NOTÍCIAS

PF PRENDE EM FLAGRANTE UMA MULHER POR TENTATIVA DE FRAUDE À AGÊNCIA DA CEF EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS/BA

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017 / Bahia

Feira de Santana/Ba - Na tarde desta quinta-feira (17), A Polícia Federal prendeu em flagrante uma mulher por tentativa de fraude à Caixa Econômica Federal na agência de São Gonçalo dos Campos na Bahia.

Após serem avisados pelo setor de segurança da Caixa Econômica Federal sobre uma possível tentativa de fraude na modalidade Empréstimo Consignado, uma equipe de policiais federais deslocou-se e passou a manter vigilância na agência e, por volta das 13 horas, abordou a pessoa suspeita, que apresentou um documento falso de identificação. Somente nessa data, ela já havia sacado cerca de 7 (sete) mil reais.

Após apuração, foi identificado pela Polícia Federal e pelo setor de segurança da Caixa Econômica Federal que a mulher possuía antecedentes criminais e que já praticou crimes de estelionato também nos municípios de Ipirá, Tucano, Riachão do Jacuípe, Santo Estevão, Ribeira do Pombal, todos na Bahia.

A presa foi encaminhada ao posto da Polícia Federal em Feira de Santana/BA, onde foi lavrado o auto de prisão flagrante pelos crimes de uso de documento falso e estelionato. Após o procedimento, a mesma será encaminhada ao presídio local, onde ficará à disposição da Justiça.

SCS PF-BA


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Comentar

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE A CRIMES AMBIENTAIS NA CIDADE DE CÂNDIDO SALES/BA

Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017 / Bahia

Vitória da Conquista/BA – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (16), com apoio do IBAMA, a OPERAÇÃO DARK WATER que visa combater a prática de crimes ambientais na cidade de Cândido Sales/BA. Policiais Federais e Agentes do IBAMA cumprem três mandados de prisão preventiva, um mandado de busca e apreensão e três medidas cautelares diversas, de suspensão das atividades de natureza econômica.

As investigações tiveram início em janeiro de 2017, através da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista/BA, mas desde 2008 os responsáveis já vinham sendo notificados e advertidos pelos órgãos ambientais. Nessas notificações era solicitada a realização de um Plano de Recuperação da Área, o que não foi atendido até a presente data.

A atividade ilegal consiste no lançamento de resíduos sólidos e líquidos sem o devido tratamento nas águas do Rio Pardo, naquele município, através da atividade de curtição de couro sem a devida autorização dos órgãos ambientais responsáveis.

O nome da operação é uma alusão à caraterística poluída da água após a prática dessa atividade.

Os envolvidos serão autuados pelo crime previsto no artigo 54, inciso V, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e será expedido ofício à Prefeitura de Cândido Sales para que seja realizada a eliminação dos dejetos de forma adequada, para que não ocorram mais prejuízos ao meio Ambiente.

SCS  Polícia Federal – Bahia


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Comentar

POLÍCIA FEDERAL PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM QUE TENTAVA EMBARCAR COM 3KG DE COCAÍNA NO AEROPORTO DE SALVADOR

Terça-feira, 15 de Agosto de 2017 / Bahia

Salvador/BA - A Polícia Federal, através do Grupo de Combate ao Tráfico de Entorpecentes no Aeroporto (GCTEA), prendeu em flagrante na madrugada desta terça-feira (15), um passageiro colombiano que tentava embarcar com 3kg de cocaína escondidos no interior de sua bagagem. O destino final era a cidade de Bruxelas, na Bélgica.

Durante uma fiscalização de rotina, policiais federais abordaram o passageiro no momento em que ele fazia o checkin. Após a inspeção na bagagem que seria despachada, a droga foi encontrada escondida nas divisórias de duas maletas para computador. O passageiro vinha de Manaus, fez escala em Brasília e de Salvador faria mais uma escala em Lisboa, tendo como destino final a cidade de Bruxelas, na Bélgica.

Com essa apreensão soma-se mais de 6kg de cocaína apreendida no aeroporto de Salvador/BA nesse ano de 2017. O indivíduo foi encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia e, após a lavratura do auto de prisão em flagrante, será encaminhado para o presídio local, onde ficará a disposição da Justiça Federal.

SCS - PF/BA


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Comentar

Corregedoria do TRE-BA determina correição nas zonas eleitorais da Bahia

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017 / Bahia

A Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE-BA) determinou a realização de correição extraordinária em todas as zonas eleitorais do Estado. O trabalho, iniciado em 1º de agosto, deverá ser concluído até a quarta-feira (31/8). A medida tem o objetivo de regularizar os processos em tramitação na primeira instância da Justiça Eleitoral baiana.
 

Conforme o Provimento Nº 06/2017, da CRE-BA, os trabalhos de correição deverão ser realizados pelos servidores e/ou requisitados lotados nos cartórios eleitorais, sob a coordenação do juiz eleitoral (titular ou substituto). Dentre as orientações listadas no documento, há determinação de que sejam comparados o acervo físico e o registro informatizado, bem como identificados e arquivados os processos com perda de objeto.
 

Acesse o Provimento Nº 06/20177
 
A realização de correição nas zonas eleitorais baianas considera também as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça para o Judiciário Nacional em 2017, em especial as de número 01 e 02, que, respectivamente, orientam: “Julgar mais processos que os distribuídos” e “Julgar processos mais antigos”. 
 
De acordo com o Provimento Nº 06/2017, os trabalhos habituais das zonas eleitorais não devem ser interrompidos durante a realização da correição. 


Blogbraga/TRE

Comentar

Assistência Militar do TJBA recolhe 11,5 mil armas de fogo para destruição

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017 / Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recolheu exatas 11.597 armas de fogo nas sedes das comarcas do Estado entre fevereiro de 2016 e julho de 2017.

Também foram recolhidos 50.370 cartuchos e 3.342 armas brancas.

Os números são resultado da Operação de Recolhimento de Armas, realizada pela Assistência Militar, cujo objetivo é inspecionar e retirar material bélico dos fóruns.

As armas foram inutilizadas pela 6ª Região Militar do Exército Brasileiro e serão completamente incineradas em um forno siderúrgico posteriormente. Todas serviam de prova em processos judiciais e foram periciadas.

