NOTÍCIAS

ALBA realizou sessão de homenagem a Luís Eduardo Magalhães

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018 / Bahia

Sessão Especial na ALBA marca saudade de 20 anos pelo passamento de Luís Eduardo Magalhães através de proposta do deputado adolfo viana, assembleia homenageou líder baiano morto em 1998
 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, ALBA, Angelo Coronel, comandou nesta quarta-feira (18.04) a Sessão Especial post mortem que homenageou o deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães, morto precocemente, aos 43 anos, em 21 de abril de 1998, por volta das 20h - cerca de sete horas depois de sofrer um infarto do miocárdio, no Hospital Santa Lúcia, em Brasília. A iniciativa partiu do deputado Adolfo Viana (PSDB) para lembrar esse hiato de 20 anos e celebrar a trajetória política de um jovem líder da política baiana.

Filho do presidente do Senado à época, Antonio Carlos Magalhães, Luís era pré-candidato ao Governo da Bahia nas eleições de outubro daquele ano e apontado como um dos principais concorrentes à Presidência da República nas eleições de 2002. Foi deputado estadual, de 1979 a 1987, e deputado federal de 1987 até a sua morte, sendo presidente da ALBA entre 1983 e 1985, e da Câmara dos Deputados durante o biênio 1995-1997. 

CONSTRUTOR DE PONTES

A tônica da homenagem, através dos discursos de Adolfo Viana, proponente da Sessão, de Luís Eduardo Maron de Magalhães Filho, filho do homenageado, do presidente da ALBA, Angelo Coronel, e dos depoimentos colhidos entre os participantes, era de que Luís Eduardo era um “construtor de pontes”. “Era um parlamentar com forte liderança, que transcendia partidos e, sobretudo, que construía pontes e buscava intercessões. Com este perfil, ele poderia ter alterado a história e construído outros caminhos que levassem o Brasil a uma posição melhor do que a atual”, destacou Luís Eduardo Filho, o Duquinho. 

“Fui adversário ferrenho do pai dele, o senador ACM, mas com Luís Eduardo mantinha uma relação de grande admiração e respeito. Era líder da Oposição na ALBA quando Luís Eduardo e Otto Alencar me pediram para apoiar a candidatura do então deputado Antônio Honorato para a Presidência da Casa. E o fiz, porque estava tratando com homens que cumpriam as suas palavras. Luís Eduardo era um desses, um grande e autêntico líder”, elogiou Coronel.

Adolfo Viana, o deputado que requereu a homenagem, destacou o diálogo como a marca registrada de Luís Eduardo. “Luís tinha possuía uma visão claramente liberal, entretanto ele nunca deixou de dialogar com aqueles que tinham uma visão oposta, buscando sempre o caminho da composição e do entendimento, para evitar que as disputas políticas interferissem no desenvolvimento do País. Por isso, era querido e respeitado por todos, principalmente pelos seus adversários”, disse Viana.  

Para Antônio Honorato, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios - e então presidente da ALBA, onde o corpo de Luís Eduardo Magalhães foi velado - não há dúvidas de que Luís Eduardo levaria o Brasil a rumos diferentes. “Ele tinha uma visão dialética do Brasil. Na despedida dele da Presidência da Câmara dos Deputados, todas as lideranças, da extrema-esquerda à extrema-direita, reconheceram a liderança de Luís. Ele foi como um cometa, que ficou pouco tempo entre nós, mas deixou um rastro de luz intensa”, destacou Honorato, emocionado ao “rememorar, na cabeça, um bonito filme de longuíssima metragem”.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marcus Presídio, foi à tribuna e deu um depoimento emocionado sobre a sua amizade com Luís Eduardo, iniciada quando ele começou a trabalhar na Assembleia, como office-boy, aos 15 anos. “Em um determinado momento, ele recebeu pessoas em audiência, mas não tinha ninguém para servir o café e a água. Tomei a iniciativa e fui eu mesmo. Ele me olhou surpreso e depois avisou que queria falar comigo. Como ele ficava até tarde na ALBA, só entrei na sala dele, tremendo de medo, por volta de 23h, e fui logo pedindo desculpas. Ele disse: ‘desculpas por que?. Seu gesto me orgulhou e nunca se desculpe por nada que você faz com o coração’”, rememorou Presídio, lembrando do apoio incondicional que Luís Eduardo Magalhães deu à família quando o conselheiro ficou órfão de pai.       

SAUDADE ININTERRUPTA

Luís Eduardo Maron de Magalhães Filho, o Duquinho, disse que a saudade do seu pai é ininterrupta. “Tivemos a convivência com nosso pai interrompida pelo destino, de modo que, como família, ficou um vácuo durante esses 20 anos, mas que soubemos suprir sempre com condescendência uns pelos outros. Por causa dele, nossa relação se fez mais forte. E após duas décadas, a história provou que seus ideais estavam certos. Muitas das suas bandeiras ainda são discutidas no plano político nacional”, disse Duquinho.

Duquinho discursou em nome da família e recebeu a homenagem proposta por Adolfo Viana como “um conforto e, ao mesmo tempo, com um orgulho muito grande, por saber que no nosso seio familiar tivemos um exemplo que hoje serve de estímulo para que jovens ingressem na política e possam transformar nosso Brasil, que tanto necessita de mudanças” 

O proponente da Sessão rememorou a história de vida do amigo Luís Eduardo, que, segundo ele, “fala por si só”. “Foi um grande homem público, que deixou imensa saudade, mas também grandes exemplos, principalmente para a nossa geração de políticos. É referência para todos nós e prestou inestimáveis serviços à Bahia, servindo, também de maneira grandiosa, ao nosso país. Toda homenagem é mais do que justa, porque Luís foi o grande político de sua geração”, destacou Viana. 

Adolfo Viana relembrou que Luís Eduardo deixou grande saudade entre os servidores da ALBA “Os funcionários da Casa, até hoje, só têm coisas positivas a lembrar, não do político que se elegeu deputado estadual aos 23 anos de idade, mas do colega que conviveu com todos com muita simplicidade, com muita humildade, elegância e generosidade. Ele teve uma carreira política brilhante, passando pela presidência da ALBA e da Câmara Federal, tornando-se rapidamente um dos políticos mais influentes do país”, disse Viana. 

A sessão especial em homenagem a Luís Eduardo Magalhães foi aberta pelo presidente Angelo Coronel e contou com as presenças de familiares, dos filhos Luís Eduardo, Carolina e Paula, da viúva Michele Marie, do irmão Antônio Carlos Magalhães Jr., de representantes dos Tribunais de Contas do Estado e Município, políticos com mandato e ex-deputados. O sobrinho do homenageado e prefeito de Salvador, ACM Neto, se fez representar pelo chefe da Casa Civil, Luiz Carreira. As homenagens começaram com a execução do Hino Nacional e terminaram com o Hino da Bahia.


