NOTÍCIAS

Homem é encontrado sem vida em sua residência na zona rural de Angical/BA.

Sábado, 22 de Julho de 2017 / Região

José Adenilton da Silva, 57 anos, conhecido como “Balisa”, foi encontrado sem vida em sua residência por um vizinho na Fazenda Agua Boa zona rural de Angical, há cerca de 200 metros da BR-242 próximo ao Ponto do Queijo. Fato acontecido nesta sexta-feira (21), por volta das 17:40h.

Segundo informação de seu filho, Rodrigo que mora em Barreiras, a vítima morava sozinho na roça e embora a família insistisse para morar com eles na cidade, o mesmo não queria e esporadicamente tinha ataque epiléptico.

Devido a dificuldade de transporte e sinal telefônico, o vizinho só pôde informar à polícia nesta manhã de sábado (22), quando conseguiu um transporte para Barreiras.

Uma guarnição da Polícia Militar de Angical esteve no local, e depois foi acompanhada pelo delegado de plantão juntamente com uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e do rabecão.

Após análise preliminar, há suspeita de um mal súbito ou morte natural, haja vista não haver no local sinal de luta corporal, ou violência. Exame de necropsia poderá esclarecer a causa.

O corpo foi encaminhado ao IML para exame e documentação necessária para a família poder realizar o enterro.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Dupla é detida por tráfico de drogas no bairro Santa Luzia, em Barreiras

Sábado, 22 de Julho de 2017 / Região

Nesta sexta-feira (21), policiais militares da 83 CIPM realizaram a prisão de dois indivíduos por tráfico ilícito de drogas, no bairro Santa Luzia, em Barreiras,

Ao realizarem a abordagem e busca pessoal, os policiais encontraram com eles uma quantidade significativa de maconha, e dois papelotes de cocaína, além de dinheiro e dois celulares. Os indivíduos foram identificados como: Maicom e Lázaro.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil local para serem tomadas as medidas cabíveis.


Blogbraga

Comentar

Polícia apreende 200 quilos de maconha em fazenda no município de João Dourado/BA

Sábado, 22 de Julho de 2017 / Região

Uma guarnição da CAESA apreendeu cerca de 200 quilos de maconhas na Fazenda Espinheiro, localizada no povoado de Salinas do Riacho, zona rural do município de Riacho, na região de Irecê. A operação que culminou na apreensão da droga e também de armas, ocorreu no final da tarde da última quinta-feira (20).

Parte da droga foi incinerada. Foi também apreendido um motor gerador de eletricidade que era usado para irrigar as plantações. Apesar da maconha já ter sido colhida e boa parte ensacada, vários hectares de terra estavam sendo preparados para novo plantio.

A polícia ressaltou que as investigações continuam sobre o caso, objetivando identificar demais envolvidos e desmanchar a organização criminosa que pratica tráfico de drogas na região de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Em Angical, Rui entrega cadastro de propriedades rurais e sistema de água

Sábado, 22 de Julho de 2017 / Região

Mais 809 propriedades rurais de pequenos produtores do oeste baiano estão aptas a produzir com financiamento a partir da entrega, nesta sexta-feira (21), do Cadastro Ambiental Rural (CAR). No evento, realizado no município de Angical, no povoado de Missões do Aricobé, o governador Rui Costa ainda entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), alimentado pela estrutura do Sistema Integrado de Abastecimento que capta água no Rio Grande e beneficia também os municípios e Cotegipe e Cristópolis. 

Ainda em Missões, Rui visitou o anexo do Colégio Estadual Aparício José da Silva e entregou dois tratores para pequenos produtores da região. Segundo ele, a meta do Governo do Estado é aumentar a produção dos agricultores familiares. "Estamos investindo nesses certificados ambientais e tratores porque se essas 3 milhões de pessoas que vivem da agricultura familiar na Bahia começarem a produzir mais e ganhar mais, elas vão gastar esse dinheiro no comércio, que vai contratar mais gente, girando a roda da economia. É por isso que estamos investindo mais de R$ 300 milhões em apoio à agricultura familiar”, afirmou o governador. 

Obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR busca compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2017, ele passa a ser exigido pelas instituições financeiras para a concessão de crédito agrícola. O registro gratuito, de natureza declaratória e obrigatória, constitui o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA). 

Na ocasião, Rui destacou que abastecimento e saneamento são compromissos do Governo do Estado. “Eu assumi o governo em 2015 e criei uma secretaria somente para cuidar desse assunto. Esta obra que entrego aqui hoje não é barata. São 29 milhões em investimentos, mas são recursos muito bem aplicados. Água é sinônimo de vida e de saúde”.  

Também acompanharam as entregas em Angical os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e da Agricultura, Vitor Bonfim. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentar

Homem é baleado na cabeça nesta madrugada no bairro Vila Brasil em Barreiras.

Sábado, 22 de Julho de 2017 / Região

Ricardo Soares de Franca

Guarnição da 83 CIPM fez o registro da ocorrência e preservou o local 

Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá conduziu as investigações no local.

