

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Bombeiros militares participam de atividade de prevenção ao suicídio

Sábado, 11 de Agosto de 2018 / Bahia

Quase 100 Bombeiros Militares, participaram esta semana de uma série de palestras e simulados sobre prevenção e técnicas de atendimento a pacientes em tentativa de suicídio,o evento aconteceu na Câmara Municipal de Conceição do Almeida. O objetivo foi promover o gerenciamento de conflitos com a tropa e capacitar ainda mais os militares para tipo de atendimento, que acontece quase que diariamente.

Ministradas pelo comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM), major BM, Ramon Dieggo, a atividade contou com momentos de teoria e prática. “É importante alinhar esses dois momentos, pois precisamos das técnicas mais avançadas para tratar esses casos com delicadeza e salvaguardar a vida dos envolvidos, mas precisamos ainda que os militares em ação tenham concentração emocional muito boa”, pontuou o major.

“Esse é um assunto delicado e tenso, mas foi abordado de uma forma leve, além disso, os alunos participaram bastante. Foram apresentados fatores associados que podem auxiliar e prejudicar no planejamento e na intervenção para prevenir o suicídio consumado”, explicou uma das participantes da atividade, a capitã BM, Carla Morais. Conforme ela, a iniciativa é positiva, pois existe a necessidade de ação qualificada para situações de crise.

Além das palestras e do simulado abordando as técnicas de salvamento a vítima que tentou suicídio, os bombeiros tiveram atividades práticas de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e salvamento terrestre. As ações fazem parte do setembro amarelo, mês de combate ao suicídio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país com mais suicídios no mundo.


Blogbraga/Assessoria Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24ª CIPM RECUPERA VEÍCULO ROUBADO NA CIDADE DE CALDEIRÃO GRANDE

Sábado, 11 de Agosto de 2018 / Bahia

Na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto de 2018, policiais militares do 3º Pelotão em Caldeirão Grande região de Jacobina/BA, comandado pelo Subtenente PM Cláudio Aguiar dos Santos, recuperou uma motocicleta HONDA/CG TITAN 150 de cor cinza, com licença de Quixabeira região de Capim Grosso.

Fato este ocorrido quando estes policiais receberam uma denuncia que havia um indivíduo desconhecido em uma motocicleta sem placa nas proximidades do Ginásio de Esportes. De imediato, foram até o local e, quando o este indivíduo avistou a viatura policial, empreendeu fuga entrando no matagal, abandonando a motocicleta. Foram realizadas diligências no intuito de deter o indivíduo, porém não foi obtido êxito.

Foi realizada a consulta desta motocicleta pelo chassi onde acusou restrição de furto/roubo. Com isso, foi apresentada na Delegacia de Polícia da cidade de Caldeirão Grande, onde ficaram sabendo que esta motocicleta fora furtada no dia 07 de agosto docorrente ano. Logo depois, o proprietário deste veículo foi informado da recuperação do seu bem.

“Parabenizo os policiais militares envolvidos na atuação exitosa de mais um veículo roubado sendo recuperado pela brava tropa da 24ª CIPM em nossa região.” Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa registra candidatura e programa de Governo nesta segunda-feira (13)

Sábado, 11 de Agosto de 2018 / Bahia

A candidatura do governador Rui Costa à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores será registrada às 9h desta segunda-feira, dia 13, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Ao lado dos candidatos a vice-governador, João Leão (PP); e senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD); Rui também registrará seu Programa de Governo para os próximos quatro anos.

A coligação Mais Trabalho Por Toda a Bahia é formada pelo PT, PSB, PSD, PP, PC do B, PR, PDT, PRP, PMB, PTC, PMN, Podemos, Avante e Pros.


Blogbraga/Diego Mascarenhas

Compartilhar no Whatsapp

PF E RECEITA APREENDEM DIVERSAS MERCADORIAS IMPORTADAS EM RESIDÊNCIAS NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA/BA

Quinta-feira, 09 de Agosto de 2018 / Bahia

Feira de Santana/BA - A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, cumpriu nesta quinta-feira (9), um mandado de busca e apreensão em dois endereços residenciais na cidade de Feira de Santana/BA. A suspeita era de que os locais estariam sendo utilizados como depósito de mercadorias importadas que eram revendidas de forma irregular.

As duas residências fiscalizadas pertencem a uma pessoa de nacionalidade chinesa. Em todos os cômodos e nas áreas externas foram encontradas estantes com óculos de diversas marcas e tipos escuros, de grau e infantil.

Os produtos suspeitos serão retidos pela Receita Federal e o responsável pela mercadoria deve responder pelo crime de descaminho.


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Compartilhar no Whatsapp

Exportações baianas crescem 19,3% em julho

Quinta-feira, 09 de Agosto de 2018 / Bahia

Imagem Ilustrativa

Passado os efeitos da greve dos caminhoneiros, que afetou os embarques em maio e parcialmente em junho, as exportações baianas cresceram 19,3% em julho, frente a igual mês do ano anterior, alcançando US$ 816,7 milhões. Foi o maior valor das exportações desde agosto de 2017 quando atingiram US$ 890,6 milhões. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). As importações também cresceram substancialmente no mês passado (94,7%), atingindo US$ 1,108 bilhão, depois de dois meses de queda consecutiva e de um desempenho negativo no primeiro semestre.

Mesmo com um cenário externo de maior incerteza comercial e instabilidade política, o pacote de estímulos da economia chinesa e alguma moderação das tensões comerciais, levou a uma maior estabilização do câmbio em julho, beneficiando as exportações.

