Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Motocicleta furtada em Xique-Xique é localizada pela CIPE

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020 / Região

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreendeu nesta quinta-feira (03) uma motocicleta que foi furtada na cidade de Xique-Xique.

Segundo a corporação, a PM recebeu a informação sobre o furto da moto que ocorreu pela manhã, por volta das 08h30. A partir daí, os policiais fizeram buscas nos principais bairros da cidade e, com a ajuda da população conseguiu localizar o veículo.

A conforme a PM, o suspeito de ter furtado a moto já foi identificado. O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Material apreendido:

Moto Honda CBX 250 TWISTER, cor amarela, placa JMY-2639.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: Secretaria de Saúde repudia divulgação de vídeo em redes sociais, onde vítima de acidente de trânsito em estado grave é estabilizado – Processo investigativo é instaurado!

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020 / Região

O equipamento utilizado pela equipe de saúde foi fundamental na estabilização do paciente

O acidente de trânsito aconteceu no domingo (29/11), na estrada do distrito de Cariparé, zona rural do município de Riachão das Neves, tendo sido a vítima socorrida pelo Samu.

O paciente ingressou no hospital municipal por volta das 16 horas, recebendo prontamente e em tempo hábil todo o suporte em urgência necessário à limitação do dano e manutenção da vida, inclusive com uso dos respiradores e outros equipamentos recentemente adquiridos para o referido Hospital pela gestão municipal para suporte aos pacientes vitimados pela  COVID, porém já utilizados em situações diversas relacionadas a outros agravos.

Vídeo divulgado:

Na ocasião, foi produzido um vídeo por um dos profissionais de saúde, que mostrou que a equipe conseguiu reanimar e estabilizar o paciente que estava “praticamente morto”, os equipamentos usados foram fundamentais e isso gerou uma grande expectativa. O referido vídeo vazou para as redes sociais causando um transtorno.

A coordenação municipal do Samu e do hospital municipal já foram acionadas pela secretária municipal de saúde e o processo investigativo interno já foi iniciado, a fim de apurar os fatos. Até lá, o profissional envolvido na produção e divulgação do vídeo permanece afastado de suas atividades, a fim de que todo este trâmite seja expressamente conduzido com o respeito, a ética e o sigilo necessários.

Procurada pelo BlogBraga, através do repórter Paiva, a secretária de saúde Franciane Borges, reafirmou que “a postura adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal e SAMU, é sempre valorizar e resguardar o paciente”.

Segue na íntegra a nota enviada pela SMS de Riachão das Neves:


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP OESTE INTENSIFICA ABORDAGEM EM FORMOSA DO RIO PRETO/BA PARA COIBIR AÇÕES CRIMINOSAS

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020 / Região

Nesta quinta-feira (03), a Rondesp Oeste foi acionada para intensificar abordagens na região de Formosa do Rio Preto.

Em patrulhamento tático, 2 viaturas da CIPT-O abordaram veículos e pessoas em atitude suspeita na cidade e, principalmente, na região da Coaceral, onde tem diversas denúncias de homens armados que agem de forma violenta e ameaçam produtores rurais nessa região.

A operação de intensificação nessa região perdurará para que impeça que atos ilícitos aconteçam no Vale do Rio Preto.

“PM E COMUNIDADE A CORRENTE DO BEM”

RONDESP - “BRAÇO FORTE DO OESTE BAIANO”


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 6.630 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 6.198 PACIENTES RECUPERADOS E 101 ÓBITOS

Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020 / Região

Barreiras mantém índice acima de 93% de pessoas curadas da Covid-19

 A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 32 (trinta e dois) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 18 (dezoito) pessoas do sexo feminino com idades entre 26 e 82 anos, e 14 (quatorze) pessoas do sexo masculino com idades entre 21 e 87 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 111 (cento e onze) resultados, sendo que 83 (oitenta e três) testaram negativo e 28 (vinte e oito) testaram positivo. Os 83 (oitenta e três) casos que testaram negativo, trata-se de 46 (quarenta e seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 07 meses e 72 anos. E 37 (trinta e sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 e 67 anos.

