Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Governador acata indicação de Eduardo Salles e IPVA dos veículos de transporte escolar é adiado para 2021

Terça-feira, 14 de Julho de 2020 / Bahia

O deputado estadual Eduardo Salles comemorou o anúncio feito nesta segunda-feira (13) pelo governador Rui Costa de prorrogação para setembro de 2021 o prazo final para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) dos veículos que realizam o transporte escolar e estão regularmente cadastrados no DETRAN-BA.

O parlamentar protocolou no início de julho uma Indicação na Assembleia Legislativa da Bahia solicitando à SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda) a prorrogação do IPVA para veículos do transporte complementar e escolar alegando que o setor teve suas atividades paralisadas durante a pandemia do novo coronavírus em função da suspensão do transporte intermunicipal e a suspensão das aulas nas redes pública e privada.

“Parabenizo o governador Rui Costa pela sensibilidade com os trabalhadores do transporte escolar, que estão desde março com suas atividades suspensas e muitas contas para pagar, como financiamento e seguro”, disse Eduardo Salles, componente da Comissão Especial do Transporte Complementar na Assembleia Legislativa da Bahia.

O pagamento foi prorrogado até 30 de setembro do próximo ano, em cota única ou em três parcelas com vencimento em 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro de 2021.

O deputado diz reconhecer o esforço fiscal feito pelo governo estadual neste momento de pandemia em que as receitas caíram, mas reforça a importância de o benefício ser concedido também ao transporte complementar.

“São trabalhadores que fazem um serviço fundamental em diversos municípios baianos e também tiveram suas atividades prejudicadas desde o início da pandemia. Nossa ideia é continuar o diálogo com o governo estadual para que o transporte complementar também seja beneficiado”, garante Eduardo Salles.

Na Indicação protocolada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa ele solicita ainda que o DESENBAHIA abra uma linha de crédito específica para os proprietários do transporte escolar e complementar do Estado.


Blogbraga/ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Compartilhar no Whatsapp

Medidas mais rígidas passam a valer para 77 municípios no estado; Luis Eduardo Magalhães está entre a cidades

Terça-feira, 14 de Julho de 2020 / Bahia

Foto: Google

O decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14) inclui mais 15 municípios entre os que devem adotar medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 na Bahia. Se juntam às primeiras 62 cidades os municípios de Aurelino Leal, Capela do Alto Alegre, Muritiba, Senhor do Bonfim, Carfanaum, Capim Grosso, Feira de Santana, Itanhém, Medeiros Neto, Piraí do Norte, Serra Preta, Belmonte, Brumado, Presidente Dutra e Ribeira do Pombal.

Entre as ações adotadas estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais.

O decreto estadual também restringe o funcionamento do comércio. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

A alteração no decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios, agora distribuídos da seguinte maneira:

Anexo 1, com 28 cidades: Aurelino Leal, Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Capela do Alto Alegre, Casa Nova, Catu, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Nilo Peçanha, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Senhor do Bonfim, Taperoá, Uauá, Ubaitaba, Valença e Wenceslau Guimarães.

Anexo 2, com 25 cidades: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Cafarnaum, Capim Grosso, Conceição do Coité, Feira de Santana, Iraquara, Irecê, Itanhém, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Medeiros Neto, Mucuri, Piraí do Norte, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Serrinha.

Anexo 3, com 24 cidades: Apuarema, Belmonte, Brumado, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Nova Soure, Porto Seguro, Presidente Dutra,  Presidente Tancredo Neves, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Una e Vera Cruz.

As medidas

1 – O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência.

2 – Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

3 – O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais.

4 - A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal.

5 - Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mais duas cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 373

Terça-feira, 14 de Julho de 2020 / Bahia

Arataca e Contendas do Sincorá terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (15). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Abaíra, Baianópolis, Baixa Grande, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Boninal, Coribe, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibipitanga, Jacaraci, Nova Redenção, Rodelas e Tabocas do Brejo Velho, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 373 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Amélia Rodrigues, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Anguera, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Aramari, Arataca, Aratuípe, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Botuporã, Boquira, Brejões, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candeias, Candiba, Cândido Soares, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catu, Caturama, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Coração de Maria, Cordeiros, Correntina, Coronel João Sá, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira de Santana, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gentio do Ouro, Glória e Gongogi.

A restrição também inclui Governador Mangabeira, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jaguaripe, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lauro de Freitas, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Madre de Deus, Maiquinique, Mairi, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muniz Ferreira, Muquém de São Francisco, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Ibiá e Nova Itarana.

Estão com restrição no transporte ainda Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedrão, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Felipe, São Félix, São Félix do Coribe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea Nova, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 1.575 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Segunda-feira, 13 de Julho de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.575 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,5%), 47 óbitos (+1,9%) e 594 curados (+0,8%). Dos 105.763 casos confirmados desde o início da pandemia, 73.730 já são considerados curados, 29.550 encontram-se ativos e 2.483 tiveram óbito confirmado.

Os casos confirmados ocorreram em 398 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (41,08%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.660,25), Itajuípe (2.322.97), Ipiaú (2.005,54), Lauro de Freitas (1.739,57) e Itabuna (1.656,01).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 209.099 casos descartados e 98.366 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (12).

Na Bahia, 11.305 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Todos os dados estão disponíveis no Painel Epidemiológico. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 2.378 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.546 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 65%. No que se refere ao total de leitos de UTI adulto, dos 926 leitos dedicados à Covis-19, 749 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 81%. A região Extremo-Sul da Bahia possui a maior taxa de ocupação, com 100% dos leitos de UTI ocupados, seguida da região Sul, com 85%.

Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM INICIA NA NOITE DESTE SÁBADO, 11, A OPERAÇÃO TOQUE DE RECOLHER NO MUNICÍPIO DE JACOBINA

Domingo, 12 de Julho de 2020 / Bahia

Na noite deste sábado, 11 de julho, a 24ª CIPM deflagrou a Operação “TOQUE DE RECOLHER” no município de Jacobina, sob o comando do Capitão PM Juliano Rodrigues Sub Comandante da Unidade e Supervisão direta do Major PM Flailton Oliveira, Comandante da Unidade PM, em cumprimento aos Decretos do Governador Estado e do Prefeito do  Município de Jacobina que proíbe a circulação de pessoas nas ruas das 20hs às 05hs, bem como o funcionamento presencial de bares e restaurantes a partir das 18hs, permitindo somente a prestação de serviço delivery de alimentos e bebidas não alcoólicas com o estabelecimento de portas fechadas.

Na primeira noite da Operação, 06 viaturas e 14 Policiais Militares foram empregados onde, juntamente com prepostos da Vigilância Sanitária do Município, orientações sobre os Decretos vigentes foram passadas para transeuntes e proprietários de estabelecimentos noturnos, no intuito de conscientizar toda população que permaneçam em casa para que a Pandemia do COVID-19 não se alastre ainda mais. Durante a Operação, 01 bar no Conjunto Habitacional Jacobina 3 foi interditado por um Ato Administrativo da Vigilância Sanitária. 

“Esta é mais um nova etapa no combate a proliferação do COVID-19 em Jacobina e doda região. A 24ª CIPM estará firme e a postos 24 horas por dia, para garantir o cumprimento dos Decretos do Estado e do Município, no intuito de Servir e Proteger a sociedade.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 12 de julho de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM REALIZA ENTREGA DE 250 CESTAS BÁSICAS ARRECADADAS DURANTE CAMPANHA ESPECIAL DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS DA UNIDADE PM

Domingo, 12 de Julho de 2020 / Bahia

Nesta sexta-feira, 10 de julho, a 24ª CIPM, realizou a entrega de 250 cestas básicas arrecadadas durante o Drive-Thru Solidário da Campanha Especial de Doação de Alimentos da Unidade PM, há uma semana atrás onde foi contabilizada aproximadamente 2 toneladas e 300 quilogramas de alimentos arrecadados. A Campanha contou com importantes parceiros da sociedade civil organizada, a exemplo da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), Maçonaria, Rotary Club, Lyons Club, Conselho  Comunitário de Segurança de Jacobina (CONCSEP) e Prefeitura Municipal de Jacobina através da Secretaria de Ação Social do Município e do Serviço Municipal de Tráfego e Transportes (SMTT).

