Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Justiça determina 120 dias para realização de concurso público em Presidente Dutra

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019 / Região

Uma decisão da Justiça determinou que o município de Presidente Dutra, na região de Irecê, deve iniciar, no prazo de até 120 dias, a realização de concurso público. A medida, de acordo com informações da decisão da última segunda-feira (18), ocorre depois de 17 anos sem a realização processo seletivo.

Segundo o Ministério Público do Estado da Bahia, o município de Presidente Dutra ainda mantém, em seu quadro de pessoal, trezentos e noventa e quatro servidores temporários sem nenhum processo seletivo, seja simplificado ou concurso público. Ainda conforme o MP-BA, foi firmado um Termo de Ajustamento de conduta (TAC) a fim sanar irregularidades na contratação de servidores temporários com a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos, mas o TAC foi descumprido. O Central Notícia tenta contato com o gestor.

A decisão foi deferida juíza Andréa Neves Cerqueira, da 1ª Vara Cível de Irecê. Foi dado também o prazo de 60 dias para realização de processo seletivo para contratação de pessoal para a área da saúde.

Ainda conforme a sentença, a prefeitura está proibida de admitir qualquer trabalhador através de contrato, sendo necessário a realização de processo seletivo. A decisão cabe recurso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

CRISTÓPOLIS: ANIMAL NA PISTA CAUSA ACIDENTE FATAL NA BR-242

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019 / Região

Por volta das 22:00h desta quinta-feira (21), aconteceu um acidente fatal na BR-242 altura do KM 734 próximo ao povoado Brejinho, zona rural da cidade de Cristópolis/BA.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um veículo GM/Celta Prata, Placa Policial DSD-6605 de Ribeirão das Neves/MG, seguia sentido Barreiras quando deparou-se com um Boi de grande porte na pista.

Surpreendido, o motorista não conseguiu evitar a colisão que acabou vitimando fatalmente a passageira identificada como Iolanda de Oliveira Souza, 31 anos, natural de Iraquara/BA.

O condutor do veículo ficou ferido e foi socorrido por uma ambulância do SAMU de Cristópolis e encaminhado ao Hospital do Oeste em Barreiras. Não se sabe até o momento o estado de saúde da vítima.

O corpo da vítima de acidente fatal foi encaminhado para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica onde passará por exame de necropsia. A perícia e o resgate do corpo adentrou a madrugada desta sexta-feira (22).

O caso foi encaminhado também à Polícia Civil que tentará identificar o dono do animal para que possa ser responsabilizado pelo acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Codevasf e Exército entregam obra de contenção de processos erosivos em área do Médio São Francisco baiano

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 / Região

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Exército Brasileiro realizaram, nesta semana, cerimônia de conclusão de serviços de contenção de processos erosivos em trecho de 2,8 quilômetros às margens do rio São Francisco, na localidade de Porto Novo – distrito de Itacoatiara, no município baiano de Barra. O evento contou com a presença do superintendente regional da Codevasf, Harley Nascimento, e do Coronel Eduardo Bastos, Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) do Exército Brasileiro.

“O objetivo era retirar as erosões e deixar [a área] de uma maneira que seja possível, nesses próximos 10, 20, 30 anos, suportar as próximas intempéries diante da subida e da descida da água. Além da revegetação, a obra tecnicamente consistiu na realização de taludamento dos barrancos, que vinham caindo e não tinham inclinação ou tinham até mesmo inclinação negativa”, explica Luiz Geraldo Bastos, técnico da Codevasf em Bom Jesus da Lapa e fiscal da obra. “Conseguimos amenizar bastante a erosão causada pelo próprio rio, pelas chuvas ou por moradores ou agropecuaristas que acabam retirando a mata ciliar”, acrescenta.

As ações mobilizaram investimento de cerca de R$ 9,8 milhões e foram fruto de parceria firmada entre a Codevasf e o Exército. O município de Barra fica no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf.

“Essa parceria estabelecida entre o Exército Brasileiro e a Codevasf tem sido muito proveitosa. Nós conseguimos manter uma linha de pensamento muito parecida, o que facilita o nosso trabalho. Ao longo dos anos, o Exército Brasileiro tem sido reconhecido como um dos maiores protetores do meio ambiente, então é uma parceria que naturalmente deu certo, tendo em vista que a Codevasf é uma Companhia que também tem essa característica”, afirma o 1º Tenente Nicolau, comandante do destacamento de Itacoatiara do 4º BEC.

Além de contenção de processos erosivos, os serviços tiveram a finalidade de promover captação e acúmulo de águas pluviais, para aumentar infiltração no solo e, por consequência, promover abastecimento dos lençóis freáticos. As intervenções buscaram ainda viabilizar redução do escoamento superficial da água e evitar, assim, que sedimentos sejam arrastados e ocorra empobrecimento do solo e assoreamento de cursos d’água.

