NOTÍCIAS

POLÍCIA CIVIL E MILITAR DA BAHIA DEFLAGRAM A PRIMEIRA FASE DA OPERAÇÃO CENTRAL SEGURA.

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

No final da madrugada desta quinta-feira (23), uma ação conjunta da Polícia Civil (DEPIN E 14ª COORPIN), juntamente com a Polícia Militar (CIPE SEMIÁRIDO, CIPT CHAPADA, 7º BPM), deram início à primeira fase da OPERAÇÃO CENTRAL SEGURA, tendo como ponto de reunião o posto Eldorado, na BA-052, abrangendo a Zona Rural e Urbana do município.

Após alinhamento, equipes da Polícia Civil e Militar saíram com o objetivo de cumprir 25 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão. Foram utilizadas 20 equipes, sendo 8 pertencentes a 14ª COORPIN, CATI e DEPIN, coordenadas pelo Delegado Michael Alves e 12 equipes da CIPE SEMIÁRIDO, CIPT CHAPADA e do 7º BPM comandadas pelo Major PM Maltez.

Após as buscas, foram conduzidas à DT 12 pessoas, dentre estes, 04 foram autuados em flagrante delito, Edilene Laurindo da Silva, por tráfico de drogas e tráfico de animais silvestre; Jocian Ferreira Mota, posse de arma de fogo; Martins Diniz de Almeida, tráfico de drogas; Wesley Silva Ribeiro, posse de arma de fogo. Foi cumprido também um mandado de prisão preventiva, de Nailson Silva Santos, acusado de homicídio praticado em Pernambuco.

Durante a operação, houve resistência e oposição à busca e apreensão por parte do nacional Gardel Almeida Santos, de 30 anos de idade. A guarnição da CIPE Semiárido foi recebida com disparos de arma de fogo e para cessar a injusta agressão foi necessário o devido revide. O opositor foi socorrido pela guarnição, mas veio à óbito no Hospital Municipal de Central.

Foram apreendidos os seguintes materiais durante a operação: 02 simulacros de arma de fogo; 02 revólveres cal. 38; 14 munições cal. 38; 05 espingardas; 05 armas brancas; 400g de maconha; 17 ampolas de Lidocaína; 800g de pó para mistura de drogas; 01 veículo, marca Chevrolet, modelo Meriva; 01 moto, cor vermelha, Honda CG, placa OLC-0605; grande quantidade de chumbo, espoleta e pólvora; 16 aparelhos celulares; cerca de $R 570,00

Todo material e os flagranteados foram conduzidos à DT de Central para as providências legais cabíveis. Esta operação teve como objetivo o combate ao tráfico de drogas e a posse de arma de fogo no município.


BlogBraga/ PC/PMBA

Comentar

TROFÉU IMPRENSA DO OESTE DA BAHIA 2017 OCORRERÁ NESSA QUINTA-FEIRA NA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS - O BLOGBRAGA É UM DOS PREMIADOS

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

O Troféu Imprensa Nacional que é encabeçada pelo o ícone da Televisão Brasileira, Sílvio Santos, já é uma realidade em alguns estados em um formato regional, a exemplo da região sudeste da Bahia. A nossa região Oeste da Bahia que se despontou nos cenários: estadual, nacional e internacional, de forma determinante, mas jamais por acaso, ou por uma simples coincidência, passa a contar também com o Troféu Imprensa Oeste 2017. 

O ato acontecerá nesta quinta-feira 23 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Barreiras. O Blogbraga é um dos premiados pelo Troféu Imprensa conforme convite do Organizador Modesto.


Blogbraga/Barreiras Notícias

Comentar

PORCO ESPINHO É ENCONTRADO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM GUANAMBI

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

Um flagrante inusitado nesta manhã de quinta-feira (23): moradores da Rua Franco Cardoso no Bairro Santo Antônio, em Guanambi, encontraram um porco espinho em pleno centro urbano.

Também conhecido como Luís Cacheiro, sua característica principal são os espinhos que na verdade são pêlos duros modificados (vibrissas), alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda servindo como sua principal arma de defesa.

Técnicos do Inema foram acionados, apreenderam o animal que será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Vitória da Conquista.


Blogbraga/Reportagem: Tony Gama

Comentar

Bolsas de estudo para escolas particulares em Ibotirama

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

A preparação educacional vem sendo cada vez mais fundamental à frente do grande impacto da educação brasileira que cresce todo ano, como o reflexo da evasão escolar e o alto custo mensal nas escolas particulares. Por isso, semear a importância da educação básica de qualidade é a alternativa para modificar esse cenário, porém este investimento tornou-se um desafio aos pais quanto às condições de arcar com a mensalidade integral.
 
Entendendo essa realidade e com compromisso de fazer o mundo melhor por meio da educação, o Educa Mais Brasil em parceria com mais de 18 mil instituições de ensino em todo país, entre elas escolas particulares, torna a educação básica acessível. “Uma das maiores preocupações dos pais é a de não poder oferecer aos seus filhos um ensino qualificado que os impulsionem para um futuro promissor. Com esse benefício, o programa facilita o acesso à escola, aumentando as oportunidades para crianças e jovens”, explica a diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres.
 
Para 2018, o programa de inclusão educacional já está com as inscrições abertas e disponibiliza bolsas de estudo com 50% de desconto em todo o Brasil. Só para a Bahia, estão sendo ofertadas mais de 54.890 mil oportunidades e Ibotirama está entre as cidades contempladas com possibilidades de matrículas para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
 
Os pais ou responsáveis podem realizar a inscrição do candidato por meio do site
www.educamaisbrasil.com.br/educacao-basica. As vagas são para quem não possui condições de pagar o valor integral da mensalidade. Em caso de dúvidas ou mais informações consultar a central de atendimento pelos telefones 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.
 
Saiba mais sobre o Educa Mais Brasil
 
O Educa Mais Brasil já beneficiou mais de 450 mil alunos em todo o país durante os seus 15 anos de atuação e também concede bolsas de estudo de até 70% de desconto para Graduação, Pós-Graduação, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA – Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Além disso, dispõe do portal “E+B Educação” 
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao com informações sobre cursos, carreiras, dicas e notícias na área de educação.


Blogbraga/Assessoria de imprensa

Comentar

CONVITE!