O Ato da entrega fora realizado no Centro de Convivência do Idoso em Jacobina, sendo presidida pelo Coronel PM Nilton Paixão, Comandante do Policiamento da Região Norte sediado em Juazeiro, contando com a presença, além do Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, do Sr. Luciano Pinheiro, Prefeito do Município de Jacobina, da Sra. Aline Pinheiro, 1ª Dama e Secretária de Assistência Social, do Sr. Cezar Mendes, Venerável da Loja Maçônica Fraternidade Jacobinense, das Sras Regina Leide Monteiro e Danuzia Rodrigues, Presidentes do Lions Clube e Rotary Clube de Jacobina, respectivamente, e do Sr. Claudio Menezes, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Jacobina (CONCSEP).

Alinhado com as decisões firmadas em reunião com o Major PM Flailton Oliveira e lideranças da sociedade civil organizada do Município, as cestas básicas foram distribuídas às famílias, criteriosamente selecionadas pela Secretaria de Ação Social, moradoras de bairros e distritos que foram diretamente afetadas pela crise econômica causada pela Pandemia em Jacobina, bem como à algumas entidades, podendo citar a APAE, ao Centro Espírita Vila Serena, e aos artistas circenses os quais estão com suas atividades interrompidas há mais de noventa dias, após início de suas instalações no município.

“Renovo meus agradecimentos a Deus pela oportunidade de poder servir ao próximo, tendo o intenso apoio no evento, de toda imprensa de Jacobina, ACIJA, Maçonaria, Rotary Club, Lyons Club e Conselho Comunitário de Segurança de Jacobina (CONCSEP). Estendo meus agradecimento a Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria de Ação Social do Município, pela estrutura, logística e prepostos colocados à disposição no Ato da distribuição das cestas básicas. Agradeço ao Exmº Sr Coronel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da PMBA e ao Ilmº Sr Coronel PM Nilton Paixão Silva Santos, Comandante do Policiamento da Região Norte, pela orientação e apoio necessários à realização do evento. Agradeço e elogio todos os Policiais Militares da 24ª CIPM, honrosos homens e mulheres, os quais foram altamente solícitos durante toda Campanha. Por fim, agradeço a toda Comunidade jacobinense, protagonista da Campanha DRIVE-THRU da 24ª CIPM, a qual exercitou Caridade, Solidariedade, Amor ao próximo e Cidadania. Tenho fé em Deus que dias melhores estão por vir, para que a prosperidade, a saúde e paz retornem em nossa região.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 10 de julho de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando 

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

REALIZADA EM JACOBINA, NESTA SEXTA-FEIRA, 10, A PRIMEIRA REUNIÃO DE ALINHAMENTO OPERACIONAL DAS AISPS (ÁREAS INTEGRADAS DE SEGURANÇA PÚBLICA)

Domingo, 12 de Julho de 2020 / Bahia

REUNIÃO OCORREU DURANTE TODO O DIA NO AUDITÓRIO DO HOTEL SERRA DO OURO E FOI PRESIDIDA PELO CORONEL PM NILTON PAIXÃO, COMANDANTE DO CPRN (COMANDO DE POLICIAMENTO DA REGIÃO NORTE)

Nesta sexta-feira, 10 de julho, o Coronel PM Nilton Paixão Silva Santos, Comandante do Policiamento da Região Norte, sediado em Juazeiro-Ba, presidiu a 1ª Reunião de Alinhamento das Áreas Integradas de Segurança Pública, abrangendo as Unidades Operacionais do 6º BPM em Senhor do Bonfim, da 24ª CIPM em Jacobina, da 54ª CIPM em Campo Formoso e da 91ª CIPM em Capim Grosso.

A reunião ocorreu no auditório do Hotel Serra do Ouro, onde foram tratadas novas estratégias e metas para serem alcançadas com novas táticas na aplicação do Policiamento Ostensivo Geral para o enfrentamento e combate principalmente aos crimes violentos letais intencionais e os delitos contra o patrimônio.  O Coronel PM Nilton Paixão avaliou a dinâmica de atuação de cada Unidade PM e, definiu novas Modalidades e Estratégias de Policiamento Ostensivo Geral Integrado, nas áreas de atuação das duas AISPs (Áreas Integradas de Segurança Pública).
 

Tanto o Major PM Flailton Oliveira, anfitrião do evento, como o Tenente Coronel PM Jaime de Almeida Malvar Filho, Comandante do 6º BPM em Senhor do Bonfim, o Major PM Miguel Ângelo de Souza, Comandante da 54ª CIPM em Campo Formoso, e o Major PM Berenilson Maia Dias, Comandante da 91ª CIPM em Capim Grosso, explanaram números de Ações desenvolvidas, resultados obtidos e metas a serem alcançadas no semestre em curso.

“Excelente e muito produtiva a reunião onde todos nós Comandantes, tivemos a oportunidade de conhecer as novas Diretrizes, Estratégias e Orientações diretas do Ilmº Sr Coronel PM Nilton Paixão Comandante do CPRN (Comando de Policiamento da Região Norte). O novo plano de Policiamento Ostensivo Geral recomendado pelo nosso Comandante do Policiamento da Região Norte, estamos certos, que irá trazer resultados alvissareiros pra melhoria da Segurança Pública na Região.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 10 de julho de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando 

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUOS POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL NOTURNO NO MUNICÍPIO DE JACOBINA

Sábado, 11 de Julho de 2020 / Bahia

Na madrugada deste sábado, 11 de julho, Policiais Militares do 2º Pelotão e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), realizando uma Operação em abordagens noturnas, receberam denúncias anônimas pela Central 190, de uma aglomeração e poluição sonora em um estabelecimento noturno de comercialização de bebidas alcoólicas nas proximidades do Aeroporto de Jacobina.

De imediato, os Policiais foram até o local descrito, onde fora constatado o fato, sendo iniciada uma abordagem minuciosa no estabelecimento onde, em posse do arrendatário do espaço, um indivíduo de 44 anos de idade, foi encontrado (35) papelotes de uma substância análoga a cocaína e R$ 1.286,00 reais em espécie. Em posse de outro indivíduo de 24 anos de idade foi encontrado uma sacola com (38) sedas muito utilizadas para confecção de cigarros de maconha e R$ 690,00 reais em notas de R$ 10,00 e R$ 20,00. No estabelecimento, foi abordada uma mulher de 44 anos de idade, também arrendatária do estabelecimento e acusada de participação na comercialização de entorpecentes na localidade.

Aos indivíduos fora dada voz de prisão e, juntamente com todo material apreendido, apresentados na sede da 16ª COORPIN em Jacobina, onde a lavratura do Flagrante Delito fora procedida pelo Delegado Plantonista.

“Parabenizo a exitosa ação dos Policiais Militares, onde combateram de frente o mundo do tráfico de entorpecentes, bem como elogio a postura da comunidade local que, por intermédio de denúncias, colaborou com o sucesso da diligência.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 11 de julho de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Mulher é assassinada a tiros no bairro Santa Cruz em Luis Eduardo Magalhães

Sábado, 11 de Julho de 2020 / Bahia

A vítima morreu na hora

A Polícia Militar isolou a área

A PM registrou a ocorrência

A Polícia Civil já começou com as investigações

O Secretário de Segurança deu suporte no local

Após perícia o corpo foi removido pela rabecão para o necrotério de Barreiras

Uma mulher de 45 anos de nome Eloísa da Silva Santos, conhecida como "Luizinha" foi assassinada neste sábado (11), por volta das 19h40, na rua Ibitiba no bairro Santa Cruz, em Luis Eduardo Magalhães. 