O desempenho da soja e seus derivados, cuja receita cresceu 73,1% em relação a julho de 2017, foi o principal destaque do mês, com vendas que chegaram a US$ 262,9 milhões. A forte demanda da China, que este ano está acima do normal graças às cotoveladas comerciais trocadas por Pequim e Washington, beneficiou as exportações nacionais do grão, sobretudo às tradings responsáveis por essas negociações, que dessa forma tentam compensar parte da alta dos fretes rodoviários no país. No ano, até julho, os embarques do setor atingiram recorde histórico para o período, atingindo 2,365 milhões de toneladas, com incremento de 8,7% em relação ao ano passado. Já as receitas acumularam US$ 912,3 milhões no período, 16% acima de igual período do ano anterior.

Também contribuíram para o bom desempenho das vendas externas em julho, o bom desempenho do setor metalúrgico, com crescimento de 45,6% (US$ 4,1 milhões), influenciado pela melhora dos preços do cobre que subiram em média 66,3% comparados a julho do ano passado; derivados de petróleo com incremento de 41% (US$ 96,7 milhões) graças aos preços e a maior rentabilidade cambial, e o setor de papel e celulose que cresceu 15,1% (US$ 119,9 milhões) via preços, resultado da aceleração do consumo global sem a chegada de novas capacidades.

Importações - As importações em julho decolaram, registrando crescimento em todas as categorias. Combustíveis, principalmente nafta e gás, puxaram as compras do mês com incremento de 285,5%. As compras de bens intermediários (insumos e matérias primas) cresceram 87,8% influenciados pela maior aquisição de minério de cobre (+85,5%), fertilizantes (+98,3%) e produtos químicos (+48,6%). As compras de bens de capital continuaram em elevação, registrando em julho crescimento de 33,8% (veículos de carga, células solares e máquinas para a indústria de bebidas e de panificação). No ano o incremento chega a 30,7%

O fim do Inovar-Auto, em dezembro, eliminou a cobrança de taxas extras de veículos importados. Após o encerramento da política, a importação de veículos na Bahia cresceu 42% em julho sobre mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o avanço foi de 10,2%.

Com o crescimento registrado em julho, as importações reverteram a queda no semestre e registram incremento de 2,3% no ano. Enquanto as importações brasileiras registraram crescimento de 22% no mesmo período, respondendo a uma melhora mesmo que tênue da atividade econômica, na Bahia, elas ainda não conseguiram reação mais contundente diante de uma retomada mais lenta da economia. O crescimento robusto verificado em julho, pode ser um indicativo de retomada da atividade econômica local e um alinhamento ao que já ocorre em âmbito nacional.

Com os resultados apurados até o mês de julho, a Bahia acumula um superávit de US$ 441,7 milhões em sua balança comercial. As exportações alcançaram US$ 4,55 bilhões e estão 4,6% acima de igual período de 2017, enquanto que as importações foram de US$ 4,11 bilhões, estando 2,3% maiores se comparadas a jan/julho do ano passado.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Produtores rurais capacitam mais de 5 mil profissionais neste primeiro semestre de 2018 no oeste da Bahia

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018 / Bahia

Os produtores rurais do oeste da Bahia, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) apoiaram a profissionalização de mais de cinco mil pessoas somente neste primeiro semestre de 2018. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um incremento de 40%, sendo 1677 pessoas a mais capacitadas pelo Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT), localizado em Luís Eduardo Magalhães, mas que realiza atividades em toda a região. Foram promovidos de janeiro a julho 189 eventos com mais de 3345 horas em treinamentos, com temas e conteúdo que reforçam a segurança do trabalhador e aperfeiçoam as rotinas que elevam a produtividade e reduz as perdas no campo.

Neste período, de janeiro a julho, quando comparado a 2017, houve um acréscimo de 60 % na quantidade de treinamentos e eventos, a exemplo de cursos de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP), Operação de Trator e Plantadeira, Desenvolvimento de Lideranças, Operador de Máquinas Beneficiadoras de Algodão e Implantação do E-Social Contábil e Jurídico. “Devemos superar os números do ano passado, quando foram capacitados 6.384 mil pessoas e este ano estamos expandindo a nossa atuação pela região e já promovemos cursos em Cocos, Correntina e Muquém do São Francisco”.

Como destaque das atividades desenvolvidas este ano pelo Centro de Treinamentos está o I Workshop de Pulverização Agrícola que demonstrou a importância no manejo e aplicação adequados de defensivos agrícolas para o combate de doenças e pragas nas lavouras. Realizado também este primeiro semestre do ano, a Abapa, por meio do Centro de Treinamento, inovou ao organizou o “I Workshop de RH do Agronegócio”, que apresentou aos gestores da área de recursos humanos das fazendas e das empresa agrícolas para maior promoção da saúde, segurança e qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

Na oportunidade foram apresentados os serviços oferecidos na região pelos parceiros institucionais do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, que conta com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Barreiras/Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. 

Para o presidente da Abapa Júlio Cézar Busato o investimento do produtores rurais e a busca das parcerias para a capacitação dos colaboradores do setor do agronegócio vem garantindo a consolidação do Oeste da Bahia como um dos maiores polos agrícolas do Brasil. “Empregamos, direta e indiretamente, somente na cadeia agrícola do algodão cerca de 33 mil profissionais e valorizamos e acreditamos no potencial que tanto contribuem com o desenvolvimento econômico e social do oeste da Bahia”, afirma. Para saber mais sobre as ações da Abapa, acesse:

www.abapa.com.brwww.facebook.com/abapaalgodao, ou www.instagram.com/abapa_algodao.  