“Este é fruto de um árduo trabalho da Codevasf em parceria com o 4º BEC do Exército Brasileiro, que demonstrou a sua capacidade técnica, o seu comprometimento com as causas nacionais”, avalia o superintendente regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento. “Voltamos após dois anos e nove meses do início desse grande empreendimento. Aqui está uma grande demonstração do que é o papel da Codevasf”, acrescenta.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Codevasf

Compartilhar no Whatsapp

SAC Brumado passa a oferecer serviços da ADAB

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 / Região

Nova unidade da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia inicia atendimento a produtores rurais da região a partir desta quinta-feira (21)

Emissão de Ficha Sanitária Animal, abertura de pré-cadastro de produtor rural, declaração de vacina contra a Brucelose e Febre Aftosa, além de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). Esses são os serviços oferecidos na nova unidade da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que passa a atender a produtores rurais da região no SAC Brumado a partir desta quinta-feira (21).

O posto funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, e fica situado no centro da cidade, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. A estimativa de demanda para a nova unidade é de 300 atendimentos por mês, sendo que nos períodos de campanhas de vacinações há um aumento na procura, chegando a 1.200 atendimentos mensais.

Para não interferir no andamento da campanha contra a Febre Aftosa e em outros serviços, a autarquia mantém o funcionamento do escritório antigo  até o final do mês, na Avenida Marechal Deodoro, também no centro. Além do SAC Brumado, a Adab vai atender também no Ponto SAC Amargosa, ainda a ser inaugurado, e, posteriormente, nos Pontos SAC Cocos e Xique-Xique. "Um dos focos do nosso trabalho é modernizar as instalações e atender com eficiência", disse o diretor geral da agência, Maurício Bacelar.

Rede SAC - A Rede SAC conta com  74 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 34 Pontos SAC, unidades compactas da Rede. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e site do SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br), além do Portal SAC (www.sac.ba.gov.br).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Social Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

Compartilhar no Whatsapp

Santa Maria da Vitória recebe Feira Cidadã com previsão de mais de 15 mil atendimentos

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 / Região

A 32ª edição da Feira Cidadã em 2019 chegou em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, nesta quinta-feira (21), e segue até domingo (24). A iniciativa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama Aline Peixoto, deve realizar mais de 15 mil atendimentos para os mais diversos tipos de exames e procedimentos. A estrutura da Feira foi montada na Praça do Jacaré, no centro da cidade.

O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, lembra que, para conseguir a ficha de atendimento, a população deve levar o cartão do SUS, identidade e RG. “São mais de 10 mil fichas que serão distribuídas entre hoje e amanhã. Nós iremos agendar os atendimentos que seguem até o domingo. A intenção é realmente facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e cidadania e, com isso, desafogar a demanda, que é muito grande dos municípios que recebem essa ação da Secretaria de Saúde em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia”.

Os pacientes que tiveram o diagnóstico de catarata confirmado serão encaminhados para a cirurgia no Hospital Municipal. As cirurgias eletivas também serão realizadas no mesmo local. Os procedimentos acontecerão no sábado (23) e domingo (24).

Até agora, a Feira Cidadã já atendeu mais de 350 mil baianos. Ainda de acordo com Edvaldo Gomes, a expectativa é que 450 mil pessoas sejam atendidas até o final do ano. As próximas cidades a sediarem a Feira Cidadã são Bom Jesus da Lapa, Jequié, Lapão e Ourolândia.

Na Feira são oferecidos exames odontológicos e de imagem, como raio-x, ultrassonografia, oftalmológicos, eletrocardiograma, entre outros. Uma unidade móvel do SAC também oferece serviços de emissão de identidade, CPF e antecedentes criminais. Serão emitidas 250 identidades por dia e de forma gratuita.

O prefeito de Santa Maria da Vitória, Renatinho Lessa, esteve na feira e ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “Nós só temos a agradecer essa parceria porque estamos a quase mil quilômetros da capital e a demanda por saúde é muito grande. Hoje temos pessoas de vários municípios da Bacia do Rio Corrente e isso aqueceu até mesmo a economia local. Nunca tínhamos feito uma intervenção na saúde como essa. É uma ação excelente e voltada para aqueles mais carentes e que precisam desses serviços”.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Corpo encontrado em decomposição é identificado pelo IML

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 / Região

Instituto Médico Legal de Irecê

O corpo encontrado em decomposição nas imediações de uma fazenda no município de Irecê, na manhã da última segunda-feira (18), foi identificado pelo Departamento de Política Técnica de Irecê – DPT.

Trata-se de Júnior Souza dos Santos, 40 anos, natural de Xique-Xique. O Instituto Médico Legal confirmou que a morte foi natural.

Um homem que estava procurando duas vacas desaparecidas encontrou o cadáver e acionou a polícia. O homem usava uma bermuda quadriculada, camisa e chapéu verdes e tinha um cartão do INSS no bolso em seu nome.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: JOVEM É DETIDO PELA POLÍCIA SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 / Região

Uma guarnição do PETO da 83 CIPM realizava rondas por volta das 18:00h desta quarta-feira (20) no bairro Cidade Nova, quando avistou um indivíduo identificado como Mikael Lucas Silva Ribeiro, 20 anos, descendo de um ônibus de transporte coletivo, trajando uma camiseta verde e amarela e short tactel de cor escura, carregando consigo uma mochila branca a tiracolo, que ao avistar a viatura passou a apresentar sinais de nervosismo e tentou se desvencilhar.