De acordo com informações de testemunhas oculares, a vítima estava ao lado de outra mulher conversando em uma calçada, quando foi surpreendida por dois indivíduos altos e magros que perguntaram se a mesma se chamava Luizinha, quando a mulher (vítima) respondeu que era, momento que um dos indivíduos efetuou pelo menos seis disparos de arma de fogo contra a mesma na região da cabeça e tórax e morreu na hora.

A outa mulher que estava conversando com a vítima, não ficou ferida.

Ainda segundo informações, posteriormente os criminosos saíram andando e na esquina da rua Paulo Afonso do referido bairro pegaram uma moto Honda/bros preta e fugiram tomando rumo ignorado.

A Polícia Militar da 85 CIPM/ROCAM que estava descendo a referida rua escutou os disparos e rapidamente desceram na tentativa de capturar os suspeitos que estavam na moto, a PM ainda efetuou disparos contra os criminosos que entraram em confronto com a guarnição, eles subiram em uma calçada e conseguiram fugir.

O local foi isolado pela Polícia Militar até a chegada da Polícia Técnica que após procedimentos de praxe o corpo foi removido pelo rabecão de Luis Eduardo Magalhães para o necrotério de Barreiras para autópsia.

O Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, esteve no local dando suporte.

Ninguém foi preso. A Polícia Civil também esteve no local e já começou com as investigações. A motivação e a autoria ainda são deconhecidas segundo a polícia.

A vítima deixa filhos e netos.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo morre em confronto com a Rondesp Chapada na cidade de Itaberaba/BA

Sábado, 11 de Julho de 2020 / Bahia

A atuação vigilante da Rondesp Chapada contra atividades criminosas é incessante. Assim, na manhã de sexta-feira (10/07/2020), uma guarnição desta CIPT patrulhava pela Rua Dois do Bairro Irmã Dulce, em Itaberaba-BA, quando avistou dois indivíduos em suposta prática de tráfico de drogas.

Para evitar a ação da polícia, os infratores reagiram atirando contra a guarnição. A injusta agressão foi vencida e um dos infratores foi atingido e socorrido, sendo com ele apreendida uma arma de fogo tipo revólver, calibre. 38. 

Na ação também foi apreendido meio tablete de maconha, uma balança de precisão e mais 9 porções da mesma erva. O resistente veio a óbito após socorrido e o fato foi registrado na sede da CIPT-Chp.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Desmontado esquema de tráfico de ecstasy pelos Correios

Sábado, 11 de Julho de 2020 / Bahia

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) desarticulou, na sexta-feira (10), um esquema de envio de ecstasy, através dos Correios. Além da droga sintética, haxixe e maconha também eram comercializados escondidos dentro de suplemento alimentar.

Os investigadores da Coordenação de Narcóticos monitoravam a ação do traficante e passaram a fazer vigilância. Quando o criminoso tentou fazer novo envio, foi preso em flagrante. Dentro do pote de suplemento, dessa vez, havia maconha.

Após a captura, o traficante informou que possuía mais entorpecentes em sua residência. Os policiais civis foram até o endereço indicado pelo criminoso e localizaram 80 comprimidos de ecstasy, porções de haxixe e 352 reais em espécie.

"As equipes da Coordenação de Narcóticos estão aprofundando para saber os destinos das drogas enviadas e quem fornecia os entorpecentes para o traficante", contou a titular da Coordenação de Narcóticos, delegada Andréa Ribeiro.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 2.867 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Sábado, 11 de Julho de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.867 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 2,9%), 55 óbitos (+2,4%) e 2.828 curados (+4,1%). Dos 101.186 casos confirmados desde o início da pandemia, 71.926 já são considerados curados, 26.877 encontram-se ativos e 2.383 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 397 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,31%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.484,34), Itajuípe (2.318,09), Ipiaú (1.879,10), Lauro de Freitas (1.664,48) e Itabuna (1.588,95).

O boletim epidemiológico contabiliza 101.186 casos confirmados, 198.550 casos descartados e 101.253 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (10).

Na Bahia, 10.997 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Todos os dados estão disponíveis no Painel Epidemiológico (bi.saude.ba.gov.br/transparencia/). Para acessar o boletim completo, clique aqui.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 2.368 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.532 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 65%. No que se refere aos leitos de UTI adulto, dos 915 leitos exclusivos para o coronavírus, 725 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%. A região Extremo-Sul da Bahia possui a maior taxa de ocupação, com 96% dos leitos de UTI ocupados, seguida da região Oeste, com 90%.

Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

A partir de hoje, 10 de julho, a Sesab divulga mais uma ferramenta estatística para avaliar a tendência, denominada de média móvel, como pode ser vista no gráfico 4 do boletim. Nos últimos sete dias, verifica-se uma tendência de aumento mais evidente nos casos confirmados, enquanto que os casos ativos apresentam-se com evolução mais discreta.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 2.383 mortes pelo novo coronavírus.

2329º óbito – mulher, 72 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial e diabetes, foi internada dia 29/05 e foi a óbito dia 08/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2330º óbito – homem, 88 anos, residente em Salvador, portador de diabetes e doença cardiovascular, foi internado dia 10/06 e foi a óbito dia 08/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2331º óbito – homem, 96 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, foi internado dia 02/07 e foi a óbito dia 08/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2332º óbito – homem, 76 anos, residente em Salvador, portador de diabetes e doença cardiovascular, foi internado dia 21/06 e foi a óbito dia 07/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2333º óbito – homem, 62 anos, residente em Santa Luz, sem comorbidades, foi a óbito dia 08/07, em domicílio, em Santa Luz;

2334º óbito – mulher, 63 anos, residente em São Francisco do Conde, sem informação de comorbidades, foi internada dia 30/06 e foi a óbito dia 01/07, em unidade da rede pública, em São Francisco do Conde;

2335º óbito – homem, 77 anos, residente em Valença, portador de hipertensão arterial, data de admissão não informada, foi a óbito dia 07/07, em unidade da rede filantrópica, em Valença;

2336º óbito – homem, 81 anos, residente em Amélia Rodrigues, portador de doença cardiovascular, data de admissão não informada, foi a óbito dia 08/07, em unidade da rede pública, em Valença;

2337º óbito – mulher, 78 anos, residente em Campo Formoso, portadora de diabetes e doença cardiovascular, foi internada dia 22/06 e foi a óbito dia 01/07, em unidade da rede filantrópica, em Campo Formoso;

2338º óbito – mulher, 41 anos, residente em Dias D’Ávila, portadora de diabetes e doença cardiovascular, foi internada dia 20/05 e foi a óbito dia 21/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

2339º óbito – mulher, 35 anos, residente em Camacan, portadora de diabetes, foi internada dia 14/06 e foi a óbito dia 28/06, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

2340º óbito – homem, 84 anos, residente em Santo Amaro, portador de hipertensão arterial e diabetes, foi internado dia 20/06 e foi a óbito dia 01/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2341º óbito – homem, 51 anos, residente em Santo Amaro, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, foi a óbito dia 27/06, em unidade da rede privada, em Feira de Santana;

2342º óbito – homem, 42 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, foi internado dia 11/06 e foi a óbito dia 09/07, em unidade da rede pública, em Lauro de Freitas;

2343º óbito – homem, 76 anos, residente em Santa Bárbara, portador de hipertensão arterial e doença cardiovascular, foi internado dia 28/06 e foi a óbito dia 06/07, em unidade da rede militar, em Salvador;

2344º óbito – homem, 69 anos, residente em Dias D’Ávila, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, foi a óbito dia 02/06, em unidade da rede pública, em Dias D’Ávila;

2345º óbito – homem, 83 anos, residente em Eunápolis, sem comorbidades, foi internado dia 21/06 e foi a óbito dia 07/07, em unidade da rede pública, em Vitória da Conquista;

2346º óbito – homem, 82 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão e diabetes, data de admissão não informada, foi a óbito dia 06/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2347º óbito – mulher, 65 anos, residente em Ilhéus, portadora de hipertensão arterial, data de admissão não informada, foi a óbito dia 06/07, em unidade da rede pública, em Lauro de Freitas;