Já os 28 (vinte e oito) casos que testaram positivo, tratam-se de 18 (dezoito) pessoas do sexo feminino, com idades entre 13 e 67 anos. Destas, 13 (treze) são sintomáticas, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 10 (dez) pessoas do sexo masculino, com idades entre 17 e 65 anos. Destes, 07 (sete) são sintomáticos e 03 (três) tiveram contato com caso confirmado. Dos 28 (vinte e oito) casos positivos, 25 (vinte e cinco) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 68 (sessenta e oito) dos 83 (oitenta e três) que testaram negativo, totalizando 93 (noventa e três) que não foram diminuídos dos 157 (cento e cinquenta e sete) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 6.630 (seis mil seiscentos e trinta) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 6.198 (seis mil cento e noventa e oito) estão recuperados, 319 (trezentos e dezenove) estão em isolamento domiciliar, 11 (onze) estão internados, e o município registra 101 (cento e um) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 171 (cento e setenta e um).

Barreiras contabiliza hoje 17.734 (dezessete mil setecentos e trinta e quatro) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 9.850 (nove mil oitocentos e cinquenta) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

Projeto de recuperação de nascentes dos produtores baianos é finalista de premiação nacional

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 / Região

O projeto “Identificação, Preservação e Recuperação de Nascentes”, desenvolvido pelos produtores rurais do Oeste da Bahia, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), está concorrendo ao Prêmio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Anunciado por uma transmissão virtual no Youtube, nesta quarta-feira (2), o trabalho executado em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e municípios da região, recebeu destaque como um dos três indicados como finalistas na categoria Organizações Civis. Os vencedores da premiação, que conta com 24 projetos finalistas em oito categorias, serão conhecidos em março de 2021, nas comemorações do Dia Mundial da Água.

O prêmio da ANA busca reconhecer iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável. Criado em 2018, o projeto dos produtores baianos têm promovido, desde então, ações de preservação e intervenções em 63 nascentes das 220 identificadas e passíveis de intervenções. Também estão concorrendo ao prêmio ANA na mesma categoria, o projeto de “Captação de Águas de Chuvas para a Produção de Alimentos Saudáveis, do Centro de Educação Popular e Formação social”; e projeto “Plantando Águas”, da Iniciativa Verde.

Uma das coordenadoras do projeto, a diretora de meio ambiente e irrigação da Aiba, Alessandra Chaves, acredita que indicação ao prêmio demonstra o quanto o projeto é importante e impacta diretamente os recursos hídricos e a vida das pessoas. “Os produtores baianos chegaram na frente ao investir e articular este grande projeto, em parceria com os municípios e populações destas localidades. Recuperar nascentes contribui diretamente para a regularidade da vazão da água para os múltiplos usos, incluindo atividades produtivas como agricultura e pecuária’, afirma. 

Para o próximo ano, a previsão é ampliar ações de proteção e recuperação em importantes pontos de recarga dos rios e do aquífero da região. O projeto da Abapa e Aiba também capacita profissionais da área ambiental, ligados às prefeituras, entidades locais e moradores ribeirinhos, em técnicas de proteção como cercamento, e aplicação de diferentes métodos de recuperação já consolidados para área de Cerrado, além de sensibilizar moradores e estudantes que ficam em comunidades ribeirinhas em torno das nascentes.

Entusiasta e incentivador para a implementação do projeto, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, afirma ser gratificante a indicação ao prêmio diante dos investimentos e esforços somados que estimulam o engajamento de toda uma rede de profissionais e pessoas. “A recuperação de nascentes sempre foi uma preocupação dos agricultores e de toda a sociedade. Com o estabelecimento de parcerias, nós, produtores, estamos fazendo a diferença, protegendo a água e o meio ambiente, que é fundamental para a produção agrícola”, afirma.

Financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), o projeto é realizado em parceria com as prefeituras de: Barreiras, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Jaborandi, Cocos, Mansidão, São Desidério e Wanderley. Outras informações do projeto podem ser acessadas diretamente em: https://storymaps.arcgis.com/stories/2fe88dd9c06d4482b1916bcbdf8474c5


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: NOVO DECRETO MUNICIPAL ESTABELECE PLANO DE RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 / Região

O Decreto nº 281, de 30 de novembro de 2020, publicado pela Prefeitura de Barreiras, traz novas medidas sobre as atividades educacionais e esportivas durante o período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O documento oficial traz ainda os cuidados que devem ser tomados e os prazos para apresentação do Plano de Segurança Sanitária Escolar, que cada unidade de ensino precisa apresentar para retomada das aulas presenciais.

Para conferir a íntegra do decreto, basta acessar o link https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2020/diario3328.pdf. Conforme estabelecido no artigo 3º, as aulas presenciais poderão ser retomadas a partir do dia 04 de janeiro de 2020. Os pais ou responsáveis pelos alunos poderão optar pelo modelo de ensino híbrido com atividades à distância, a rotina dentro do espaço escolar também será adaptada com grupos menores de estudantes em dias alternados, e observando o distanciamento social.