A medida procura garantir a segurança nos prédios do Poder Judiciário de acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), e com o Decreto Judiciário nº 508, de 8 de maio de 2012.

A Assistência Militar da Presidência integra o Sistema de Segurança do TJBA, coordenado pela Comissão de Segurança, órgão criado por iniciativa da Presidência do TJBA, e presidido pelo desembargador Gesivaldo Brito.


Blogbraga/TJBA

Comentar

Governo convocará dois mil policiais da reserva para atuar em funções de retaguarda, afirma Rui

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017 / Bahia

O governo baiano encaminhará à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ainda neste mês de agosto, projeto de lei criando uma remuneração especial para policiais da reserva – oficiais e soldados. Segundo o governador Rui Costa, os profissionais da reserva serão convidados a retornar à ativa para exercer funções de retaguarda, a exemplo de monitoramento de câmeras de segurança, que exigem a presença de policiais 24 horas por dia, ao longo de sete dias na semana.

“Com isso, vamos liberar quase dois mil policias de funções de retaguarda e da área administrativa, para atuar nas ruas”, afirmou. Com os dois mil policiais e igual número de novos concursados da Polícia Militar, cujo concurso está em andamento, o governador afirmou que a Segurança Pública do Estado contará com o reforço de mais quatro mil policiais para atuar nas ruas das cidades baianas já no primeiro semestre de 2018.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

24 CIPM JACOBINA: AÇÕES INTEGRADAS DOS PELOTÕES DA 24 CIPM GARANTEM MAIS TRANQUILIDADE E PAZ PÚBLICAS

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017 / Bahia

Como resultado das Operações realizadas pela 24ª CIPM, armas de fogo, droga e veículos com restrição de furto/roubo têm sido apreendidos. A sensação de segurança e paz públicas têm sido reforçadas em Jacobina e em toda a região.


MIRANGABA

Após uma briga entre primos, em que um dos envolvidos teve lesão corporal grave e fora levado ao hospital municipal de Jacobina, os policiais militares daquele município realizaram a prisão do acusado e apreendeu uma espingarda (bate-bucha) que estava em posse do mesmo e apresentou na Delegacia de Polícia Civil.

OUROLÃNDIA

Os policiais militares do 5º Pelotão apreenderam um revolver .38 com seis cartuchos intactos, além de dois cartuchos calibre 12. Duas motocicletas também foram apreendidas, uma delas com numeração do chassi adulterada.
   
Também fora apreendida uma espingarda de calibre 32/65 de marca CBC, modelo 151 com um cartucho carregado na câmara. O indivíduo que estava em posse da arma já é conhecido por ter executado um homicídio e é foragido da justiça. Os policiais tentaram prendê-lo, mas o mesmo conseguiu fugir, abondando uma moto e a espingarda que foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil.

PIRITIBA

Os policiais militares do 4º Pelotão realizaram a prisão de um foragido da justiça que havia ido à casa da ex companheira para feri-la. Na diligência a senhora foi salva pelos policiais e o indivíduo preso e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.

MIGUE CALMON

Os policiais militares do 4º Pelotão, Miguel Calmon, prenderam em flagrante um indivíduo estava ameaçando e assustando as pessoas do povoado do Bronggo com uma espingarda. O mesmo cultivava planta análoga à cannabis sativa. O indivíduo e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.

JACOBINA

Um veículo FOX vermelho fora roubado em Capim Grosso por dois elementos armados com arma de fogo, que ainda efetuaram um disparo para intimidar a vítima. Os Policiais Militares do 2º Pelotão, da 24ª CIPM, foram acionados para realizar buscas a fim de localizar o aludido veículos.

Após diligência, juntamente com a guarnição do município de Caém, o carro fora encontrado abandonado na estrada vicinal dos Índios, antes da entrada de Cachoeira. Após diligência o veículo fora apresentado na Delegacia de Polícia Civil.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 07 de agosto de 2017.

HUGO LEONARDO ALVES MARX - TEN PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Comentar

Sai resultado da prova objetiva do concurso da Embasa

Terça-feira, 08 de Agosto de 2017 / Bahia

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso público da Embasa, divulgou, na tarde desta segunda-feira (07), o resultado da prova objetiva do certame. Os candidatos podem verificar a classificação na internet, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br.

O concurso público da Embasa visa o preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. As vagas são destinadas a 64 municípios, contemplando unidades da Embasa em Salvador, região metropolitana e interior. Os salários admissionais variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

As vagas de nível superior são oferecidas aos profissionais com formação em ciências contábeis; análise de sistemas, processamento de dados, ciência da computação, engenharia de computação ou sistemas de informação; engenharia civil ou engenharia de produção civil; engenharia sanitária ou engenharia sanitária e ambiental; e engenharia elétrica. As vagas de nível médio-técnico são destinadas para técnicos em edificações e técnicos em eletromecânica. Já para o nível médio, há vagas para agente administrativo, agente operacional, assistente de laboratório e operador de processos de água e de esgoto.

O prazo de validade do concurso, organizado pelo Instituto IBFC, será de 6 (seis) meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Embasa, ser prorrogado uma vez por igual período, por conveniência administrativa da empresa.


Blogbraga/Gerência de Comunicação Social da Embasa

Comentar

Candidato subtrai folhas de respostas e é contido pela segurança montada para o Concurso da PM e BM

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017 / Bahia

Policiais militares da 41ª CIPM foram acionados pelo CICOM para conduzir à delegacia um candidato do concurso de soldados da Polícia e Bombeiros Militar realizado na manhã deste domingo (6), na Faculdade de Filosofia da Ufba, Federação, após iniciar um conflito na sala.
 
Segundo informações do coordenador da unidade, o candidato não conseguiu terminar sua redação, pegou seus pertences, agarrou algumas folhas de respostas de outros candidatos e saiu correndo pelo corredor do local de prova.
 
A estrutura de policiamento ostensivo montada para garantir a segurança aos candidatos e ao concurso facilitou a ação dos militares impedindo que o acusado fugisse. Ele foi conduzido para a delegacia para registro do fato juntamente com outros candidatos que se sentiram prejudicados e prepostos da empresa que organizou o certame.

As folhas de respostas subtraídas foram recuperadas intactas, não havendo prejuízo para outros candidatos.