2348º óbito – mulher, 77 anos, residente em Presidente Tancredo Neves, portadora de diabetes, foi internada dia 08/07 e foi a óbito na mesma data (08/07), em unidade da rede pública, em Presidente Tancredo Neves;

2349º óbito – mulher, 73 anos, residente em Itabuna, portadora de hipertensão arterial e diabetes, foi internada dia 03/07 e foi a óbito dia 06/07, em unidade da rede pública, em Itabuna;

2350º óbito – homem, 42 anos, residente em Ilhéus, sem comorbidades, foi internado dia 05/07 e foi a óbito na mesma data (05/07), em unidade da rede pública, em Ilhéus;

2351º óbito – mulher, 77 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, foi internada dia 23/05 e foi a óbito na mesma data (23/05), em unidade da rede pública, em Salvador;

2352º óbito – mulher, 86 anos, residente em Ilhéus, portadora de doença cardiovascular, foi internada dia 22/06 e foi a óbito dia 06/07, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

2353º óbito – mulher, 59 anos, residente em Camamu, portadora de hipertensão arterial, foi internada dia 17/06 e foi a óbito dia 29/06, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

2354º óbito – homem, 85 anos, residente em Ilhéus, sem comorbidades, foi internado dia 26/06 e foi a óbito dia 03/07, em unidade da rede privada, em Ilhéus;

2355º óbito – homem, 65 anos, residente em Camaçari, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, foi a óbito dia 07/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2356º óbito – homem, 86 anos, residente em Camamu, portador de diabetes, foi internado dia 17/06 e foi a óbito dia 30/06, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

2357º óbito – mulher, 60 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes e doença cardiovascular, foi internada dia 15/06 e foi a óbito dia 01/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2358º óbito – homem, 38 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, foi internado dia 11/06 e foi a óbito dia 17/06, em unidade da rede privada, em Salvador;

2359º óbito – homem, 37 anos, residente em Feira de Santana, sem informação de comorbidades, foi internado dia 03/06 e foi a óbito dia 09/07, em unidade da rede pública, em Feira de Santana;

2360º óbito – mulher, 61 anos, residente em Lauro de Freitas, portadora de hipertensão e diabetes, foi internada dia 15/06 e foi a óbito dia 01/07, em unidade da rede privada, em Salvador;

2361º óbito – homem, 47 anos, residente em Vera Cruz, sem informação de comorbidades, foi internado dia 26/06 e foi a óbito dia 07/07, em unidade da rede pública, em Santo Antônio de Jesus;

2362º óbito – homem, 65 anos, residente em Lauro de Freitas, portador de hipertensão arterial e diabetes, foi internado dia 20/06 e foi a óbito dia 06/07, em unidade da rede privada, em Lauro de Freitas;

2363º óbito – mulher, 64 anos, residente em Paulo Afonso, portadora de doença cardiovascular, foi internada dia 04/05 e foi a óbito dia 31/05, em unidade da rede pública, em Recife (Pernambuco);

2364º óbito – mulher, 77 anos, residente em Candeias, portadora de doença cardiovascular, foi internada dia 26/06 e foi a óbito dia 30/06, em unidade da rede pública, em Salvador;

2365º óbito – criança, 6 meses, residente em São Francisco do Conde, foi internada dia 08/06 e foi a óbito dia 19/06, em unidade da rede pública, em Salvador;

2366º óbito – homem, 85 anos, residente em Santa Bárbara, portador de hipertensão arterial, foi internado dia 15/06 e foi a óbito dia 07/07, em unidade da rede pública, em Salvador.

2367º óbito – homem, 62 anos, residente em Paulo Afonso, portador de doença cardiovascular e doença renal crônica. Internado dia 03/07, foi a óbito dia 07/07, em unidade da rede pública, em Paulo Afonso;

3368º óbito – homem, 60 anos, residente em Teixeira de Freitas, sem comorbidades. Internado dia 13/06, foi a óbito dia 08/07, em hospital da rede pública, em Teixeira de Freitas;

3369º óbito – mulher, 54 anos, residente em Cruz das Almas, portadora de diabetes mellitus. Internada dia 06/07, foi a óbito dia 09/07, em unidade da rede pública, em Cruz das Almas;

3370º óbito – homem, 86 anos, residente em São Sebastião do Passé, portador de hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença respiratória crônica. Internado dia 03/07, foi a óbito dia 06/07, em hospital da rede pública, em São Sebastião do Passé;

2371º óbito – homem, 73 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial. Internado dia 10/06, foi a óbito dia 23/06, em hospital da rede privada, em Salvador;

2372º óbito – mulher, 89 anos, residente em São Sebastião do Passé, portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença cardiovascular. Sem informação acerca da data de internação, foi a óbito dia 04/07, em hospital da rede pública, em São Sebastião do Passé;

2373º óbito – homem, 94 anos, residente em Itapetinga, sem informações sobre a existência de comorbidades. Também sem informações acerca da data de internação, foi a óbito dia 02/07, em hospital filantrópico, em Itapetinga;

2374º óbito – mulher, 67 anos, residente em Juazeiro, portadora de diabetes mellitus e doença cardiovascular. Internada dia 20/06, foi a óbito dia 03/07, em hospital da rede privada em Remanso;

2375º óbito – homem, 54 anos, residente em Candeias, portador de doença cardiovascular. Internado dia 30/06, foi a óbito dia 02/07, em hospital da rede pública, em Candeias;

2376º óbito – mulher, 35 anos, residente em Juazeiro, portadora de obesidade. Internada dia 06/07, foi a óbito dia 07/07, em hospital da rede privada, em Juazeiro;

2377º óbito – mulher, 30 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Internada dia 27/06, foi a óbito dia 28/06, em hospital filantrópico, em Salvador;

2378º óbito – homem, 85 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e doenças hematológicas. Internado dia 23/06, foi a óbito dia 01/07, em hospital da rede pública, em salvador;

2379º óbito – mulher, 53 anos, residente em Iguaí, portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença respiratória infecciosa. Internada dia 08/06, foi a óbito no mesmo dia de internação (08/06), em hospital da rede privada, em Iguaí;

2380º óbito – homem, 44 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus. Internado dia 18/06, foi a óbito dia 04/07, em hospital da rede pública, em Salvador;

2381º óbito – homem, 72 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Internado dia 19/06, foi a óbito dia 03/07, em hospital da rede pública, em Salvador;

2382º óbito – mulher, 97 anos, residente em Madre de Deus, sem comorbidades. Internada dia 28/06, foi a óbito dia 03/07, em hospital da rede privada, em Salvador;

2383º óbito – homem, 67 anos, residente em Candeias, sem comorbidades. Internado dia 20/05, foi a óbito dia 07/06, em hospital da rede pública, em Salvador.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Prorrogado toque de recolher em Itaberaba até 16 de julho

Sábado, 11 de Julho de 2020 / Bahia

A circulação noturna de pessoas em Itaberaba segue restrita até o dia 16 de julho. A medida de enfrentamento ao novo coronavírus, que terminaria na quinta-feira (9), foi prorrogada mais uma vez, em atuação conjunta dos poderes públicos estadual e municipal.

Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta (10), a restrição compreende o período das 18h às 5h, quando ficam proibidos a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, com exceção de deslocamento para serviços de saúde ou farmácias.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mais três hospitais no interior da Bahia passam a contar com túneis de desinfecção; Jacobina está entre as cidades beneficiadas

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 / Bahia

Três túneis de desinfecção do Senai Cimatec foram instalados pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (10), no Hospital Regional Vincentina Goulart, em Jacobina, e nos hospitais municipais de Serrinha e Amargosa. As unidades de Saúde também receberam 12 bolhas de contenção. Com estes, 36 unidades de saúde que atentem pacientes com diagnóstico de Coronavírus em toda a Bahia já contam com túneis de desinfecção em pleno funcionamento.

“Estes túneis de desinfecção ampliam a segurança dos profissionais de Saúde que estão atuando na ponta, prestando atendimento para os pacientes com sintomas da Covid-19. Foram desenvolvidos para uso no momento em que eles vão se desparamentar dos seus Equipamentos de Proteção Individual”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os equipamentos foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.