Blogbraga/Assembleia Legislativa da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: COMANDANTE DA 24 CIPM RECEBE A MEDALHA DE MÉRITO MARECHAL ARGOLO – VISCONDE DE ITAPARICA

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018 / Bahia

Nesta quarta-feira, 18 de abril, fora publicado em DOE (Diário Oficial do Estado) que, por indicação do Conselho do Mérito Policial Militar, por ato do Exmo Sr Governador do Estado da Bahia, o Comandante da 24ª CIPM, Major PM Flailton Oliveira, bem como outros comandantes de Unidade, serão agraciados com a Medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, que será entregue pelo Excelentíssimo Sr. Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Anselmo Brandão, acompanhado do Comando do Policiamento da Região Norte, o Coronel PM Anselmo Bispo.

Esta honraria foi instituída em 1978, destinada a premiar os integrantes da corporação que se distinguiram no cumprimento do dever policial. Esta honraria será entregue em solenidade de culto a memória do patrono dos policiais militares do Brasil - O Tiradentes, às 17hs do dia 24/04/18, na Vila Policial Militar do Bonfim, Av Dendezeiros, Salvador/Ba. Este evento será presidido pelo Exmo Sr Rui Costa, Governador do Estado da Bahia.

"O desempenho da tropa é que garantiu que esta honraria me fosse outorgada. Agradeço a todos os PMs da 24ª CIPM pela oportunidade da convivência e aprendizagem ." disse o Major Flailton, que acrescentou "A homenagem pertence a equipe. Se sintam todos também laureados".


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Investimentos e diversidade de cargas impulsionam o setor portuário privado na Bahia

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018 / Bahia

Com crescimento de 72%, Terminal de Cotegipe movimenta quase 5 milhões de toneladas

A Bahia, destacada por seu portfólio turístico no país, traz outra face e demonstra força econômica em investimentos privados no setor portuário nordestino. Em 2017, os Terminais de Uso Privado (TUPs) baianos tiveram crescimento entre 3,5% e 72%, em relação ao ano anterior. O levantamento feito pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) comprova a eficiência da aplicação dos recursos no setor, garantindo o atendimento da demanda para o transbordo de produtos e mercadorias pelos TUPs do estado.

Em comparação às outras regiões brasileiras, o Nordeste obteve o segundo melhor resultado. Em comparação a 2016, aumentou 11,5% a movimentação de cargas pelos portos privados. Na Bahia, com o maior crescimento registrado, destaca-se o Terminal Portuário de Cotegipe (TPC), com o aumento de 72%, quase 5 milhões de toneladas de granel sólido escoados – sendo a maioria composta por commodities agrícolas.

Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, os TUPs da região possuem diversidade de cargas, conferindo ao estado o potencial econômico para que o setor portuário se desenvolva. “Os grãos que saem da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) têm grandes volumes movimentados pelo Terminal de Cotegipe. Além deste, temos celulose, combustíveis e aços longos transportados, respectivamente, pelos terminais Marítimo de Belmonte (Veracel), de Madre de Deus (Transpetro) e da Gerdau”, explica Barbosa.

INVESTIMENTOS – Para a expansão do setor portuário na Bahia, empresas aguardam a análise da administração publica para garantir a autorização de recursos para ampliação e melhorias de estruturas logísticas. No município de Candeias, as empresas Braskem S.A., para granéis líquido e gasoso, e Bahia Terminais S.A., para carga geral, somam mais de R$ 610 milhões de recursos sob a análise do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

No Polo de Camaçari, a Braskem obteve a autorização e pretende investir mais de R$ 160 milhões no Porto de Aratu, para adaptar o Terminal de Granéis Líquidos para que também receba etano, além de realizar a instalação de um queimador de gases e adequar a bacia de contenção do porto.

ACESSOS – Os portos privados da região apresentam dados quantitativos e qualitativos que corroboram a capacidade de escoamento da produção pelos terminais baianos. No entanto, precisam de vias de acesso, federal e estadual, para que as mercadorias cheguem aos terminais. Entre as prioridades para o setor, estão a construção do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Caetité, na Bahia, e Figueirólos, em Tocantins, além da adequação de capacidade das rodovias BR-101 e BR-116. Para a última, também são esperadas as obras para finalização da ponte sobre o Rio São Francisco, na cidade baiana de Ibó, incluídas no Programa Avançar, do Governo Federal.

SETOR PORTUÁRIO –  Em nível federal, dados oficiais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, demonstram que o sistema portuário brasileiro movimentou 1.086.777.409 toneladas em 2017, um crescimento de 9%, o que significa 89,4 milhões de toneladas a mais sobre a movimentação registrada em 2016. Em relação aos TUPs, no último ano, portos privados transportaram 721,6 Mt, o que corresponde a 66% da movimentação total do sistema portuário nacional.

“Além disso, a sociedade deve saber que 80% dos produtos que comercializamos com o mercado externo, a partir de importações e exportações, passam pelos terminais portuários em todo o Brasil. Este setor contribuiu sensivelmente com os números superavitários alcançados pela comercial brasileira ao fim de 2017. Com 18,5% a mais que em 2016, foram acumulados mais de 70 milhões de dólares, relativos ao comércio via marítima”, destacou Murillo Barbosa.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Agência In Press Oficina

Compartilhar no Whatsapp

POLICIAIS MILITARES DA 24 CIPM RECUPERAM VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO

Terça-feira, 17 de Abril de 2018 / Bahia

Na manhã desta segunda-feira, 16 de abril, através de uma denúncia anônima, por volta das 11hs, na Rua 03, Bairro Populares, Miguel Calmon, uma motocicleta com Restrição de furto/roubo foi recuperada pela guarnição de serviço.

Os Policiais Militares apresentaram esta motocicleta na Delegacia de Polícia Civil local para medidas cabíveis sejam tomadas. “Parabenizo os policiais militares envolvidos nesta atuação exitosa. Este comando garante a continuidade das operações por toda área de nosso domínio de atuação”. Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: POLICIAIS MILITARES DA 24 CIPM SOCORREM CRIANÇA ESQUECIDA PELA FAMÍLIA

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018 / Bahia

No último sábado, 14 de abril, por volta das 18h12min, os policiais militares do 3º Pelotão, Saúde, foram informados pelo Sr Moacir Alves Ribeiro, motorista de uma empresa de transporte intermunicipal (Senhor do Bonfim a Jacobina), que, ao chegar ao município de Saúde, notou a presença de uma criança que estava sozinha no ônibus.