Diante da suspeição foi dado voz de abordagem, momento em que tentou empreender fuga, sendo alcançado logo em seguida.

Ao ser abordado foi encontrado na bolsa uma sacola preta, contendo três porções de uma substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 1,179g, uma trouxa contendo uma substância análoga a cocaína pesando aproximadamente 59g, uma balança de previsão e 07 pacotes de embalagens plásticas.

De imediato o indivíduo foi conduzido à 11° COORPIN para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM PETO

Compartilhar no Whatsapp

MANSIDÃO: Djalma Ramos segue influente nos bastidores políticos

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 / Região

Um chamado daqueles que não podem ser recusados, assim podemos definir a ligação recebida por Djalma Ramos. Do outro lado da linha estava o estimado, incansável  e costumeiramente presente José Carlos Aleluia, que é atual conselheiro da Itaipu Binacional e Assessor Especial do Ministério da Saúde, convidando nosso Amigo Djalma Ramos para uma reunião em Brasília.

Chegando em solo Brasiliense a surpresa, o encontro também teria a ilustre presença do Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, Luis Henrique Mandetta.

Em um bate papo agradável por horas, Aleluia e Mandetta reforçaram o apoio incansável a Djalma Ramos e garantiram que caso Djalma Ramos venha futuramente ser Prefeito de Mansidão, esforços não faltarão para Mansidão se tornar umas das referências do Brasil em Saúde.

Abaixo alguns registros dos bons momentos, onde em uma das fotos Mandetta profetizou junto à Aleluia: “Vou tirar essa foto apontando para o Futuro Prefeito de Mansidão”.

Diante disso tudo temos a certeza, Djalma Ramos continua prestigiado nos bastidores mais influentes de política brasileira e isso é um ótimo sinal para a  população de Mansidão.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

INDIVÍDUO MORRE DURANTE INTERVENÇÃO POLICIAL EM BARREIRAS

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 / Região

Por volta das 23h15 desta quarta-feira (20), durante rondas no bairro conhecido como Invasão do Salsicha em Barreiras-BA, 03 indivíduos ao avistarem as guarnições realizaram disparos de arma de fogo contra os policiais que revidaram a injusta agressão. 

Os indivíduos evadiram-se pra local de matagal. Foi feita varredura no local e houve novo confronto onde um indivíduo foi ao solo, os demais evadiram e não foram localizados pelos policiais. Foi feito contato imediato com o SAMU que socorreu o indivíduo ao Hospital do Oeste com vida porém, não resistiu aos ferimentos.

Com o mesmo foi encontrado um revólver calibre .38 com número raspada, municiado com 5 munições deflagradas e uma intacta, um celular da marca samsung e um documento de identificação onde consta que o meliante estava em programa de ressocialização penitenciária. A ocorrência foi formalizada na 11ª DP.

INDIVÍDUO RESISTENTE:

- Denilson José de Jesus.

RONDESP OESTE, BRAÇO FORTE DO OESTE BAIANO.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Homem desaparece após sair de casa em Itaguaçu da Bahia

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

Edenilson Nunes de Freitas, conhecido por Keno, desapareceu nessa terça-feira (19) da casa onde mora, em Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê.

Em contato com o Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro do Blogbraga, a família disse que Edenilson foi visto a última vez em uma estrada que liga a comunidade de Lages, zona rural do município. Ele está com alguns problemas relacionados à saúde mental.

Informações sobre o desaparecimento de Edenilson Nunes podem ser enviadas por meio do número (74) 9.9928-0270.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL REALIZA SOLENIDADE AO DIA DA BANDEIRA

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

"Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil”

Através do Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, foi criada a nossa Bandeira Nacional, cuja constelações que estampam correspondem ao aspecto do céu da cidade do Rio de Janeiro, às 20h30m, dia da Proclamação da Independência da República, em 15 de novembro de 1889.
O Batalhão  de Polícia Rodoviária realizou na manhã desta terça-feira, dia 19 de novembro de 2019, a solenidade cívico militar alusiva ao Dia da Bandeira, símbolo da soberania nacional, nossa auriflama foi reverenciada. 

O Ten Cel PM Jarbas, Cmt do BPRv presidiu a solenidade, e juntamente com o ST PM Ricardo, ao som do Hino Nacional  Brasileiro, hasteou o lindo pendão da esperança, impreterivelmente ao meio dia, e realizou a leitura da Ordem do Dia, mensagem do Excelentíssimo Senhor Cel PM Anselmo Brandão, Cmt Geral da PMBA, alusiva ao nosso galhardete nacional, logo após foram incineradas as bandeiras inservíveis, pelo Subtenente PM Ricardo, acompanhado pelo cântico do Hino à Bandeira do Brasil, entoado pelos policiais militares do BPRv.