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Batalhão de Polícia Rodoviária recebe 48 novas viaturas

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018 / Bahia

Quarenta e oito novas viaturas foram entregues ao Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, nesta quarta-feira (8), em solenidade realizada no estacionamento do Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador. A entrega é resultado de um convênio firmado entre as secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no valor de R$ 4 milhões. 

As viaturas serão distribuídas para unidades da capital e do interior, sendo utilizados em blitze, abordagens e operações nas rodovias estaduais.  “Todos esses veículos serão entregues aos postos do Batalhão, espalhados em pontos estratégicos do estado. Cada posto receberá, pelo menos, uma viatura nova, que vai ampliar a atuação do Batalhão no policiamento das rodovias”, explicou o tenente-coronel Jarbas Carvalho, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária da Bahia.

Ainda de acordo com o comandante, “as novas viaturas permitirão o acesso de vias asfaltadas ou não, já que são veículos com tração 4x4, permitindo que a atuação da polícia alcance diversos locais”.

Presente no evento de entrega, o subsecretário de Segurança Pública do Estado, Ary Pereira, também falou sobre as viaturas. “Esses veículos são preparados para enfrentar diversos tipos de terreno, e ainda valoriza a atuação do policial, que trabalhará com equipamentos novos”.
 
Os veículos dos modelos Ford Ranger (34) e Fiat Pálio Weekend (14) serão distribuídos entre as unidades de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Madre de Deus, Candeias, Valença, Vera Cruz, Feira de Santana, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos, Anguera, Morro do Chapéu e Conceição do Coité. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia/Foto: Jorge Cordeiro/SSP

Compartilhar no Whatsapp

Ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Federal interceptam carro com 21 pistolas escondidas em tanque de combustível.

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018 / Bahia

Os armamentos trazidos por José Josenildo Araújo da Silva, natural do Rio Grande do Norte, abasteceriam facção em Salvador e RMS.

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte da PM e da Polícia Federal interceptaram, na noite de terça-feira (7), um carro com 21 pistolas escondidas, no tanque de combustível. Os armamentos trazidos por José Josenildo Araújo da Silva, natural do Rio Grande do Norte, abasteceriam uma facção de traficantes de drogas em Salvador e RMS.

Após denúncias anônimas e ações de inteligência, o veículo modelo Fit, placa JRP-4877, foi monitorado e abordado, no município de Conde, minutos depois de atravessar a divisa entre Bahia e Sergipe. José estava acompanhado da esposa e de dois filhos (crianças menores de 10 anos). O criminoso, quando foi parado, alegou vir em passeio de férias com a família, na Linha Verde.

Sabendo do carregamento de armas e acessórios, o veículo foi conduzido até o pátio da PF, em Salvador e, após busca minuciosa, foram encontrados, no tanque de combustível, 14 pistolas calibre 9mm (uso restrito), cinco pistolas calibre 40 e duas pistolas calibre 45, todas fabricadas nos E.U.A e Turquia, além de 58 carregadores, sendo dois de fuzil e munições. 

José foi autuado por tráfico de armas. PM e PF trabalham, nas identificações dos receptores dos armamentos.

Fotos: Divulgação SSP


BlogBraga/ Repórter Paiva/ SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24ª CIPM APRESENTA RESULTADOS DE AÇÕES POLICIAIS MILITARES

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018 / Bahia

OUROLÂNDIA

Na manhã desta segunda-feira, 06 de agosto, policiais militares do 5º Pelotão em Ourolândia, comandado pelo Subtenente PM Manoel Messias de Oliveira, receberam uma denuncia anônima que havia um indivíduo de 40 anos de idade, que possui em sua residência localizada no Povoado Lagoa do 33, uma arma de fogo. Diligências foram realizadas neste Povoado até que foi encontrado o acusado em sua residência.

Com a permissão deste indivíduo, foram realizadas buscas, encontrando em sua residência, uma arma de fogo do tipo revólver, calibre 32, sem munição.

A este indivíduo fora dada voz de prisão e apresentado na Delegacia da Polícia Civil de Ourolândia onde foi Lavrado o Flagrante Delito pelo Delegado Titular.

TAPITAMUTÁ

Também na manhã desta segunda-feira, policiais militares do 4º Pelotão em Tapiramutá, comandado pelo Subtenente PM Evódio Ferreira de Jesus, realizando rondas

rotineiras pela cidade, deporou-se com um indivíduo conduzindo uma motocicleta em atitude suspeita que, ao avistar a viatura policial, tentou empreender fuga, porém não obteve êxito.

De imediato estes policiais o abordou e com ele foi encontrado um quantia de R$ 1.014,00 em cédulas diversas, e cerca de 1 Kg de uma substância análoga a Cannabis Sativa (Maconha). Supostamente cometendo o crime de tráfico de entorpecentes na cidade. Este indivíduo, juntamente com o material encontrado, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil local, onde fora lavrado o Flagrante Delito pelo delegado Titular.

“A nossa atuação enquanto policiais militares é justamente para garantir a segurança da população e não vamos parar, pois a Polícia Militar é a linha de defesa para aqueles que precisam de proteção e apoio, e um braço forte para com aqueles que infringem as Leis. Vamos continuar atuando e a 24ª CIPM sempre estará à disposição da população para servir e proteger. Parabenizo os bravos policiais militares pelas duas exitosas ações.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

FIOL: estudo de viabilidade técnica e econômica é aprovado

Terça-feira, 07 de Agosto de 2018 / Bahia

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, na edição dessa terça-feira (07), a aprovação dos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) referentes ao processo de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), do trecho de Ilhéus até Caetité. Os estudos foram contratados, através de uma licitação pública, pelo Governo do Estado da Bahia com o propósito de dar celeridade ao processo de implantação do equipamento, com a retomada das obras.