Equipe do Departamento de Perícia Técnica no local

Corpo sendo removido ao IML para exames

Na madrugada deste sábado (22), por volta das 01:20h aconteceu um homicídio na rua Tomé de Souza no bairro Vila Brasil.

Ricardo Soares de Franca, 29 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo na cabeça. Segundo informações, dois elementos não identificados, a pé, teriam abordado a vítima e um deles atirado por traz da cabeça fugindo em seguida.

No local foi encontrado um cachimbo e isqueiro para a queima de entorpecente. Segundo informações passadas à polícia, Ricardo trabalhava com reciclagem e carregador de mercadorias em caminhão.

Uma guarnição da Polícia Militar da 83 CIPM fez o registro da ocorrência. Uma ambulância do SAMU esteve no local e confirmou o óbito.

Uma equipe do DPT e também o Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá, juntamente com um investigador do DHPP começaram as investigações e perícia.

O corpo da vítima foi encaminhado ao IML onde passará por exames de necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Acusados de assalto são detidos e material é apreendido em Barreiras

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

Por volta das 10h desta sexta-feira (21), a CEMOP informou à Guarnição da Cerrado 8401 de um roubo em um estabelecimento comercial (RAFA GÁS) no  bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras. A Guarnição se delocou ao local e em seguida realizou rondas no intuito de localizar os elementos que segundo a vítima estavam a bordo de um FIAT/ PALIO,  escuro, placa JRL/0248.

A Guarnição ao realizar rondas no Arboreto II, localizou o veículo em uma residência onde ao solicitar o morador que abrisse a porta, 4 elementos saíram correndo pelo fundo da casa para um matagal, foi realizado buscas com apoio das Guarnições da 83 e da RONDESP porém não foram localizados.

Foram apreendidos na residência Ivanilson Bispo Santana dono da casa, a menor O.S.I.S de 15 anos, e uma outra menor A.A.S.C. de 17 anos. Foram recuperados celulares da vítima do roubo e 1 outro de outro delito cometido pelos mesmos mais cedo.

Foram apresentados na Delegacia 4 celulares, um pano mostruário de jóias e semi jóias, um veículo Fiat/palio p/p JRL/ 0248, uma arma de fogo artesanal municiada com uma munição .22, 2 capacetes pretos e material diversos.

Os mesmos haviam praticado assalto a panificadora São Matheus na praça no bairro Barreiras I, às 09h de hoje.

84 CIPM a força que proteje


Blogbraga

Comentar

Justiça obriga Leo Dourado a voltar atrás em atos contra vice-prefeita em Morro do Chapéu/BA

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

No município de Morro do Chapéu/BA, na região da Chapada Diamantina, Leonardo Dourado (PR), sofre duas derrotas na Justiça.

O gestor impediu o acesso da vice-prefeita Juliana Araújo (PR) no próprio gabinete dela, e ainda trocou as chaves e fechaduras. Além disso, teria exonerado servidores ligados a Araújo.

A juíza Karoline Cândido Carneiro, emitiu a primeira sentença, a qual foi publicada no dia 12 de julho, onde obrigava ‘Leo Dourado’, como é conhecido, a permitir a entrada da vice no gabinete dela. Em caso de não obedecer a determinação, a multa era de R$ 1 mil reais por dia.

Já na última quarta-feira (19), a mesma juíza determinou a nomeação dos funcionários que haviam sido exonerados pelo prefeito, e que foram indicados por Juliana. 

Leo e Juliana pertencem ao mesmo partido (PR), cujo o presidente na Bahia é o deputado federal José Carlos Araújo, pai da atual vice-prefeita de Morro do Chapéu. O prefeito e a vice foram vitoriosos nas eleições de outubro passado, mas poucos meses depois a união política parece não dar certo. 

 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Presidência em Movimento em Barreiras encerra visita com boas notícias ao Oeste

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

Presidente do TJBA, Maria do Socorro Barreto Santiago conversou com juízes da região Oeste

Uma conversa com juízes sobre os trabalhos desenvolvidos pela atual gestão, em mais uma edição do projeto Presidência em Movimento, marcou o encerramento da visita da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia Maria do Socorro Barreto Santiago a Barreiras, na manhã desta sexta-feira (21), em Barreiras, na região oeste do estado.

Na quinta, a presidente instalou na comarca o Cejusc e a Vara do Júri e de Execuções que juntas ajudarão a dar mais celeridade à prestação jurisdicional na região.

Presidente do TJBA, Maria do Socorro Barreto Santiago recebeu a visita do Bispo Dom Josafá da diocese de Barreiras

O encontro, com tom informal, no qual foram debatidos temas referentes às comarcas da região Oeste, foi realizado no auditório do Hotel Morubixaba, na sede do município.

Acompanharam a presidente à Mesa os juízes assessores Rosana Fragoso Modesto, Marielza Brandão, Paulo Chenaud e Verônica Ramiro. As desembargadoras Ilona Reis, Maria de Lourdes Medauar, Maria de Fátima Carvalho e Araci Borges também participaram do evento.