Os Policiais Militares, de imediato, foram ao local e acolheram o menor de, aproximadamente seis anos de idade. A criança informou que estava com duas tias e uma irmã com destino ao município de Antônio Gonçalves, mas que os familiares o esqueceram quando chegaram ao destino.

Além do acolhimento por parte dos policiais, cumprindo com o seu dever legal, enquanto representantes do Estado, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, no seu Art. 227 - (É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão), os mesmos acionaram o Conselho Tutelar, por meio da senhora Mércia de Morais dos Santos Silva, que providenciou o transporte para o menor até seus familiares na mesma noite de Sábado.

“O policiais estão de parabéns pela atuação exitosa e cuidado que demonstrou com a criança. Este Comando garante que as ações irão continuar, bem como as operações em toda a região da 24ª CIPM de modo que a população sempre se sinta acolhida pela Polícia Militar”, disse o Major PM Flailton Oliveira.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Polícia registra triplo homicídio em Capim Grosso, na tarde do domingo 15.

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018 / Bahia

 Eduardo, de 14 anos

Triplo homicídio em Capim Grosso

Três rapazes foram assassinados na tarde deste domingo (15), pouco depois das 17h, nas proximidades da Lagoa de Dete, no Bairro Sacramento, no município de Capim Grosso, cidade circunvizinha de Jacobina/BA.

As vítimas eram dois menores de idade e um maior. As vítimas eram conhecidas como: Negão, Taubinho e o menor Eduardo, de 14 anos, neto do ex-vereador Manoel de Erminio.

Uma das vítimas ainda chegou ser socorrida para UPA pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos. Quanto aos outros dois jovens morreram no local.

De acordo informações passadas a nossa reportagem, os suspeitos ainda não identificados estavam em uma motocicleta quando chegaram atirando contra os jovens.

A polícia ainda não tem informações sobre os suspeitos de terem cometido o crime e nem a motivação, segundo a PM. O caso será investigado pela Polícia Civil local.

Os corpos foram encaminhados para o IML de Jacobina.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Capim Grosso/BA

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado convoca aprovados em seleção REDA em toda a Bahia

Domingo, 15 de Abril de 2018 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está convocando os candidatos aprovados nos processos seletivos realizados, em 2017, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para professores e profissionais da Educação. As convocações acontecem mediante publicações de editais no Diário Oficial do Estado (DO). Até o momento, a Secretaria já convocou 5.524 educadores.

A orientação é para que os aprovados compareçam, imediatamente, ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) para os quais foram convocados, para os procedimentos necessários à contratação e encaminhamento às unidades escolares que possuem vaga para assumirem suas funções. Os editais de convocação podem ser conferidos no Portal da Educação:

http://institucional.educacao.ba.gov.br/selecaoconcursos

Para ampliar o quadro e investir, ainda mais, na carreira do magistério estadual, a Secretaria realizou o concurso público para 3.760 vagas de professores e coordenadores pedagógicos, em 2018, com resultado final a ser divulgado no dia 12 de junho.


Blogbraga/ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Secretário Demir Barbosa faz visita técnica na Estação Aeroporto

Sábado, 14 de Abril de 2018 / Bahia

Em poucos dias, a Linha 2 do metrô de Salvador ganhará a extensão de 3,5 km e chegará ao Aeroporto. A obra do Governo do Estado, que transformou a mobilidade urbana de Salvador, recebeu, nesta sexta-feira (13), uma das últimas visitas técnicas antes de ser entregue à população. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Demir Barbosa, percorreu toda a estação, a área do shuttle, que fará o transporte de passageiros entre o metrô e o terminal de passageiros do aeroporto, além das passarelas que dão acesso à estação.

“É uma obra grandiosa. Não tenho dúvida que é uma das mais bonitas estações de metrô do país, e vai mudar essa cidade, oferecendo mais segurança e comodidade aos usuários. Você sair da região do Iguatemi, centro comercial da cidade, e em menos de 25 minutos chegar ao aeroporto é uma mudança que impacta  positivamente diretamente na vida das pessoas”, disse Demir.

Ao lado do presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, e demais diretores do consórcio que administra o metrô, o secretário Demir observou os últimos ajustes feitos na estação antes da sua inauguração, que deve ocorrer ainda neste mês de abril. Demir viu detalhes sobre o shuttle, que a cada dez minutos levará passageiros para o terminal do aeroporto e vice versa. O ponto de parada do shuttle contará com dois visualizadores de chegadas e partidas de voos, com informações semelhantes às do terminal do aeroporto.

A frota do shutlle será composta por seis ônibus exclusivos com identidade da CCR Metrô Bahia, com capacidade para realizar 234 viagens por dia. Com uma distância de 2,5 km, o percurso Metrô-Aeroporto levará no máximo 10 minutos; no sentido contrário – Aeroporto-Metrô –, os usuários farão um trajeto de 1,5 km, em aproximadamente 4 minutos. O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, também esteve presente na visita.

Além da estação, a região do aeroporto ganhou diversos intervenções viárias como o viaduto de Lauro de Freitas, já inaugurado, e viaduto das ruas das locadores, ainda em obras, e do Terminal Aeroporto, que será entregue 90 dias após a estação de metrô.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - SEDUR

Compartilhar no Whatsapp

Em Jacobina, Rui autoriza obras de policlínica para atender 17 municípios

Sábado, 14 de Abril de 2018 / Bahia

A construção de uma policlínica regional em Jacobina, no centro norte da Bahia, foi autorizada neste sábado (14). Em visita ao município, o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para o início imediato das obras da unidade de saúde, que irá oferecer atendimento em diversas especialidades para moradores de Jacobina e outras 16 cidades da região.

"Esse equipamento vai trazer uma nova realidade para a saúde pública aqui de todos dos municípios. A policlínica é o lugar que o paciente vai depois de ir ao posto de saúde. Normalmente, no posto, o médico recomenda a consulta com especialista ou a realização de exames, como ultrassonografia, colonoscopia, tomografia computadorizada, ressonância magnética. Mas, na grande maioria das cidades, as pessoas não têm onde fazer esses exames. Agora, nós estamos levando para as regiões da Bahia esses serviços", explicou Rui.

Ao todo, são 17 policlínicas previstas em todo o estado. Como as demais, a unidade em Jacobina terá 2.848,32 metros quadrados de área construída e receberá investimentos de cerca de R$ 24 milhões, que serão aplicados na construção e na aquisição de equipamentos de ponta para atender, com alto nível, as demandas da população local. Os recursos ainda serão utilizados na compra de micro-ônibus para o transporte de pacientes que moram nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.