■ Data: 19/11/2019
■ Hora Inicial: 11:45
■ Hora Final: 12:15
■ Local: Área Cívica do BPRv

Tel/Whats:  (71) 9963 2312
Insta: 
 http://https://www.instagram.com/batalhaodepoliciarodoviaria/
Face: http://https://www.facebook.com/bprvbahia/
Email: 
  )bprv.spo@http://pm.ba.gov.br

"BPRv e a Comunidade  na Corrente  do Bem"

 


Blogbraga/Ascom/BPRv

Compartilhar no Whatsapp

Petrobahia participa do Encontro de Revendedores de Combustíveis em Barreiras/BA

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

No dia 21 de novembro, a partir das 8h, acontece o Encontro de Revendedores de Combustíveis de Barreiras e Região, no Hotel Morubixaba. O evento, que é promovido pelo Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia – Sindicombustíveis/BA, conta com a participação da Petrobahia, uma das primeiras distribuidoras regionais a entrar em operação no país.

A advogada empresarial, Carolina Heim, que compõe a equipe de consultoria jurídica da Petrobahia, vai realizar uma palestra, às 11h, sobre o “Ministério do Trabalho - MTE, Terceirização e Convenção Coletiva: Problemas e Cuidados”. “A Petrobahia também terá um estande para expor as novidades do mercado, nesse encontro que visa preparar o revendedor para enfrentar os desafios constantes impostos pela atividade econômica”, afirma a CEO Iara Schimmelpfeng, da empresa que está em franca expansão e atua em 11 estados brasileiros.

Serão abordados temas como: fiscalização, normas trabalhistas, normas técnicas para postos de combustíveis, sucessão familiar, gestão, verticalização, venda direta das usinas para postos de combustíveis, dentre outros. O evento também contará com a participação de órgãos de fiscalização, sendo eles: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia – Sefaz/BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor –Procon/Bahia e Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade - Ibametro, que estarão à disposição para esclarecer dúvidas.

Ao final da programação, haverá um happy hour oferecido pela Petrobahia para promover a confraternização entre os participantes do Encontro de Barreiras. “Este é um momento importante de integração entre revendedores, distribuidoras e representantes de órgãos que são tão fundamentais para o segmento”, conclui o diretor comercial da empresa, Thiago Andrade.

Saiba Mais Petrobahia

A Petrobahia atua em oito bases, distribuídas entre os estados da Bahia e Pernambuco. A base de Luís Eduardo Magalhães iniciou as operações em 2010. Após processo inovador, passou a contar com sistema de telemetria e automação de descarga. A parceira para transportes, a Transbahia, é uma empresa certificada ISO 9001, com frota nova de caminhões disponível para atender a região. Através da filial são atendidos os revendedores bandeirados Petrobahia, os postos bandeira branca e consumidores finais do agronegócio. Hoje, também é ofertado na região, o Diesel Clean Bac, mais uma inovação Petrobahia, que reduz a formação da borra e a frequência de limpeza dos tanques, além de proteger o motor e o filtro dos veículos. A base de Luís Eduardo Magalhães atende a Bahia, Piauí, incluindo parte de Goiás e do Tocantins.


Blogbraga/Por Talita Queiroz

Compartilhar no Whatsapp

OPERAÇÃO “PELOTÕES EM AÇÃO” DA 24ª CIPM, GARANTIU TRANQUILIDADE E PAZ PÚBLICAS DURANTE TODO FERIADÃO DA REPÚBLICA

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

Entre as datas de 13 a 18 de novembro, foi realizada a Operação “Pelotões em Ação”, sob a supervisão direta do Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, em toda área de atuação da Unidade que abrange 11 cidades.

 A Operação, que teve a finalidade de garantir a tranquilidade e ordem públicas durante o feriadão da Proclamação da República, empregou diariamente, entre Jacobina e as demais cidades, 18 viaturas quatro rodas e 04 motocicletas, com todo efetivo previsto na escala ordinária da Unidade. 

No período, 568 pessoas foram abordadas, tanto visando coibir o tráfico de drogas e a circulação de armas de fogo, quanto no intuito de reduzir os índices de homicídios na região, e também para promover aproximação com a comunidade, demonstrando que a Polícia Militar está de prontidão para Servir e Proteger. Além das pessoas, inúmeros veículos e bares foram abordados de modo que os cidadãos se sintam protegidos e orientações sejam dadas conforme a legislação vigente. Vale salientar que nenhum homicídio fora registrado no período. 

Cabe ressaltar que, na Operação 03 veículos com restrição de furto/roubo foram recuperados, 06 veículos foram retidos por estar em desacordo ao Código de Trânsito Brasileiro; 02 conduções para DEPOL amparadas pela Lei Maria da Penha, bem como 02 conduções por tráfico de entorpecentes foram procedidas; 03 armas brancas e 01 arma de fogo apreendidas, o que demonstra a eficácia destas ações e inspira os Policiais Militares a continuarem atuando diuturnamente de modo preventivo e conforme os preceitos legais. 

"Fico honrado em aplicar Operações estratégicas como esta, onde colaborou na garantia da ordem e paz públicas de todos os munícipes na região de jurisdição da 24ª CIPM, durante o feriadão prolongado, onde conseguimos principalmente, preservar o maior bem que o ser humano tem que é o direito a vida. Parabenizo e elogio a atuação de cada Oficial e Praça empregados nesta Operação PM, como agradeço a compreensão dos cidadãos que colaboram com o trabalho da Polícia Militar da Bahia.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 20 de novembro de 2019.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

Ibotirama: 28ª CIPM se qualifica em identificação de veículos fraudados

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

Apoio: Vinte e Cinco policiais que atuam na unidade passaram por treinamento teórico e prático com técnicas para combater clonagem de veículos e adulteração de documentos.