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde convida:  

 


Blogbraga/ Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras

Comentar

POLÍCIA FEDERAL COMBATE DESVIOS DE VERBAS DESTINADAS A TRANSPORTE ESCOLAR NA BAHIA – BARREIRAS, FORMOSA DO RIO PRETO E LUÍS EDUARDO MAGALHÃES ESTÃO NA LISTA

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

Vitória da Conquista/BA – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU), a OPERAÇÃO LATERONIS que visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da educação no centro-sul baiano.

São cumpridos nove mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 13 mandados de medidas cautelares e 41 de busca e apreensão na Bahia e em Minas Gerais. A operação conta com a participação de 160 policiais federais e 16 auditores da CGU.

Ao longo das investigações, iniciadas em 2013, foi apurado que três falsas cooperativas que pertenciam a um mesmo grupo, vencedoras de licitações recorrentes, desviavam recursos públicos obtidos através de contratos celebrados com diversos municípios, na área de transporte, sobretudo escolar. Com os dados obtidos foi possível verificar que essas cooperativas serviam apenas de “fachada”, não havendo concorrência entre elas uma vez que as vencedoras eram definidas previamente.

Entre os anos de 2010 e 2016, a organização criminosa investigada obteve aproximadamente R$ 140 milhões em contratos, dos quais teriam sido desviados pelo menos R$ 45 milhões em razão das fraudes apuradas.

Parte dos valores recebidos pelas cooperativas era repassada a servidores públicos, no intuito de corromper agentes políticos e interferir em decisões dos poderes Executivo e Legislativo municipais, além de financiar ilicitamente campanhas eleitorais como forma de se manterem dominantes no poder.

O grupo chegava a decidir os candidatos que concorreriam aos cargos eletivos nos municípios de sua atuação, a formação das coligações locais, o secretariado a ser nomeado pelos prefeitos e até mesmo se as Câmaras Municipais deveriam ou não aprovar as contas do município. Uma espécie de atuação paralela que influenciava decisões públicas a favor de interesses ligados ao esquema criminoso.

Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e fraude à licitação.

O nome da operação, LATERONIS, é uma referência aos soldados da Roma antiga, que guardavam as laterais e as costas do imperador e que, de tanto estarem ao lado do poder, passaram a acreditar que eram o próprio poder e que podiam atuar de forma impune ao cometerem delitos contra os mais pobres.

Na Bahia a Operação LATERONIS acontece nos municípios de:

Barra do Choça, Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Gandu, Itambé, Jequié, Piripá, Vitória da Conquista, Tanhaçu, Ipirá, Salvador, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto.

Minas Gerais: Mata Verde

SCS - Polícia Federal / Bahia


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Comentar

Prefeito pede inclusão da situação hídrica de Correntina no Oitavo Fórum Mundial da Água

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

O prefeito Nilson José Rodrigues participou nesta quarta-feira (22), em Brasília, do Encontro Preparatório para incluir a problemática do uso da água do Rio Arrojado na pauta do 8º Fórum Mundial da Água que será realizado em março de 2018 também na capital do país.

Acompanhado das assessoras Camila Guerra e Luciana Carmem Santos, o gestor municipal apresentou a problemática envolvendo o uso da água no município e defendeu a inclusão da situação do Rio Arrojado na programação do Fórum Mundial.

Na avaliação de Maguila, a ampliação do debate representa uma oportunidade para garantir a preservação dos rios e o desenvolvimento econômico. “Saio daqui com a esperança de que vamos conseguir equilibrar essa balança para assegurar o desenvolvimento ecologicamente correto em nossa cidade. Essa conta precisa ser equilibrada, até mesmo porque existem razões dos dois lados”, afirmou o prefeito.

O município foi convidado para relatar os recentes conflitos envolvendo a comunidade ribeirinha e as grandes empresas de agronegócio. Além aprofundar o debate sobre a luta histórica da população em defesa da preservação dos rios, foi demonstrada a necessidade de promover alterações na política estadual de liberação de outorgas para captação de água e também de ampliar a fiscalização das licenças concedidas.

Caso seja escolhida para ser estudo de caso durante o evento mundial, a situação do Rio Arrojado será discutida com as maiores autoridades ambientais do Brasil e também do mundo. A proposta consiste em buscar soluções para os problemas hídricos e reforçar a importância da gestão responsável da água pela população e pelo setor produtivo, seja na indústria ou nas grandes lavouras.

SOBRE O FÓRUM

A 8ª edição do Fórum Mundial da Água colocará, no centro do debate, a necessidade de consolidar a agenda relacionada aos problemas hídricos e reforça a importância da gestão responsável da água com a participação da sociedade organizada e todos os demais segmentos sociais.

Realizado a cada três anos, esta será a primeira vez que o Fórum Mundial da Água será no Hemisfério Sul. O tema do evento será ‘Compartilhando Água’ e contará com a participação de mais de 40 mil pessoas de todas as partes do mundo. 


Blogbraga/Ascom Prefeitura de Correntina-BA

Comentar

Corretor é assassinado a tiros no município de Central região de Irecê/BA

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 / Região

Um corretor de imóveis identificado por Paulo Roberto Cambuí dos Santos, de 56 anos, foi morto a tiros na zona rural do município de Central/BA, na região de Irecê.

Ao Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro, o delegado responsável pela investigação, Michael Alves, disse que o crime ocorreu por volta das 21h desta terça-feira (21). Ainda de acordo com Alves, Roberto estava vindo no seu veículo do povoado de Traíras com destino a Central. Após ser atingido pelos disparos, a vítima perdeu controle da direção do carro e adentrou no matagal.

A Polícia Militar foi comunicada sobre o fato na manhã desta quarta-feira (22). Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê para ser periciado.

Ainda segundo o delegado Michael, a possibilidade de latrocínio é descartada, já que não foi levado nada da vítima. Conforme Alves, a principal linha de investigação é um possível acerto de contas.

Familiares disseram à reportagem que Roberto estava fora de Central há cerca de três meses, e que teria chegando no início da semana na cidade. Roberto era muito conhecido em Central.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Unidade Móvel da Defensoria Pública atenderá em Angical no dia 1, de dezembro

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

Orientações jurídicas em diversas áreas, exames gratuitos de DNA e resolução extrajudicial de conflitos serão oferecidos aos moradores na Rua Desembargador Claudionor Ramos, no centro, próximo à Escola Juarez Souza, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.