Além destes hospitais, os equipamentos também foram implantados no Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, UPA de Porto Seguro, UPA de Itaberaba, UPA de Juazeiro, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira, Santa Clara e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho e de Base, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), Dantas Bião (Alagoinhas), Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Regional de Santo Antônio de Jesus, Regional de Juazeiro, Amec (Camacã), Geral do Oeste (Barreiras), São Pedro (Remanso) e Regional Mário Dourado Sobrinho (Irecê), além dos hospitais de campanha de Teixeira de Freitas e Senhor do Bonfim.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui alerta para crescimento de casos de Covid-19 no interior e fala em colapso do sistema de saúde

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 / Bahia

Foto: Correio

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (10), o governador Rui Costa falou sobre o combate à pandemia de Covid-19 na Bahia e fez um alerta para a população de que o desrespeito às medidas de distanciamento social está dificultando e atrasando a superação dos efeitos da pandemia no estado. "Nós estamos fazendo um investimento grande em todas as regiões com a implantação de novos leitos e de unidades de retaguarda, mas isso não será suficiente se cada um não fizer sua parte. Desde o período das festas juninas, temos registrado um crescimento alarmante no número de casos no interior. Se as taxas de contágio continuarem crescendo, chegará um momento que, independente do investimento que façamos na criação de novos leitos de UTI, o nosso sistema de saúde pode entrar em colapso".  

O governador afirmou que medidas mais rígidas devem ser tomadas nos municípios para conter o aumento no número de infectados. "Hoje temos cerca de 90 cidades com taxas muito altas e estamos muito preocupados. Nos últimos dois dias eu me reuni com 64 prefeitos e hoje irei conversar com mais 33 para identificar as razões e elaborar ações que barrem esse crescimento. Mas tudo passa, sem dúvida, pela importância das pessoas ficarem em casa a fim de evitar o contágio. Por isso nós precisamos de medidas drásticas para os próximos dias com o objetivo de impedir a formação de aglomerações".  

Rui também fez um apelo para os jovens. "Eu gostaria de mandar essa mensagem para nossos jovens, que hoje representam o grupo mais expressivo de contaminados na Bahia. Gostaria de pedir que pensem em seus pais, tios e avós, que já não têm a mesma saúde que vocês. Ao sair de casa, além de se colocarem em risco, também estão expondo eles ao vírus. Já aguentamos por tanto tempo e, se todos fizerem sua parte, em breve iremos superar e doença terrível."


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Em junho, IBGE estima crescimento de 13% da produção de grãos na Bahia para 2020

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 / Bahia

Foto: Gov/BA

O sexto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a junho, projetou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, para este ano, em torno de 9,3 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 13,% na comparação com 2019. Em maio, o levantamento apontava uma safra de nove milhões de toneladas. Em relação à área, o IBGE projeta uma ligeira retração de 0,8% na plantada e de 1,4% na colhida na comparação anual, registrando, em ambos os casos, uma extensão aproximada de 3,1 milhões de hectares. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (9), foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esta expansão da safra baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, mesmo neste ano de enfrentamento da pandemia, comprova a eficiência das políticas públicas do Governo da Bahia de estímulo à produção agrícola. Como vinha ocorrendo nos meses anteriores, os principais destaques são a soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, cacau e café, além do crescimento da safra de cebola”, disse o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

A lavoura de soja, cuja colheita está finalizada, ficou estimada em 6,0 milhões de toneladas, a segunda maior da série histórica do levantamento – inferior apenas à de 2018 (6,2 milhões de toneladas). Com isso, houve expansão de 13,5% em relação ao volume produzido em 2019. A área colhida de 1,6 milhão de hectares superou em 1,3% à da safra anterior.

A safra de milho foi revisada para próximo a 2,0 milhões de toneladas, em 593,5 mil hectares plantados, representando uma alta de 21,5% em relação a 2019. A primeira safra do cereal deve ser responsável por 1,6 milhão de toneladas, em 363,5 mil hectares. Por sua vez, a expectativa para a segunda safra da lavoura é de 370 mil toneladas plantadas em 230 mil hectares.

A previsão para o feijão ficou mantida em 321,5 mil toneladas, superando em 10,7% a produção de 2019. A área plantada totaliza 456 mil hectares. A principal contribuição virá da segunda safra, cujo volume estimado é de 184,2 mil toneladas, o que representa uma alta de 56,6% na comparação anual.

Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE revisou sua estimativa para uma produção de 5,1 milhões de toneladas, projetando, com isso, uma alta de 22,4% em relação à safra anterior. A produção de cacau deverá crescer 16,2%, em 2020, na comparação com 2019, somando 122 mil toneladas.

A expectativa para a produção total de café foi revisada para 203 mil toneladas ante 181 mil do levantamento anterior. A safra do tipo arábica ficou projetada em 88 mil toneladas, o que representa uma variação anual de 21,5%, e a do canephora ficou em 115 mil toneladas, correspondendo a uma expansão de 6,4% na comparação com 2019. Por sua vez, as lavouras de banana, laranja e uva apresentaram, respectivamente, recuo de 18,3%, 0,7% e 38,8% em relação à safra anterior.

A estimativa para o algodão foi mantida em 1,4 milhão de toneladas, representando uma queda de 4,3% em relação à safra anterior. A área plantada ficou projetada em 315 mil hectares, correspondendo a um recuo de 5,1% na mesma base de comparação.

As projeções indicam uma produção de 963 mil toneladas de mandioca, mantendo-se estável em relação à safra passada. A produção de cebola deve encerrar o ciclo com alta de 3,9% em relação à colheita anterior, totalizando 302,4 mil toneladas. A estimativa para o tomate, no entanto, foi alterada, sendo estimada em 241,2 mil toneladas, que corresponde a uma retração de 12,5% sobre a safra de 2019.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Covid-19: Cidades baianas com aumento expressivo no número de casos terão medidas mais duras de restrição

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 / Bahia

Nesta sexta-feira (10), serão definidas medidas mais duras de restrição para diversas cidades baianas que vêm apresentando um crescimento acentuado no número de casos da Covid-19, nos últimos dias. A informação foi dada pelo governador Rui Costa, no início da noite desta quinta-feira (09), durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado. 

O governador lembrou aos internautas que se reuniu virtualmente com mais de 60 prefeitas e prefeitos nas últimas horas, visando alinhar medidas para contenção do novo coronavírus nessas cidades. “Estou extremamente preocupado com o crescimento de casos registrado em alguns municípios baianos e, justamente por isso, decidi conversar com os prefeitos para entender o que levou a esse súbito aumento. A maior parte dos prefeitos apontou como causa os festejos juninos, já que muitas pessoas que moram no interior em sítios, fazendas ou mesmo casas fizeram festas que contaram com a participação de parentes de outras cidades e até de outros estados”, explicou.

Rui lembrou que a Bahia não pode jogar fora os resultados alcançados nos últimos meses e que o isolamento social deve continuar a ser feito, sobretudo nessas cem cidades com elevação de casos. “Se essa situação se prolongar, poderemos chegar a um colapso do sistema de saúde da Bahia, por isso precisaremos endurecer as restrições nessas localidades. Nossa meta é e sempre será lutar para que vidas humanas sejam salvas. Também em função disso, orientei que os prefeitos façam o Internamento precoce de pacientes com sintomas e morbidades para tentar evitar que a situação se agrave”, contou. 

Fazem parte da relação de cidades que passarão a ter medidas mais duras de circulação de pessoas municípios como Jequié e Jaguaquara. Nesta sexta-feira (10), o governador irá fazer uma nova reunião de alinhamento com os prefeitos restantes. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.783 casos de Covid-19, 51 óbitos. Dos 98.319 casos confirmados desde o início da pandemia, 69.098 já são considerados curados, 26.893 encontram-se ativos e 2.328 tiveram óbito confirmado.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mais quatro cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 378

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 / Bahia

Barra do Rocha, Caturama, Ituaçu e Novo Horizonte terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (11). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Lajedão e Malhada, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 378 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Amélia Rodrigues, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Anguera, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Botuporã, Boquira, Brejões, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candeias, Candiba, Cândido Soares, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catu, Caturama, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Cordeiros, Coribe, Correntina, Coronel João Sá, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Feira de Santana, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gentio do Ouro, Glória e Gongogi.