Com o objetivo de qualificar tecnicamente a tropa, a 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ibotirama) finalizou, nesta terça-feira (19), a instrução de identificação veicular. Vinte e cinco policiais passaram por treinamento teórico e prático com técnicas para combater a clonagem de veículos, identificação de adulteração em documentos em carros e motos.

“Nós estamos localizados em um entroncamento rodoviário de acesso para regiões Norte e Sudeste, então para evitar a passagem de carros adulterados resolvi qualificar meu efetivo no intuito de melhorar o serviço prestado”, contou o comandante da 28ª CIPM, capitão Hildegard Dantas Moura.

Ainda segundo o oficial, a instrução foi ministrada por policiais da 85ª CIPM/ Luís Eduardo Magalhães. “Eles foram capacitados neste curso pela Polícia Militar de Tocantins e agora estão passando o conhecimento para nossa unidade”, afirmou.


Blogbraga/Fotos: Divulgação SSP Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

UMA BARREIRENSE É VÍTIMA DO GOLPE BOA NOITE CINDERELA DURANTE EXCURSÃO TURÍSTICA

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

O que era para ser um passeio turístico revigorante, acabou tornando-se um verdadeiro pesadelo para uma barreirense de 36 anos.

Animada e cheia de expectativa, embarcou para Porto Seguro/BA na semana do feriado da Proclamação da República. Após chegar em seu destino por volta das 19:30h, ficou hospedada em um hotel deixando seus pertences e uma garrafa d’água e foi dar um passeio na orla.

Durante o passeio encontrou um homem de prenome “João” que lhe ofereceu um pacote de viajem para Coroa Alta. De imediato a mulher não fechou negócio, mas sim no dia seguinte, e durante o acerto o homem lhe ofereceu um “açaí” em uma lanchonete que dizia ser de sua propriedade, sem desconfiar de nada a vítima tomou o tal “açaí”.

Logo depois, quando voltou ao seu quarto de hotel por volta das 15:00h, tomou sua água e começou a se sentir sonolenta e grogue dormindo profundamente vindo a acordar somente no dia seguinte com uma pessoa do grupo da excursão batendo em sua porta.

Sem desconfiar de nada fez o passeio, usufruiu da excursão, mas ao embarcar novamente para Barreiras veio-lhe à memória “flashes” do que teria acontecido e percebeu que havia sido vítima de abuso sexual. Também percebeu que suas contas bancárias fora invadida e saques haviam sido feitos não por ela.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia em Barreiras.

Lamentamos o que aconteceu com essa cidadã, e fica um alerta para todas as pessoas que forem passear, que fiquem atentas à procedência, e das mãos de quem recebem bebidas ou como no caso em tela o “açaí”!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Incêndios florestais em Mulungu do Morro são controlados; aeronaves são utilizadas nos combates

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

Incêndios florestais que atingem o município de Mulungu do Morro foram controlados nessa terça-feira (19), conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

Segundo a Prefeitura local, estão sendo usados no combate ao fogo na mata próximo a Localidade de Lagoa Damasceno, zona rural da cidade, dois aviões, três caminhões-pipa, sendo dois com água e um com combustível para abastecer as aeronaves, 5 brigadistas de combate ao incêndio e alguns bombeiros.

“Nesse período de seca, nos preocupamos muito com o nosso Meio Ambiente e é um dever de todos, cuidar e proteger nossa mata” – diz trecho da nota divulgada no Facebook.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTOCICLISTA FICA FERIDO APÓS COLISÃO CONTRA CAMINHONETE NA BR-135

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019 / Região

Por volta das 07:00h desta quarta-feira (20), aconteceu um acidente envolvendo uma motocicleta Honda/CG e uma caminhonete Ford/F1000 na BR-135 no setor industrial.

De acordo com informações colhidas no local, os dois veículos seguiam no mesmo sentido quando o motorista da caminhonete começou a virar à esquerda a fim de acessar a segunda entrada do Residencial São Francisco, isso surpreendeu o motociclista que não teve tempo hábil para frear e nem se desviar e com isso colidiu na lateral próximo à porta do motorista da caminhonete.

O impacto foi forte, destruindo a frente da motocicleta, já o condutor da caminhonete não teve nenhum ferimento.

Uma ambulância do SAMU foi acionada e chegou rapidamente no local prestando socorro à vítima de nome Carlos Eduardo, que teve escoriações e uma possível suspeita de fratura na perna. O paciente foi encaminhado ao Hospital do Oeste para maiores exames. Apesar dos ferimentos passa bem.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual estava bem próximo do local quando aconteceu o acidente e deslocou-se para lá a fim de dar suporte. A Polícia Rodoviária Federal era aguardada para o registro da ocorrência.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduos são presos por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e aliciamento de menor em Barreiras

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Após homicídio ocorrido nesta segunda-feira (18/11/19) no residencial Boa Sorte em Barreiras, as Guarnições Rondesp foram designadas a fazer rondas ostensivas no local. Durante rondas as guarnições vizualizaram um indivíduo atirar um saco pela janela de um apartamento e ao ser verificado havia em seu interior 20 "dolas" de cocaína e 20 dolas de maconha.