O governador acrescentou que quatro policlínicas já estão em funcionamento em Irecê, Jequié, Guanambi e Teixeira de Freitas, cumprindo o objetivo de regionalizar a saúde na Bahia. Vitória da Conquista, Juazeiro e Salvador, no bairro de Escada, estão com obras de policlínicas em andamento. "Hoje é o grande dia aqui em Jacobina para atender quase 400 mil pessoas. O custeio depois da policlínica pronta será rateado entre Estado e municípios", disse Rui.

O equipamento beneficiará moradores de Jacobina, Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea da Poço e Várzea Nova. Presidente do consórcio de saúde da região, o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião (Caca), destacou que a policlínica representa "a humanização da saúde, trazendo para perto da gente os serviços que nós utilizávamos apenas na capital".

Para o motorista Gideanio Nascimento, morador de Jacobina, "a policlínica regional já é uma realidade e estamos muito felizes com essa obra". A conterrânea dele, a lavradora Josefa Assis, que precisa realizar uma série de tratamentos em outras cidades, garantiu que "com a policlínica em Jacobina, farei meu acompanhamento aqui".

Outras ações

Na visita a Jacobina, Rui ainda autorizou a mudança da captação do sistema de abastecimento de água de Tapiramutá para a Barragem de Pau de Pilão. Também deu o aval para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) lançar edital de licitação para implantação do sistema de abastecimento dos povoados de Cajazeiras, Lagoa do Antônio Sobrinho e Estrada Nova.

O governador ainda assinou ordem de serviço para o início da segunda etapa de implantação e recuperação dos sistemas de dessalinização em oito municípios, no âmbito do programa Água Doce, beneficiando Mirangaba, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Mairi, Pintadas, Santa Luz, Ipirá e Conceição do Coité.

Somando-se aos mais de 300 mil certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) já distribuídos pelo Governo do Estado, foram entregues 301 documentos do tipo para pequenos agricultores do município. Acompanhado de diversas autoridades, a exemplo dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas; de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto; da Educação, Walter Pinheiro; e de Desenvolvimento Urbano, Demora Barbosa, o governador também entregou duas ambulâncias, sendo uma para Jacobina e outra para Mirangaba.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

24 CIPM REALIZA A OPERAÇÃO, BAIRRO A BAIRRO EM JACOBINA

Sábado, 14 de Abril de 2018 / Bahia

Na tarde desta sexta-feira, 13de abril, foi realizada a Operação Bairro a Bairro, deflagrada na área do 2º Pelotão em Jacobina sob o comando do Subtenente PM Vitor Costa.

A Operação esteve sob a supervisão direta do Comandante, Major PM Flailton, que empregou 05 viaturas e diversos policiais militares, em todos os bairros da cidade de Jacobina. No período, que prolongou até o início da madrugada do dia seguinte, 304 pessoas foram abordadas, tanto visando coibir delitos e crimes com foco na prevenção, quanto para manter contato com a população e demonstrar que a Polícia Militar está de prontidão para servir e proteger. Além das pessoas, inúmeros veículos e bares foram abordados de modo que os cidadãos se sintam protegidos e orientações sejam dadas conforme a legislação vigente.

Cabe também ressaltar que 04 motocicletas foram retidas durante a Operação, nas quais se encontravam em desacordo ao Código de Trânsito Brasileiro, o que demonstra a eficácia destas ações e inspira os policiais a continuarem atuando diuturnamente de modo preventivo e conforme os preceitos legais.

"Elogio a atuação de cada policial militar que está atuando na Operação, bem como os cidadãos que estão colaborando e compreendem o trabalho da Polícia Militar." Disse o Comandante da 24ª CIPM. Também garantiu que as ações nos bairros periféricos irão continuar como já tem sido feito.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE PESAR - POLÍCIA CIVIL

Sábado, 14 de Abril de 2018 / Bahia

Delegado - Marco Antônio Torres

O delegado-geral (DG), Bernardino Brito Filho e a diretoria da Polícia Civil da Bahia manifestam seu profundo pesar pelo falecimento do delegado Marco Antônio Torres, ocorrido nesta sexta-feira (13). 

O corpo de Marco Antônio foi encontrado próximo ao povoado de Sussuarana, zona rural do município de Tanhaçu, no Centro Sul da Bahia.

Marco Antônio iniciou a carreira de policial em Minas Gerais, onde atuou como investigador em diversas unidades. Delegado da PCBA há quase 10 anos, era titular na Delegacia Territorial (DT) do município de Barra da Estiva. 

O DG ainda externa suas condolências aos familiares de Marco Antônio neste momento de grande sofrimento, declarando luto da Polícia Civil da Bahia pela inestimável perda. 

Na oportunidade, o DG afirma que todos os esforços estão sendo empregados no sentido de encontrar e enquadrar nos rigores das leis vigentes, o responsável ou repensáveis pelo crime. 

O corpo do delegado Marco Antônio Torres será sepultado na cidade mineira de Governador Valadares neste sábado (14).

O corpo do Delegado foi encontrado carbonizado dentro do veículo/caminhonete que ele conduzia, que foi incendiada.


Blogbraga/PC

Compartilhar no Whatsapp

PM evita que adolescente embriagado ataque a própria avó

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 / Bahia

Apoio: Guarnições da Cipe/Chapada foram acionadas e apreenderam o agressor de 17 anos. Ele também ameaçou de morte outros parentes.

Militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada apreenderam, na última quinta-feira (12), um adolescente de 17 anos, que estava embriagado e agrediu a própria avó de 78 anos, além de ameaçar de morte outros parentes. O caso ocorreu, na cidade de Itaetê, distante 387 km de Salvador.

As guarnições faziam o patrulhamento de rotina no município quando um cidadão pediu ajuda informando que um homem estava ameaçando matar os próprios familiares. Chegando na rua Santa Bárbara, o agressor foi contido e conduzido para Delegacia Territorial da cidade junto com as vítimas.

“Pelo nível de bebida que o jovem provavelmente consumiu e o comportamento dele, fatalmente algo mais grave ocorreria. Com rapidez e ajuda da comunidade evitamos uma tragédia em família”, comentou o comandante da Cipe/Chapada, major PM Ricardo Passos.


Blogbraga/ Divulgação SSP

Compartilhar no Whatsapp

Em Jacobina, Rui autoriza construção de Policlínica de Saúde e obras de abastecimento de água

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 / Bahia

Neste sábado (14), às 9h, o governador Rui Costa cumpre agenda de trabalho em Jacobina, no centro-norte baiano, onde autoriza o início da construção da Policlínica Regional de Saúde, orçada em R$ 11,18 milhões, para atender 17 municípios da região. Serão aplicados mais R$ 12 milhões para a aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus que levarão os pacientes dos municípios consorciados à unidade de saúde.