Com o relatório de aprovação emitido pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário, vinculada ao Ministério dos Transportes, fica estabelecido que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já está autorizada a abrir o processo de licitação de concessão da Ferrovia.

O EVTE abrangeu todo o traçado da FIOL e atualizou os estudos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) até a cidade de Água Boa, no Mato Grosso. A FIOL é uma obra do Governo Federal e está inserida no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da União, com licitação prevista ainda para 2018.

O trecho de Ilhéus até Caetité já está mais de 70% concluído. Ao todo, já foram investidos mais de R$ 3.3 bilhões em toda a extensão da Ferrovia, no território da Bahia.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

A 24ª CIPM INSTALOU NESTA SEXTA-FEIRA OPERAÇÃO DENOMINADA AMANHECER SEGURO EM JACOBINA

Terça-feira, 07 de Agosto de 2018 / Bahia

A AÇÃO OPERACIONAL FOI DEFLAGRADA PELO MAJOR PM FLAILTON OLIVEIRA, CMT DA 24ª CIPM NAS AVENIDAS DE JACOBINA.

No início da manhã da última sexta-feira próxima passada, 03 de agosto, o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, deflagrou a Operação Amanhecer Seguro nas principais Avenidas da cidade.

A Operação, idealizada pelo Comando da 24ª CIPM tem como objetivo levar segurança e paz para a comunidade jacobinense que trafegam nas primeiras horas da manhã para prática de atividades físicas em diversas modalidades. Abordagens a veículos e pessoas em situação de suspeita irão ser realizadas, visando garantir que as pessoas em conflito com a Lei sejam afastadas ou impedidas de atuarem delituosamente junto ao cidadão de bem.

O próprio Major PM Flailton Oliveira esteve à frente da Operação coordenando o policiamento e direcionando as ações de modo que cada cidadão sinta a proximidade da Polícia Militar e, com isso, tenha sua segurança garantida.

“A Polícia Militar não tem medido esforços para criar Operações e Projetos que visem o melhoramento do policiamento e uma atuação ainda mais contundente a fim de proteger e ampliar a aproximação com a comunidade jacobinense. Em tempo, agradeço a colaboração dos cidadãos que demonstram satisfação com este trabalho”, disse o Major PM Flailton Oliveira.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Em encontro com setores produtivos, Rui garante investimento em infraestrutura e logística

Terça-feira, 07 de Agosto de 2018 / Bahia

Logística para alavancar investimentos. A desconcentração regional das atividades econômicas, apoiada numa estrutura consolidada de vias logísticas de transporte de carga e escoamento da produção, foi o compromisso reafirmado pelo pré-candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, no encontro com os líderes dos setores produtivos do estado, na manhã desta terça (7), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. “Mantivemos os investimentos do Estado e criamos condições para atrair novas empresas para o estado, mesmo diante da grave crise econômica que o País enfrenta. Acredito que o Brasil vai reencontrar o caminho do crescimento e faremos ainda mais pela Bahia e pelos baianos”, garantiu Rui. 

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) puderam interagir com o candidato, debatendo propostas e diretrizes para a economia baiana nos próximos quatro anos. Prioridades como avançar na execução de projetos estruturantes, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), obras geradoras de avanço significativo no desenvolvimento da Bahia, consolidando a infraestrutura capaz de acelerar o crescimento e a oportunidade de emprego no interior do estado. Rui Costa garantiu o apoio necessário ao encaminhamento das soluções de entraves burocráticos, para acelerar as obras e contribuir na interlocução com os municípios.

A Educação Profissional também se mantém entre as prioridades do candidato, que antecipou aos líderes da economia baiana o interesse de criar um conselho de Educação Profissional, com diretrizes e metas para gerar cursos específicos, direcionados a cada setor produtivo. De 2007 a 2015, quando investir na formação e preparação dos jovens para o mundo do trabalho tornou-se prioridade na agenda estadual, a Educação Profissional cresceu de 4 mil para 70 mil matrículas. Em 2018, a Bahia já tem 140 mil alunos matriculados em cursos profissionalizantes. “Nossa meta é ter cursos profissionalizantes em todos os 417 municípios baianos, com escolas estaduais como formadoras de mão de obra”, assumiu o candidato.

A regionalização da saúde, hoje uma realidade no estado, também foi apresentada como compromisso mantido por Rui Costa, buscado desde o início da gestão, em 2015. O candidato reforçou a premissa de levar o atendimento para mais perto de quem precisa. Só em 2018, já foram inaugurados três novos hospitais, quatro policlínicas e mais de 13 mil cirurgias realizadas de forma itinerante, contemplando 371 municípios. Um investimento que ultrapassou a casa dos R$ 5 bilhões em obras, serviços e recursos humanos, ao longo do ano.


Blogbraga/Fotos: Ulisses Dumas/ Divulgação

Compartilhar no Whatsapp

Auditório do COI em Salvador recebe workshop da Ronda Maria da Penha

Terça-feira, 07 de Agosto de 2018 / Bahia

Participaram do evento também alguns representantes das redes de enfrentamento à violência contra a mulher das cidades onde a unidade atua incluindo Barreiras/BA.