A programação começou com uma palestra do advogado Carlos Rátis, professor de Direito Constitucional, Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa, presidente do Instituto dos Advogados da Bahia e autor de livros jurídicos.

Encontro com juízes das comarcas do Oeste, no hotel Morubixaba

A exposição, promovida pela Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp), tratou do tema "Ativismo judicial e os direitos e deveres fundamentais à luz da jurisprudência". Durante a apresentação, com grande interação dos juízes, Rátis fez um histórico sobre os deveres por meio de obras de autores como Aristóteles, São Tomás de Aquino, Montesquieu e Kant.

Rátis tratou sobre a evolução jurídica, abordando o ativismo, até chegar às decisões do Supremo Tribunal Federal, a exemplo da vaquejada e células-tronco.

Em seguida, a presidente conversou com os juízes sobre projetos em desenvolvimento, como o Cadastrar Melhor, e temas referentes aos juizados especiais, sistemas judiciais, baixa processual, custas e digitalização.

Participaram do encontro os juízes Lázaro de Souza Sobrinho, de Baianópolis; César Carvalho, Leonardo Rocha, Gabriel Gomes, Fernanda Mello, Maurício Barra; Ricardo Silva, Marlise Alvarenga e Oclei Silva, de Barreiras; Renata Firme e Claudemir Pereira, de Luiz Eduardo Magalhães; e Fabiano Soares, de São Desidério.


Blogbraga/TJBA

Comentar

Empresário que "sofreu acidente" na região de Irecê foi assassinado segundo a Polícia

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

 

 José Dantas, empresário  (Vítima)

LEO DA CESTA BASICA (Acusado)

No dia 19/07/2017, equipes da polícia Militar foram informadas de que haveria ocorrido um acidente na estrada de terra próximo ao povoado de Mato Verde, na cidade de Ibititá-BA região de Irecê. 

Inicialmente, o caso foi tratado como um simples acidente de veículo que havia vitimado José Dantas, empresário e dono da marca “Café Dantas”. Entretanto, com a chegada da equipe do DPT, foi constatado pelos Peritos de que a vítima havia sido atingida por um disparo de arma de fogo, o que fez com que o caso fosse tratado como homicídio. Foram ouvidas diversas pessoas que indicaram que o Sr. Leandro estaria no veículo no momento do acidente, tendo, inclusive, sido encontrado o aparelho telefônico e uma bota pertencentes a Leandro. Leandro, conhecido como “LEO DA CESTA BASICA”, desde então desapareceu não dando mais notícias. 

A Autoridade Policial desta Unidade, diante dos veementes indícios representou pela Prisão Temporária de “LEO DA CESTA BASICA”, que foi deferida.Desde então diversas diligencias foram realizadas com o intuito de efetuar a prisão. No dia de ontem, 20/07/2017, por volta das 20:30h, “LEO DA CESTA BASICA” se apresentou com seu advogado, momento em que foi interrogado, e posteriormente cumprido o mandado de prisão temporária. Neste momento, LEO DA CESTA BASICA encontra-se detido nesta Unidade de Polícia Judiciária.     

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/Noticia/dono-do-cafe-dantas-e-encontrado-morto-ao-lado-de-carro-em-ibitita-ba-regiao-de-irece/33958


Blogbraga/FONTE: DPC

Comentar

Colisão resulta em uma vítima fatal e um gravemente ferido na BR-135 em Formosa do Rio Preto/BA.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

Nelcilene Araújo da Silva, 49 anos, natural de Formosa do Rio Preto/BA, casada, lavradora residente no Loteamento Araçás em Formosa do Rio Preto. Vítima de acidente de trânsito na BR-135, km 26, próximo ao Posto de Combustível Vitória, em frente às casinhas da Caixa conhecido como Residencial Babilônia.

Conforme informações, por volta das 15:00h da tarde desta quinta-feira (20), Nelcilene conduzia sua motocicleta com seu marido quando aconteceu uma colisão frontal com um carro.

Uma equipe do SAMU esteve no local onde constatou o óbito, e socorreu o esposo da vítima que foi encaminhado em estado grave para o Hospital do Oeste em Barreiras.

O corpo da vítima deu entrada no IML de Barreiras às 18:30h de quinta-feira (20).


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

DEPUTADO ANTONIO HENRIQUE JÚNIOR ACOMPANHA GOVERNADOR EM INAUGURAÇÕES NO OESTE

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

O governador Rui Costa inaugurou nesta quinta-feira (21) o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) de Barreiras na companhia do deputado Antonio Henrique Júnior, autor de indicações solicitando a criação das unidades. O evento contou com a presença de prefeitos, deputados e secretário estaduais.

Autor de indicações ao governador ainda no primeiro ano de mandato, em 2015, o deputado Antonio Henrique Júnior elogiou a ação do governo. “Quero parabenizar o governador Rui Costa por descentralizar e interiorizar as ações estratégicas de seu governo nas áreas da segurança pública, saúde e educação. É disso que precisamos, de ações concretas como a inauguração do Cicom e do Disep, que, acredito, terá impacto muito positivo para as forças de segurança da região”, afirmou.