As escolas de ensino fundamental e médio já tiveram o prazo para elaboração dos planos fixados no artigo 5º, do Decreto nº 273, de 20 de novembro.

“O Plano Geral de Retomada das Aulas Presenciais foi elaborado de forma intersetorial, contemplando as medidas de segurança para proteger a saúde da comunidade escolar. Ele é uma referência para as escolas barreirenses da educação infantil, que são subordinadas ao município, se prepararem para o retorno. Os Planos de Segurança Sanitária serão apreciados pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE e Vigilância Sanitária, para terem o seu funcionamento autorizado”, explicou a secretária de Educação, Cátia Alencar.

O Decreto também autoriza o retorno dos torneios esportivos com limite de horário, sem público espectador, com presença de no máximo 50 pessoas e aferição de temperatura.

Todas as determinações previstas poderão passar por alteração ou suspensão, de acordo com a avaliação permanente do COE, do Poder Executivo e das autoridades sanitárias. Os critérios envolvem também o índice epidemiológico do município e a taxa de ocupação de leitos.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

Tio e sobrinho morrem vítimas de coronavírus em Ibititá, região de Irecê

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 / Região

Uma família de Ibititá está de luto após a morte de dois de seus integrantes em um período de um dia. Tio e sobrinho, Otacílio Marques Dourado e Edésio Marques Dourado Sobrinho não resistiram às complicações provocadas pela Covid-19. Otacílio era pai do vereador Paulo Dourado.

Otacílio, 87 anos, faleceu na terça-feira (01), em Salvador, onde estava internado. Já o sobrinho, Edésio, 67 anos, veio a óbito no Hospital Regional de Irecê, também na terça.

Aumento dos casos da Região de Irecê

Na Região de Saúde de Irecê, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em 26/03/20 no município de Canarana. Até o dia 27 de novembro foram confirmados 8.413 casos nos dezenove municípios da região e 6.764 pessoas já estão recuperadas representando 81% do total de infectados. Na presente data, todos os municípios da Região de Saúde registram casos ativos. Foram confirmados 92 óbitos por COVID-19, sendo 11 óbitos a mais do que na última semana e o registro ocorreu em 18 municípios, apenas Gentio do Ouro não registrou óbitos por Covid até a presente data. Estes registros seguem a tendência do Estado da Bahia com uma aceleração de crescimento dos casos.

Cuidados

Devido a falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes,  a região vive um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são: a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado.

Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE BARREIRAS INSTALA PLACAS DE ORIENTAÇÃO NO VIADUTO DA BR 135

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, instalou nessa terça-feira (01), placas de orientação no viaduto sob a BR 135. A ação educativa tem como objetivo orientar sobre os riscos de tráfego no local em períodos chuvosos na cidade, e as placas também indicam a altura máxima permitida de veículos que podem transitar pelo viaduto.

De acordo com o secretário de segurança cidadã e trânsito, a instalação das placas se faz necessário devido as ocorrências de incidentes com veículos que acessaram o viaduto em período chuvoso. “Em época de chuva em nossa cidade, esse viaduto acumula água pluvial até que ocorra o bombeamento, assim, estamos alertando os condutores que costumam usar trajeto pelo viaduto e aos turistas, que sob chuva intensa, evitem esta via de acesso”, explica Júnior Sampaio.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA PRENDE INDIVÍDUOS ACUSADOS DE FURTO DE MOTOCICLETA NO POVOADO DO COCHÓ, ZONA RURAL DE SEABRA

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 / Região

Guarnição BRAVO do PETO da 29ª CIPM após recebimento de denúncia nesta quarta-feira (02), de que havia ocorrido furto de uma motocicleta Honda Pop 100cc no povoado do Cochó/Seabra.

Prontamente se deslocou e ao chegar no local encontrou os três indivíduos que haviam furtado a motocicleta contidos pela população. 

Os criminosos junto com a motocicleta, foram apresentados na 13ª COORPIN para adoção das medidas cabíveis. 

Servir e Proteger

PETO 29: "O Raio imortal da Chapada Diamantina" 

CPR-CHAPADA: A trilha segura da comunidade na corrente do bem. 

29ª CIPM: A sentinela da Chapada Diamantina.


Blogbraga/29ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARNIÇÃO DA RONDESP-OESTE FLAGRA INDIVÍDUOS COMERCIALIZANDO DROGAS NA VILA BRASIL

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 / Região

Nesta quarta-feira (02), uma guarnição da RONDESP-OESTE, durante patrulhamento a pé na Vila Brasil, às 11h50, flagrou dois indivíduos em uma esquina comercializando entorpecentes. Diante do fato os mesmos foram conduzidos à delegacia local onde foi lavrado flagrante por tráfico de drogas.