Em comemoração ao 12° aniversário da 'Lei Maria da Penha', o auditório 'Investigador Mestre Álvaro' do prédio do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública recebeu, na manhã dessa terça-feira (7), um evento da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP).

Unindo representantes de 16 cidades que possuem a atuação da unidade, o workshop 'Nivelamento de Ações no Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Fortalecendo a Rede’, teve por objetivo compartilhar conhecimento, integrando propostas de atuação conjunta, visando um trabalho mais efetivo da tropa em todos os municípios atuantes.

“Em seus três anos de existência figuramos como um dos mais importantes núcleos na proteção de mulheres do país, desenvolvendo ações que ajudam diversas vítimas”, declarou a comandante da ORMP, major Denice Santiago.

Participaram as comandantes e os policiais militares integrantes da Ronda Maria da Penha e das três cidades onde serão implantadas (Barreiras, Rio Real e Entre Rios), bem como representantes da rede que, além da PM, envolve a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Mais de 800 mil crianças devem ser vacinadas contra sarampo e poliomelite na Bahia durante campanha

Terça-feira, 07 de Agosto de 2018 / Bahia

Entre esta segunda-feira (6) e o dia 31 de agosto, 849.361 mil crianças com idades entre 1 e 5 anos devem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomelite na Bahia, durante a campanha nacional de vacinação. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A ação começou oficialmente nesta segunda, mas de acordo com a Sesab, 73 das 417 cidades baianas tiveram a vacinação contra sarampo intensificada desde o dia 20 de julho, por conta do risco de contaminação nesses locais.

Entre esses municípios, 11 têm risco muito alto, segundo a secretaria. São eles: Gandu, Ilhéus, Itamari, Santa Barbara, Irecê, Retirolândia, Santo Antônio de Jesus, Gongogi, Ribeira do Pombal, Ubaitaba e Itabuna.

Além disso, conforme a Sesab, outras 63 cidades estão com cobertura vacinal contra a poliomelite abaixo de 50% em crianças com menos de 1 ano. Os nomes desses municípios não foram divulgados.

Segundo a Sesab, o Ministério da Saúde enviou 2,1 milhões de doses das duas vacinas para a Bahia. Elas devem ser aplicadas nas crianças nos postos de saúde e em diversos pontos das zonas urbanas e rurais do estado, incluindo escolas e creches.

O Dia D da campanha ocorrerá no dia 18 de agosto. A meta da ação é atingir 95% de todo o público-alvo.

De acordo com a Sesab, o último caso de poliomielite na Bahia foi registrado em 1989, no município de Irecê. E não há casos de pessoas infectadas pelo vírus do sarampo no estado desde 1999.

Segundo a Sesab, o último registro de sarampo na Bahia foi de uma criança francesa que esteve em Porto Seguro, no sul do estado, já infectada pela doença. A situação ocorreu em 2011.

Entre o ano passado e esse ano, 46 casos suspeitos de sarampo foram registrado no estado, mas 24 já foram descartados e os outros 22 estão em investigação, segundo a secretaria.


Salvador

Em Salvador, mais de 134 mil crianças devem ser imunizadas contra as duas doenças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade tem 125 postos para a vacinação, entre Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básica de Saúde (UBS). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ainda de acordo com a SMS, mesmo com a paralisação de servidores municipais, incluindo os da Saúde, a campanha de imunização ocorre normalmente na capital baiana, sem maiores prejuízos para os usuários.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

TCM vai apurar compra de diplomas de mérito por prefeitos e vereadores

Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018 / Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai lavrar Termos de Ocorrência para apurar a compra de diplomas e medalhas, por parte de prefeitos e vereadores – que são vendidos por empresários espertalhões, a título de honraria, por suposto destaque na administração municipal ou desempenho nas câmaras em cidades do interior do Brasil. O TCM vai instaurar processo para que prefeitos e presidentes de câmaras municipais devolvam aos cofres públicos os recursos gastos com a taxa de inscrição para a “cerimônia de entrega da honraria”, assim como os valores gastos de recursos públicos com diárias, hospedagem e transporte para o local do evento.

A decisão de instaurar a investigação para punir os gestores públicos baianos envolvidos foi tomada nesta segunda-feira (06/08) pelo presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, após reportagem exibida pela Rede Globo de Televisão, no programa “Fantástico”, no último domingo, denunciando a verdadeira indústria de venda de homenagens que existe no país que atrai – e em alguns casos ilude – gestores públicos de municípios de todo o país. A reportagem comprovou a venda de “diploma de mérito e medalha” ao mostrar um jumento – que foi identificado como administrador municipal – sendo homenageado como um dos “Cem melhores prefeitos do país”.

Numa apuração preliminar feita pelo TCM, 26 prefeituras e 30 câmaras municipais baianas pagaram pelas distinções negociadas pelas empresas “União Brasileira de Divulgação – UBD” e “Instituto Tiradentes”, nos anos de 2017 e 2018. Os diplomas e medalhas custaram um total R$92.983,00.

O “Instituto Tiradentes” foi mais ativo, arrecadou R$80.833,00 nos municípios – 13 prefeituras em 2017 e 26 câmaras no mesmo ano. Em 2018 vendeu prêmios para 12 prefeituras e 10 câmaras. Já o UBD teve como clientes oito prefeitos em 2017 e dois prefeitos em 2018. E ganhou R$12.150,00.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

24 CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR PRÁTICA DE VIOLENTA AGRESSÃO FÍSICA EM JACOBINA

Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018 / Bahia

Na tarde da última sexta-feira, 03 de agosto de 2018, uma guarnição de policiais militares do 2º Pelotão em Jacobina foi acionada por populares pelo motivo de duas senhoras terem sido agredidas no centro da cidade, mais precisamente no Calçadinho.