Blogbraga/PM-BA

Comentar

Governador se reúne com produtores do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa

Sábado, 05 de Agosto de 2017 / Bahia

Após entregar obras em Serra do Ramalho, na manhã deste sábado (5), o governador Rui Costa seguiu para o município de Bom Jesus da Lapa, onde visitou o Projeto Formoso, que tornou a cidade um polo de cultivo de banana e levou à formação do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), associação de produtores da região. O local abriga a maior produção de banana do país.

Os produtores aproveitaram a visita do governador Rui Costa e de outras autoridades para colocar as reivindicações dos produtores em pauta. De acordo com Rui Costa, a visita é uma extensão da sua gestão, em que tem buscado ouvir a população do estado, na capital e no interior.

"O que nos leva a continuar trabalhando para investir na qualidade de vida do povo baiano é ouvir as pessoas. E minhas relações com o povo são muito verdadeiras, e, por isso, eu vim aqui ouvir o que vocês precisam. Meu trabalho é escutar as necessidades e tomar decisões, porque o momento que vivemos economicamente me impede de fazer tudo o que eu gostaria. Levarei essas demandas para as pastas da minha gestão e tentaremos fazer um planejamento para atendê-las. Além disso, estamos licitando o projeto do sistema de abastecimento já em agosto", adiantou o governador.

O projeto de irrigação montado pelo governo federal tem 19.100 hectares, sendo 7 mil desses de área de reservas. “São 12 mil empregos diretos e 18 mil indiretos, na produção de banana, laranja, melancia, maracujá e outras frutas. Do projeto, em 2015, saíram 181 toneladas de alimentos”, explicou o presidente do Conselho do Distrito Irrigado Formoso, Antônio Márcio.

Para o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures , esse sábado é um dia histórico para a população da região. "Esse é o primeiro governador que vem aqui ouvir o povo, ouvir as demandas dos trabalhadores. O projeto Formoso é uma cidade dentro de Bom Jesus da Lapa, com 16 mil habitantes e precisamos dar uma atenção especial para esses moradores que precisam de água tratada em algumas vilas, ruas asfaltadas e uma delegacia. 

Movimentando a economia de toda a região, esse projeto é mais que geração de 30 mil empregos, é negócio social e econômico ", afirmou.

O governador Rui Costa dará continuidade à agenda em Bom Jesus da Lapa, neste domingo (6), para acompanhar a festa do padroeiro da cidade, além de autorizar obras.  


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

OPERAÇÃO JACOBINA, PELOTÕES EM AÇÃO, INTENSIFICADA NAS CIDADES DE CALDEIRÃO GRANDE, SAÚDE E CAÉM.

Sábado, 05 de Agosto de 2017 / Bahia

Nesta última quinta-feira, 03 de agosto, a 24ª CIPM realizou mais uma etapa da "OPERAÇÃO JACOBINA: PELOTÕES EM AÇÃO". Desta vez as ações preventivas foram empregadas nas cidades de Caém, Saúde e Caldeirão Grande. A Operação teve supervisão do Major PM Flailton auxiliado pelos Cap PM Dermeval, Tem PM Alan, Aspirante PM Bani e pelo comandante de pelotão Sub Tenente PM Aguiar, que dirigiu diretamente todas as ações desencadeadas na região. 

Além das viaturas ordinárias oriundas daquele pelotão, a Operação contou com o apoio de mais 04 viaturas quatro rodas, sendo uma do PETO de Jacobina e outra pertencente a CPAC - CAATINGA. As ações ostensivas que visam fortalecer a sensação de segurança e prevenir eventuais delitos na busca incessante pela ordem pública e paz social, foram colocadas em prática com diversas abordagens a transeuntes, motociclistas, condutores de veículos quatro rodas, estabelecimentos comerciais com o objetivo também de retirar de circulação infratores e materiais relacionados a ações criminosas, como armas brancas e de fogo, na intenção de reduzir os homicídios, crimes dolosos contra a vida.

Como resultado das ações nos municípios e em seus distritos, centenas de pessoas foram abordadas, bem como ônibus, carros, motos e transeuntes diversos. Foram feitas também algumas notificações e apreensões de veículos que circulavam de forma irregular. As ações continuaram noite adentro na cidade de Jacobina, numa união de esforços incessante pela corrente do bem. 

As Operações fazem parte do plano tático e estratégico do Comando da 24ª CIPM e atende diretrizes do Alto Comando da Corporação, e do Comando Regional Norte.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Comentar

POLÍCIA FEDERAL DETERMINA O AFASTAMENTO DO PREFEITO DE ENCRUZILHADA/BA

Sexta-feira, 04 de Agosto de 2017 / Bahia

Vitória da Conquista/BA – A Polícia Federal notificou, nesta sexta-feira (04), o Presidente da Câmara de Vereadores de Encruzilhada/BA para que afaste de suas funções o Prefeito Municipal e um servidor público da área de saúde por tempo indeterminado, com base no artigo 17-D da Lei de Lavagem de Dinheiro.

A Autoridade Policial entendeu que a medida era necessária tendo em vista a comprovação de que ambos cometeram crimes de responsabilidade, fraude a licitação, lavagem de dinheiro e por serem integrantes de organização criminosa em investigação que apurou desvio de recursos públicos de uma cooperativa da área de saúde que atuava em diversos municípios da região sudoeste da Bahia.

A cooperativa já havia sido objeto de denúncia em programa jornalístico nacional de grande repercussão, apontando diversas irregularidades nas licitações e nos contratos por ela assumidos.

As investigações da Polícia Federal demonstraram que a organização criminosa teria lavado, pelo menos, R$ 6.232.407,00 (seis milhões, duzentos e trinta e dois mil, quatrocentos e sete reais) entre 2013 e 2014.

O afastamento do Prefeito e do servidor público deve ser cumprido imediatamente, sob pena de responsabilização civil e criminal.

SCS – PF/BA


BlogBraga/ Repórter Paiva - Fonte: PF

Comentar

Rui entrega sistema de água em Serra do Ramalho e participa dos festejos religiosos de Bom Jesus da Lapa

Sexta-feira, 04 de Agosto de 2017 / Bahia

O governador também vai anunciar o Registro Especial Provisório da Romaria do Senhor Bom Jesus no Município de Bom Jesus da Lapa como Patrimônio Imaterial da Bahia

Neste final de semana, o governador Rui Costa estará na região oeste do estado, onde vai inaugurar obras e levar outras ações aos municípios de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa.  No sábado (dia 5), às 10h, próximo à Estação Elevatória, Rui fará a entrega do Sistema Integrado de Abastecimento D’Água que vai beneficiar mais de 21 mil moradores de 21 localidades de Serra do Ramalho. A obra coordenada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) é fruto de um investimento de R$ 20,6 milhões, oriundos do BNDES.  