MATERIAL APRESENTADO:

- Aproximadamente 50g de substância aparentando ser maconha;

- 14 pedras de substância aparentando ser crack.

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: 11ª COORPIN - Delegacia de Polícia Civil de Barreiras.


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 6.602 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 6.181 PACIENTES CURADOS E 101 ÓBITOS

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 / Região

Barreiras mantém índice acima de 93% de pessoas curadas da Covid-19

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 39 (trinta e nove) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 20 (vinte) pessoas do sexo feminino com idades entre 21 e 67 anos, e 19 (dezenove) pessoas do sexo masculino com idades entre 14 e 78 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 198 (cento e noventa e oito) resultados, sendo que 130 (cento e trinta) testaram negativo e 68 (sessenta e oito) testaram positivo. Os 130 (cento e trinta) casos que testaram negativo, trata-se de 80 (oitenta) pessoas do sexo feminino com idades entre 08 meses e 86 anos. E 50 (cinquenta) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 69 anos.

Já os 68 (sessenta e oito) casos que testaram positivo, tratam-se de 38 (trinta e oito) pessoas do sexo feminino, com idades entre 20 e 71 anos. Destas, 29 (vinte e nove) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissional de saúde, 06 (seis) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 03 (três) preencheram requisitos para coleta. E 30 (trinta) pessoas do sexo masculino, com idades entre 04 e 87 anos. Destes, 16 (dezesseis) são sintomáticos, 09 (nove) tiveram contato com caso confirmado e 05 (cinco) preencheram requisitos para coleta. Dos 68 (sessenta e oito) casos positivos, 48 (quarenta e oito) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 91 (noventa e um) dos 130 (cento e trinta) que testaram negativo, totalizando 139 (cento e trinta e nove) que não foram diminuídos dos 177 (cento e setenta e sete) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 6.602 (seis mil seiscentos e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 6.181 (seis mil cento e oitenta e um) estão recuperados, 309 (trezentos e nove) estão em isolamento domiciliar, 10 (dez) estão internados, e o município registra 101 (cento e um) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 157 (cento e cinquenta e sete).

Barreiras contabiliza hoje 17.609 (dezessete mil seiscentos e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 9.767 (nove mil setecentos e sessenta e sete) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS COMUNICA O 101º ÓBITO EM DECORRÊNCIA DA COVID-19

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020 / Região

A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 101º óbito em decorrência do novo Coronavírus, ocorrido nesta quarta-feira, 02, na ala de leitos de UTI para Covid-19, contratada junto à Americas Health Especialidades, no Hospital Central. O paciente de 71 anos estava internado desde o dia 24 de novembro e mesmo com todo o zelo da equipe da unidade não resistiu ao avanço da doença. Ele era hipertenso e ex-tabagista.

Nesse momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos do paciente reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para a Covid-19 no município de Barreiras.

A Secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos, cumprimento dos decretos municipais e principalmente, o distanciamento social.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: Polícia Militar prende homem em Capim Grosso, após dirigir embriagado, praticar manobras perigosas e porte ilegal de arma de fogo

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (30), por volta das 19h30, uma guarnição do Peto da 91ª CIPM foi acionada por telefone para atender uma denúncia no bairro Planaltino em Capim Grosso, de um condutor que estava praticando manobras perigosas ao volante, embriagado e armado.

Imediatamente, as guarnições fizeram diligências na região da denúncia e obtiveram êxito, localizando o indivíduo portando uma arma do tipo revólver calibre 38 com 06 munições intactas.

Todo o material encontrado e o indivíduo foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil na cidade de Jacobina para adoção das medidas legais cabíveis.

CPR - Norte: Forte do sertão norte-baiano.


Blogbraga/91ªCIPM

Compartilhar no Whatsapp

Abapa integra a edição de Natal do Mercado Solidário

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020 / Região

Mais uma vez os agricultores do Oeste, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) se unem pelo bem coletivo durante a segunda edição do Projeto Mercado Solidário. Junto a outras 19 instituições que formam a Central de Doadores, as associações de produtores estarão neste sábado (5), realizando a coleta de alimentos e itens de higiene pessoal em pontos de arrecadação instalados em supermercados e padarias de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A expectativa é que 16 toneladas de produtos sejam arrecadados das 8h às 20h garantindo um Natal mais digno para centenas de famílias carentes e instituições beneficentes dos dois municípios.