O governador Rui Costa aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do deputado, que é um dos vice-líderes do governo na ALBA, em defesa do oeste. “Antonio me ajuda muito na Assembleia, é um defensor incansável do oeste baiano. Quero agradecer por toda ajuda que tem dado a nosso governo”, afirmou Rui.

Saúde – Ainda durante a visita a Barreiras, o governador anunciou a criação de mais 88 leitos no Hospital do Oeste e a ampliação da unidade com serviços de cardiologia e oncologia, demandas da população da região que foram encampadas pelo mandato do deputado. 

Serão criados 20 leitos novos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 62 de enfermaria cirúrgica, três de UTI Neonatal e três de pré-parto, parto e pós-parto Atualmente, a unidade possui 193 leitos e se tornará o maior hospital do interior da Bahia. “Com essas obras, haverá um melhoria significativa do atendimento de saúde que vai beneficiar a população de toda a região oeste do estado”, ressaltou o governador.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antonio Henrique Júnior (PP)

Comentar

PRF recupera em Barreiras/BA veículo roubado em Florianópolis/SC

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Barreiras, região oeste da Bahia, recuperou na manhã de ontem (20) um veículo que foi roubado em 2013 em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O carro foi abordado no KM 794 da BR 242 quando os policiais realizavam fiscalização na rodovia.

Durante verificação no veículo, os policiais encontraram adulterações nos elementos de identificação veicular, sendo constatado posteriormente se tratar de um carro roubado em 2013 em Florianópolis/SC. Também foi verificado que as placas utilizadas eram “clonadas” de um outro VW/Fox de mesmas características.

O responsável pelo veículo se apresentou no Posto da PRF, uma vez que a condutora não estava com a documentação veicular. O homem informou que é fiel depositário do veículo e apresentou termo confirmando a situação.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia judiciária em Barreiras.


Blogbraga/PRF

Comentar

GOVERNADOR RUI COSTA INAUGURA O DISEP EM BARREIRAS QUE TRARÁ GRANDES BENEFÍCIOS PARA O MUNICÍPIO E REGIÃO.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

Secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa: 'Muito trabalho e uma grande conquista...'

Verificando as dependências da Polícia Militar

Governador Rui Costa e o Coronel PM Paulo Salomão

Governador e autoridades Militares. À direita: Cel. Anselmo Alves Brandão – Comandante Geral da PMBA

Governador e Dr. Rivaldo Luz (Coordenador da Polícia Civil na região Oeste)

A Fanfarra do Colégio Estadual Antonio Geraldo abrilhantou a inauguração

Autoridades atentas à apresentação...

Ao fundo escritórios, alojamento e necrotério

Sala de exame de necropsia

Laboratório da Polícia Técnica

Novas dependências do IML

Havia muita expectativa para a tão aguardada inauguração do DISEP em Barreiras, o que foi feito na tarde desta quinta-feira (20).

O Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com seus módulos separados, abrigará as polícias Militar, Civil e Técnica em um espaço agradável para o atendimento ao público, localizada na Rua Cristal, atrás do SENAI.

O secretário de Segurança Maurício Barbosa em seu discurso comentou que “para a Secretaría de Segurança Pública é um dia de festa, conquistas... Entregamos novas sedes para as CIPMs, o Bavan – que tem um papel importantíssimo na repressão das quadrilhas especializadas -, o Cicom, que vai melhorar substancialmente a comunicação da população com a polícia e o Disep, que oferece muito mais comodidade para os profissionais e integra as ações das polícias”.

Em nota o governador Rui Costa declarou: “O Disep também vai proporcionar uma segurança pública melhor”. O distrito, que recebeu investimento de R$ 5,8 milhões, é composto por prédio administrativo, guarita e unidades do Departamento da Política Técnica (DPT) e das polícias Militar e Civil.

De fato, essa integração melhor tanto em espaço físico como em comunicação, proporcionará maior agilidade nas operações policiais de combate ao crime.

O IML com um amplo espaço e equipamentos de ponta, proporcionará um melhor e mais confortável atendimento à população.

A Fanfarra do Colégio Estadual Antonio Geraldo abrilhantou a inauguração com uma bela apresentação de seus alunos.

 


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Menores são detidos por furto em Santa Rita de Cássia/BA

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

A polícia civil de Santa Rita de Cássia/Ba, após tomar conhecimento por volta das 20:30 horas do dia 15/07/2017 de que ocorrera um furto de um estabelecimento comercial no centro desta cidade,  desenvolveu diligências e conseguiu apreender três menores infratores em flagrante.

Foi recuperando o produto do furto e posteriormente apresentou os menores na delegacia de Polícia para procedimentos posteriores (BOC ).

Junto com os indivíduos apreendidos foi apresentado também na delegacia a quantia de R$ 455,05, oriundos do furto.