A restrição também inclui Governador Mangabeira, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iraquara, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jaguaripe, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Laje, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lauro de Freitas, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macururé, Madre de Deus, Maiquinique, Mairi, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muniz Ferreira, Muquém de São Francisco, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Ibiá e Nova Itarana.

Estão com restrição no transporte ainda Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedrão, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Felipe, São Félix, São Félix do Coribe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea Nova, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DO POLICIAMENTO DA REGIÃO NORTE PRESIDIRÁ 1ª REUNIÃO DE ALINHAMENTO DAS ÁREAS INTEGRADAS DE SEGURANÇA PÚBLICA EM JACOBINA

Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 / Bahia

Nesta sexta-feira, 10 de julho, o Coronel PM Nilton Paixão Silva Santos, Comandante do Policiamento da Região Norte, sediado em Juazeiro-Ba, presidirá a 1ª Reunião de Alinhamento das Áreas Integradas de Segurança Pública, abrangendo as Unidades Operacionais do 6º BPM em Senhor do Bonfim, da 24ª CIPM em Jacobina, da 54ª CIPM em Campo Formoso e da 91ª CIPM em Capim Grosso.

A reunião, que será no auditório do Hotel Serra do Ouro a partir das 08hs da manhã, tratará de novas metas na aplicação do Policiamento Ostensivo Geral, em combate principalmente aos Crimes Violentos Letais Intencionas e aos Crimes Violentos contra o Patrimônio. 
O Major PM Flailton Oliveira, anfitrião do evento, estará recepcionando, além do Coronel PM Nilton Paixão, o Tenente Coronel PM Jaime de Almeida Malvar Filho, Comandante do 6º BPM em Senhor do Bonfim, o Major PM Miguel Ângelo de Souza, Comandante da 54ª CIPM em Campo Formoso, e o Major PM Berenilson Maia Dias, Comandante da 91ª CIPM em Capim Grosso.

“É de grande valia reuniões deste gênero, pois nós Comandantes podemos discutir e integrar ainda mais ideias para a inovação no combate aos crimes em nossas regiões. Agradeço ao Ilmº Sr. Coronel Nilton Paixão pela confiança de ser proporcionada a 1ª Reunião de Alinhamento Integrado na área da 24ª CIPM.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 09 de julho de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando 

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Embasa lança na Agência Virtual pagamento da conta de água com cartão de crédito e também débito Caixa Auxílio Emergencial

Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 / Bahia

Para oferecer mais comodidade e segurança aos seus usuários, em tempos de pandemia da Covid-19, a Embasa disponibilizou na Agência Virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) a opção de pagamento da conta de água/esgoto utilizando o cartão de crédito das principais bandeiras ou o cartão de débito Caixa Elo Auxílio Emergencial. É mais uma facilidade para o pagamento da fatura sem sair de casa.

O pagamento pelo crédito pode ser realizado em até 12 vezes, sendo que uma taxa pelo parcelamento será cobrada pela operadora de cartão. Caso as contas estejam vencidas, a cobrança das devidas atualizações, multas e juros pelo atraso somente será realizada na próxima conta a ser faturada.

Para utilizar o cartão virtual de débito Caixa Elo Auxílio Emergencial, é necessário ter o número do cartão, que pode ser emitido pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Em decorrência da pandemia do Covid-19, atualmente o atendimento presencial da Embasa está interrompido em sua área de atuação no estado. Nesse período, os serviços podem ser solicitados pelo 0800 0555 195, pela Agência Virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo App Embasa. 

Agência Virtual

Além da nova facilidade de pagamento da conta de água/esgoto, é possível solicitar diversos serviços pela Agência Virtual, canal de atendimento remoto da Embasa, como: segunda via da conta, parcelamento de débitos, alteração de titularidade, solicitação de ligação nova de água, denúncia de falta de água, comunicação de vazamentos de água e esgoto, entre outros. Para isso, é necessário se cadastrar e gerar uma senha.


Blogbraga/Ascom Embasa - Unidade Regional de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Meia tonelada de maconha encontrada no interior da Bahia

Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 / Bahia

Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida, na quarta-feira (8), em ações da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Campo Formoso). Um homem terminou capturado. Os casos ocorreram nos municípios de Curaçá e Campo Formoso.

Em Curaçá, na localidade de Fazenda Altos, a Cipe Caatinga localizou uma plantação com 500 pés de maconha em uma propriedade rural. No local também foram encontrados 171 quilos da droga pronta para consumo, sete quilos de semente e um motor.

Segundo o subcomandante da Cipe Caatinga, capitão Mário Baeta, o dono da propriedade foi encaminhado à Delegacia Territorial de Curaçá. Em depoimento, ele revelou que havia arrendado a terra por R$ 7 mil para outra pessoa plantar e sabia que o cultivo era de maconha. O homem segue à disposição da Justiça.

No outro flagrante, guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 54ª CIPM apreenderam 375 quilos de maconha em um assentamento, na localidade de Tuiutiba, zona rural de Campo Formoso. Um criminoso, com passagem por estelionato, percebeu a presença policial e atirou contra a equipe. Ele acabou ferido e não resistiu. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 22 e munições. O caso foi registrado na 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Senhor do Bonfim.


Blogbraga/SSP-BA/Fonte: Ascom: Marcia Santana

Compartilhar no Whatsapp

TCM ALERTA SOBRE FALTA DE TRANSPARÊNCIA COM GASTOS NO COMBATE À COVID-19

Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 / Bahia

Dos 417 municípios baianos, nada menos que 359 não cumprem as exigências legais para dar transparência aos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19. Isto significa que os gestores de 86% dos municípios baianos não estão permitindo aos cidadãos o controle e a fiscalização sobre os recursos públicos que estão sendo empregados nas ações de controle da disseminação da doença. Apenas 16 prefeituras, ou seja, 4% do total, têm cumprido plenamente o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, após análise das informações apresentadas nos sites oficiais das prefeituras.

O resultado do levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (09/07) pelo presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que manifestou preocupação e alertou os prefeitos e demais gestores municipais para que promovam o mais rápido possível as adequações necessárias, visando “o cumprimento dos requisitos mínimos exigidos pela Lei de Acesso à Informação e pela Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública”.

Observou o presidente do TCM que, no levantamento realizado pelos técnicos da Corte de Contas, ficou evidente o descumprimento de dispositivos legais e de “princípios da boa prática de governança de recursos públicos, imprescindíveis para a transparência nas contratações emergenciais”. Destacou que estes gestores poderão, eventualmente, serem penalizados com sanções em razão do descaso com o dever de informar e de permitir a devida fiscalização por parte dos cidadãos.

No estudo, com base em análise das informações expostas nos sites das prefeituras, 359 municípios (86% do total) não atenderam as exigências legais; 42 prefeituras (10%) atenderam apenas parcialmente as exigências da legislação; e 16 prefeituras (4%) atenderam plenamente o imposto pelas leis que disciplinam a matéria. Nenhuma das prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de Salvador cumpriu, no período analisado, a obrigação de expor todas as informações sobre gastos na compra de insumos e serviços para o combate à pandemia.

Os municípios que cumpriram as normas de transparências pública foram: Bom Jesus da Lapa, Bonito, Caetité, Candiba, Coaraci, Cocos, Curaçá, Iuiú, Lajedinho, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Porto Seguro, São Gabriel, Serra Dourada, Una e Wenceslau Guimarães. Deles, seis estão situados na região Centro Sul baiano; dois no Centro Norte; dois no Extremo Oeste; quatro no Sul baiano; e dois no Vale do São Francisco.