Estes policiais, chegando ao local, constataram a veracidade dos fatos. Um indivíduo de 29 anos proferiu socos, chutes, ponta-pés e golpe de estrangulamento em uma das senhoras que veio a quase desfalecer. De imediato, o agressor foi interceptado e imobilizado por estes policiais após diligência sendo dada voz de prisão. Uma das vítimas, que é funcionária da Panificadora Avenida, relatou que tudo se iniciou pelo motivo da mesma ter cedido uma fatia de bolo ao agressor, que é pedinte nas ruas de Jacobina, e não duas fatias, como ele desejaria.

Por esse motivo fútil deu-se início às agressões. Este agressor foi conduzido para a 16ª COORPIN em Jacobina onde fora lavrado o Flagrante Delito por tentativa de homicídio, pelo delegado Plantonista.

“Parabenizo a guarnição destes bravos policiais militares na ação rápida e exitosa, que retirou de circulação este indivíduo, evitando assim um provável homicídio. A 24ª CIPM dará continuidade às fortes ações em ostensividade com abordagens, no intuito de servir e proteger toda comunidade”, disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24 CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA CIDADE DE OUROLÂNDIA

Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018 / Bahia

Na noite deste sábado, 04 de agosto, policiais militares do 5º Pelotão, sediado na cidade de Ourolândia, com o apoio da Guarda Civil Municipal, em abordagens rotineiras a estabelecimentos comerciais, em um bar localizado no Povoado Barragem pertencente à cidade já citada, fora flagrado com um indivíduo de 57 anos de idade, residente deste mesmo Povoado, um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos.

De imediato, para este indivíduo, foi dada voz de prisão pelos policiais e conduzido para a 16ª COORPIN em Jacobina, onde fora lavrado o Flagrante Delito por porte ilegal de arma de fogo.

“Ao se realizar abordagem policial, a Polícia Militar poderá localizar armas de fogo, substâncias ilícitas e objetos usados para prática de delitos. Com isso, evita-se que o crime ocorra, pois o eventual infrator poderá ser detido antes do cometimento do ato ilícito. Portanto, parabenizo os policiais militares e o apoio da Guarda Municipal envolvidos nesta ação exitosa, na retirada de circulação mais uma arma de fogo, garantindo assim a paz e segurança pública da população. Garanto prosseguir nas ações de abordagens e a 24ª CIPM sempre estará à disposição da comunidade para servir e proteger”. Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Comando de Policiamento da Chapada realiza palestras todas sextas-feiras em escolas de Itaberaba

Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018 / Bahia

A cada sexta-feira uma escola no município de Itaberaba recebe a visita de integrantes do Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPRC) para  a realização de palestras sobre as consequências das drogas e a necessidade dos estudos. Na última sexta (3), cerca de 90 crianças da Escola Nelson Alves de Guimarães Carvalho participaram do evento.

Criado com a intenção de mostrar a esse público os maus que as drogas causam, o projeto intitulado de 'Resgate Cívico nas Escolas' já atendeu aproximadamente oito instituições de ensino, nos bairros mais periféricos da cidade.

Antes da palestra os alunos recebem lanches  acompanhados dos professores. Com a presença de guarnições das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada, abordagens a veículos e pessoas são realizadas nos entornos das escolas.


Blogbraga/Fonte: SSP/BA

Compartilhar no Whatsapp

Em carta, ex-presidente Lula manifesta apoio a Angelo Coronel, Wagner, Leão e Rui Costa

Sábado, 04 de Agosto de 2018 / Bahia

CANDIDATO AO SENADO, CORONEL PARTICIPOU DA GRANDE CONVENÇÃO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Em carta lida pelo cantor Lazzo Matumbi, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba há quase quatro meses, manifestou o seu apoio à reeleição do governador Rui Costa e do vice-governador, João Leão, e às candidaturas de Angelo Coronel, atual presidente da Assembleia Legislativa, e de Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, ao Senado. O texto foi lido para as mais 20 mil pessoas que foram hoje (04.08) ao Parque de Exposições, para a convenção estadual do PSD, do PT e dos demais partidos aliados, integrantes da base de apoio ao governador Rui Costa.

“O apoio do ex-presidente Lula é fundamental para manter esse arco de alianças vitorioso na Bahia, que tem o governador Rui Costa como nosso grande comandante. Quando Lula diz que ‘a Bahia não pode prescindir do governo Rui’ está verbalizando a voz dos baianos, que tem, hoje, o melhor governador de sua história. Sem deméritos a J.J. Sebara, Otávio Mangabeira, ACM, Roberto Santos e Waldir Pires e o próprio Jaques Wagner, meu companheiro de candidatura ao Senado - que foram grandes governadores - Rui Costa é trabalhador, honesto e genuinamente preocupado em melhorar as condições de vida, principalmente dos que mais padecem”, elogiou Coronel.

Candidato ao Senado pelo PSD, Angelo Coronel discursou na convenção de mãos dadas com sua esposa, Eleusa Coronel. “Fiz questão de tê-la ao meu lado, neste momento mais importante, até agora, de minha vida pública. São 40 anos de companheirismo, juntos, nos negócios, na política, no casamento, ao mesmo tempo que mostra o meu compromisso com a luta das mulheres por igualdade de oportunidades e de direitos. Não tenho nenhum problema em reconhecer e agradecer: sem Eleusa, sem sua companhia e sua participação, não teria chegado aonde cheguei”, disse Coronel.