Os moradores do município de Angical, no Território de Identidade Bacia do Rio Grande, receberão orientação jurídica e terão a oportunidade de resolver extrajudicialmente os mais diversos tipos de conflitos e realizar exames de DNA, para investigação de paternidade, de forma gratuita, no dia 1º de dezembro. É a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA que atenderá na Rua Desembargador Claudionor Ramos, no centro, próximo à Escola Juarez Souza, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.

“A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública efazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm um defensor público ou intensificar o trabalho que é feito em comarcas que já possuem unidade defensorial, buscando sempre a pacificação e a resolução extrajudicial dos casos. Durante a nossa visita, além de orientações jurídicas, vamos tentar a resolução extrajudicial de casos de alimentos, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, divórcio consensual, regularização de débito de pensões alimentícias e conflitos de direito de vizinhança. Nosso objetivo é garantir os direitos da população”, explica o defensor público e coordenador da Unidade Móvel, Márcio Marcílio.

Entre os documentos básicos que precisam ser apresentados no atendimento estão RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos (se tiver) e todos os documentos necessários para a resolução da demanda. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o Disque Defensoria, através do telefone 129, de um telefone fixo, ou baixar o aplicativo Defensoria Bahia para Android ou iOS.

Inaugurada em novembro de 2016, a Unidade Móvel de Atendimento tem a proposta de levar a Defensoria Pública, prioritariamente, até as localidades onde não tem defensores públicos e, com isso, facilitar o acesso à justiça e oferecer toda a orientação necessária para que os cidadãos em situação de vulnerabilidade possam ter seus direitos garantidos. Além de alguns bairros de Salvador, a Unidade Móvel percorre, principalmente, o interior do estado e já visitou os municípios de Cruz das Almas, Cristópolis, Feira de Santana, Juazeiro, Igara, Senhor do Bonfim, Monte Santo, Mata de São João, Varzedo, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Lauro de Freitas, Camaçari, Vera Cruz, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Palmas de Monte Alto, Anagé, Catu, Inhambupe, Tucano, Araci e Itapé.

Serviço

O quê: Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia Quando: dia 1º de dezembro, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h

Onde: Rua Desembargador Claudionor Ramos, no centro (próximo à Escola JuarezSouza) em Angical.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA

Comentar

Entradas no IML de Barreiras.

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

Deram entrada no IML de Barreiras nesta quarta-feira as seguintes vítimas:

Almerinda Maria da Silva: 75 anos, natural de Central/BA, viúva, residia na Rua Ouvidio Guimarães, Centro da cidade de Santa Maria da Vitória/BA.

Vítima de suposta morte por afogamento, às margens do Rio Corrente fato ocorrido nesta terça-feira (21), próximo ao Bar do Piú em Santa Maria da Vitória.

--------------------------------------------------------

Antonio José de Sousa: 56 anos, natural de São Desidério/BA, solteiro, autônomo, residia na Rua Bahia, bairro Santa Luzia em Barreiras.

Vítima de atropelamento na BR-135 que liga Barreiras a São Desidério.

Segundo informações passada à Polícia, o acidente aconteceu pouco antes das 23:00h desta terça-feira (21) na referida BR. Antonio José conduzia sua bicicleta quando foi atropelado por um motociclista que não teria visto o ciclista a tempo de se desviar.

Tanto Antonio José de Souza, como o motociclista foram socorridos e conduzidos para o Hospital do Oeste. O ciclista não resistiu aos ferimentos vindo a óbito pouco depois da meia-noite desta quarta (22).


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

SÃO DESIDÉRIO: Jovem sofre acidente de moto e morre em Roda Velha

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

Vítima

Os socorristas do SAMU de LEM, tentaram reanimar a vítima, sem êxito

Corpo deu entrada na sala de Necroterio da UPA, e foi levado para o IML de Barreiras

Um jovem de 18 anos de nome Gedielson de Jesus Almeida, natural de Sítio do Rio Grande, São Desidério, morreu na tarde desta quarta-feira (22), vítima de acidente de moto no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério.

De acordo informações, ele conduzia uma motocicleta Honda/CG-125 e sofreu uma colisão contra um veículo (ônibus escolar), por volta das 13h15.

Ele chegou a ser socorrido por profissionais de saúde de Roda Velha. Devido a gravidade dos ferimentos o SAMU de Luis Eduardo Magalhães foi acionado e foi ao encontro da ambulância do Distrito de Roda Velha.

Nas proximidades do Povoado do Novo Paraná, o jovem foi transferido para a Unidade Móvel do SAMU. Os socorristas tentaram reanimar a vítima, mas, sem êxito.

O corpo deu entrada na sala de Necroterio da UPA, e foi encaminhado para o IML de Barreiras para exame cadavérico. 

De acordo informações de parentes da vítima a nossa redação, o jovem caiu da motocicleta após colidir contra um ônibus no Distrito de Roda Velha.

Matéria corrigida por volta das 20h17.


Blogbraga/Reportagem: Elvis Araújo

Comentar

Cipe/Semiárido fecha cerco contra os traficantes e patrulha Rio São Francisco

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

Com o objetivo de localizar plantios de maconha em ilhas do Rio São Francisco, a Cipe/Semiárido iniciou nesta segunda-feira (20) um patrulhamento fluvial. Com doze policiais, divididos em dois barcos, a ação ostensiva foi realizada no município de Xique-Xique, distante 585 quilômetros de Salvador.

De acordo com o major Carlos Maltez, comandante da unidade, as ilhas são muito utilizadas por traficantes para o cultivo do entorpecente, e além disso, a operação também proporciona mais segurança para a população ribeirinha da cidade. “Estamos fechando o cerco nessas áreas produtoras de maconha, e vamos continuar nesse trabalho”, disse Maltez.

Quando realizavam abordagens na BA 052, policiais da Cipe/Semiárido apreenderam um revólver calibre 38 com Elison Macedo do Nascimento. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Baixa Grande, junto com a arma.

Já em Central, durante diligência para recaptura de um fugitivo da carceragem da Delegacia Territorial da cidade, policiais da especializada localizaram Célio Cardoso de Souza, 32 anos, o “Capa Rato”, nas imediações da rua Dom Pedro II. Ao avistar a aproximação dos PMs, ele começou a atirar, e na troca de tiros foi atingido, chegou a ser levado para o Hospital Municipal , mas não resistiu aos ferimentos.