Blogbraga/Release da Polícia Civil

Comentar

Secretaria da Educação realizou encontro com gestores escolares em Barreiras

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quinta-feira (20), no município de Barreiras, o ‘Diálogo com Gestores’. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, acompanhado por técnicos do órgão central, se reuniu com gestores de escolas dos Núcleos Territoriais de Educação de Barreiras (NTE 11), de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Santa Maria da Vitória (NTE 23), no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande. O objetivo da atividade, que prossegue até esta sexta-feira (21), é estreitar, ainda mais, o diálogo com os gestores, fazendo o levantamento de demandas sobre questões como infraestrutura e, também, tratar do eixo pedagógico com vistas à melhoria da Educação.

Pinheiro acompanhou o governador Rui Costa na viagem a Barreiras e cumpriu agenda da pasta da Educação. Para ele, o encontro dá a possibilidade de conhecer o trabalho realizado pelas escolas, além de discutir as carências e dificuldades. “Muitas escolas vem superando as dificuldades e fazendo atividades maravilhosas. Por isso é importante entender as demandas de cada unidade e extrair lições de como trabalhar a melhora da educação nos aspectos pedagógicos e estruturais. Temos que transformar a escola num lugar estimulador que seja o caminho do futuro, tanto para a Educação Profissional quanto para a Educação Básica, seja para o mundo do trabalho ou para a universidade. Sempre enfatizando que a escola tem que ser um caminho para a vida”, destacou.

A diretora Isa Márcia de Souza, do Colégio Estadual Antônio Geraldo, em Barreiras, ressaltou estar muito satisfeita com a participação no encontro. “É muito bom receber o secretário da Educação e sua equipe de técnicos na região do Rio Grande. Principalmente devido à distância que acaba sendo o empecilho para essas reuniões. Pudemos esclarecer dúvidas sobre diversos aspectos, como nas áreas pedagógicas, administrativas e de RH”, explicou.

Segundo a diretora Liliane Borba Castro, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente, em Santa maria da Vitória (NTE 23), proporciona uma interação e troca de ideias. “O encontro é uma ação afirmativa da Secretaria, pois com esses dois dias de programação, o órgão nos passa um sentimento de aproximação e empoderamento, pois podem ouvir nossas demandas, assim como, nossa contribuição para a melhora da aprendizagem dos estudantes”, contou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM/Fotos: Emerson Santos

Comentar

GOVERNADOR RUI COSTA INAUGURA VÁRIAS OBRAS EM BARREIRAS – GALERIA DE FOTOS

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

Na tarde desta quinta-feira (20), o governador Rui Costa junto com sua comitiva, inaugurou importantes obras na cidade de Barreiras como por exemplo o Centro Integrado de Comunicação (Cicom).

O governador também participou da solenidade de inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), no Fórum Tarcílio Vieira de Melo no centro da cidade.

Muita movimentação e um forte esquema de segurança foi elaborado na ocasião que também esteve marcada por protestos dos professores e servidores municipais contra medidas a serem adotadas contra as categorias.

Acompanhe em nossa galeria de fotos!

Manifestação da classe dos professores e servidores municipais

Jusmari de Oliveira e o atual prefeito de Luís Eduardo Magalhães Oziel Oliveira

Desa. Maria do Socorro B. Santiago

Governador do Estado da Bahia Rui Costa

Presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro B. Santiago e prefeito de Barreiras Zito Barbosa

CICOM - CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÕES DE BARREIRAS

Perguntado a respeito das manifestações na cidade o governador comentou:

“Cada gestor tem que manter o equilíbrio fiscal e financeiro. Tem que tomar as iniciativas que sejam necessárias. O diálogo e a manifestação, o pedido a conversa faz parte da democracia. O importante é que seja mantido o equilíbrio. Nós governadores e prefeitos somos passageiros no cargo, os servidores são definitivos, por isso é importante que o serviço público tenha estabilidade econômica e financeira para que continue inclusive pagando o salários, as aposentadorias e prestando serviço à população.” – Rui Costa.

Professores e servidores em frente ao Cicom


BlogBraga/ Reportagem e fotos: Repórter Paiva

Comentar

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no bairro Morada Nobre em Barreiras.

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 / Região

Uma colisão entre um veículo Toyota/Hilux e uma motocicleta Honda/Bros 160, aconteceu na Av. Aylon Macedo próximo da Concessionária Hyundai no bairro Morada Nobre.

De acordo com informações, a condutora da Hilux ia fazer a conversão à direita para entrar na Rua Ailon Macedo III e comentou à nossa reportagem que: “apesar de dar seta, olhar nos retrovisores, não vi a aproximação do motoqueiro.” – disse.

O motociclista que usava capacete, tentou frear e desviar mas a colisão foi inevitável, atingindo uma das portas laterais do carro resultando em danos materiais em ambos veículos.