“O intuito é a gente promover, em um ano de 2020 atípico, de muitas dificuldades, que prospecta que muitas famílias estejam em situação de vulnerabilidade, um Natal de mais amor. Neste período temos um compromisso ainda maior com essas pessoas. A edição de Natal do Mercado Solidário vem para amenizar um pouco o sofrimento destes irmãos que estão ao nosso lado”, explica um dos coordenadores da Central de Doadores, Bruno Ramos.

Em setembro passado a Central promoveu uma primeira edição do Mercado Solidário e garantiu a coleta de 10 toneladas de produtos, agora, além dos supermercados, a ação se estendeu para padarias e panificadoras. Apesar do foco ser a coleta de itens não perecíveis, os organizadores pretendem distribuir, de imediato, pães e outros produtos perecíveis que forem arrecadados e, dessa forma, aumentar o volume das doações.

O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, que fez questão de acompanhar a primeira edição do evento, reforça aos produtores do Oeste e a população, a importância de participar. “Este ano os agricultores fizeram a sua parte, doando mais de R$ 1,5 milhão para ações de combate ao coronavírus, mas, a fome não espera, não tem fim e nem hora. Vamos fazer nossas compras no sábado e na saída, deixar nossas doações. Com união e solidariedade pessoas que estão próximas de nós, terão um Natal mais feliz”, destaca.

Pontos de Coleta -  Durante todo o sábado (5), mais de 100 voluntários do Mercado Solidário estarão abordando consumidores de supermercados e pontos de vendas de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, observando os protocolos de distanciamento social e de higiene definidos pelas autoridades de saúde. Já confirmaram adesão ao projeto em Barreiras: Rede Marabá, Igacenter, Rede Prado, Panificadora Delícia e Padaria Italiana. Em Luís Eduardo Magalhães: Rede Marabá, Rede Santo Antonio e Atacadão Dia a Dia.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Homem suspeito de assassinato no Oeste da Bahia é preso em Xique-Xique

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020 / Região

Um homem foragido da Justiça foi preso na manhã desta quarta-feira (02) pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, em Xique-Xique.

De acordo com a PM, uma equipe foi ao endereço onde o foragido estava para efetuar a prisão, após receber informação sobre o fugitivo através Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, oeste do estado.

Durante o cumprimento do mandado de prisão, o homem que é suspeito de ter cometido um homicídio em Sítio do Mato, em 2017, não mostrou resistência. O caso foi registrado na delegacia da cidade.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 6.534 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 6.125 PACIENTES RECUPERADOS E 100 ÓBITOS

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020 / Região

Barreiras mantém índice acima de 93% de pessoas curadas da Covid-19

 A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 27 (vinte e sete) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 15 (quinze) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 58 anos, e 12 (doze) pessoas do sexo masculino com idades entre 31 e 60 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 125 (cento e vinte e cinco) resultados, sendo que 84 (oitenta e quatro) testaram negativo e 41 (quarenta e um) testaram positivo. Os 84 (oitenta e quatro) casos que testaram negativo, trata-se de 53 (cinquenta e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 04 e 76 anos. E 31 (trinta e uma) pessoas do sexo masculino com idades entre 05 meses e 62 anos.

Já os 41 (quarenta e um) casos que testaram positivo, tratam-se de 19 (dezenove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 20 e 83 anos. Destas, 12 (doze) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 03 (três) preencheram requisitos para coleta. E 22 (vinte e duas) pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 62 anos. Destes, 11 (onze) são sintomáticos, 09 (nove) tiveram contato com caso confirmado e 02 (dois) preencheram requisitos para coleta. Dos 41 (quarenta e um) casos positivos, 26 (vinte e seis) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 54 (cinquenta e quatro) dos 84 (oitenta e quatro) que testaram negativo, totalizando 80 (oitenta) que não foram diminuídos dos 195 (cento e noventa e cinco) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 6.534 (seis mil quinhentos e trinta e quatro) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 6.125 (seis mil cento e vinte e cinco) estão recuperados, 297 (duzentos e noventa e sete) estão em isolamento domiciliar, 11 (onze) estão internados, e o município registra 100 (cem) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 177 (cento e setenta e sete).

Barreiras contabiliza hoje 17.431 (dezessete mil quatrocentos e trinta e um) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 9.637 (nove mil seiscentos e trinta e sete) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

CORRENTINA: CAÇAMBA CARREGADA COM CALCÁRIO PERDE FREIOS E INVADE AGÊNCIA DOS CORREIOS

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020 / Região

Um impressionante acidente aconteceu próximo do meio-dia desta terça-feira (01), na cidade de Correntina/BA.