Com “Capa Rato” foi encontrado um revólver calibre 32. Ele tinha diversas passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e estupro. 


Blogbraga/CIPE-Semiárido

Comentar

Dois suspeitos de sequestrar presidente da Câmara e secretário de João Dourado região de Irecê, morrem em confronto com a polícia

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

 

Dois homens suspeitos de sequestrarem o presidente da Câmara de Vereadores da cidade baiana de João Dourado, Marcos Paraná, e o secretário de Transportes do município, Marcos Oliveira, morreram em confronto com policiais militares, na cidade de Casa Nova, no norte da Bahia. A informação foi divulgada ao G1 pela Polícia Civil, nesta terça-feira (21).

A troca de tiros ocorreu no domingo (19). De acordo com a polícia, a dupla e mais dois suspeitos teriam roubado um carro na cidade de Petrolina, em Pernambuco, horas antes do confronto, e estariam fugindo para Casa Nova, quando o veículo quebrou e eles ficaram parados na rodovia.

Conforme a polícia, o dono do carro, pegou um ônibus para voltar para Casa Nova, passou pelo local, viu os suspeitos e acionou a polícia. Os agentes estiveram no local, foram recebidos a tiros e revidaram, segundo a polícia. Durante a ação, os dois suspeitos morreram e os outros dois comparsas conseguiram fugir.

De acordo com a polícia, a suspeita do envolvimento dos suspeitos no sequestro surgiram depois que os celulares do presidente da Câmara e do secretário de João Dourado, cidade também no norte do estado, foram encontrados com os homens. O crime ocorreu na tarde da última sexta-feira (17). Nenhuma das vítimas se feriu.
Segundo a polícia, os suspeitos foram identificados como Jhonni Pereira da Silva, de 22 anos, e Alexandro da Silva, de 36 anos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da região, onde foram periciados. Os outros dois suspeitos são procurados pela polícia.

Sequestro

De acordo com informações da Polícia Civil, as duas vítimas do sequestro seguiam em um carro para o povoado de Descoberta, em João Dourado, enquanto em um outro veículo, à frente, seguiam a vereadora Maria Fernandes e o marido dela. No trajeto, quatro homens abordaram o carro onde estava a vereadora, roubaram os celulares dos passageiros e os liberaram para seguir viagem.

Depois, o grupo abordou o carro com o presidente da Câmara e o secretário de Transportes, que foram levados. Marcos Paraná e Marcos Oliveira foram liberados por volta das 22h, no município de Barra do Mendes, a cerca de 80 km de João Dourado. Os bandidos levaram o carro onde as vítimas estavam.

A polícia informou que os bandidos não pediram dinheiro para liberar as vítimas e que, segundo depoimentos Marcos Paraná e Marcos Oliveira, os criminosos disseram que queriam utilizar o veículo, que seria devolvido. No entanto, o carro ainda não foi encontrado.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/Noticia/presidente-da-camara-de-vereadores-e-secretario-sao-sequestrados-em-joao-dourado-regiao-de-irece-ba/37785


Blogbraga/G1

Comentar

Polícia prende autor de homicídio ocorrido no Iêda III, em Irecê/BA

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

Acusado

Foi preso nesta terça-feira (21) pela Polícia Militar da cidade de Presidente Dutra, Fernando Machado, conhecido por Canário. Ele foi localizado na comunidade de Baixa Verdade.

Segundo a polícia, Fernando ainda estava portando a arma do crime, um revólver calibre 38. À autoridade policial, Canário confessou ter ceifado a vida do seu rival, Gildeon Carmo da Conceição, crime que ocorreu na noite desta segunda-feira (21), no bairro Iêda III. 

Vítima - Gildeon

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/m/Noticia/adolescente-e-morto-com-varios-tiros-em-irece-ba/37917


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Morre a quinta vítima de acidente entre dois carros em rodovia de Irecê/BA

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

A jovem Amanda Ferreira dos Santos, de 22 anos, é a quinta vítima fatal do acidente envolvendo um Toyota Hilux Sw4 e um Volkswagen Santana na rodovia BA-052, em Irecê/BA, na madrugada de domingo, 12 de novembro deste ano. 

Amanda estava internada em estado grave em Salvador, quando na noite desta terça-feira (21), não resistiu aos ferimentos. 

No acidente, Edenilson Alves dos Santos, 54 anos, conhecido por Nilson, a esposa dele Zuleide da Silva Ferreira, 57 anos,  a filha do casal Itamara Ferreira dos Santos, 25 anos e a neta Grazielly Campos Santos, de apenas três anos, morreram na hora. Amanda, que também era filho do casal e mãe de Graziely tinha sido socorrida para o Hospital Regional. 

A família que morava em Irecê, comercializava frutas e verduras nas feiras livres da região, e estava indo com destino ao município de América Dourada. A SW4, placa PKD 1810, era dirigido por Maurício Machado Carvalho Cardoso, 19 anos. No interior do veículo, segundo a Polícia Civil, foram encontrados garrafa de uísque Old Par e copos.

Click nos links e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/Noticia/acidente-entre-dois-carros-mata-quatro-pessoas-da-mesma-familia-em-irece-ba-crianca-de-3-anos-esta-entre-vitimas/37546

http://blogbraga.com.br/Noticia/policia-civil-identifica-condutor-de-veiculo-envolvido-em-acidente-que-matou-quatro-pessoas-em-irece/37573


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Em Barreiras Aproveite os encantos e as maravilhas da natureza na CHÁCARA CHALANA!

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

Venha passar momentos inesquecíveis com sua família e amigos na Chácara Chalana. Lazer com toda infraestrutura e comodidade você encontra aqui.

Fique em harmonia com a natureza exuberante às margens do Rio de Ondas, ouça o canto dos pássaros, desfrute da tranquilidade do ambiente.

Ideal para fins de semana com a família e amigos, reuniões e eventos.