Ainda no município, o governador assina autorização para que a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) celebre dois convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva, nas áreas de apicultura e caprinovinocultura. Ele também fará a entrega de entrega de 1.508 Cadastros Ambiental Rural, emitidos pela CAR, empresa vinculada à Secretaria Desenvolvimento Rural (SDR).

No domingo (dia 6), Rui estará em Bom Jesus da Lapa, acompanhando a festa do padroeiro que é terceira maior romaria do país. Cedo pela manhã, ele acompanha a Missa dos Romeiros no Santuário, seguindo até o local em procissão, ao lado do Dom João Santos Cardoso e de padres. No local, ele vai assinar decreto que reconhece a Festa do Divino Espírito Santo como Bem Cultural Imaterial do Estado da Bahia. Rui também vai anunciar o Registro Especial Provisório da Romaria do Senhor Bom Jesus no Município de Bom Jesus da Lapa como Patrimônio Imaterial.  

Também em Bom Jesus da Lapa, o governador assina autorização para a Secretaria de Saúde do Estado celebrar Convênio com a Prefeitura para reforma do Hospital e implantação de UTI (Neo e Adulto). O ato será realizado na Esplanada do Santuário de Bom Jesus da Lapa, situado na Praça da Bandeira.

Em seguida, Rui e sua comitiva visitam o projeto de irrigação Formoso, gerido pela Codevasf, onde está a maior produção de banana do país. Lá, ele vai se encontrar com o presidente do Conselho do Distrito Irrigado Formoso, Antônio Márcio.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

24 CIPM JACOBINA: OPERAÇÕES PM E AÇÕES SÃO DEFLAGRADAS DIRETAMENTE DO GABINETE AVANÇADO

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017 / Bahia

Nesta quarta-feira, 02 de agosto, a partir dos bairros Jacobina III e IV, a 24ª CIPM, objetivando dar continuidade na intensificação do policiamento ostensivo, prevenir delitos, tirar armas de fogo de circulação, capturar quem for encontrado ao arrepio da lei e aproximar a PM da comunidade, iniciou mais uma fase da operação que já vem desenvolvendo em toda a região.

A Operação além de atender Plano estratégico e tático do Comando da 24 CIPM, atende as diretrizes do Comando de Policiamento da Região Norte e conta com equipamentos e petrechos imprescindíveis à execução da missão, a exemplo da Unidade Móvel de Comando instalada na cidade. A Operação conta com pelo menos oito viaturas quatro rodas e suporte importante da Tropa Especializada-Caatinga - na varredura no centro nevrálgico e em bairros da cidade como um todo.

Em Tapiramutá, os policiais militares apreenderam 42 (quarenta e duas) pedras de crack e R$ 1.440,00 (um mil quatro centos e quarenta Reais) na posse de dois indivíduos que foram presos em flagrante e apresentados na Delegacia da Polícia Civil.

Já em Ourolândia, um menor fora apreendido por ato infracional. O mesmo tinha em sua posse certa quantidade de substância análoga à cannabis sativa. O mesmo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil pelos policiais militares.

O Major Flailton Oliveira, Comandante direto das Operações, garante que as ações vão continuar na cidade sede, nas demais cidades satélites, nos distritos e povoados. “A tropa da 24ª CIPM trabalhará incansavelmente para levar diariamente a segurança e a paz públicas à comunidade, a quem tem a missão de servir e proteger".

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"
Jacobina, 03 de agosto de 2017


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Comentar

Bandidos capotam veículo durante fuga em Igaporã sentido Caetité/BA

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017 / Bahia

Na manhã desta quinta-feira (03), um Veículo Fiat/Toro com homens portando arma longa e pistola, tentaram roubar uma Caminhonete Hilux, prata, placa policial NXI-6649 de Ibirataia/BA, a 3 km de Igaporã/BA, sentido Caetité.

Os criminosos, não obtiveram êxito e capotaram o veículo Fiat/Toro, Placa policial PKI-5987 de Feira de Santana-BA.

Os indivíduos adentraram na mata, não sendo localizados pela polícia. A polícia acredita que os criminosos ainda tetem roubar outro carro para facilitar a fuga.

Ninguém foi preso. 


Blogbraga/PM/Reportagem: Tony Gama

Comentar

Cinco criminosos morrem em troca de tiros com a RONDESP em Juazeiro/BA

Quarta-feira, 02 de Agosto de 2017 / Bahia

Principais suspeitos de terem assaltado o Banco do Brasil de Sobradinho, no último sábado (29), entraram em confronto com policiais da Rondesp/Norte, no final da manhã desta terça-feira (1º), em Juazeiro. Após denúncia anônima, a equipe especializada chegou a uma chácara situada no Jardim Flórida, zona urbana do município, onde o grupo – que também planejava atacar uma agência em Sento Sé – se escondia.

De acordo com o comandante da Rondesp/Norte, tenente-coronel PM Jaime Malvar Filho, após a localização do imóvel, os policiais fizeram uma campana dos arredores e conseguiram abordar dois dos criminosos num veículo Gol. “Fizemos a revista e encontramos apenas algumas máscaras escondidas no carro, mas eles confessaram que havia armas na chácara. Quando as equipes seguiram com a dupla para o imóvel, foram surpreendidas com tiros pelo restante do grupo”, explicou.

No confronto, cinco integrantes da quadrilha (Cleyton Alves Tenório, Wescley Aguiar de Oliveira, João Augusto Leal do Vale, Júlio Carlos Pereira Rocha e um ainda não identificado) foram atingidos e, embora socorridos, não resistiram aos ferimentos. Já Robério Alves de Oliveira foi preso e encaminhado para a 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Juazeiro). A polícia acredita que uma pequena parte do bando conseguiu fugir.

No imóvel foram apreendidos várias unidades de emulsão para explosivos com espoletas acopladas, três fuzis – dois de calibre 7,62 e um 556 – uma pistola 9 milímetros e dois revólveres, além de munições compatíveis com estes armamentos e de calibre.50. Foram ainda encontrados quatro coletes balísticos e 200 ‘miguelitos’ (instrumentos pontiagudos com várias pontas utilizados para furar pneus e provocar atraso na chegada do reforço policial via terrestre) e diversas placas veiculares.