Durante a solenidade, Rui autoriza a mudança da captação do sistema de abastecimento de água de Tapiramutá para a Barragem de Pau de Pilão, no mesmo município. Também dá autorização para a Embasa lançar edital de licitação para implantação do sistema de abastecimento dos povoados de Cajazeiras, Lagoa do Antônio Sobrinho e Estrada Nova.

Também será autorizado o início da segunda etapa de implantação e recuperação dos sistemas de dessalinização em oito municípios no âmbito do programa Água Doce, beneficiando Mirangaba, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Mairi, Pintadas, Santa Luz, Ipirá e Conceição do Coité. As ações do governador na região incluem, ainda, a entrega de 301 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Sessão Especial na ALBA, em solidariedade ao ex-presidente Lula, reafirma a Bahia como vanguarda política

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 / Bahia

Sessão Especial amanhã na ALBA, em solidariedade ao ex-presidente Lula, reafirma a Bahia como vanguarda política em evento com centena de prefeitos baianos, iniciativa de angelo coronel foi bastante elogiada

A Sessão Solene programada nesta quinta-feira (12), às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, em solidariedade ao presidente Lula, iniciativa do seu presidente, Angelo Coronel, foi o principal assunto da concorrida solenidade na tarde desta quinta-feira (12.04), no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no CAB, quando se deu a assinatura de 107 convênios com 106 municípios baianos, que receberão obras para o desenvolvimento rural, esportivo e urbano, incluindo pavimentação de ruas, construção de mercados, praças, ginásios, recuperação de estádios e ginásios esportivos. 

Ao lado de Rui Costa, Coronel foi bastante elogiado pela sua iniciativa de realizar a primeira manifestação pública de uma casa legislativa do Brasil em repúdio à prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Ouvi diversas críticas por causa da sessão especial de amanhã, mas as pessoas precisam sair dessa disputa insana, que mais parece um Ba-Vi sem regras. Pode-se gostar ou não de Lula, mas o que temos que defender é a Constituição, que é explícita ao dizer que só se é condenado quando a sentença transitar em julgado. É assim desde 1988, quando ela foi promulgada. Fica muito óbvio que a mudança agora é só para ‘pegar’ o Lula. Se não defendermos as regras, qualquer um pode ser vítima do arbítrio”, justifica Coronel. 

Foram convidadas para o ato de amanhã as centrais sindicais, sindicatos e dirigentes de associações da sociedade civil, como Luiz Vianna Queiroz, presidente da OAB; D. Murilo Kriegger, Arcebispo Primaz do Brasil; os reitores João Carlos Salles, da UFBA, e José Bites, da UNEB; e Walter Pinheiro, presidente da Associação Baiana de Imprensa. Além do governador Rui Costa, já confirmaram presenças o vice-governador João Leão, os senadores Otto Alencar, Lídice da Matta e Roberto Muniz, o ex-governador Jaques Wagner, secretários de Estado e deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.


INVESTIMENTOS NOS MUNICÍPIOS 

Na solenidade de hoje à tarde, na Seinfra, as ações dirigidas aos 106 municípios totalizam investimentos de R$ 58,6 milhões. Foram entregues também 32 veículos para o transporte de equipes que trabalham com o Programa Saúde da Família em 24 cidades. As obras e equipamentos distribuídos pelo Governo do Estado no interior serão através das secretarias de Desenvolvimento Urbano, com investimentos de R$ 48,2 milhões; Desenvolvimento Rural, no valor R$ 9,7 milhões; Saúde, gastando R$ 2,1 milhões; e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, no valor de R$ 696 mil.

“Como bem disse o governador Rui Costa, a Bahia é referência nacional em administração pública, mantendo o equilíbrio financeiro e, ao mesmo tempo, investindo maciçamente em estradas, hospitais, escolas, mobilidade urbana e segurança pública. Por isso não canso de dizer: Rui é, com certeza, um dos maiores governadores da Bahia de todos os tempos, no mesmo nível de Otávio Mangabeira, J.J.Seabra, ACM, Roberto Santos e Jaques Wagner. Com o segundo mandato, que o povo baiano deverá lhe conceder em 7 de outubro, ele irá superar, de longe, os maiores gestores da Bahia”, vaticina Coronel. 

Além de Rui Costa, de Coronel e do prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro, na solenidade estiveram presentes secretários estaduais, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores de centenas de municípios baianos.


Blogbraga/Assembleia Legislativa da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

MOTO COM RESTRIÇÃO DE FURTO / ROUBO, APREENDIDA POR POLICIAIS MILITARES EM VÁRZEA NOVA

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 / Bahia

Na tarde desta quinta-feira, 12 de abril, em abordagens de rotinas em rondas pelo centro da cidade, logo após retorno da Guarnição da cidade de Ourolândia, onde acontecia uma parada no Pelotão, foi consultada uma motocicleta estacionada na Rua José Pedro da Silva, centro da cidade de Várzea Nova e detectado que a mesma está em situação irregular com restrição de Furto/Roubo.

Apesar do suposto proprietário não estar no local, devido a restrição o veículo fora encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

"Bahia se tornou referência nacional de superação da crise", diz Rui em evento com prefeitos

Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 / Bahia

O governador Rui Costa assinou, na tarde desta quinta-feira (12), 107 convênios com 106 municípios baianos, que receberão obras para o desenvolvimento rural, esportivo e urbano, incluindo pavimentação de ruas, construção de mercados, praças, ginásios, recuperação de estádios, entre outras ações. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença de gestores municipais e estaduais. 

Os convênios assinados representam um investimento total de R$ 58,6 milhões. “A Bahia se tornou uma referência nacional de superação da crise. Nós não chegamos até aqui sozinhos. Chegamos aqui pelo amplo apoio dos nossos prefeitos, deputados e vereadores. Que a gente coloque na pauta do novo Congresso a questão do municipalismo, para que possamos fazer mais e mais rápido”, afirmou Rui.

As melhorias serão realizadas por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Desenvolvimento Urbano (Sedur). Na ocasião, Rui também entregou 32 veículos para o transporte de equipes que trabalham com saúde da família em 24 municípios.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro, representou os prefeitos no evento e destacou o apoio do Governo do Estado. “Quem tem mais ajuda a quem tem menos”, disse o prefeito, cuja cidade foi contemplada com a pavimentação completa do bairro Vila Nova.