Segundo os técnicos do TCM que fizeram o levantamento – todos ligados à Diretoria de Assistência aos Municípios da Superintendência de Controle Externo – dentre os aspectos que ensejaram o descumprimento dos dispositivos legais destacam-se sites desatualizados e ausência de acessibilidade, entre outros. No relatório eles destacaram que a Lei 13.979/2020 estabelece que “todas as contratações ou aquisições realizadas com fulcro em seus dispositivos serão imediatamente disponibilizadas em sítio oficial específico na rede mundial de computadores (internet), contendo, no que couber, além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição”. Verificou-se, também, a ausência de cumprimento dos requisitos do §3º do art. 8º da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), em especial a autenticidade, integridade e atualidade das informações.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Túnel de Desinfecção é instalado em hospital de campanha em Senhor do Bonfim; Barreiras está entre as cidades beneficiadas

Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 / Bahia

Um Túnel de Desinfecção do Senai Cimatec foi instalado pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (07), no Hospital de Campanha de Senhor do Bonfim. A unidade possui 20 leitos clínicos, sendo a principal porta de entrada para pacientes com Covid-19 no município. Agora são 33 unidades de saúde em toda a Bahia que contam com o equipamento, desenvolvido para uso específico de profissionais de Saúde devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Pessoal (EPIs).

“Com a implantação destes túneis, estamos buscando preservar as vidas das pessoas que estão na linha de frente, nos hospitais, realizando o tratamento dos pacientes com Covid-19. Os equipamentos são indicados para uso dos profissionais momentos antes deles se desparamentarem dos EPIs, podendo realizar este procedimento com mais segurança e tranquilidade”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. 

Os túneis foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.

Além deste hospital, os equipamentos também foram implantados no Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, UPA de Porto Seguro, UPA de Itaberaba, UPA de Juazeiro, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira, Santa Clara e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho e de Base, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), Dantas Bião (Alagoinhas), Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Regional de Santo Antônio de Jesus, Regional de Juazeiro, Amec (Camacã), Geral do Oeste (Barreiras), São Pedro (Remanso) e Regional Mário Dourado Sobrinho (Irecê), além do hospital de campanha de Teixeira de Freitas.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

"Temos que estar juntos”, diz Rui Costa após reunião com 31 prefeitos; representante de Luis Eduardo Magalhães esteve entre os participantes da reunião

Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 / Bahia

“A parceria entre Estado e municípios é fundamental para que possamos, juntos, vencer o coronavírus na Bahia”. A frase é do governador Rui Costa, que se reuniu com 31 prefeitos e prefeitas baianas, ao longo desta quarta-feira (8), com o objetivo de intensificar o combate à pandemia no estado. O primeiro encontro virtual teve início pela manhã e contou com a participação de 14 gestores municipais. À noite, outros 17 prefeitos se reuniram com o governador pela internet. Foram cerca de 5 horas de discussão somadas as duas conferências. “Até a próxima sexta-feira, devo me reunir com cerca de 100”, anunciou o governador em publicação feita nas redes sociais.

“O momento deve ser de trabalho intenso para conter o avanço da doença no interior. Temos que estar juntos: governador, prefeitos e a população. Aqui, não está em jogo o partido de cada prefeito. O nosso interesse é cuidar das pessoas e salvar vidas”, afirmou o governador. Os prefeitos falaram sobre a evolução da Covid-19 em seus municípios e apresentaram demandas e proposta para fortalecer a relação com o Governo do Estado. Apesar da preocupação com o aumento do número de casos no interior após o São João, mesmo com a antecipação do feriado, Rui afirmou que não adianta lamentar e se deixar abater, encorajando os prefeitos: “o momento é de trabalhar, e vamos fazer isso juntos, sem medir esforços para vencer esta guerra”. 

Participaram das reuniões desta quarta representantes das cidades Capim Grosso, Luís Eduardo Magalhães, Camamu, Presidente Tancredo Neves, Una, Ubaitaba, Buerarema, Santo Amaro, Cruz das Almas, Nova Soure, Ribeira do Pombal, Caravelas, Nazaré, Campo Formoso, Souto Soares, Belmonte, Medeiros Neto, Gentio do Ouro, Presidente Dutra, América Dourada, Paulo Afonso, Macururé, Ubatã, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Queimadas, Barra do Choça, Jaguaquara, Ibotirama, Nilo Peçanha e Aurelino Leal.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem mais cinco municípios com transporte suspenso; total chega a 376

Quinta-feira, 09 de Julho de 2020 / Bahia

Cocos, Itiúba, Iuiu, Nova Fátima e São Gabriel terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (10). A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (9).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. O decreto ainda mantém suspensas, até 12 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 376 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Amélia Rodrigues, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Anguera, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Botuporã, Boquira, Brejões, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caculé, Caém, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candeias, Candiba, Cândido Soares, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catu, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Cordeiros, Coribe, Correntina, Coronel João Sá, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Feira de Santana, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gentio do Ouro, Glória e Gongogi.

A restrição também inclui Governador Mangabeira, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iraquara, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituberá, Iuiú, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jaguaripe, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lauro de Freitas, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macururé, Madre de Deus, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Muniz Ferreira, Muquém de São Francisco, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá e Nova Itarana.

Estão com restrição no transporte ainda Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedrão, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planalto, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Felipe, São Félix, São Félix do Coribe, São Francisco do Conde, São Gabriel, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea Nova, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Coronavírus: Mais um veículo da empresa Cidade do Ouro é apreendido em Jacobina

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 / Bahia

Foto: Google

Um ônibus da empresa Transporte de Turismo Cidade do Ouro Ltda. foi apreendido, pela Polícia Rodoviária Estadual em cumprimento de mandado judicial que acatou pedido do Ministério Público estadual formulado no processo da ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Rocío Mattos. A apreensão foi resultado da segunda fase da operação ‘Safe Path’, cujo objetivo é combater o transporte interestadual de passageiros, atualmente proibido por decreto estadual, prorrogado no último dia 19 de junho, como forma de enfrentamento da disseminação do novo coronavírus.

Na decisão, proferida ontem, o juiz Marley Medeiros, em atenção a pedido do MP, determinou a apreensão de todos os veículos localizados na garagem da empresa, em Jacobina, onde foram encontrados dois veículos, sendo que um não pode ser apreendido devido a problemas mecânicos. O ônibus apreendido foi levado para o posto da PRE em Jacobina. Conforme a decisão, o veículo deve permanecer no posto enquanto perdurem os efeitos do decreto estadual. Segundo relatório da PRE, a empresa estava realizando transporte de passageiros entre São Paulo e Jacobina. Na primeira fase da operação, realizada em 15 de maio também a pedido do MP, foram apreendidos quatro veículos. Na decisão que autorizou a primeira fase da operação, a Justiça acatou pedido do MP e determinou a suspensão das atividades da empresa.


Blogbraga/Fonte: MP-BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Produção Industrial baiana avança 7,6% em maio

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 / Bahia

Seplan

Mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 7,6% em maio, frente ao mês imediatamente anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quarta-feira (8), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Este resultado da Bahia foi acima da média nacional e reflete a capacidade de recuperação da nossa produção industrial”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Devido aos efeitos da pandemia, no acumulado do ano, a indústria registrou queda de 5,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, apresentou redução de 5,1%, frente ao mesmo período anterior. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou declínio de 20,7%, porém melhor do que o índice nacional, que foi de -21,9%.

O setor de Derivados de petróleo (27,9%) apresentou a principal influência positiva em maio, explicada, especialmente, pela maior fabricação de óleos combustíveis, óleo diesel e naftas para petroquímica. Outro resultado positivo no indicador foi observado no segmento de Celulose, papel e produtos de papel (1,1%).

No acumulado do período de janeiro a maio de 2020, comparado com o mesmo período do ano anterior, o segmento de Derivados de Petróleo registrou aumento de 31,0%, impulsionado pela maior fabricação de óleos combustíveis, óleo diesel e naftas para petroquímica. Importante ressaltar, também, os resultados positivos assinalados por Celulose, papel e produtos de papel (11,0%) e Produtos alimentícios (4,4%). No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, destacaram-se positivamente Derivados de petróleo (16,3%) e Bebidas (0,4%).