Em sua saudação aos milhares de convencionais e simpatizantes que lotaram o Parque de Exposições, Angelo Coronel, citando Gilberto Gil, fez questão de exaltar a Bahia como a terra que lhe deu ‘régua e compasso’. “A Bahia é tudo na minha vida, minha referência não só política, mas pessoal: onde nasci, onde me casei, onde tive filhos, onde ganhei netos. Vou disputar o Senado com a Bahia na minha mente, e trabalhar, ao lado de Wagner e do senador Otto Alencar, para a ajudar o governador Rui Costa a reduzir nossos principais problemas na saúde, na segurança pública e no desenvolvimento social e econômico”, destacou Coronel.

Em seu discurso, já como candidato a Senador, o atual chefe do Legislativo estadual também reafirmou uma das suas principais bandeiras de campanha, que é a rediscussão das obrigações dos governos Federal, Estadual e Município. “Vou defender os prefeitos e os vereadores no Senado, porque acho injusta a atual repartição de obrigações e receitas entre os três entes federativos. É no município que o cidadão reclama do prefeito, não em Salvador ou em Brasília. Quando uma munícipe tem um problema de saúde, é na casa do prefeito, muitas vezes, o primeiro lugar em que ele chega. Sempre sobram problemas, mas faltam recursos”, pontua.

Angelo Coronel também não quis fazer comparação entre o tamanho da convenção do PSD, PT e partidos aliados no Parque de Exposições, na Paralela, com as dos partidos adversários. “Nós cuidamos é da

nossa vida. Os adversários que cuidem da deles. Vamos trabalhar incansavelmente pela vitória eleitoral, gastar toda sola de sapato para buscar cada voto possível. E não é por vaidade, mas porque este é, disparado, o melhor projeto político para a Bahia e para os baianos”, argumenta Coronel, que foi saudado e carregado nos braços por milhares de simpatizantes no trajeto entre a Estação Mussurunga e o local da convenção.

Confira o conteúdo na íntegra:


Blogbraga/ASCOM

Compartilhar no Whatsapp

Setur sugere plano para aperfeiçoar roteiro de grutas da Chapada Diamantina

Sábado, 04 de Agosto de 2018 / Bahia

O Parque Nacional da Chapada Diamantina oferece oportunidades únicas de exploração de grutas e cavernas que podem ser roteirizadas, a partir de um plano de um novo trabalho que inclua sinalização turística, infraestrutura, capacitação da mão de obra e promoção. Em síntese, foi o que sugeriu o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta sexta-feira (3), aos guardiões das grutas, com o objetivo de fortalecer o turismo, conciliando a visitação com a preservação ambiental.

O plano sugerido pela Setur-BA prevê ação conjunta entre os poderes público e privado, a exemplo da experiência que permitiu o lançamento da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca. José Alves afirmou que a união de esforços abrange diversos setores do governo estadual, como Meio Ambiente e Infraestrutura. A meta é aperfeiçoar os roteiros para ampliar o fluxo turístico, contribuindo para que o visitante permaneça por mais tempo na Bahia.

Durante a reunião realizada na sede da Setur, os representantes das grutas firmaram compromisso de formatar novos roteiros das chamadas cavernas monumentais e já marcaram nova reunião para detalhamento do trabalho. Enquanto isso, a Setur vai articular ações junto às secretarias do Meio Ambiente (Sema) e Infraestrutura (Seinfra). Haverá empenho para acelerar a solução de questões relativas ao plano de manejo das grutas e cavernas e para garantir a melhoria de estradas vicinais.

Participaram da reunião representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sociedade Baiana de Espeleologia, Poço Azul, Poço Encantado, Gruta Lapa Doce, Pratinha e Gruta da Fumaça.   

Catalogadas 

A Bahia possui 1.303 cavernas catalogadas pelo Centro  Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As cavernas formadas em arenitos, do Grupo Chapada Diamantina, estão entre as mais espetaculares e raras do mundo, a exemplo da Gruta do Lapão, no Município de Lençóis, que tem mais de 1 quilômetro de extensão.

Entre as grutas existentes com formação calcária, destacam-se, como as mais extensas, a Lapa Doce ll, com 9.800m; a Gruta da Torrinha, com 6.500m; a Gruta do Ioiô e a Gruta do Impossível, ambas com 4.000m de extensão. Atualmente, são exploradas turisticamente a Lapa Doce l, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul e a Gruta do Lapão, em Lençóis, esta última esculpida em arenitos. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Empreendimentos já podem se inscrever no Bahia Rural Contemporânea e Febafes 2018

Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018 / Bahia

Estão abertas as inscrições para os empreendimentos que desejam participar do Bahia Rural Contemporânea e IX Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), evento que será realizado em paralelo com a Feira Internacional Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, de 24 de novembro a 2 de dezembro de 2018. As inscrições das propostas serão aceitas até o dia 15 de setembro. O edital, com mais informações, está disponível no site site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

A IX Febafes tem como objetivo promover a articulação e integração entre os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária com as diversas redes de comercialização do mercado nacional e internacional, dando visibilidade à produção de alimentos saudáveis da agricultura familiar e promovendo a inclusão socioeconômica de diversos empreendimentos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. 

O evento será organizado no formato de armazéns, sendo um para cada Território, com o objetivo de reunir, de forma organizada e estruturada, o maior número de produtos das diferentes cadeias produtivas produzidos pela agricultura familiar em todo o estado. 