Blogbraga/PM-BA

Comentar

Secretaria da Educação realiza encontro com gestores escolares em Juazeiro

Quarta-feira, 02 de Agosto de 2017 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado realiza, nestas quinta e sexta-feira (03 e 04), o “Diálogo com Gestores” escolares dos Núcleos Territoriais de Educação de Juazeiro (NTE 10), Irecê (NTE 01), Jacobina (16) e Senhor do Bonfim (25). A atividade será realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Juazeiro, localizado na Rodovia BA 210, no bairro Dom José, na quinta-feira, das 8h às 18h, e na sexta-feira, das 8h às 12h30, e contará com as participações do secretário Walter Pinheiro e de técnicos do órgão central, que, dentre outras questões, irão abordar o fortalecimento do eixo pedagógico das escolas.

Serviço:
O que: Secretaria da Educação realiza encontro com gestores escolares em Juazeiro
Quando: Nestas quinta (das 8h às 18h) e sexta-feira (das 8h às 12h30)
Onde: Campus Juazeiro, localizado na Rodovia BA 210, no bairro Dom José
 
Contato:
Suami Dias (ASCOM/SEC – (71) 9-9194-9500.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

POLÍCIA FEDERAL COMBATE FRAUDES NO SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR EM PORTO SEGURO/BA

Quarta-feira, 02 de Agosto de 2017 / Bahia

Porto Seguro/BA – Na manhã desta terça-feira (02), a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União deflagram a OPERAÇÃO GÊNESIS, que visa desarticular organização criminosa responsável por fraudes em licitação e desvio de recursos públicos destinados à contratação de serviço de transporte escolar no município baiano de Porto Seguro.

Cerca de 100 Policiais Federais e cinco servidores da Controladoria-Geral da União, cumprem 5 (cinco) mandados de prisão temporária, 15 (quinze) de busca e apreensão e 37 (trinta e sete) mandados de condução coercitiva nos municípios de Guaraciaba, Manhuaçu e Viçosa, em Minas Gerais, e Eunápolis, Itabela, Porto Seguro e Salvador, na Bahia.

As investigações iniciaram há cerca de dois anos, e permitiram constatar, primeiramente, o direcionamento da licitação para favorecer uma empresa integrante do esquema criminoso. Essa empresa, depois, era beneficiada com sucessivos vultosos aditivos ao contrato firmado com a Prefeitura, facilitados pela inclusão de novas rotas originalmente não previstas, que eram aprovadas por servidor público municipal também participante da fraude. Parte do dinheiro destinado ao pagamento do contrato era desviado, retornando em benefício desse servidor e de outros investigados.

Servidores da própria Prefeitura Municipal, como professores e motoristas, eram subcontratados para a execução do transporte escolar, na maioria das vezes por valor muito inferior ao recebido do Município pela empresa, sendo essa umas das formas através das quais o dinheiro era desviado.

No total, os recursos liberados para contratação da empresa, inicialmente orçados em 8.288.000,00 (oito milhões, duzentos e oitenta e oito mil reais) já́ alcançaram a cifra de R$ 37.895.062,32 (trinta e sete milhões, oitocentos e noventa e cinco mil, sessenta e dois reais e trinta e dois centavos) com os aditivos, sem que tenham ocorrido novas licitações. Estima-se que o custo diário do serviço de transporte escolar no município de Porto Seguro ultrapasse os R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

Apura-se ainda a possível sonegação fiscal por parte de alguns dos investigados, cujos nomes encontram-se inscritos em dívida ativa, com débitos em montante superior a R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais).

Nome da Operação:

O nome da operação remete ao Livro de Genesis da Bíblia, quando a luz deu fim às trevas, em uma referência à descoberta das fraudes que vinham se perpetuando no tempo.

Os investigados, na medida de sua participação, responderão pelos crimes de organização criminosa (art. 2o, Lei 12.850/13), fraude à licitação (arts. 89 e 98, Lei 8.666/93), corrupção ativa e passiva (arts. 317 e 333, CP) e sonegação fiscal (art. 299, CP).

SCS/PF – BA.


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Comentar

Festival SESI Música prorroga as inscrições

Terça-feira, 01 de Agosto de 2017 / Bahia

Trabalhadores da indústria da região oeste podem se inscrever no Festival SESI

O SESI Bahia, que vai premiar com R$ 2 mil os melhores artistas da indústria de 2017, prorrogou para 11 de agosto as inscrições para o Festival SESI Música. Podem se inscrever trabalhadores da indústria e seus dependentes, bem como estudantes do ensino médio da Rede SESI de Educação de toda a Bahia.

A premiação acontece em 1º de outubro, no Teatro SESI Rio Vermelho, em Salvador. Os interessados podem disputar nas categorias Músicas Inéditas - composição Inédita (letra e música) e Músicas não inéditas - músicas já gravadas e editadas, interpretação. Para conhecer os detalhes do edital, acessar www.fieb.org.br/sesi/festivalsesimusica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas unidades do SESI de cada município.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

Bope liberta crianças mantidas reféns pelo padrasto em Itaberaba/BA

Segunda-feira, 31 de Julho de 2017 / Bahia

Enildo Lourenço de Jesus, 25 anos, que apresenta problemas psiquiátricos, surtou e antes de manter os enteados em cárcere privado agrediu a esposa.

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar resgataram, no início da noite desta segunda-feira (31), dois adolescentes (11 e 14 anos) que vinham sendo mantidos reféns pelo padrasto, na cidade de Itaberaba (distante 264 km da capital).

Enildo Lourenço de Jesus, 25, que apresenta problemas psiquiátricos, surtou durante a manhã, agrediu a esposa, Ana Paula Santos Silva de Jesus, 32, que foi atendida e liberada e depois manteve os dois enteados em cárcere privado.

Os policiais do Bope explicaram que o principal objetivo da negociação era preservar a integridade física dos meninos. “A conversa foi evoluindo e tudo correu bem. O importante é que as crianças saíram sem ferimentos e conseguimos negociar a rendição do criminoso”, exaltou o capitão do Bope Luiz Henrique.