Dessa forma foi feito um cerco na residência e solicitada a entrada a um indivíduo que atendeu a solicitação. Com o auxílio da cadela kessy foram encontradas no interior da casa mais 65 dolas de cocaína e 257 dolas de maconha escondidas, além de uma arma de fogo do tipo pistola calibre .765. 

Todo o material apreendido e os indivíduos foram apresentados na Delegacia local para serem tomadas as medidas cabíveis.

Indivíduos conduzidos:

- Paulo Henrique de 26 anos;
- Leonardo Santos de 21 anos;
- L.S.M, de 16 anos.

Material apreendido: 

- 277 "dolas" de substância aparentando ser maconha;
- 85 "dolas" de substância aparentando ser cocaína;
- 01 pistola FN calibre 765 desmuniciada;
- 01 balança de precisão;
- 03 correntes prateadas;
- 02 aparelhos celulares da marca samsung;
- 01 caixa de relógio contendo sementes de maconha;
- 01 muda de maconha.

Rondesp Oeste, Braço Forte Do Oeste Baiano.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Morro do Chapéu: Criminosos atacam carro-forte em rodovia e assustam moradores de povoado

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Carro-forte ficou com várias marcas de tiros — Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um carro-forte da empresa Prossegur foi alvo de criminosos no início da tarde desta terça-feira (19) na rodovia BA-144, entre os municípios de Bonito e Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina. O ataque aconteceu próximo de um povoado chamado Lagoa Nova. A informação é de que os seguranças não se feriram.

A Polícia Militar informou que os criminosos tentaram fechar o carro-forte usando uma caminhonete L-200 e um Pálio Adverture, ambos de cor branca. Os suspeitos estavam com armas longas e fizeram vários disparos. Os seguranças revidaram e conseguiram escapar dos assaltantes.

O carro-forte ficou cheio de balas. Os criminosos desistiram da ação e fugiram. Policiais militares e civis estão fazendo buscas na região no sentido de localizar o bando. Segundo a polícia, nenhum valor em dinheiro foi roubado.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Prefeito de Angical tem contas aprovadas com ressalvas

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (19/11), aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Angical, da responsabilidade de Gilson Bezerra de Souza, relativas ao exercício de 2018. O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, imputou multa no valor de R$3 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas. Além disso, foi determinado o ressarcimento de R$523.172,08, em decorrência da falta de apresentação da respectiva documentação de suporte das despesas.

O relatório técnico apontou algumas ressalvas, entre as quais, orçamento elaborado sem critérios adequados de planejamento, omissão na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a ex-gestores, despesas realizadas indevidamente com recursos do Fundeb, em desvio de finalidade, relatório de controle interno ineficiente, e falta de encaminhamento de três processos administrativos de dispensa de licitação.

Angical arrecadou recursos no montante de R$49.552.020,87 e realizou despesas no total de R$37.240.540,72, demonstrando um superavit orçamentário de execução de R$12.311.480,15. A despesa total com pessoal correspondeu a 43,28% da receita corrente líquida, respeitando o percentual de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em relação às obrigações constitucionais, a prefeitura aplicou 25,81% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, superando o mínimo exigido de 25%. E investiu 17,78% dos recursos em ações e serviços de saúde, também atendendo ao percentual mínimo de 15%. Em relação aos recursos do Fundeb, foram aplicados R$6.876.674,61 no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, o que corresponde a 66,48%, cumprindo o mínimo exigido de 60%.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Cooperativa de leite investe R$ 1,5 milhão em Barreiras, anuncia SDE

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Protocolo foi assinado durante o II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia

A Cooperativa dos Produtores de Leite (Cooperleite) do Oeste da Bahia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) assinaram protocolo de intenções para implantação de unidade que fará beneficiamento e processamento de leite, na manhã desta terça-feira (19), em Barreiras. A previsão de investimentos é de até R$ 1,5 milhão, com previsão de gerar 50 empregos diretos e capacidade de produção estimada em 500 mil litros de leite por ano.

O protocolo foi assinado pelo governador em exercício, João Leão, secretário da SDE, durante o II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia. “Rodamos todo o estado atraindo investimentos e incentivando novos negócios, para proporcionar a criação de emprego e fomentar a renda do povo baiano.  E é muito importante fomentar a cadeia do leite, responsável pelo sustento de tantas famílias no interior”, afirma Leão.


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA POR EMBRIAGUES E ATÉ FILHO AGREDINDO SUA PRÓPRIA MÃE SÃO REGISTRADOS NA DELEGACIA DE POLÍCIA

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Violência doméstica, lesão corporal, ameaça, dano qualificado são ingredientes presentes nas queixas registradas na Delegacia de Polícia em Barreiras.

Policiais Militares apresentaram na Delegacia um indivíduo de 41 anos, acusado de ter agredido fisicamente com puxões no braço direito e tentativa de sufocamento contra sua própria esposa de 38 anos de idade.

De acordo com registro policial, o autor das agressões sempre faz uso de bebidas alcoólicas, fica agressivo e consequentemente agride e faz ameaças à sua companheira.