Uma ambulância do SAMU chegou rapidamente no local e prestou atendimento ao rapaz que sofreu um corte contuso no pé além de algumas escoriações. O mesmo foi encaminhado ao Hospital HO para melhor avaliação e passa bem.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Irmãs de 62 e 66 anos são estupradas em Canarana/BA; suspeito é preso

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017 / Região

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil de Canarana/BA, na região de Irecê, cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de Genival Sampaio da Silva, 37 anos, conhecido por ‘Geninho’.

Segundo a Polícia Civil, Sampaio é suspeito de ter estuprado na madrugada do último domingo (16), duas irmãs idosas, de 62 e 66 anos, em Canarana. 

Ao correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro , o delegado responsável pelo caso, Alex Nunes Rocha, disse que com o apoio da sua equipe, começou a investigar e chegou a identificar o suspeito com a ajuda de uma câmera de segurança.

Em nota, a Polícia Civil disse que na quarta-feira (19),  Genival havia sido conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Irecê para prestar esclarecimentos sobre o caso. Nesse intervalo, Rocha representou pela prisão preventiva do suspeito.

O acusado foi encaminhado à delegacia Regional de Polícia Civil, em Irecê, onde está preso à disposição da Justiça. De acordo com o delegado Alex, Genival já teria sido condenado pela Justiça da Comarca de Campo Formoso há 20 anos de prisão por ter assassinado sua namorada, e que ele cumpriu a pena imposta.

O delegado Alex Rocha parabeniza a equipe pelo empenho no caso e por primar pela legalidade nas ações.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Barreiras: Polícia Militar recupera moto roubada e prende indivíduo por receptação.

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017 / Região

Por volta das 23:00h desta quarta-feira (19), Maicon Júlio Ferreira de Araújo, 19 anos, foi preso acusado de receptação, com uma motocicleta HONDA/CG 125 cor preta, Placa Policial OUI-7664 com restrição de furto/roubo.

De acordo com registro policial, a moto foi roubada na última sexta-feira (14) deste mês na travessa Califórnia, bairro Vila Dulce, na ocasião, por volta das 21:30h onde dois indivíduos sendo um deles portando uma arma de fogo deram voz de assalto.

A motocicleta encontra-se à disposição do legítimo dono no pátio do Complexo Policial mediante documentação legal.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Após dois anos em Irecê, delegado Roberto Leal é nomeado coordenador em Feira de Santana

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017 / Região

Desde maio de 2015, foram várias investigações realizadas pelo delegado Roberto Leal enquanto coordenador da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Irecê. Leal está há 19 anos nos quadros da Polícia Civil, e além de Irecê, exerceu a função de delegado nas cidades de Macaraní e Iguaí, no Sul da Bahia. Antes de se tornar delegado, foi investigador de polícia nas cidades de Itabuna e Vitória da Conquista.

Conforme decisão da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), Leal deixa Irecê para assumir o comando da 1ª Coorpin [Coordenação de Polícia do Interior] de Feira de Santana –  a maior cidade do interior do estado e distante 115 quilômetros da capital.

Roberto Leal vai assumir o posto deixado por Rodrigo Uzzum que ficou durante dois anos e três meses à frente da 1ª Coorpin, em Feira.

Em Irecê, ainda não há informação de quem vai ser o novo coordenador ou coordenadora da 14ª Coorpin.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Jovem perde a vida ao envolver-se em acidente na ponte de cimento em Barreiras/BA.

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

Vítima: Victor Hugo (Foto: Redes Sociais)

Motocicleta da vítima

Na noite desta quarta-feira (19), um jovem identificado no local como Victor Hugo Moretto, veio a óbito após envolver-se em um grave acidente na chamada ‘ponte de cimento’ na BR-242 zona urbana da cidade.

Segundo informações colhidas no local, várias pessoas teriam visto a vítima descer sentido ponte em velocidade em sua motocicleta após o semáforo abrir no cruzamento da Rua Severino Vieira com a Rua Barão de Cotegipe.

Segundo depoimento, na descida a vítima atropelou um ciclista de prenome “Atanael” que voltava do trabalho e atravessava a rua. Com isso ‘Victor Hugo’ perdeu o controle batendo violentamente na mureta e poste da ponte onde morreu na hora.

Uma ambulância do SAMU chegou rapidamente e constatou o óbito. Também socorreu o ciclista que teve escoriações e machucou o pé e segundo sua própria irmã que esteve no local, já estava em casa e passa bem.

Uma guarnição da Polícia Militar controlou o tráfego e isolou a área até a chegada da equipe do DPT que periciou o local e a vítima. A ponte ficou então interditada.

O corpo foi encaminhado ao IML onde passará por exame de necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Homem é encontrado morto e com sinais de violência em Ibotirama/BA

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto nas proximidades do lixão depois do Bairro Alto do Fundão, em Ibotirama-BA, nesta quarta-feira (19).

Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima apresentava sinais de violência com várias lesões pelo rosto e membros superiores.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser feita a necropsia. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas, segundo a polícia.

A Polícia Civil irá investigar o caso.