Um caminhão caçamba carregado com calcário, vindo de Santa Maria da Vitória perdeu o freio na entrada da cidade na Avenida Tancredo Neves. O motorista ainda teria tentado controlar o caminhão para que não atingisse outras pessoas, e de porta aberta, estaria gritando para saírem da frente.

Em determinado momento próximo do fim da avenida o motorista saltou do caminhão, desequilibrou-se, e o caminhão passou por cima de uma de suas pernas.

O caminhão desgovernado atravessou a chamada Rua da Chácara e atingiu em cheio a agência dos Correios da cidade, ficando com as rodas para cima.

De acordo com informações, não havia ninguém dentro da agência por ser horário de almoço. O motorista foi socorrido e encaminhado consciente para o Hospital.

A Polícia Isolou o local e um guincho estava sendo providenciado para retirar o veículo capotado. 

Câmeras de segurança registraram o impacto e o caminhão descendo a avenida sem freios - veja o vídeo abaixo:


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 6.493 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 6.092 PACIENTES RECUPERADOS E 100 ÓBITOS

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020 / Região

Barreiras registra índice acima de 93% de pessoas curadas da Covid-19

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 44 (quarenta e quatro) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 25 (vinte e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 07 e 66 anos, e 19 (dezenove) pessoas do sexo masculino com idades entre 20 e 49 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 101 (cento e um) resultados, sendo que 67 (sessenta e sete) testaram negativo e 34 (trinta e quatro) testaram positivo. Os 67 (sessenta e sete) casos que testaram negativo, trata-se de 41 (quarenta e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 04 e 60 anos. E 26 (vinte e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 09 e 68 anos.

Já os 34 (trinta e quatro) casos que testaram positivo, tratam-se de 21 (vinte e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 03 e 66 anos. Destas, 14 (quatorze) são sintomáticas, 06 (seis) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 13 (treze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 19 e 73 anos. Destes, 06 (seis) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 02 (dois) tiveram contato com caso confirmado e 05 (cinco) preencheram requisitos para coleta. Dos 34 (trinta e quatro) casos positivos, 33 (trinta e três) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 64 (sessenta e quatro) dos 67 (sessenta e sete) que testaram negativo, totalizando 97 (noventa e sete) que não foram diminuídos dos 155 (cento e cinquenta e cinco) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 6.493 (seis mil quatrocentos e noventa e três) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 6.092 (seis mil e noventa e dois) estão recuperados, 291 (duzentos e noventa e um) estão em isolamento domiciliar, 09 (nove) estão internados, e o município registra 100 (cem) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 195 (cento e noventa e cinco).

Barreiras contabiliza hoje 17.324 (dezessete mil trezentos e vinte e quatro) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 9.553 (nove mil quinhentos e cinquenta e três) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Polícia conclui inquérito de caso de abuso sexual em ambulância do Samu e indicia socorrista por estupro

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020 / Região

Foto: Arquivo Blogbraga- Repórter Paiva

Paramédico foi afastado das atividades logo após a denúncia. Profissional, no entanto, responderá pelo crime em liberdade.

O socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Barreiras, oeste da Bahia, denunciado por uma mulher por abuso sexual dentro de uma ambulância, foi indiciado pela polícia e vai responder pelo crime de estupro. A informação foi confirmada nesta terça-feira (1º) pelo delegado José Romero, responsável pela investigação, que afirmou que concluiu o inquérito e já o enviou à Justiça.

O caso aconteceu em 17 de outubro, por volta das 23h30. A jovem estava jogando futebol com amigos e se sentiu mal. O grupo chamou o Samu, que foi até o local em que a partida estava sendo disputada para fazer o atendimento.

De acordo com o delegado, o indiciamento do suspeito foi feito após provas coletadas durante as investigações e pelo fato da vítima não ter condição de se opor ao ato criminoso. Finalizado o inquérito, o caso será encaminhado à Justiça para prosseguimento do processo.

O paramédico, no entanto, vai responder ao processo em liberdade. Segundo o delegado, embora o suspeito tenha sido indiciado pelo crime, não havia elemento para a prisão preventiva.

“Ele compareceu ao inquérito, tem endereço certo, tem meio lícito de sustento. Tinha muito ponto controverso. Ela [a vítima] contou a história, os atos que foram praticados, o que ela pôde perceber. E decidimos por indiciar o então investigado”, afirmou.