No total, 88 convênios foram assinados através da Sedur, com investimento de R$ 48,2 milhões; 18 convênios pela SDR, no valor de R$ 9,7 milhões; e um convênio pela Setre, no valor de R$ 696 mil. Já os 32 veículos entregues por meio da Secretaria da Saúde (Sesab) são resultado de um investimento de R$ 2,1 milhões.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia/Fotos: Manu Dias

Compartilhar no Whatsapp

TJBA convoca 41 aprovados no cadastro reserva do concurso público de 2014

Quinta-feira, 12 de Abril de 2018 / Bahia

O Diário da Justiça Eletrônico, desta quinta-feira (12), convoca 41 aprovados no Cadastro Reserva, do concurso público, regulado pelo Edital nº 01, de 23 de outubro de 2014.

As convocações estão no Decreto Judiciário nº 304/2018. O concurso tem validade até julho de 2019.

Este foi o maior concurso público da história do Poder Judiciário baiano. Todos os 200 candidatos aprovados, dentro do número de vagas, já foram convocados, além de outros 120 do Cadastro Reserva.

O concurso preencheu cargos de técnico e analista judiciários das áreas de Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Serviço Social, Biblioteconomia, Jornalismo, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Estatística, Medicina, Odontologia, Psicologia e Engenharia.

O Tribunal de Justiça da Bahia mantém os esforços para melhorar ainda mais a prestação de serviço ao jurisdicionado, respeitando o limite orçamentário e o compromisso de fortalecer o Primeiro Grau.

Clique e acesse o Diário da Justiça Eletrônico


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp

Carro de Funcionário Público é alvo de disparos em Piritiba/BA

Quinta-feira, 12 de Abril de 2018 / Bahia

PIRITIBA — Um funcionário público de Piritiba de nome Nell Cunha, de 35 anos, passou por um susto na madrugada desta quinta-feira (12), o carro dele um GM/Montana foi alvo de tiros disparados por indivíduos ainda não identificados. 

A vítima que mora na rua da Mistura, no muncípio já citado, estava dormindo na hora dos disparos. Não houve feridos. O caso será investigado pela Polícia Civil local. 

"Acordo aqui com barulho de tiros na rua Mistura e me assusto com essa cena, meu carro que ainda não paguei cravejado de bala (tiros), não sei porque, não faço nada com ninguém, só do trabalho pra casa, mas graça a Deus estamos bem e que Deus nos proteja" Nell Cunha.

Não há informações ainda do autor do atentado a tiros. No veículo, tinha várias perfurações.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Piritiba

Compartilhar no Whatsapp

TODOS POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO/2018

Quinta-feira, 12 de Abril de 2018 / Bahia

A Prefeitura Municipal de Capim Grosso, através do Departamento Municipal de Trânsito, está realizando em toda rede municipal de ensino palestras com o tema Educação e Cidadania no trânsito, as pelastras são ministradas pelo consultor de trânsito do município, Wagne Melkart.

O projeto visa alcançar as crianças, jovens, adultos e profissionais da área da educação de Capim Grosso.


Blogbraga/Wagne Melkart.

Compartilhar no Whatsapp

Ex-candidato a prefeito pelo PSOL é assassinado em Capim Grosso região de Jacobina/BA

Quinta-feira, 12 de Abril de 2018 / Bahia

Foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira (11), o ex- candidato a Prefeito de Capim Grosso região de Jacobina, pelo PSOL Antonio Carlos Silva Almeida "Cacau".

De acordo informações passadas a nossa reportagem, Cacau estava em sua residência, que fica na Praça do Ginásio de Esportes, quando foi surpreendido pelos criminosos.

Em 2012, Cacau disputou a Prefeitura da cidade e ficou em terceiro lugar.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil local. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas, segundo a polícia local.


Blogbraga/Fotos de internauta de Capim Grosso

Compartilhar no Whatsapp

PRF flagra condutor dirigindo veículo a 188 km/h entre Senhor do Bonfim e Filadélfia

Quarta-feira, 11 de Abril de 2018 / Bahia

Fazendo parte da Operação Radar, que está sendo realizada pela Del. PRF 10/04, com área de atuação nas BR´s 407 ( Juazeiro a Capim Grosso ) e 324 ( Capim Grosso a Riachão do Jacuípe ), agentes da PRF flagraram na tarde de hoje ( 11/04 ), no KM 150 da BR 407, entre Sr. do Bonfim e Filadélfia, um veiculo trafegando a 188 km/h.

O radar portátil é um aparelho que está sendo operado em diversos pontos entre Juazeiro e Riachão do Jacuípe e tem a capacidade de flagrar veículos que estejam com excesso de velocidade, a mais de 01 km de distância; ou seja, quando o condutor percebe visualmente a fiscalização por parte da PRF, se ele estiver acima do limite permitido da velocidade no local, provavelmente já foi fotografado seu veículo e será notificado.

É estatisticamente comprovado que uma das maiores causas de acidentes na região é o excesso de velocidade, motivo pelo qual está sendo constantemente utilizado pela PRF da Del. 10/04, visando diminuir este tipo de infração de trânsito que tanto ocasiona acidentes e pode causar perdas irreparáveis, principalmente a vida humana.

Valor de Multas por excesso de velocidade:

Infração média por excesso de velocidade
Ao exceder o limite em 20%, a penalidade é de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira de habilitação;
Infração grave por excesso de velocidade
A infração grave é considerada entre 20 a 50% acima da velocidade permitida, implica em multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação;
Infração gravíssima por excesso de velocidade
A infração gravíssima, é considerada acima de 50% da velocidade, a multa é de R$ 880,41 e 7 pontos na CNH.

ATT: Insp. Lopes Júnior - BDCOM - Delegacia PRF 10/04 - Senhor do Bonfim - BA


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24 CIPM COMEMORA A REDUÇÃO HISTÓRICA DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIO NA REGIÃO

Quarta-feira, 11 de Abril de 2018 / Bahia

Na noite desta última terça-feira, 10 de abril, o Major PM Flailton Oliveira, convidou a tropa para um jantar em comemoração pela redução do índice de homicídios na região da 24ª CIPM. Na oportunidade, estiveram também presentes os senhores Rone e Braz, secretários de planejamento e comunicação, respectivamente, da prefeitura municipal de Jacobina.

O governo do Estado da Bahia, por meio da Lei nº 13.719 de 07 de abril de 2017, disciplinou o Prêmio Por Desempenho Policial (PDP). O PDP foi criado visando o processo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), de modo que, quando há redução no índice de homicídio, os policiais da região que alcançou a meta estabelecida são premiados com valor monetário como forma de incentivo e reconhecimento pelos serviços prestados.

A partir do segundo semestre de 2017 a 24ª CIPM alcançou uma redução expressiva no índice dos CVLI (em 28%) de modo que toda a tropa foi premiada. Por isso, o Comandante da Unidade convidou a todos para, além de confraternizar, comemorar mais uma conquista.