Contato para locação e endereço: Falar com Nilma (77) 99995-7051


Publicidade

Comentar

Embasa reforça investimentos durante audiência pública em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 / Região

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) reforçou nesta terça-feira (21) junto à população os próximos investimentos no sistema de abastecimento de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. Durante audiência pública, foi anunciada a aplicação de um montante de R$ 133,3 mil, com recursos próprios da empresa, para implantar um novo filtro e poço de sucção na estação de tratamento, com obra a ser concluída até o final deste ano. A medida vai proporcionar maior capacidade e qualidade do tratamento ofertado para os moradores de Formosa do Rio Preto.

Na previsão de novos investimentos também foi divulgada a ampliação da rede distribuidora para o bairro Chapadão, quando será revertido recurso de R$ 132.2 mil para atender com água canalizada e tratada cerca de 500 moradores, e a extensão de rede para o bairro Santana, no valor de R$ 46,1 mil a ser realizada em parceria com a administração municipal. “Com estes novos investimentos vamos aperfeiçoar a prestação do serviço com o aumento da vazão de água tratada para a população e expandir a rede para novos pontos da cidade”, explicou o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, que reforçou o investimento de cerca de R$ 300 mil na operação do sistema nos últimos anos.

Para a servidora pública municipal, Enivalda Serpa, a audiência pública foi o momento para que a população se aprofundasse nas questões relacionadas ao saneamento básico. “A responsabilidade pelo saneamento é de todos. A água está acabando e temos que entender como funciona todo o processo para entender a nossa função como sociedade civil, seja no consumo racional ou para exigir melhorias nos serviços”, afirma. Na opinião da vereadora Rosita Araújo, a audiência foi mais uma oportunidade de diálogo entre Embasa e a população pontuando de forma direta as possíveis reivindicações para garantir maior acesso ao serviço prestado pela empresa.

Na abertura da audiência pública, o prefeito de Formosa, Termosiris Neto, acredita que este foi o momento ímpar para garantir que novos investimentos sejam concretizados e firmados para manutenção da qualidade da água e expansão do serviço para quem precisa de água tratada e de qualidade. Durante a audiência pública participaram os vereadores, funcionários da prefeitura e população, que também puderam tirar dúvidas sobre o processo de contratualização entre o Governo do Estado e o Município para a manutenção dos serviços de água pela Embasa.

Expansão para a zona rural - A Embasa investiu, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), um montante de R$ 147,2 mil para estender 3,5 quilômetros de rede para beneficiar 288 moradores do povoado do Araças, em Formosa. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB) investiu R$ 2,5 milhões na construção deste sistema, que passou a ser operado pela Embasa, beneficiando 1,2 mil pessoas das localidades do Arroz e Lagoinha. A Embasa atende em Formosa 4,950 mil imóveis, cerca de 18 mil pessoas, com água tratada do sistema, cuja capacidade de captar e tratar é de 2 milhões de litros de água por dia.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Comentar

Homem que estava foragido da Justiça de Goiás morre decorrente de oposição à intervenção policial em Barreiras

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Equipe do Departamento de Polícia Técnica

Realizou-se uma Operação Integrada, Polícia Militar da Bahia, Polícia Militar do Estado de Goiás, Força Tarefa de Segurança Pública da SSP-BA e Rondesp Oeste.

Por volta das 11:30h desta terça-feira (21), as guarnições da Rondesp Oeste foram informadas pelo Cicom que foi recebida denúncia anônima através do 190 referente a pessoas armadas e perigosas foragidas do Estado de Goiás ocupando uma residência no bairro Jardim Vitória em Barreiras.

Durante rondas no referido bairro foi então avistado um indivíduo próximo a um veículo empunhando uma arma de fogo que ao perceber a aproximação das viaturas efetuou disparos contra a guarnição, que repeliu a injusta agressão atingindo o indivíduo, sendo então de imediato acionado o SAMU que ao chegar no local constatou o óbito do mesmo.

Com o resistente foi encontrada uma pistola Imbel calibre .40 oxidada, de numeração 3373U com carregador municiado com sete munições e CNH falsificada em nome de Erineu Ferreira Júnior natural de Feira de Santana.

Após contato com a Força Tarefa SSP-BA e PMGO foi constatado que o indivíduo era de fato Irineu Pereira dos Santos Júnior, 35 anos, natural de Inhumas -GO, traficante de drogas foragido da justiça que já respondia pelos crimes de roubo, homicídio, falsificação de documento e posse de arma de fogo.

A resistência à intervenção policial, foi lavrado na 11ª DP em Barreiras. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia, e após todo procedimento o corpo foi conduzido ao IML para ser necropsiado.

Matéria atualizada 22/11/2017 às 05:15h


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PMBA

Comentar

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO IMPERDÍVEL NO JARDIM BELA VISTA EM BARREIRAS!

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Aproveite uma excelente oportunidade de negócio no Jardim Bela Vista em Barreiras. Está à venda um imóvel localizado na Rua Assembleia de Deus 754 (Antiga Rua Maria Quitéria).

Localização privilegiada: Próximo à Câmara de Vereadores; Banco do Brasil; Bode & Cia; Espaço Le Rêve e demais comércios.

Imóvel totalmente documentado com Escritura Pública registrado em Cartório. Valor de venda R$ 285.000,00.

Ideal para:

Salões de Festas – Academias – Restaurantes – Pequenas Indústrias – Igrejas – Depósitos – Clínicas.

Contatos – (77) 99100-8802 (zap)  -   (77) 99975-3358 ou mrodrigues_tj@yahoo.com.br

Agende já uma visita!


Publicidade

Comentar

CORPO DE UM HOMEM QUE HAVIA DESAPARECIDO NA PRAINHA É ENCONTRADO PELO CORPO DE BOMBEIROS DE BARREIRAS

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Jeferson de Oliveira Cordeiro, 27 anos, natural de Ibotirama/BA, havia desaparecido enquanto tomava banho com amigos na tarde de domingo (19), no rio de Ondas numa localidade conhecida como “Prainha” em Barreiras.

O Corpo de Bombeiros foi acionado iniciando no mesmo dia as buscas. Depois de praticamente dois dias de intenso trabalho, o corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (21), a aproximadamente 500 metros do local onde foi visto pela última vez.

Os mergulhadores tiveram muito trabalho por conta da correnteza, muitos galhos nas margens e águas turvas, quando finalmente avistaram o corpo boiando. Pescadores também auxiliaram no trabalho.