Blogbraga/Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Compartilhar no Whatsapp

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL COMBATE CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO PROVENIENTE DO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018 / Bahia

Condomínio Alphaville em Salvador

Salvador/BA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (02/08), a OPERAÇÃO PRELÚDIO, com o intuito de combater crimes de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. Trinta (30) policiais federais cumprem, nas cidades de São Paulo/SP, Valença/BA e Salvador/BA, seis (6) mandados de busca e apreensão e dois (2) mandados de prisão preventiva, além de bloqueio de valores em contas bancárias e sequestro de imóveis adquiridos com recursos do tráfico de drogas.

Foto de um dos imóveis em São Paulo 

A operação parte de uma investigação relativa à apreensão de 810Kg de cocaína no ano de 2016, na cidade de Camaçari/BA. A droga seria enviada para a Bélgica, escondida numa carga de polpa de frutas, em um contêiner. A investigação apontou também que os investigados já tinham sido presos no ano de 1993 pela mesma prática, quando tentavam enviar cocaína para os Estados Unidos através do Porto de Fortaleza/CE.

Além disso, foi possível identificar que o chefe da organização criminosa utilizava empresas de fachada, sediadas na cidade de Valença/BA, para realizar exportações de cargas lícitas, onde eram ocultadas as drogas transportadas para a Europa. Também foi comprovado que ele construiu um patrimônio superior a 30 milhões de reais nos últimos anos, mesmo sem possuir uma atividade lícita para a obtenção desse montante, e que, entre 2010 e 2017, movimentou mais de 54 milhões de reais em contas bancárias dele e da sua esposa.

Residência do alvo principal da PF onde o mesmo cumpria prisão domiciliar

Os alvos dos mandados de prisão são do Estado de São Paulo, mas se encontram morando em Salvador/BA, local onde o chefe da organização criminosa cumpre prisão domiciliar por ter sido preso em outubro de 2016, em poder dos 810kgs de cocaína, e em agosto/2017, quando descumpriu a determinação judicial de prisão domiciliar ao tentar embarcar para São Paulo com uso de documento falso.

Os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa (Art. 2º, Lei 12.850/13) e lavagem de dinheiro (Art. 1º, Lei 9.613/98).

SCS Polícia Federal - Bahia


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24 CIPM RECUPERA APARELHO CELULAR FURTADO EM CASA LOTÉRICA NA CIDADE DE OUROLÂNDIA

Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018 / Bahia

Na manhã desta quarta-feira, 01 de agosto, policiais militares do 5º Pelotão em Ourolândia região de Jacobina, foram informados por telefone que um indivíduo havia entrado na casa lotérica da cidade e furtado um aparelho celular de marca Sansung J5 da funcionária do estabelecimento. De imediato estes policiais deslocaram até o referido local e, depois de terem acesso ao vídeo e imagens do sistema de monitoramento das câmeras, deu-se conta que se tratava de um individuo já conhecido pelos policiais. Em ato contínuo, foram realizadas rondas pela área central da cidade, porém sem obtenção de êxito.

Por volta das 09h20min este indivíduo foi identificado por um policial militar, já fora de serviço, embarcando no ônibus da empresa São Luiz com destino a cidade de Jacobina. Ao ser abordado por este policial, foi encontrado o celular no bolso. Momento em que foi dada voz de prisão e solicitado o apoio dos policiais de serviço que deu continuidade a ocorrência conduzindo o infrator para a Delegacia de Polícia local, juntamente com o produto do furto.

“Os policiais estão de parabéns pela atuação e resposta em tempo hábil a esta vítima do furto. Os cidadãos precisam sentir que a Polícia Militar está pronta para responder às solicitações e atender à população de forma rápida e eficiente, em momentos até que não estão no seu plantão.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Polícia apreende 100 mil pés de maconha e uma tonelada da droga pronta para consumo em Campo Formoso/BA; homem é morto

Quarta-feira, 01 de Agosto de 2018 / Bahia

Nesta terça-feira (31), por volta das 11h00min, equipes da 54ª CIPM em verificação de denúncia anônima acerca de tráfico de drogas, modalidade plantio, na localidade São Tomé, zona rural da cidade de Campo Formoso/BA, deparou com uma plantação de maconha com aproximadamente 100.000 (cem mil pés).

Com a chegada das Guarnições, indivíduos armados efetuaram disparos de arma de fogo. Em revide à injusta agressão, um indivíduo não identificado foi alvejado.  Prestado o devido Socorro, porém não resistiu aos ferimentos. 

Aproximadamente 10 homens evadiram na vegetação de caatinga e não foram alcançados. No local também foi encontrada aproximadamente uma tonelada de maconha pronta para o consumo. Bem como um veículo Chevrolet S10 e uma motocicleta Honda/Bros.

A droga embalada foi incenerada no primeiro dia da operação. O plantio, em virtude da dimensão, só  será erradicado e incinerado na totalidade.


Blogbraga/54 CIPM

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Luz motos Neli renda extra DM Reparos MaxCar Sporttime Compre Bem PM Unopar Pantanal Pollo P&F Rabelo Click Tec Polícia Civil Segurança em Eventos Cultura Protegendo Seguros Contabilidade Rondon G7 Fontana Coyote Imperial Global Casas Baiana Mineiros Exaustores Eólicos CISO DPVAT Barreiras Guarda Municipal Extreme G&G Magazine Mimoso Segurança Mundo Verde àguia motos DBT Mimogás Dique Denuncia Premolem Silvano Santos Delicia Grupo Marabá Clinica Vitoria Oeste Manutenção Digital Informatica Evolucao Online Celulares