Denúncia de violência

O caso ocorreu na noite de 17 de outubro após uma partida de futebol, em Barreiras. Segundo a polícia, a vítima se sentiu mal e os amigos acionaram o Samu. No transporte da garota para a unidade hospitalar, os amigos permaneceram na parte da frente do veículo e, ao fundo, somente o paramédico e a garota atendida.

Ela relatou à polícia que o socorrista aproveitou do momento e, no trajeto, apalpou seus seios e acariciou seu órgão genital. Embora não estivesse se sentindo bem, conseguiu reagir a ação e interromper a agressão.

Por meio de nota, à época, Secretaria da Saúde do município informou que afastaria o socorrista até que fossem concluídas as investigações.

Click no link; Vídeo

https://globoplay.globo.com/v/9065128/

 


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: IDOSA PASSA MAL APÓS COLISÃO EM CRUZAMENTO NA VILA DO SAS

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020 / Região

Uma colisão envolvendo um Honda/Civic e um Fiat/Uno aconteceu na manhã desta terça-feira (01), no cruzamento da Av. Aylon Macedo com a Juvêncio Herudilho na Vila do SAS, em frente ao Igacenter.

De acordo com informações, o condutor do Honda/Civic seguia pela Av. Aylon Macedo quando a condutora do Fiat/Uno, uma senhora idosa, vindo da BR-242, descia a Rua Juvêncio Herudilho e então aconteceu a colisão.

O SAMU foi acionado para socorrer a idosa que passou mal pelo susto que levou por conta do acidente. Logo depois foi liberada e acolhida pelos familiares. Ninguém se feriu, houve apenas danos materiais.

Uma equipe da Cootrans da Guarda Civil Municipal registrou o acidente.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Vereador reúne com deputado em Salvador e busca emendas para Irecê

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020 / Região

O vereador reeleito no município de Irecê, Toinho do Judô (Republicanos) esteve em Salvador reunido com o deputado federal Márcio Marinho. A pauta do encontro foi a possibilidade de investimento de recursos oriundos de emendas parlamentares para o município de Irecê e região.

“Já estou em Salvador em audiência com nosso deputado federal Márcio Marinho,  amigo de Irecê, buscando emendas para o desenvolvimento da nossa querida e amada cidade”, falou.

Toinho do Judô ressaltou que nas eleições de 2018, Márcio Marinho obteve mais de 700 votos em Irecê e já destinou ao município mais de R$ 1 milhões de reais – recurso provenientes de emendas, que foi investido em diversas áreas na cidade.

Além de Toinho, o partido também elegeu Edilson Cachoeira nas eleições deste ano.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

DEZEMBRO VERMELHO: SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E LUTA CONTRA A AIDS

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020 / Região

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é lembrado no 1º de dezembro com objetivo de alertar a população sobre as consequências dessa doença considerada silenciosa e mortal, quando não tratada. Com ações e mobilização no alerta de como prevenir e cuidar do avanço da doença, a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Atendimento Especializado – SAE Edgard Pitta, realiza nesta terça-feira (01) testes rápidos para HIV e tira dúvidas do público interessado.

O teste que fica pronto em 15 minutos será realizado na sede do CTA, anexo ao Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, no Bairro Morada Nobre. O atendimento gratuito e sigiloso será feito das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

“Dezembro é dedicado à prevenção contra a AIDS e o município de Barreiras oferece não somente os testes rápidos para DSTs, realizados de segunda à sexta-feira, como também todo o acompanhamento social e medicação a esses pacientes. É importante que as pessoas procurem pelos exames e se constatado o HIV, iniciem imediatamente o tratamento e exames periódicos necessários”, disse Dalton Soares, coordenador do CTA/SAE.

Atualmente, cerca de 600 pacientes fazem o tratamento no CTA/SAE. A Campanha Dezembro Vermelho se estenderá às Unidades de Saúde do município com foco na prevenção e tratamento da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS INFORMA O 100º ÓBITO POR COVID-19

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020 / Região

A Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 100º óbito em decorrência da Covid-19, ocorrido em 27 de novembro, no Hospital Geral de Vitória da Conquista. A paciente de 66 anos estava internada na unidade hospitalar desde o dia 19 deste mês, e mesmo com todo o empenho dos profissionais da área, não resistiu ao agravamento do quadro de saúde aliado as comorbidades pré-existentes: fibrose pulmonar, diabetes e hipertensão.

Nesse momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos da paciente reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para a Covid-19 no município de Barreiras.

A Secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos, cumprimento dos decretos municipais e principalmente, o distanciamento social.