A vítima já estava em estado de decomposição quando foi retirada do rio. Uma equipe da Polícia Militar isolou o local até a chegada de uma equipe da Polícia Técnica (DPT), para periciar o corpo e encaminhar ao IML para exame de necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Informações complementares Gazeta5/ Fotos: Corpo de Bombeiros

Comentar

Agricultura eficiente: uma realidade no oeste baiano

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

A integração entre tecnologia de precisão e a adoção de práticas conservacionistas é a fórmula para a produção sustentável

Com o advento da tecnologia, o homem do campo tem utilizado a modernidade a seu favor. Tratores computadorizados e máquinas de última geração compõem, hoje, o arsenal dos agricultores na hora de formarem suas lavouras. A mecanização e informatização, contudo, não se resumem apenas ao plantio e colheita, os produtores rurais têm investido cada vez mais em equipamentos que garantem informações precisas sobre clima, mercado, qualidade do solo, quantidade de água e fertilizantes a serem utilizados, entre outros subsídios que ajudam os agricultores e agrônomos a tomarem a decisão certa, no tempo certo, e, assim, diminuir custos e aumentar a produtividade nas fazendas.

O uso dessas ferramentas aliado às boas práticas, como técnicas de conservação do solo e da água, resulta em benefícios não só para o produtor rural, mas principalmente para o meio ambiente. Se produzir mais com um custo menor é bom, elevar o volume produzido e de forma sustentável é ainda melhor. É a chamada agricultura eficiente, uma realidade visível nos campos do oeste da Bahia.

Quando aqui chegaram, há pouco mais de 30 anos, os sulistas encontraram terras praticamente inférteis, e as transformaram em uma das maiores áreas produtivas do País. É aqui que está situado, por exemplo, o maior produtor de algodão, segundo maior produtor de feijão e quarto maior produtor de soja do território brasileiro. O oeste baiano tem uma agricultura variada e papel de destaque não apenas nas safras de grãos e fibra, mas também de produtos como café e mandioca, além de ser o maior produtor de frutas como banana, mamão, manga, maracujá e coco. O agronegócio é a principal atividade da região e mola propulsora da economia local.

Mas essa vocação agrícola se deve aos elevados investimentos, sobretudo na fertilização do solo e no manejo adequado do mesmo. A aplicação de fertilizantes, aquisição de equipamentos e, principalmente, a adoção de práticas conservacionistas compõem a “fórmula de sucesso” que tem garantido uma melhora significativa na qualidade das terras, aperfeiçoando o perfil do solo e transformando o cerrado em região agricultável.

Adepto às boas práticas de conservação solo, o agricultor Luiz Pradella vê, ano após ano, os resultados positivos em sua propriedade. Na fazenda, ele realiza a descompactação do solo, através do plantio direto e da rotação de cultura. Segundo ele, a combinação dessas técnicas permite a estruturação dos solos (abertura dos poros), o que ajuda na melhora do seu nível.

“Como ganho direto eu poderia citar a economia operacional, já que reduz os gastos com combustível, além da segurança de se obter uma produção média maior e mais estável, pois se tem um solo mais fértil e melhor em quantidade e perfil, comprovado por análises em laboratório”, elencou o produtor.

Sequestro de Carbono

De acordo com Pradella, além dos ganhos diretos, há incalculáveis benefícios à natureza, já que tais práticas são ambientalmente favoráveis, por conseguirem aprisionar mais dióxido de carbono na terra. “A esse processo damos o nome de sequestro de carbono (CO2), pois percebemos um acréscimo de até 0,01% de matéria orgânica ao ano no solo”, explicou.

Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) comprova a tese do agricultor. A pesquisa analisou uma área de aproximadamente 1,98 milhão de hectares e o resultado desmistificou a ideia de que a agricultura é o principal contribuinte para o efeito estufa, mostrando que a atividade agrícola praticada no oeste da Bahia reduz a emissão do gás poluente, através da absorção e retenção do mesmo no solo.

Segundo o diretor de Águas e Irrigação da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o engenheiro agrônomo José Cisino Lopes, o aprisionamento de CO2 na terra favorece as plantas para que elas tenham mais acesso à agua e aos nutrientes, uma vez que desenvolvem um sistema radicular mais forte. “Com solo de maior qualidade e raízes bem desenvolvidas e mais profundas o resultado é uma lavoura mais saudável e com uma produtividade maior. Isso é bom para o produtor e melhor ainda para o meio ambiente”, explicou.

Eficiência

O agrônomo compartilha a “fórmula da eficiência”: fazer plantio na palha, monitoramento de pragas e de doenças, terraceamento e rotação de cultura. Ele defende que estas práticas não só melhoram o solo como ajudam a deter a água da chuva, evitando, assim, o escoamento de boa parte desta água que causa erosões, além de contribuir para a recarga dos aquíferos.

“Mais recentemente os agricultores do oeste têm adotado o plantio de adubo em período seco (sem chuva), onde se coloca o adubo em linhas, e posteriormente, na época da chuva, se planta a semente na mesma linha. Isso só é possível porque os tratores são dotados de GPS, que identificam com precisão o local exato, usando sementes de altíssima qualidade, que frutificarão em sua totalidade, pois precisamos desse ganho de tempo na semeadura para garantir a boa produtividade e manter-se competitivo, já que, devido a fatores climáticos só temos uma safra por ano” explica, denominando o feito de “agricultura de precisão ou de eficiência”.

Irrigação

Ao falar em boas práticas conservacionistas, o tema logo nos remete aos recursos hídricos. Esta também é uma preocupação dos produtores rurais do oeste baiano. A fim de praticar uma agricultura sustentável, muitos irrigantes da região adquiriram as próprias estações agrometeorológicas, cuja finalidade é garantir a eficiência na irrigação. As estações automatizadas e de baixa manutenção fornecem os dados climáticos necessários que, juntamente com informações levantadas, pelo produtor, sobre o solo, a cultura e o sistema de plantio, alimentam modernos softwares de gestão de irrigação que irão auxiliar o operador a tomar decisões assertivas ao estabelecer a lâmina d’água, momento adequado e tempo de irrigação, evitando desperdício, tanto de água quanto de energia elétrica.

“São sistemas inteligentes que calculam o volume hídrico e o tempo a ser irrigado, para que não haja excessos nem uma sublâmina incapaz de atender a demanda mínima da planta, interferindo no seu desenvolvimento, ou seja, é um sistema de gerenciamento de irrigação que ajuda a minimizar as perdas hídricas”, pontuou o engenheiro agrônomo e membro do Conselho Técnico da Aiba, Orestes Mandelli.