Blogbraga/Cleiton Guincho Almeida/ Tony Gama

Comentar

Dono do Café Dantas é encontrado morto ao lado de carro em Ibititá/BA região de Irecê

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

O empresário José Dantas Matias, de 57 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (19),  à margem de uma estrada vicinal que dá acesso à comunidade de Mato Verde, zona rural do município de Ibititá/BA, na região de Irecê.

Segundo as primeiras informações, o veículo que Dantas estava, colidiu contra uma árvore e na sequência capotou. Mas de acordo com a polícia, José Dantas levou um tiro que transfixou do lado esquerdo para o direito do corpo.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê para ser periciado.

Familiares disseram à polícia que a vítima saiu da cidade Irecê, onde residia, nesta terça (18) para fazer algumas cobranças. Meses atrás, o empresário sofreu um atentado, onde um disparo de espingarda calibre 12 havia atingido seu veículo. Ainda conforme membros da família, Dantas também tinha dinheiro emprestado para algumas pessoas em Feira de Santana.

A vítima era proprietária do Café Dantas  e da Cesta Básica Matias, empresas que atuam na região de Irecê.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, em Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Começa a transferência de presos do Complexo Policial de Barreiras para o Conjunto Penal -CPB.

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

"Nossa previsão é que até dia 15 de agosto tenhamos concluído a operação na região" - Dr. Rivaldo Luz

Coordenador da Polícia Civil da Região Oeste.

Quarta-feira dia 19 de julho de 2017 é um dia especial para Barreiras.

Começou a tão aguardada transferência de presos do Complexo Policial no bairro Aratu para o Conjunto Penal de Barreiras.

Com um forte esquema de segurança montado pela Polícia Civil, a princípio, 20 detentos foram transferidos em comboio em duas Vans do Sistema Penitenciário SEAP devidamente escoltados.

É um marco para a Segurança Pública na cidade e região.

Em entrevista acompanhada por nossa reportagem, o Dr. Rivaldo Luz Coordenador Regional da Polícia Civil do Oeste, declarou que a transferência começará por Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. “A expectativa é de que até 15 de agosto todos os presos em toda região sejam transferidos” – comentou.

Essa manobra desafogará as delegacias que até o momento estão com superlotação. O Conjunto Penal de Barreiras administrado pela empresa Socializa Empreendimentos e Serviços LTDA, foi inaugurado no dia 02 de junho de 2017 com capacidade para 533 detentos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

PM recupera moto roubada que estava escondida no mato em Barreiras

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

Após informações de que havia uma possível moto roubada nas imediações da Beira do Rio das casinhas do bairro Vila Brasil, em Barreiras, a guarnição 8310, se deslocou até o local, e após intensas buscas na mata foi encontrada a moto Yamaha/YBR - 150, ano 2015, placa policial PJW-0624. 

Após a recuperação da mesma a guarnição obteve informações de que o indivíduo por nome de Wilian, já velho conhecido da polícia por suas práticas delituosas, quem havia escondido o veículo no local. 

A Polícia fez rondas no local no intuito de encontrar o infrator porém não obteve êxito. Após contato com a vítima do assalto na noite da última segunda-feira 17, informou que na ocasião os indivíduos levaram sua motocicleta, carteira com dinheiro, celular e relógio.

A motocicleta foi apresentada na Delegacia de Polícia local.


Blogbraga

Comentar

BARREIRAS: Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na BA-460 nas proximidades das Placas

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

Vítima de acidente de trânsito

Mulher morre em trágico acidente

O carro ficou destruído com o impacto 

Ford EcoSport

Os feridos foram levados para UPA de Luis Eduardo Magalhães

Entre os feridos tinham duas crianças

Uma pessoa morreu e outras 5 ficaram feridas após o capotamento de um carro na BA/460, nas proximidades da localidade das Placas, no município de Barreiras, sentido Tocantins, na manhã desta quarta-feira (19), por volta das 6h30. 

De acordo informações, o motorista perdeu o controle do carro um Ford/EcoSport placa de Belo Horizonte/MG, após uma ultrapassagem vindo a sair da pista e capotar em seguida às margens da rodovia.

Com o impacto do capotamento uma mulher de nome Lucilene Bolnelei, 44 anos, morreu na hora e  cinco pessoas da mesma família ficaram feridas.

Os feridos: Tiziano Dino, 38 anos que é Suíço, reclamava de dores nos braços, Eberson Santos, 38 anos, sofreu politrauma nos braços e pernas, entre os feridos tinha duas crianças; Kevin Ferreira, 7 anos sofreu escoriações pelo corpo e uma menina aparentando 8 anos também ficou ferida, além de uma mulher ainda não identificada que também foi socorrida devido ao susto, todos foram socorridos por duas ambulâncias do SAMU para UPA de Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações passadas a nossa reportagem o veículo seguia sentido o Povoado das Placas. A Polícia foi acionada para registrar a ocorrência.

O corpo da vítima fatal será encaminhado para o IML de Barreiras.


Blogbraga/Reportagem: Elvis Araújo

Comentar

Homem é executado a tiros enquanto dormia no bairro Morada da Lua em Barreiras.