“Agradeço ao alto Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia, nas pessoas do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão e o Comandante do Comando da Região Norte, Coronel Anselmo Bispo e parabenizo a todos os nossos valorosos policiais militares, sem os quais esta conquista não seria possível.” Disse o Major PM Flailton Oliveira.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Acusados de tráfico de drogas são presos em Mundo Novo/BA

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 / Bahia

Por volta do meio dia desta segunda-feira, 09 de abril de 2018, após denuncias de tráfico de drogas, a guarnição da Polícia Militar de Mundo Novo-BA, sob o comando do SGT PM Requião, deslocou-se para o bairro da Floresta, no intuito de localizar e abordar 03 acusados de tráfico de drogas.

Ao chegar no local, em uma casa, a polícia encontrou na bolsa de uma mulher, 10 unidades de maconha prensada em volto a papel alumínio e 58 unidades de maconha prensada em volto a papel alumínio, no guarda roupas. 

Foi dado voz de prisão aos acusados Lourival Mateus Lomes Filho, de 31 anos e Fernanda Mota Mascarenhas Souza, de 34 anos.

Foi dado prosseguimento a diligência no intuito de localizar o terceiro elemento, que após vê a movimentação da guarnição evadiu-se da residência.

Foi feita uma busca no interior da casa, onde foram encontradas 145 unidades de maconha acondicionados em papel alumínio e uma porção de maconha em volto a uma sacola plástica.

Todo material apreendido juntamente com os conduzidos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Mundo Novo-BA para que fossem tomadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/ 98ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24 CIPM PRENDE ACUSADO DE HOMICÍDIO EM OUROLÂNDIA

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 / Bahia

Ourolândia

Na tarde desta terça-feira, 10 de abril, os policiais militares do Pelotão de Ourolândia região de Jacobina comandado pelo Subtenente PM Messias foi informado a respeito da presença de um homem acusado de homicídio na cidade de Ourolândia.

Com base nas informações e após verificação de mandado de prisão em desfavor do mesmo, a guarnição realizou diligência e prendeu o acusado conforme decisão judicial e o encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil a fim do andamento dos procedimentos legais.

“Parabenizo os policiais militares de Ourolândia por mais uma ação exitosa. A 24ª CIPM está atenta para atender ao cidadão e cumprir as ordens judiciais com o máximo de empenho”, disse o Major PM Flailton Oliveira.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Município de Abaíra na Chapada Diamantina completa 1.112 dias sem mortes violentas

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 / Bahia

Apoio: Outras 12 cidades da Chapada também encontram-se há mais de 250 dias sem casos de homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesão corporal.

Tradicionalmente conhecida como a cidade da cachaça, o município de Abaíra, localizado na região da Chapada Diamantina, encontra-se há 1.112 dias sem registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). A última ocorrência desses tipos de delitos foi computada no dia 24 de março de 2015.

Além da população abaerense, outros 12 municípios que compõem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, também estão há mais de 250 dias sem casos de CVLIs – homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesão corporal. São eles, Nova Redenção (761 dias), Boninal (802 dias), Novo Horizonte (663 dias), Bonito (593 dias), Palmeiras (395 dias), Wagner (374 dias), Presidente Dutra (356 dias), Brotas de Macaúbas (341 dias), Souto Soares (336 dias), Ipupiara (313 dias), Piatã (269 dias) e Ibititá (261 dias).

“Todo esse resultado é decorrente da integração e do comprometimento das polícias, que, diariamente realizam ações para reduzir e inibir os crimes no nosso estado”, declarou o comandante do Policiamento da Região da Chapada, tenente-coronel PM Valter dos Santos Araújo.

Em parceria com a Polícia Civil, as equipes das 29ª, 42ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), 7º e 11º Batalhões da PM – unidades responsáveis pelos respectivos municípios –, executam diuturnamente operações destinadas ao combate de crimes, em especial, ao tráfico de drogas, considerado o principal causador de outros delitos.

Dentre as operações estão, a 'Distrito', onde é feito o emprego de efetivo policial em povoados que não possuem unidades fixas da PM, 'Visão Noturna', com abordagens a veículos e pessoas e a 'Paz nas Trilhas', que conta com a presença de policiais militares nos acessos as trilhas da região da Chapada, aumentando assim, a sensação de segurança para os nativos e turistas.

“Trabalhamos em rede, cada um cumprindo com as suas atribuições. A integração entre as polícias Militar e Civil é o grande diferencial para os bons números, no estado”, afirmou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DA 24ª CIPM REALIZA ENTREGA DE MATERIAL PARA A TROPA

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 / Bahia

Na manhã desta terça-feira, 10 de abril, o Comandante da 24ª CIPM, Major PM Flailton Oliveira, esteve na sede do 4º Pelotão em Miguel Calmon onde vistoriou o Pelotão, conversou com os policiais e realizou a entrega de fardamento e acessórios para o efetivo, conforme diretriz do Comandante do Policiamento da Região Norte, Coronel PM Anselmo Bispo e do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão.

O Major PM Flailton Oliveira aproveitou o momento e disse: “Quero parabenizar a todos os nossos policiais pelo excelente trabalho desempenhado e desejar que Deus proteja a cada um. Também quero ressaltar que estaremos sempre juntos em prol de uma segurança pública melhor e para servir sempre ao cidadão baiano NA CORRENTE DO BEM”. Disse o Major. Durante esta semana serão realizadas visitas nos demais Pelotões no mesmo propósito.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

24 CIPM RECUPERA VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO E ROUBO

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 / Bahia

Por volta das 10h30 desta segunda-feira (09), um veículo em restrição de furto e roubo fora recuperado pelos policiais militares do DPM do município de Várzea Nova região de Morro do Chapéu.

O dono do veículo, um Volkswagem Saveiro, que teve seu veículo furtado na cidade de Pé de Serra, informou ter visto o veíulo circulando em Várzea Nova e que, no dia 09, soube precisar onde o veículo estava (na entrada do povoado de Icó, BA 144), momento em que entrou em contato com a guarnição da PM.

Os policiais, ao abordarem o indivíduo que estava em posse do veículo, que por sua vez disse ser o proprietário quando realizou uma troca em São José, solicitou documentação e desconfiou da autenticidade. Ao averiguar com mais rigor, notaram que o veículo estava com alterações na numeração do chassi e placa.

Dada a situação, a guarnição apresentou o veículo e o suspeito à Polícia Civil para os procedimentos legais.