Barreiras, 30 de novembro de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO MOTO COM MOTO DEIXA PESSOAS FERIDAS NAS PROXIMIDADES DA HAVAN

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020 / Região

As motocicletas ficaram avariadas

Uma pessoa foi socorrida pelo SAMU e encaminhada a uma unidade de saúde, e outras tiveram ferimentos leves após uma colisão moto com moto na BR-242, zona urbana da cidade, quase em frente à entrada da Havan.

De acordo com informações colhidas no local, o motoqueiro que pilotava a moto Honda/CG havia saído da Havan bem no momento em que duas mulheres em outra moto, uma Dafra, sinalizaram que iriam entrar no estacionamento da mesma loja de departamentos, e então aconteceu a colisão frontal.

As motos ficaram com a frente destruídas, e por sorte não aconteceu algo mais grave devido ao forte impacto.

Uma guarnição da 83 CIPM atendeu o chamado e fez o registro. O acidente aconteceu por volta das 19h desta segunda-feira (30).


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Abapa abre inscrições para Prêmio Conhecendo o Agro 2020

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020 / Região

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) abre nesta segunda-feira (30) as inscrições para o Prêmio Conhecendo o Agro 2020. Com o tema “A Importância da Agricultura na Minha Vida”, poderão concorrer estudantes e professores do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 37 escolas de nove municípios do Oeste da Bahia que já participam do programa educacional Conhecendo o Agro da Abapa. O período de participação será entre dias 30 de novembro a 7 de dezembro com o envio da ficha de cadastro e o material para o e-mail  ct2@abapa.com.br.

Os professores deverão produzir um plano de aula e gravar um vídeo que explore o conhecimento adquirido nas ações realizadas pelo programa, neste ano de 2020 por meio das formações, material didático e fontes seguras de informação e pesquisa.  Os três primeiros colocados concorrem aos prêmios de R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, respectivamente, além de certificados. Os estudantes deverão produzir um desenho e gravar um vídeo que contextualize o tema da premiação e das aprendizagens transmitidas pelas escolas através do ensino remoto. Além de certificados, os primeiros colocados serão premiados com bicicletas e tablets.

Pelo segundo ano consecutivo, o programa está levando a realidade da produção agrícola para dentro das escolas. Nos meses de junho e agosto, foram capacitados cerca de 600 professores do Oeste da Bahia que garantiram a formação técnica em “Agronegócio, Educação e Sustentabilidade no Campo”. Logo depois, os professores participaram da ação de planejamento pedagógico, contemplados com material educativo focado na produção agrícola tecnificada e sustentável, que já vem sendo adotados nas atividades remotas junto aos 10 mil estudantes das escolas da rede pública de ensino que integra o programa.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, a premiação vem para coroar o sucesso do programa educacional e a articulação junto aos professores que passaram a conhecer a realidade da produção de grãos e fibra da região. “Apesar da pandemia do coronavírus e do isolamento, as atividades continuaram de forma remota se adequando ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas escolas. Mesmo adaptada para a nova realidade do distanciamento, não deixaremos de agradecer e comemorar os resultados”, afirma. Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia de premiação a ser realizada neste mês de dezembro.

Os regulamentos, com todas as informações relacionadas ao Prêmio Conhecendo o Agro 2020, podem ser acessados diretamente no site da Abapa em:  http://abapa.com.br/conhecendo-o-agro/


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Após denúncia, polícia apreende arma de fogo em Xique-Xique

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020 / Região

Na tarde de sexta-feira (27), por volta das 17h, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido recebeu denúncia anônima que uma pessoa estaria armada no distrito de Nova Iguira, pertencente ao município de Xique-Xique.

A corporação disse que após receber as informações, a guarnição deslocou até o local indicado, onde abordou o suspeito. O homem disse à polícia que tinha 01 (uma) arma de fogo e que a mesma encontrava-se em 01 (uma) residência em Itaguaçu da Bahia. “Nesse ínterim, a guarnição deslocou com o acusado até o local ora informado e apreendeu a arma de fogo e outros materiais”, diz a nota.

O suspeito e arma de fogo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
LH Madeiras Online Celulares Minas Aço Neli CISO PM Oeste Beton Grupo Marabá Contabilidade Rondon Imperial Jaú Delicia Guarda Municipal ORIX Posto DBT G7 NET Midori Paisagismo Extreme Rivaldo SBS Luz motos Casa do Marceneiro AFS Paraíba Ofertas - Hiper Santo Antonio ASMAT Global Sutrans P&F Casa da Ferramenta Sportime Dupará Açaí Vida Farma DPVAT Dique Denuncia