O titular da 12ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Itaberaba), delegado Adolfo Nascimento, informou que Enildo será autuado por cárcere privado e lesão corporal.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Comentar

Rui entrega sistema de abastecimento de água e autoriza recuperação de estrada em Itiúba

Segunda-feira, 31 de Julho de 2017 / Bahia

Para comemorar a entrega de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água e a assinatura da ordem de serviço para a recuperação e pavimentação da rodovia BA-381, que liga Itiúba às cidades de Filadélfia e Cansanção, centenas de itiubenses caminharam com o governador Rui Costa, do local do pouso no estádio do município até a praça da matriz, onde foi realizada a solenidade oficial. O evento contou com apresentações culturais, fanfarra e mostra de trajes típicos das quadrilhas juninas. 

Sobre os investimentos na infraestrutura hídrica, o governador lembrou que a gestão de Jaques Wagner criou o Água Para Todos, beneficiando muitas comunidades rurais e cidades, e que segue dando continuidade ao programa. “A placa que a gente descerrou aqui é de um investimento de mais de R$ 6 milhões, um empréstimo que o governo tomou para fazer 49 quilômetros de tubulação, 37 quilômetros de adutora e mais 12 de rede de distribuição. Hoje a gente está inaugurando este sistema que traz água da Barragem de Ponto Novo. Também assinei autorização para levar água para mais três localidades rurais e ampliar a estação de tratamento de esgoto de Ponto Novo”, explicou Rui.

Na ampliação do Sistema de Abastecimento Simplificado de Água que atende Itiúba, foram investidos R$ 6,19 milhões. Os serviços fazem parte da obra de Ampliação do Sistema Integrado (SIAA) de Senhor do Bonfim. 

Desenvolvimento rural

O governador também entregou uma caçamba, adquirida por meio de emenda parlamentar, e os pequenos produtores rurais da região foram beneficiados com a autorização para que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) celebre convênios no âmbito do programa Bahia Produtiva e do Pró-Semiárido. O investimento é de R$ 1,178 milhão. “A Bahia é o estado brasileiro que tem o maior número de agricultores familiares, são 700 mil famílias, 3 milhões de baianos sobrevivendo da agricultura familiar. Se esses agricultores produzirem mais, com uma qualidade maior, eles vão ganhar mais dinheiro e gastar nas cidades, que vão se desenvolver e empregar mais. Eu acredito que a Bahia fica mais forte quando a gente ajuda os agricultores”, concluiu Rui Costa.

Estrada

Ainda na ocasião, o governador adiantou que, além da estrada, será construída uma ponte de 90 metros. “É um investimento grande, em um momento ímpar, que a região precisa e merece. Cada baiano está sentindo orgulho da Bahia, porque outros estados mais ricos não estão conseguindo nem pagar seus funcionários. Nós, além de estarmos com tudo em dia, ainda estamos entregando e anunciando cada dia mais obras”, destacou.

O trecho de 78 quilômetros da BA-381 vai receber investimento de R$ 23,6 milhões e tem importância para 172 mil baianos, especialmente agricultores e pecuaristas, base da economia da região. Acompanharam o governador os secretários da Infraestrutura (seinfra), Marcus Cavalcanti, de Infraestrutura Hídrica (Sihs), Cássio Peixoto, e de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Secretaria convoca 300 professores aprovados em seleção REDA

Segunda-feira, 31 de Julho de 2017 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado publicou, neste sábado (29/7), no Diário Oficial do Estado, o resultado final do processo seletivo para a contratação de professores da Educação Básica e Educação Básica no Campo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A seleção faz parte do Edital SEC/SUDEPE Nº 005/2017 de 23/02/2017. Ao total são 300 candidatos convocados em caráter de emergência. A lista está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
 
Os candidatos têm o prazo de 10 dias úteis, a partir da data de divulgação, para comparecer no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, nos seguintes locais: Secretaria da Educação do Estado situada na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª avenida, CAB (Centro Administrativo da Bahia), 1° andar, sala 138, para os aprovados em Salvador.  Os aprovados para o interior do Estado deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) aos quais pertencem os municípios para os quais foram aprovados.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

Concursos da PM e Corpo de Bombeiros serão realizados em 6 de agosto: Confira o local da prova no link abaixo

Segunda-feira, 31 de Julho de 2017 / Bahia

Serão realizadas no dia 6 de agosto as provas objetiva e discursiva do concurso público para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A informação consta no edital de convocação para a primeira e segunda etapas do certame, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28). As provas serão realizadas em Salvador e mais doze municípios do interior, de acordo com o cargo para qual o candidato se inscreveu. O cartão de convocação do candidato, com informações sobre os locais de prova, será disponibilizado no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame, a partir das 15h desta sexta-feira. Mais informações também podem ser obtidas pelo Portal do Servidor.

As provas serão aplicadas no turno matutino, a partir das 9h15, com abertura dos portões às 8h e fechamento às 9h. É recomendável que os candidatos compareçam ao local de provas com pelo menos uma hora de antecedência. As provas terão duração de 4h30 e é imprescindível que o candidato compareça portando o comprovante de inscrição, documento de identidade original em bom estado de conservação, além de caneta esferográfica, azul ou preta, de material transparente, lápis preto e borracha.

Os candidatos deverão responder a 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais (30) e conhecimentos específicos (50), além de uma questão discursiva. É vetado o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos fiscais. Ao candidato somente será permitido sair da sala após uma hora de prova. O caderno de questões somente poderá ser levado depois que sejam transcorridas quatro horas e trinta minutos de avaliação.

De acordo com o edital de abertura de inscrições, os candidatos que concorrem a uma das duas mil vagas para a Polícia Militar realizarão provas em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Já aqueles que se inscreveram com interesse em uma das 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar realizarão provas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

Maior concurso

Ao todo, foram realizadas 141.878 inscrições no certame, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Elaborado conjuntamente pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e pelos Comandos Gerais, seu edital foi publicado dia 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

Confira o local de prova dos concursos dos Bombeiros e Polícia Militar da Bahia:

http://www.qualificabahia.com.br/2017/07/confira-o-local-de-prova-dos-concursos-dos-bombeiros-e-policia-militar-da-bahia.html


Blogbraga/PM-BA

Comentar

Homem é preso após tentativa de homicídio em Mundo Novo

Quarta-feira, 26 de Julho de 2017 / Bahia

Na noite da última segunda-feira, 24 de julho de 2017, por volta das 23h40min, o delegado de Polícia Civil de Mundo Novo-BA, Dr. Rogério Menezes, recebeu uma ligação informando que na Rua da Brasília estava tendo uma confusão generalizada. 