“Os policiais militares de Várzea Nova estão de parabéns pela atuação exitosa. E este Comando garante que as operações e atuações irão continuar em todas as cidades e povoados da região da 24ª CIPM”.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Com inauguração de obra, secretário Demir Barbosa assume a Sedur

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 / Bahia

O novo secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Demir Barbosa, iniciou sua gestão na Sedur com inauguração de obra. Nesta segunda, ao lado do governador Rui Costa e de outras autoridades, Demir participou da entrega da nova passarela da Estação Flamboyant do Metrô de Salvador. O equipamento faz parte do investimento total de R$ 5,6 bilhões em todo o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Nomeado no último sábado, Demir já esteve ao lado do governador em eventos realizados no final de semana. Após a inauguração da passarela e uma extensa agenda de reuniões com técnico da pasta, Demir foi apresentado oficialmente aos funcionários da Sedur no final da tarde. Natural de São Desidério, ele foi prefeito de sua cidade natal entre 2009 e 2016. Importante liderança da Oeste da Bahia, o secretário ocupará o cargo que até a última sexta-feira (6) era ocupado por Jusmari Oliveira. No encontro com os servidores, Demir falou que espera contar com a parceria dos colaboradores.

“Vim para somar junto com vocês para fazer o melhor pela Bahia. Sou um defensor do projeto do governador Rui Costa, do senador Otto Alencar e do ex-governador Jaques Wagner, porque entendo que é um projeto mais próximo do povo, e que tem um carinho pela região Oeste”, disse. 

“Agradeço a Deus a oportunidade de comandar uma secretaria importante como é a Sedur e vamos seguir trabalhando com esses grandes projetos dessa pasta e cuidando do povo da Bahia, especialmente o povo mais carente”, completou Demir.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - SEDUR

Compartilhar no Whatsapp

Coronel reuniu sindicalistas e políticos em sessão especial na ALBA para debater fechamento da Fafen, no Polo de Camaçari

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 / Bahia

Chefe do legislativo diz que fechamento da fábrica de fertilizantes vai impactar economia da bahia

A Assembleia Legislativa – ALBA sediou hoje (09.04) um grande debate sobre a iminente paralisação pela Petrobras das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) da Bahia, em sessão especial convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel, e que contou com a participação da senadora Lídice da Matta, do deputado federal Nelson Pelegrino, de diversos deputados estaduais, como Rosemberg Pinto, Joseildo Ramos e Bira Corôa, representantes sindicais dos petroleiros e dos petroquímicos, prefeitos e vereadores da RMS, trabalhadores e ex-trabalhadores da fábrica.

Os presentes denunciaram o processo político de sucateamento por que a Petrobras está passando. De acordo com os sindicalistas, o presidente Michel Temer estabeleceu uma política de acabar com os produtos com valor agregado da empresa petrolífera. Grande parte dos convidados para a sessão, denunciaram e acusaram o governo federal de “fatiar” a Petrobras e entregá-la nas mãos das multinacionais estrangeiras do petróleo.

O anúncio do fechamento da Fafen impactará no funcionamento de pelo menos 15 fábricas. Na Bahia, cerca de 700 empregos serão afetados por conta da medida. Por conta da política de desmanche da Petrobras, no ano passado a Fafen registrou prejuízo de R$ 200 milhões na unidade baiana, e outros R$ 600 milhões na planta industrial localizada em Sergipe.

"A Fafen é muito importante para a economia baiana e só deu prejuízo por vontade da Petrobras. Fechando a fábrica vai colocar o emprego de centenas trabalhadores em risco, além de reduzir ainda mais a industrialização da Bahia. Seremos apenas produtores de matéria-prima e o agronegócio, um dos principais pilares da nossa economia, ficará totalmente à mercê do mercado internacional. O papel da Petrobras é estratégico e, obrigatoriamente, de atender, em primeiro lugar, a população brasileira”, disse Angelo Coronel, que, na ocasião, anunciou uma sessão especial, na ALBA, em solidariedade ao ex-presidente Lula, para a próxima sexta-feira (13.04), às 10h.

“Qual o País que a turma de Temer quer para o povo?”, questionou Rosemberg, que é funcionário da Petrobras. Para o deputado, o propósito de fechar a Fafen faz parte de um projeto nacional de desmonte do Estado para privatizar uma das maiores petrolíferas do mundo. “A resposta ao desmonte do estado nacional terá que ser dada nas urnas, no dia 7 de outubro”, exortou Rosemberg.

Já o deputado Joseildo Ramos destacou a importância de um sindicato combativo para superar a fase por que passam os trabalhadores da fábrica baiana de fertilizantes. “É preciso que fiquemos atentos. Tudo que está acontecendo na economia e na política não é à toa. A prisão do ex-presidente Lula e o desmonte da Petrobras estão na mesma raiz do golpe que apeou a presidenta Dilma Rousseff do poder”, protestou Ramos. 

E Bira Corôa propôs a criação de uma Frente ou Comitê em defesa da Petrobras. “O presidente da Petrobras é um rentista, que administra grandes fortunas. Ele não está interessado em mercado, em desenvolvimento e, muito menos, no papel social que desempenha uma empresa de petróleo. O preço da gasolina em quase R$ 5,00 e o do botijão do gás de cozinha, que chega a custar mais de R$ 110,00 em alguns Estados, afeta a todos: donas-de-casa, agricultores, empresários, trabalhadores”, disse Corôa.

Além dos três deputados petistas, participaram da sessão os deputados Vitor Bonfim (PR), Zé Raimundo (PT), Maria del Carmen (PT), Marquinho Viana (PSB), Maria Del Carmen (PT), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o ex-secretário de Justiça, Carlos Martins. 

FERTILIZANTES NITROGENADOS

A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia, unidade da Petrobras, é a primeira fábrica do Polo Industrial de Camaçari, também conhecida como a “semente do Polo”. A fábrica é responsável pela produção de 474 mil toneladas/anos de ureia, 474 mil toneladas/ano de amônia e 60 mil toneladas/ano de gás carbônico. Os dois primeiros têm importância fundamental no desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil. Os produtos fabricados na Fafen também são utilizados como matéria-prima em outras 15 empresas do Pólo. Com o fechamento da fábrica na Bahia, a Petrobras diz que o abastecimento do mercado de ureia fertilizante será feito através de importação.          


Blogbraga/Assembleia Legislativa da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Cultura 104,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Victor do Ferro Velho Neli Unopar Sporttime Guarda Municipal Mineiros Luz motos Mundo Verde Extreme Pantanal renda extra Rio Grande Grupo Marabá Oeste Manutenção Fontana Dique Denuncia Click Tec Polícia Civil Online Celulares Coyote Rabelo PM Casas Baiana CISO Mimoso Segurança Silvano Santos Imperial G7 Delicia Madereira Jatobá G&G Magazine Digital Informatica Contabilidade Rondon Pollo Clinica Vitoria Evolucao TAM Motos Compre Bem