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

Na manhã desta quarta-feira (19), por volta das 06:30h, um homem identificado como Nelson Alves de Souza Jr., de 26 anos foi executado dentro do quarto em sua residência enquanto dormia. O crime aconteceu na Rua Cajazeiras no bairro Morada da Lua.

Segundo informações, quatro homens encapuzados em um carro branco (não há informações sobre o modelo e nem placa), estava rondando a localidade.

No momento em que uma pessoa da família sem saber de nada, abriu o portão, os elementos invadiram a casa, foram até o quarto e executaram a vítima.

Segundo dados preliminares da perícia, a vítima foi alvejada com três tiros de calibre 12 na cabeça e pelo menos dois tiros de pistola 380 no ombro esquerdo, tronco e braço.

Uma guarnição da Polícia Militar guardou o local e fez o registro. Agentes da Polícia Civil e a perícia do DPT compareceram, dando início aos trabalhos investigativos e periciais.

Segundo informações da polícia, Nelson Alves possuía várias passagens, e em outra ocasião teria sido vítima de tentativa de homicídio onde teria sido alvejado com três tiros e sobreviveu.

O corpo foi encaminhado ao IML onde passará por exame cadavérico.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

PRF captura em Ibotirama/BA homem foragido há mais de três anos

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) capturou ontem (18), em Ibotirama/BA, um homem de 22 anos que estava foragido da Justiça desde fevereiro de 2014. A prisão aconteceu às 11h25, no KM 582 da BR 242.

Os policiais abordaram uma VW/Saveiro ocupada por três pessoas que seguiam para o município de Irecê, distante 300 km. Na verificação, encontraram, por meio de consulta ao sistema, um mandado de prisão em aberto para um dos passageiros. O documento foi expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia em virtude do cometimento de crime contra a vida praticado pelo indivíduo.

Capturado, ele foi encaminhado para a delegacia de polícia judiciária, onde ficará à disposição da Justiça.


Blogbraga/PRF

Comentar

O governador e o secretário da Segurança Pública inauguram nesta quinta-feira o Centro Integrado de Telecomunicações da cidade de Barreiras

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

O governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, inauguram nesta quinta-feira (20), às 14h30, o Centro Integrado de Telecomunicações da cidade de Barreiras e, em seguida, às 15h, o Distrito Integrado de Segurança Pública do município. Juntas, a unidades representam o investimento de mais de R$ 7,2 milhões em novas estruturas na região.

No turno da manhã será realizada ainda no município a reunião do Pacto pela Vida, oportunidade em que os índices criminais da região Oeste serão avaliados, juntamente com representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e gestores municipais. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Comentar

Embasa integra evento do dia do engenheiro sanitarista em Barreiras

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017 / Região

A Embasa participou das atividades do I Workshop em comemoração ao Dia do Engenheiro Sanitarista, organizado pelos acadêmicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Na última sexta-feira (14), cerca de 20 acadêmicos visitaram as instalações da nova estação de tratamento de esgoto de Barreiras. E na quinta-feira (13), no Dia do Engenheiro Sanitarista e Ambiental, o gerente regional de operação de esgoto da Embasa, Patrick Alves, proferiu uma palestra durante o evento com o tema focado na atuação e contribuição do profissional nas concessionárias de água e esgoto.

Patrick Alves e a assistente social da Embasa, Geisa Mendes também recepcionaram os estudantes que percorreram as instalações da estação que trata os esgotos domésticos de cerca de 28 mil imóveis de Barreiras, cerca de 60% da sede do município. Para uma das organizadoras do evento, a estudante Katharyna Motta Medrado, a participação da Embasa foi fundamental por ser uma das empresas públicas cuja função do engenheiro sanitarista tem função de destaque. “Esta também foi a primeira visita deste grupo à estação de tratamento e ajuda a ver de perto como funciona esta grande estrutura, o que a gente vê na teoria e nos livros”, afirma.

Para Patrick Alves, é importante que os acadêmicos da UFOB e a sociedade em geral possam conhecer o empreendimento que vem garantindo uma maior capacidade para a coleta e tratamento dos esgotos domésticos da cidade proporcionando melhor qualidade de vida para a população. A estação de tratamento foi projetada com capacidade para tratar 266 litros/segundo de esgoto antes de voltar o rio Grande dentro dos padrões de lançamento de efluentes determinados pela legislação ambiental. A implantação da nova estação de tratamento de esgoto de Barreiras integra um investimento de cerca de R$ 113,3 milhões, do Governo do Estado, por meio da Embasa, na modernização e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Comentar
TOP Qualidade 2016
Aplicativo
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
G7 Papaleguas Rabelo Click Tec Madereira Jatobá Mercadona Clínica Popular Vitória Oeste Manutenção Unopar mimogas Academia Mundo Fitness Saccom Kelmuth Maclarem Victor do Ferro Velho Mimoso Segurança Dr. Petras Camara Sporttime Casa da Ferramenta Evolucao Online Celulares Neli Contabilidade Rondon Nordeste Pollo Materiais Xtreme