Imediatamente, o delegado entrou em contato com Sgt Requião, da Polícia Militar, que deslocou a guarnição com a viatura até o local.

Após diligências, a Polícia Militar, sob o comando do Sgt Bela, efetuou a prisão do autor Izaque Santana dos Santos.

O mesmo foi conduzido para a delegacia, onde foi autuado em flagrante, encontrando-se preso a disposição da Justiça.

▪ Dos fatos
O autor Izaque estava bebendo com as vítimas Ismael Nascimento Silva, Marilene Abreu dos Santos e um indivíduo conhecido como Junior, em dado momento ocorreu uma discussão, o autor de posse de uma faca desferiu três golpes no Ismael, um nas costas e dois no braço. Marilene Abreu foi atingida no ombro esquerdo e Junior no dedo da mão.

O autor Izaque Santana dos Santos foi preso e autuado em flagrante por tentativa de homicídio e lesão corporal. (Artigo 121, § 2°, inciso II e IV c/c Artigo 14, II e Artigo 129 do Código Penal).

Polícia Civil: 200 Anos a serviço da Sociedade.


Blogbraga/Fonte: DT Mundo Novo/BA

Comentar

Ambiente político e econômico instável dificulta atuação de prefeitos, diz Eures

Quarta-feira, 26 de Julho de 2017 / Bahia

Presidente da UPB representou todas as instituições de estados do Nordeste ao falar 4º Congresso Pernambucano de Municípios

“Está difícil até sonhar. E o que dirá governar os nossos municípios com tranquilidade. É um momento de crise política, econômica e que a sociedade brasileira está desacreditada. Um momento muito ruim para nós, prefeitos, e não podemos esconder a nossa insatisfação. É difícil governar sem saber se vamos acordar amanhã com o mesmo presidente da república, se a nossa arrecadação vai cair corretamente, se o nosso Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vai diminuir ou se a repatriação vai entrar”. Foi fazendo um panorama do desafio atual de gerir municípios, que o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, construiu seu discurso durante o 4º Congresso Pernambucano de Municípios.

O congresso, que acontece até quinta-feira, 27 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda, é realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com o tema “A Cidade que precisamos”.  A programação envolve diversas atividades, presença de autoridades em temas especializados e painéis com assuntos e experiências pertinentes aos atuais desafios e demandas dos municípios brasileiros. Eures Ribeiro foi o único presidente de associação que discursou e, assim, representou todas as instituições de estados do Nordeste.

Estiveram presentes na abertura do congresso o Ministro das Cidades, Bruno Araujo, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o deputado federal João Campos, o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, representantes de outras associações estaduais do Nordeste, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), além de deputados estaduais e outros federais. Eures está acompanhado da equipe técnica da União dos Municípios da Bahia. Este ano, em paralelo ao congresso, a Amupe em conjunto com o CAU está realizando o Fórum Mais Cidades Sustentáveis.


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Comentar

NOTA DE IMPRENSA - POLÍCIA FEDERAL

Segunda-feira, 24 de Julho de 2017 / Bahia

Salvador/BA - Referente à retomada do serviço de emissão de passaportes, informamos que ainda não há prazo definido para normalização do serviço, que será realizada aos poucos.

A sede da PF em Brasília informou em nota que o Órgão irá trabalhar juntamente à Casa da Moeda para que a normalização do serviço seja retomada o mais breve possível.

Os pedido represados passarão a ser processados na data de hoje, respeitando a ordem cronológica das solicitações. As pessoas que entrarem com a solicitação hoje, ainda terão que esperar até que as solicitações anteriores sejam atendidas.

Abaixo seguem os números de solicitações que foram feitas a partir da data em que o serviço foi suspenso até a data de hoje (24/7).

> SAC Shop. Barra - 1.535 solicitações

> SAC SSA shop.- 1930 solicitações

>Posto Feira de Santana - 389 solicitações

>Posto Porto Seguro - 208 solicitações

> Posto Vitória da Conquista - 330 solicitações

>Posto Ilhéus - 252 solicitações

> Posto Juazeiro - 240 solicitações

Serviço de Comunicação Social Polícia Federal / Bahia 

(71) 3319-6003: (71) 99313-2072

cs.srba@dpf.gov.br

www.pf.gov.br/agencia


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Comentar

Autorizados investimentos para levar água a novas localidades do oeste baiano

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Bahia

Na tarde desta quinta-feira (20), o governador da Bahia, Rui Costa, assinou as autorizações para levar água tratada para novas localidades do oeste da Bahia. Em Barreiras, serão investidos R$ 5.336 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), para construir um novo sistema de abastecimento para atender 3,3 mil moradores dos povoados de Barrocão de Cima e de Baixo, Gameleira, Bebedouro e Passagem Funda.

No município de São Desidério, a tradicional localidade do Sítio do Rio Grande será contemplada com a construção de um novo sistema, composto por uma estação de tratamento e reservatório com capacidade para cem mil litros, o que irá garantir água de qualidade aos seus 1,8 mil habitantes. Será revertido um montante de R$ 1,277 milhão para o empreendimento.

Em Mansidão, também com recursos do Funcep, Rui Costa autorizou a liberação de R$ 1,617 milhão para executar obra do sistema para abastecer futuramente cerca de 2 mil habitantes dos moradores de São José, Juaí e Poço do Meio. As obras serão executadas pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, por meio da Embasa.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Comentar

24 CIPM JACOBINA: – GABINENTE AVANÇADO DE OPERAÇÕES DA 24 CIPM APREENDE ARMA DE FOGO E RECUPERA CARRO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO EM UMBURANAS

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Bahia

Nesta última quinta-feira, 20, a 24ª CIPM, sob o Comando direto do Major PM Flailton Oliveira e sua equipe, realizou mais uma etapa da "OPERAÇÃO JACOBINA, PELOTÕES EM AÇÃO". Desta vez as ações preventivas foram empregadas no 5º PELOTÃO da 24ª CIPM atingindo as cidades de Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova e Mirangaba.