O fato aconteceu nesta segunda-feira (18), por volta das 20:55h no bairro Vila Brasil em Barreiras.

EMBRIAGUES:

Foi apresentado por policiais militares um homem de 37 anos de idade sob acusação de ter entrado em casa muito embriagado bem como bastante exaltado e começou a quebrar os móveis de casa, além de ter ameaçado, xingado e tentado agredir sua sobrinha de 27 anos.

No momento da tentativa de agressão física, o indivíduo foi contido por terceiros que também acionaram a Polícia Militar que por sua vez prenderam o elemento em flagrante.

O fato aconteceu no feriado de 15 de novembro às 03:30h da madrugada no bairro Vila Nova.

EMBRIAGUES E CIÚME:

Uma outra situação de violência doméstica aconteceu na quinta-feira (14) por volta das 19:00h no conjunto residencial São Francisco, quando a comunicante uma mulher de 29 anos alegou que seu ex-namorado arrombou a porta de sua residência, lhe agrediu com socos na boca, rosto, cabeça e braço direito.

O agressor segundo informado estava em visível estado de embriagues, também portava um facão ameaçando de morte.

A vítima acredita que o motivo das agressões seja de que o ex-namorado além de ser muito ciumento estaria insatisfeito com o término do namoro.

FILHO AGRIDE MÃE:

Um triste caso de violência doméstica no bairro Morada da Lua, onde o filho é acusado de agredir fisicamente sua própria mãe também foi registrado na Delegacia de Polícia.

Neste caso, conforme a comunicante, uma mãe de 41 anos, foi agredida com socos na cabeça por seu filho de 19 anos.

De acordo com depoimento, a vítima não entende o motivo de tamanha agressão por parte do filho que além disso, quer expulsá-la de casa, está sempre de mau humor, fica tentando intimidá-la olhando atravessado e falando sempre com tons de ameaça.

O Delegado plantonista expediu guia de lesões e orientou a vítima a procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. O caso foi tradado como Lesão Corporal e Violência Doméstica.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

CAMINHÃO ROUBADO EM SANTA MARIA DA VITÓRIA É RECUPERADO PELA POLÍCIA DE BARREIRAS

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Por  volta das 23h desta segunda-feira (18), a Guarnição PETO  da  84ª CIPM, após  informações  passadas por populares e com apoio de prepostos da PRF, localizou o veículo Scania T250, cor vermelha, placa  EGJ 4261 - SÃO PAULO, estacionado no pátio  da Pousada Tia Nete, na Avenida Alberto Amorim, no bairro São Pedro em Barreiras-BA.  

O referido veículo havia sido roubado no município de Santa Maria da Vitória-BA no dia 02/07/2019 e se encontrava com suas características alteradas (placa adulterada para EZW 7597- SÃO PAULO). 

O proprietário da pousada de iniciais L.C.A.C. informou que o veículo foi ali deixado pela pessoa de iniciais J.I.S. 

Diante dos fatos, o veículo foi conduzido  até  a Delegacia juntamente com o proprietário da pousada para medidas cabíveis. 

MATERIAL APRESENTADO: 
- Veículo Scania T250 placa EGJ 4261.

84ª CIPM - A GUARDIÃ DO VALE DO RIO GRANDE.


Blogbraga/84ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTOQUEIRO SOFRE FRATURAS AO COLIDIR CONTRA UMA VAN DA PREFEITURA

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Uma forte colisão envolvendo uma motocicleta Honda/CG 160 Titan e uma Van M.Benz da Prefeitura de Barreiras aconteceu na manhã desta terça-feira (19) pouco antes das 07:00h no bairro Cidade Nova em Barreiras.

A colisão frontal deixou o motoqueiro com fratura exposta na tíbia e fíbula do membro inferior esquerdo. Uma equipe do SAMU compareceu rapidamente no local, fez os procedimentos de imobilização e encaminhou a vítima para o Hospital do Oeste onde deverá passar por procedimento cirúrgico.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

CRIMINOSOS FAZEM CAMINHONEIRO E SUA FAMÍLIA REFÉNS E ROUBAM 24 PNEUS DA CARRETA

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

O roubo aconteceu na BR-242 zona rural de Wanderley região Oeste da Bahia

Um caminhoneiro e sua família foram surpreendidos enquanto dormiam na boleia de um caminhão na madrugada desta segunda-feira (18), por volta das 01:30h no Posto da Pamonha no município de Wanderlei/BA.

De acordo com informações passadas à Polícia, criminosos encapuzados quebraram o vidro do lado do motorista, e dois elementos invadiram a boleia, ligaram o caminhão fazendo o motorista sua esposa e filho de reféns.

Os meliantes fizeram uma parada rápida no povoado do Cantinho e seguiram para Cristópolis onde entraram em uma estrada vicinal, desligaram o motor e começaram a retirar os pneus, 24 no total colocando-os em um outro caminhão tomando rumo ignorado.