Segundo ele, os sistemas de irrigação mais modernos podem atingir até 98% de eficiência (aproveitamento da água). Contudo, ele ratifica que uma agricultura eficiente é resultado da combinação de tecnologia e decisões humanas, como o manejo do solo, construção de curvas de nível, plantio na palha, rotação de cultura e o escalonamento do plantio.

“Escalonar as áreas de plantio em semanas diferentes, por exemplo, resulta na obtenção de plantas em diferentes fases de crescimento e demandas hídricas, o que permite otimizar a irrigação. Esse uso racional é bom para o agricultor e para os rios”, pontua.


Blogbraga/AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Comentar

SÃO DESIDÉRIO: Homem morre vítima de atropelamento na rodovia BR-020 em Roda Velha

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Vítima -fatal

Um homem morreu atropelado na madrugada desta terça-feira (21), na rodovia BR-020, na entrada do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério/BA.

De acordo informações policiais, provavelmente a vítima foi atropelada por um veículo de passeio, com o impacto a mesma foi arremessada às margens do acostamento.

O veículo envolvido no acidente deixou o local sem prestar socorro, segundo informações pois o mesmo não foi encontrado no local. A vítima que é moradora de Roda Velha foi identificada como Natalício Gonçalves da Silva, de 46 anos, natural de Campos Belos-GO.

A vítima não chegou a ser socorrida, já que estava em óbito evidente no local. O corpo foi removido pelo rabecão para o IML de Barreiras para exame de necropsia.

Não há informações sobre as causas do acidente. A polícia militar de Roda Velha esteve no local.


Blogbraga/Reportagem: Elvis Araújo

Comentar

Polícia Militar prende em flagrante homem de posse de arma de fogo fabricação caseira no centro de Barreiras

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu em flagrante um indivíduo que estava de posse de um arma de fogo de fabricação caseira calibre 38 com duas cápsulas deflagradas. O flagrante aconteceu nesta segunda-feira (20), às 21:50h na Av. Clériston Andrade centro da cidade.

O indivíduo e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia onde o Delegado de plantão registrou e aplicou a penalidade imposta pela Lei.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

MOTOCICLETAS RECUPERADAS PELA POLÍCIA MILITAR EM BARREIRAS

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Motocicletas recuperadas pela Polícia Militar em Barreiras nesta segunda-feira (20).

Uma guarnição da 83 CIPM em perseguição a dois elementos que estavam de posse da motocicleta HONDA/NXR 160 BROS ESD Placa Policial PIJ-4669 com restrição de roubo, conseguiu recuperar a referida motocicleta e ainda prender um dos meliantes.

O proprietário da Moto ou representante legal, deverá comparecer à Delegacia de Polícia no bairro Aratu para retirada da motocicleta e dar baixa da restrição.

Foi recuperada pela RONDESP nesta segunda-feira (20) por volta das 23:30h, uma motocicleta CG/FAN 150 ESDI – 2014/2014 Placa Policial OZJ-3025 cor Preta.

A mesma havia sido roubada e foi encontrada abandonada em via pública na rua Presidente Moraes no bairro Santa Luzia em Barreiras.

O proprietário ou representante legal deverá comparecer à Delegacia da Polícia Civil no bairro Aratu para proceder a baixa da respectiva restrição.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Empresa que controla fazenda que foi invadida e teve equipamentos destruídos na BA diz que prejuízo chega a R$ 50 milhões

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Grupo diz que irrigação das fazendas tem causado falta de água energia na região (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

A empresa que controla a Fazenda Rio Claro, em Correntina, no oeste da Bahia, que foi invadida por cerca de 600 pessoas no último dia 2 de novembro e teve equipamentos e instalações destruídos, estimou um prejuízo de cerca de R$ 50 milhões. Em contato com o G1 nesta segunda-feira (10), a assessoria da Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda informou que o valor é resultado de um levantamento inicial, e que o número ainda pode aumentar.

Conforme a Igarashi, foram arrebentadas cercas, maquinários, todo sistema de energia, tratores foram destruídos, um galpão foi incendiado e até postes foram derrubados.

No dia 6 de novembro, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. A corporação informou nesta segunda que mais de 30 pessoas já foram ouvidas e que o inquérito está em fase de identificação das responsáveis pelos danos à fazenda. Ainda segundo a polícia, estão sendo feitas análises de fotos e vídeos, para se chegar aos responsáveis.

Trator da empresa também foi queimado durante invasão à fazenda no oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Abapa)

Conforme a polícia, entre 500 e 600 agricultores e pecuaristas que moram ao longo do Rio Arrojado, nos povoados de Praia, Arrogeando, São Manoel, entre outros da região oeste da Bahia, entraram na fazenda para protestar contra os prejuízos que as propriedades deles estariam tendo com a captação de água para o sistema de irrigação da Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda. A maior parte dessas propriedades está a aproximadamente 40 km da nascente do rio. Os agricultores chegaram na fazenda em carros, motos e até em um ônibus.

Em nota, a Igarashi afirmou que todas as atividades da empresa são realizadas mediante autorizações ambientais. A empresa afirmou, ainda, que vai tomar todas as medidas legais para defesa dos seus direitos e responsabilização dos indivíduos que cometeram referidos atos.

A principal queixa dos ribeirinhos é quanto à diminuição do nível da água no leito do Rio Arrojado, o que se agravou após a construção de duas piscinas de 125 metros e profundidade de seis metros, para atender o sistema de irrigação da fazenda. Segundo eles, quando as bombas da fazenda são ligadas, o nível cai.

Polícia informou que agricultores que têm pripriedades ao longo do Rio Arrojado, dizem que a Igarashi causa prejuízos ao captar de água na região oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Abapa)

De acordo com o delegado Marcelo Calçado, que já ouviu representantes da Igarashi, a empresa está legalizada e possui as licenças necessárias para captar a água do rio. Disse ainda que as pessoas que invadiram a propriedade são ligadas a pequenas associações existentes nos povoados ao longo do Arrojado, criadas para ordenar uso e cultivo de pastagens na região.