Além das viaturas ordinárias das mencionadas cidades, a Operação contou com o apoio de mais 04 viaturas, sendo instalado às 10:00hs da manhã na cidade Umburanas o Gabinete Avançado de Operações. As ações ostensivas que visam trazer a sensação de segurança e prevenir eventuais delitos na busca incessante pela ordem pública e paz social, foi colocada em prática com diversas abordagens a transeuntes, motociclistas, condutores de veículos quatro rodas, estabelecimentos comerciais com o objetivo também de retirar de circulação infratores e materiais relacionados a ações criminosas e, principalmente, reduzir os homicídios, crimes dolosos contra a vida.

O Comando destinou durante as Operações, guarnição especial para policiamento específico em escolas, hospitais, clínicas, templos religiosos dentre outros aplicando ações de polícia comunitária e cidadã. Durante as ações em Umburanas, o Major Flailton Oliveira enfatizou “a Corporação será nas Operações ‘Braço Forte’, no combate à violência e aos crimes de um modo geral, e ‘Mão Amiga’ na proximidade com a comunidade levando efetivamente sentimento de segurança e paz públicas que a sociedade tanto espera dos organismos de defesa social”.

Como resultado das ações nos quatros municípios, seus distritos e povoados, 21 carros, 67 motos 13 bares e diversos transeuntes, o que culminou em aproximadamente 300 pessoas abordadas. Uma moto ficou retida, outra apreendida e uma pessoa foi notificada por estar sem habilitação, além de um facão. Uma espingarda cartucheira, com 14 cartuchos e um veículo com restrição de furto/roubo foram apreendidos.

As Operações fazem parte do plano tático e estratégico do Comando da 24ª CIPM e atende diretrizes do Alto Comando da Corporação, e do Comando Regional Norte.

A Operação foi encerrada por volta de meio dia da manhã desta sexta-feira, 21, na cidade de Mirangaba com varredura operacional coordenada pelos Capitão PM Juliano e Tenente Alan Lopes, na feira-livre e diversos pontos da aludida urbe.
 
"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"
Jacobina, 21 de julho de 2017

HUGO LEONARDO ALVES MARX - TEN PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Comentar

BARREIRAS: Rui entrega unidades para reforçar segurança no oeste da Bahia

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017 / Bahia

Um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e um Centro Integrado de Comunicação (Cicom) foram inaugurados pelo governador Rui Costa na tarde desta quinta-feira (20), em Barreiras, no oeste baiano. O Cicom vai unificar as chamadas de emergência de 14 municípios da região, por meio do 190, inclusive para o Corpo de Bombeiros, e será responsável também pelo videomonitoramento de Barreiras. Outros municípios poderão instalar câmeras nas ruas para aderirem à tecnologia.   

Na ocasião, Rui destacou que o Cicom está ligado ao Centro de Operações e Inteligência, em Salvador. “Queremos fortalecer a parceria com o comércio local e com a prefeitura para ampliar o número de câmeras em Barreiras e nas outras cidades atendidas pelo centro. Isso, com certeza, vai aumentar a segurança pública. O Disep também vai proporcionar uma segurança publica melhor”, afirmou. O distrito, que recebeu investimento de R$ 5,8 milhões, é composto por prédio administrativo, guarita e unidades do Departamento da Política Técnica (DPT) e das polícias Militar e Civil.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, além de integrar as polícias, o Disep oferece instalações mais modernas para que os servidores tenham melhores condições de trabalho e para que a população seja bem atendida e bem acolhida. “O Cicom centraliza as ligações de 190. Cerca de 450 mil baianos, de Barreiras e mais 14 municípios, serão atendidos pela unidade, com muito mais eficiência e racionalidade. Temos mais 12 unidades de Disep para serem inauguradas e oito Cicoms até o início de 2018”.

Centro judiciário e infraestrutura hídrica

Na tarde desta quinta (20), o governador também participou da solenidade de inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), no Fórum Tarcílio Vieira de Melo, na Rua Anibal Alves Barbosa, no centro da cidade. A presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro, ressaltou a importância do novo centro. “Esse Cejusc é voltado para resolver conflitos agrários. Essa região é agrária e precisa de uma solução. Qual a melhor forma de resolver isso rapidamente? Promovendo uma grande conciliação para que todos se entendam e resolvam essa situação. A justiça está aqui para ajudar”.

Rui ainda autorizou a Embasa a licitar sistemas de abastecimento de água nas localidades de São José, Poço do Meio e Barreiro, no município de Mansidão; nas localidades de Gameleira, Barrocão de Baixo, Barrocão de Cima, Bebedouro e Passagem Funda, em Barreiras; e na localidade de Sítio do Rio Grande, em São Desidério.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

Rui anuncia ampliação do Hospital do Oeste com serviço de oncologia e retomada da UPA

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017 / Bahia

O governador Rui Costa anunciou em Barreiras a ampliação do Hospital do Oeste, com a construção de 88 novos leitos e um investimento de R$ 15 milhões, entre obras e equipamentos.  Serão criados 20 leitos novos de UTI, 62 de enfermaria cirúrgica, três de UTI Neonatal e três de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto Atualmente a unidade conta com 193 leitos e se tornará a maior hospital do interior da Bahia.  

O governador também anuncia a implantação de serviço de hemodinâmica, cardiologia e cirurgia cardíaca, bem como o serviço de oncologia ambulatorial, com 12 leitos de quimioterapia. Rui anunciou ainda a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento do município, com investimentos de R$ 4 milhões. “Com essas obras, haverá um melhoria significativa do atendimento de saúde que vai beneficiar a população de toda a região oeste do estado”, ressaltou o governador.

Rui viajou nesta quinta-feira (dia 19) para Barreiras, onde participou de reunião do programa Pacto pela Vida. Durante a reunião, foi divulgado que, de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, a Região Integrada de Segurança Pública Oeste (Risp Oeste) apresentou uma redução de 7,8% no número de homicídios. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar
TOP Qualidade 2016
Aplicativo
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Casa da Ferramenta Click Tec Oeste Manutenção Pollo Materiais Contabilidade Rondon Saccom Papaleguas Madereira Jatobá G7 Kelmuth Maclarem Nordeste Online Celulares Dr. Petras Xtreme Neli Rabelo Victor do Ferro Velho Camara Clínica Popular Vitória Mercadona Mimoso Segurança Evolucao Sporttime Unopar