O caminhoneiro por fim foi desamarrado por sua esposa e então a família conseguiu chegar até a BR-242 e achar um lugar onde pediram socorro. Também conseguiram se comunicar com o proprietário do caminhão.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de polícia em Barreiras.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER TEM QUE SE EXPLICAR NA DELEGACIA PELO FATO DE ESTAR PORTANDO UMA ESPINGARDA NUMA ESTRADA VICINAL PRÓXIMO DA UFOB

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Espingarda bate-bucha apreendida

Na tarde desta segunda-feira (18), uma mulher de 45 anos, natural de Wanderley/BA, foi levada por policiais militares até a Delegacia de Polícia localizada no bairro Aratu em Barreiras, a fim de explicar qual o motivo de estar em uma estrada vicinal próximo à UFOB, portando uma espingarda de fabricação artesanal.

De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher alegou que a arma de fogo não lhe pertence e que é propriedade de uma outra mulher dona de uma chácara.

A conduzida alegou também aos policiais que o motivo de estar com a espingarda seria para se defender de um homem na qual ambos teriam discutido fortemente momentos antes.

O Delegado de plantão tomou conhecimento de todo o caso e a espingarda foi apreendida.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Civil e Coelba realizam ação de combate ao furto de energia em Cafarnaum

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil, Polícia Técnica e integrantes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, percorreram cinco propriedades rurais no município de Cafarnaum, afim de combater o furto de energia na região de Irecê.

A ação batizada de ‘Operação Energia Legal’ ocorreu nesse domingo (17) e contou com quatro equipes de policiais civis, uma de peritos e três equipes da distribuidora de energia, Coelba.

Na operação, foram inspecionados diversos produtores irrigantes da região, sendo que um foi autuado em flagrante por instalação irregular de energia elétrica, conhecida pelo famoso ‘gato’, caracterizando furto de energia.

Além disso, as equipes apreenderam armas de fogo, munições e vários defensivos agrícolas de origem duvidosa.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Mulher é presa por tráfico de drogas em Barreiras

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Nesta terça-feira (19), por volta das 8h25, uma Guarnição do PETO estava fazendo o patrulhamento ostensivo quando foi acionada através do WhatsApp denúncia da 83° CIPM para deslocar até a Avenida Barão do Rio Branco, e averiguar uma pessoa que supostamente estava transportando drogas em sua mochila, e estava no ponto de ônibus em frente ao Centro Empresarial De Barreiras - CEB.

Munido de informações a Guarnição do PETO 83º com apoio da Guarnição 9.8310 deslocou até o local, procedeu com a abordagem na pessoa suspeita e encontrou em sua mochila certa quantidade de substância química análoga à maconha.

De imediato a mulher foi conduzida à 11ª COORPIN para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Pessoa apresentada:
POLIANA de  21 anos.

Material Apresentado:

 - 04 tabletes de substância análoga à maconha pesando 4.010 gramas.
- 01 celular Samsung, modelo J6, cor prata.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM/PETO

Compartilhar no Whatsapp

Chapada: Motocicleta com sinais de adulteração no município de Bonito

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Na tarde do último sábado (16), por volta das 14h, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, quando em patrulhamento no povoado Cabeceira do Brejo, cidade de Bonito, na região da Chapada Diamantina, avistou uma motocicleta Honda Bros 160cc, cor preta, placa- OUU, estacionada em frente a um bar na praça central do povoado.

Segundo a polícia, ao ser conferida o chassi pelo sistema, foi verificado que a placa estava adulterada. Ainda conforme a CIPE, o proprietário do veículo não foi encontrado ao local.

Veículo foi conduzido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Bonito para as medidas cabíveis.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM É PRESO POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO APÓS AGREDIR E AMEAÇAR SEU PRÓPRIO IRMÃO

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019 / Região

Uma guarnição da Polícia Militar apresentou na Delegacia de Polícia na tarde desta segunda-feira (18), mais precisamente às 13:30h um homem acusado de ameaçar e agredir seu próprio irmão, além de portar irregularmente uma arma de fogo em sua casa.

De acordo com o registro da polícia, uma guarnição fazia rondas no bairro Vila dos Funcionários quando a vítima das agressões abordou a viatura e fez a denúncia contra seu irmão.

Os policiais receberam autorização para entrar na residência e no momento que fez isso, o acusado de prenome Vítor tentou empreender fuga pulando o muro do fundo de sua residência, mas foi alcançado pelos policiais na rua dos fundos.

Ao retornarem até a residência foi feita uma busca em toda edificação, sendo localizado ao solo de um cômodo dos fundos uma arma de fogo tipo garrucha de dois canos cal.22, com uma munição intacta, uma picotada e uma cápsula deflagrada próximo da referida arma de fogo.

A Polícia investiga uma suposta participação do indivíduo em uma tentativa de homicídio ocorrida a três semanas atrás. O delegado de plantão adotou as medidas previstas na Lei.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DPVAT Barreiras Sutrans Elo Aço Grupo Marabá Bem Brasil Pastel Paraíba Extreme Capital Imóveis Unopar Sportime Evolucao Dique Denuncia G7 NET CISO Click Tec Rabelo CMO PM Polícia Civil Epis BA Fontana DBT Fashion Work MaxCar Vida Farma Contabilidade Rondon Luz motos Coyote DM Reparos Oeste Manutenção Global Apple Shop Jaú Delicia Dupará Açaí Casa da Ferramenta Mineiros Guarda Municipal Mimoaço P&F Imperial Neli