Comparativo regional

A queda no ritmo da produção industrial nacional, com taxa de -21,9%, na comparação entre maio de 2020 com o mesmo mês do ano anterior, foi acompanhada por 13 dos 14 locais pesquisados, com destaque para os recuos mais acentuados assinalados por Ceará (-50,8%), Amazonas (-47,3%) e Espírito Santo (-31,7%). Por outro lado, apenas o estado de Goiás (1,2%) assinalou taxa positiva nesse mês.

No acumulado do período de janeiro a maio, 12 dos 14 locais pesquisados registraram taxa negativa, com destaque para as quedas mais acentuadas em Ceará (-21,8%), Amazonas (-20,7%), Espírito Santo (-18,5%) e Rio Grande do Sul (-16,6%). Por sua vez, Rio de Janeiro (2,8%) e Pará (0,9%) registraram os maiores avanços no período.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Tele Coronavírus chega à marca dos 100 mil atendimentos através do 155

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 / Bahia

Desde quando foi implantado, em 3 de abril, o Tele Coronavírus já realizou mais de 100 mil atendimentos prestados por voluntários da área de Saúde à população, por meio do número 155. Contando com as ligações recepcionadas pelos colaboradores da rede SAC, que fazem a triagem, já são 175 mil ligações.

Idealizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e Fiocruz Bahia, o Tele Coronavírus recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan) de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Segurança Pública (SSP), da Administração (Saeb) e de Infraestrutura (Seinfra). Também aderiram à ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a Unime, a UFRB e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada pelos voluntários.

“Iniciamos as tratativas com a Fiocruz antes mesmo da pandemia chegar ao Brasil, para esta iniciativa que tem mostrado resultados significativos não só no serviço prestado diretamente à população, orientando as pessoas, como também no mapeamento dos dados que estamos utilizando para a elaboração das políticas públicas de combate à pandemia”, ressaltou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas lideram o quantitativo de pessoas atendidas no estado, sendo que a maioria fica na faixa dos 20 aos 59 anos de idade. “Esta enorme adesão, com mais de 100 mil atendimentos, demonstra a confiança da população neste serviço. Vale destacar que, diferente dos aplicativos, este serviço tem um atendimento personalizado realizado por especialistas qualificados, o que aumenta a confiança da população na recomendação que é dada”, destaca Manoel Barral, pesquisador titular da Fiocruz. Ainda de acordo com Barral, são cerca de 1.100 estudantes de medicina que prestam o atendimento, além de 150 médicos na supervisão das equipes, sendo que todos são voluntários.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Três soldados procurados por Força Tarefa se entregam

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 / Bahia

Militares da 32ª CIPM (Pojuca), suspeitos de envolvimentos com sequestros e roubos, se apresentaram na Corregedoria Geral com advogados.

Três soldados lotados na 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pojuca), que possuíam mandados de prisões, se entregaram, na manhã desta terça-feira (7). Os agentes públicos, suspeitos de envolvimentos com sequestros e roubos, se apresentaram na Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública, no bairro de Amaralina, com advogados. Eles foram ouvidos, depois passaram por exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e em seguida foram encaminhados para o Batalhão de Choque, onde cumprirão prisões temporárias de 30 dias.

O trio, em parceria com outros quatro militares da mesma unidade e um vigilante, é investigado por extorsões mediante sequestro, roubo, associação criminosa e abuso sexual. O grupo passou a ser investigado depois de um assalto que aconteceu na cidade de Igaporã, no dia 9 de junho deste ano. Um imóvel foi invadido por homens fardados que diziam cumprir mandado judicial. Após subtraírem 5 mil reais, celulares e joias, os criminosos saíram e deixaram cair uma pistola calibre 40, pertencente a um soldado da 32ª CIPM (Pojuca). No mesmo dia o militar foi preso.

Equipes das Corregedorias Geral e da Polícia Militar seguem procurando o sétimo PM, integrante do grupo e com mandado de prisão em aberto, que não foi encontrado durante a operação e também não se apresentou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia/Foto: Alberto Maraux

Compartilhar no Whatsapp

Governador Rui Costa anuncia ampliação do número de testagens para a Covid-19 na Bahia

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 / Bahia

Durante transmissão do Papo Correria, na noite desta terça-feira (7), o governador Rui Costa revelou preocupação com a interiorização dos casos de Covid-19 no estado. Um dos fatores apontados pelo chefe do executivo baiano para a propagação da doença foi o deslocamento da população baiana para cidades do interior no período de festejos juninos, embora a comemoração tenha sido antecipada pelo Governo do Estado. 

Como estratégia para conter o avanço do novo coronavírus, o governador revelou que o estado irá aumentar o número de testes realizados diariamente. “Hoje conversei com o secretário de saúde [Fábio Vilas-Boas] e iremos trabalhar com o número máximo de testes e devemos processar 3 mil testes de RT-PCR todos os dias. A Bahia inclusive é o segundo estado no país em número de realização desse tipo de teste que é o mais seguro para detecção da doença. Já fizemos mais de 100 mil testes na Bahia e vamos seguir ampliando a testagem”, afirmou Rui Costa. 

Aulas

Rui Costa respondeu diversas perguntas das pessoas que acompanhavam a transmissão ao vivo e quando questionado sobre o retorno das aulas, o governador ponderou que ainda não é o momento. “Estamos avaliando diariamente a dinâmica da pandemia e analisando qual será o melhor momento para o retorno, mas ainda não estamos numa fase favorável. Por exemplo, testamos 100% dos alunos, professores e profissionais da rede estadual em três municípios: Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Entre estes municípios foi detectado que dois deles apresentaram uma média de 10 % de contaminação da comunidade escolar. É um índice alto que não nos permite retornar agora”. 

Ainda segundo o governador da Bahia, outro fator que afeta a retomada das atividades de forma mais ampla é o percentual de ocupação de leitos. Nesta terça-feira, o índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva por pacientes da Covid-19 está em 82%. Ficou estabelecido que a flexibilização será avaliada de forma mais detalhada e caso a caso quando o índice de ocupação de leitos de UTI estiver em cada região estiver abaixo de 75% e se mantiver com este percentual durante cinco dias consecutivos. 

Reunião com prefeitos 

Rui reafirmou que a gestão estadual está empenhada na busca por soluções que contenham a disseminação da doença e evite uma contaminação comunitária nas cidades do interior do estado. Para alinhar as ações, o governador irá participar de reuniões virtuais com 90 prefeitos entre esta quarta-feira (7) e sexta-feira (10). As reuniões devem se estender para a próxima semana até que todos os 417 municípios baianos sejam contemplados. "Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida", disse durante a transmissão ao vivo. 

O governador também falou da antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando o agravamento da doença e mais mortes.

Salvador 

O governador Rui Costa aproveitou para esclarecer que, nesta terça-feira, não foi realizado anúncio com data para abertura de shoppings e do comércio em geral na capital baiana. “É importante que fique claro que hoje divulgamos o critério que ficou estabelecido e quais as fases para reabertura de shopping e retomada de outros serviços que estão suspensos em função da pandemia. Estabelecemos que essa reabertura só irá ocorrer caso a taxa de ocupação de leitos fique abaixo de 75% em Salvador durante cinco dias seguidos e o mesmo vale para o interior. Se a região conseguir atingir esse índice podemos pensar em um movimento de reabertura”.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Odontolessa Neli Dupará Açaí ASMAT Online Celulares Sportime Guarda Municipal Extreme Delicia DBT Polícia Civil Casa da Informática Casa da Ferramenta Vida Farma LH Madeiras CISO Oeste Beton AFS Dique Denuncia Sutrans Paraíba ORIX Midori Paisagismo Minas Aço G7 NET Grupo Marabá Contabilidade Rondon Casa do Marceneiro Ofertas - Hiper Santo Antonio P&F Global Imperial PM Mineiros Jaú Luz motos DPVAT