Por meio de nota, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lamentou o ato e o apontou como vandalismo. Disse ainda que a entidade entende como legítima manifestações pacificas que não infrijam a legislação penal vigente com atos de invasão e depredação de patrimônio, sejam eles público ou privado.

A Abapa informou também que de 2,2 milhões de área plantada, 160 mil são irrigados, o que corresponde a 8% do total.

A Igarashi produz e fornece batata, cenoura, feijão, tomate, alho, cebola, entre outros produtos agrícolas. Há propriedades da empresa em algumas cidades da Bahia além de Correntina, como Vitória da Conquista e Barra da Estiva. A empresa não detalhou a produção específica na região de Correntina, nem se as atividades foram suspensas após o ataque.


Blogbraga/G1

Comentar

Espedito Moreira integra base do prefeito Elmo Vaz, em Irecê/BA

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

O vereador Espedito Moreira (PTN), deixa a oposição na Câmara de Vereadores de Irecê e passa fazer parte da bancada de situação.

Já existia várias especulações sobre o assunto que só foi confirmado o apoio ao grupo do prefeito Elmo Vaz na tarde desta segunda-feira (20), durante entrevista ao programa Jornal da Caraíbas, comandado pelo jornalista André Luís.

Atualmente a situação está com nove vereadores, com a decisão de Moreira. O grupo de oposição ficou com sete parlamentares.

Durante o bate-papo, o parlamentar disse que a decisão foi muito bem pensada por ele junto à lideranças políticas e a opinião da família.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Adolescente é morto com vários tiros em Irecê

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Um adolescente de 17 anos, identificado por Gideon Carmo da Conceição foi morto com diversos tiros. Segundo a polícia, o crime ocorreu na noite desta segunda-feira (20), numa quadra poliesportiva, localizada no bairro Iêda III, em Irecê/BA.

Ainda conforme a polícia, a vítima estava na quadra em companhia de outras pessoas, quando suspeito chegou e atirou contra ele, que morreu na hora.

Durante a ação, uma criança de apenas cinco anos, Vitor Hugo Miranda, foi atingida por um disparo. O menino foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Sam) para o Hospital Regional. A unidade não informou seu estado de saúde.

Já o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.  O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

Colégio traz para Barreiras proposta educacional inovadora para o Ensino Médio

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

As mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio, aprovadas pelo governo federal e que devem iniciar a partir de 2019, trazem uma reformulação do ensino com o objetivo de melhorar a qualidade da educação no Brasil. Com vistas a este novo panorama, o Colégio e Curso Gauss se antecipa e traz para Barreiras uma proposta inovadora, típica de capital.

Já a partir de 2017, os alunos do Ensino Médio do Gauss terão o período integral de aulas com um total de 1.600 horas/aula, distribuídas entre os turnos matutino e vespertino. “Dessa forma, o aluno participa de aulas regulares e tem um acompanhamento personalizado, cumprindo as exigências apresentadas na BNCC, sem abandonar os itinerários formativos”, esclarece a coordenadora e orientadora educacional do Gauss, Michelli Brasil.

Aliado aos excelentes resultados dos últimos três anos, com um índice de 80% de aprovação nas melhores universidades da região através dos seus cursos preparatórios, o Gauss traz para o oeste da Bahia o Sistema de Ensino Bernoulli, considerado referência nacional e presente em 181 escolas do Brasil. “O Bernoulli combina com a proposta de ensino que acreditamos para a educação barreirense. Suas escolas parceiras estão entre as melhores do país e possuem as notas mais altas do Brasil no Enem, segundo publicação recente da Revista Veja”, destacou o coordenador e professor do Colégio e Curso Gauss, Juvenal Dias.

Além do período integral e do Bernoulli Sistemas de Ensino, turmas reduzidas (apenas 35 alunos por sala) e o acompanhamento escolar (com o objetivo de organizar rotinas, desenvolver a autonomia, criar hábitos e eficiência de estudo), completam os diferenciais do Colégio e Curso Gauss. “Queremos proporcionar aos nossos futuros alunos o crescimento intelectual e humanista necessário para que possam pensar grande e chegar onde desejam”, finalizou Juvenal.


Blogbraga/Ascom Colégio e Curso Gauss

Comentar

Homem é assassinado por arma de fogo no bairro Santa Luzia em Barreiras

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Um crime de homicídio aconteceu na noite desta segunda-feira (20), por volta das 23:00h na rua Almeida Prado no bairro Santa Luzia em Barreiras.

A vítima identificado como Josimar Bastos do Nascimento, 31 anos, que estava em uma residência foi atingido por disparo de arma de fogo.

Uma equipe do SAMU esteve no local e constatou o óbito enquanto uma guarnição da Polícia Militar fez o registro preservando o local.

Por enquanto não há informações sobre autoria e motivação. Há suspeitas de que o crime teria ocorrido por acerto de contas. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade.

O crime é investigado pela Polícia Civil do DHPP.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

Pelotão da PM na cidade de Cristópolis é inaugurado nesta segunda, 20

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Nesta segunda-feira (20), foi inaugurado o 5° Pelotão de Polícia  Militar da 83° CIPM  na cidade de Cristópolis, região Oeste da Bahia.

Estiveram presentes: Coronel  Salomão, Comandante  da 83° CIPM MAJ Fábio, Capitão Coutinho e outros oficiais.  V. Prefeito Mizim, Presidente da Câmara Ednaldo Araújo, vereadores, secretários, ex-prefeito Cleiton de Baianópolis e representantes da comunidade.

Parabenizamos toda guarnição pelo trabalho realizado de proteção ao cidadão e interação junto às famílias. Sem dúvida, este é um dos objetivos do Governo do Estado otimizar a segurança nos municípios baianos.


Blogbraga/PM-BA

Comentar
TOP Qualidade 2016
Aplicativo
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Clínica Popular Vitória G&G Magazine Xtreme Digital Informatica Maxcar Delicia Saccom Online Celulares renda extra Compre Bem Kelmuth Maclarem G7 Pollo Materiais Click Tec Favo de Mel Contabilidade Rondon Unopar Luz motos Bolos que Delícia Mercadona 21 Dias Dr. Petras Mineiros Sporttime Camara Ortobom Rio Grande Barreiras DPVAT Madereira Jatobá Oeste Manutenção Neli Rabelo Evolucao Victor do Ferro Velho Extreme Mimoso Segurança