NOTÍCIAS

Criança que estava desaparecida em Barreiras, é encontrada

Domingo, 24 de Junho de 2018 / Região

 

A criança de 9 anos de nome Jhonnathan Oliveira, que estava desaparecida desde a sexta-feira (22), em Barreiras, foi encontrada neste domingo (24). Ele, foi encontrado no bairro Ribeirão.

Um internauta de Barreiras entrou em contato com a redação do Blogbraga informando que a criança estava no bairro Ribeirão, rapidamente entramos em contato com a mãe da criança informando, para alívio da mesma.

Segundo a mãe, a Senhora Luciana Oliveira, " Ele estava sujo e dormiu com os moradores de rua, mas graças a Deus, ele está vivo" disse aliviada


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Jonas Esticado se consagra no palco principal do São João de Irecê

Domingo, 24 de Junho de 2018 / Região

O sábado foi de consagração do cantor Jonas Esticado. Esbanjando carisma e personalidade, o artista cearense mostrou seu forró com pegada sertaneja, para uma verdadeira multidão, que não arredou o pé da Praça Clériston Andrade, cantando todos os seus hits, como “Com Amor Não se Brinca” e “Não Existe Amor Sem Briga”. 

Antes de Jonas Esticado, o pernambucano Jorge Assis de Assunção, conhecido como Jorge de Altinho, fez um dos shows mais animados da Praça Clériston Andrade. Com quase 40 anos de carreira, o músico tocou todos os seus principais sucessos, como "Petrolina Juazeiro" e "Mané Gambá", gravada com Luiz Gonzaga, além de músicas de Nando Cordel, Alceu Valença, e Dominguinhos. Ao final, o cantor agradeceu ao público e prometeu voltar.

Antes da consagração do cearense Jonas Esticado, a noite havia começado com a banda Edilson Justino & Forró Espalha Brasa, que chegou cheia de gás no palco da Praça Cleríston Andrade. Do forró a sofrência, a banda tocou sucessos atuais, sem esquecer dos clássicos juninos, e fez um belo show de abertura.

Marquinhos Forró Furado, segunda atração da noite, fez um show cheio de hits e, além do forró que traz no nome, cantou sucessos do sertanejo universitário. O som potente do Forró com Site não deixou ninguém parado. A banda fez o público levantar poeira, com um show animado, tocando hits da música nordestina de todas as épocas. 

O cantor Thiaguinho Brasil encerrou a noite com o alto astral que tem dado o tom do São João de Irecê. O público ficou até o fim da apresentação do artista local, que mostrou sucessos do forró e do sertanejo.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

COLISÃO ENTRE CARRO E ÔNIBUS COLETIVO NA ROTATÓRIA DA RODOVIÁRIA EM BARREIRAS DEIXA DANOS MATERIAIS.

Domingo, 24 de Junho de 2018 / Região

Uma colisão envolvendo um veículo Hyundai/HB-20 e um ônibus coletivo da Viação Cidade de Barreiras, aconteceu no início da tarde deste domingo (24), na rotatória da saída da Rodoviária.

Segundo informações, o condutor do veículo HB-20 que fazia viajem do Piauí destino Brasília, seguia na BR-242 quando o ônibus cruzava a BR acontecendo então a colisão com a lateral do ônibus.

O impacto foi considerável, o motorista do HB-20 recebeu atendimento de uma equipe do SAMU sofrendo leves escoriações sendo liberado após o atendimento. O cinto de segurança e air-bag foram decisivos para a segurança.

Quanto ao motorista e passageiros do ônibus nada sofreram. Uma guarnição da Guarda Civil Municipal registrou o acidente e sinalizou o trânsito.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Mercadão Zé Bigode se emociona com grandes sucessos de Fernando Mendes

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

Já no segundo dia de festejos juninos, o São João de Irecê tem no palco do Mercadão Zé Bigode um ponto de encontro popular. Pessoas de todas as idades e classes sociais se encontram sob o teto do enorme galpão montado em frente ao Mercado Municipal de Irecê para curtir o som de um time de artistas que se mesclam entre tradicionais cantadores da música local e jovens artistas em ascenção do cenário regional.

E no meio desse time eclético, um dos grandes heróis da música popular romântica brasileira nos anos 70 retornou a Irecê para um belíssimo show repleto de nostalgia e encanto. Fernando Mendes, o mineiro que conquistou o Brasil com hinos da estirpe de 'Cadeira de Rodas', cantada em uníssono pela multidão, embalou por pouco mais de 1:30h os corações forrozeiros na terra do melhor São João da Bahia.

Fernando Mendes emendou uma grande sequência de clássicos de outrora, como 'Recordações', 'A Menina da Calçada', 'Sorte Tem Quem Acredita Nela' e 'Ontem, Hoje e Amanhã', sendo acompanhado pela voz do público, que fez questão de cantar junto com o cantor. O artista mineiro agradeceu ao carinho do público. "Já é a terceira ou quarta vez que venho a Irecê, e é sempre uma grande alegria cantar para este público tão bonito e animado. Espero poder voltar outras vezes", afirmou o cantor.

Artistas regionais também emocionam - O Mercadão Zé Bigode contou também com apresentações de artistas locais e regionais que levantaram o público, como as bandas Toinho & Cia e cantor Gustavo Braga, ambas de Barreiras. As duas apresentações apostaram no suingue do arrocha e do pagode baiano para agitar o público. Gustavo, que completou 4 anos de carreira, se emocionou com o carinho do público ao final do show. "Vocês me proporcionaram um dos melhores momentos da minha vida", confessou o cantor ainda no palco.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

Família procura por menino de 9 anos desaparecido em Barreiras

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

Um menino de 9 anos, saiu de casa e desapareceu entre os Bairros Vila Dulce e Vila Brasil, em Barreiras. Jhonnathan Oliveira, 9 anos, foi visto pela última vez sexta-feira (22), por volta das 14h.

De acordo a mãe do garoto que está desesperada, o mesmo está usando uma camisa azul e bermuda preta. 

Quem tiver qualquer informação ou souber do paradeiro do garoto favor entrar em contato com a polícia pelo 190 ou pelo telefone (73) 9.9908-6852.

A mãe já registrou um Boletim de ocorrência e aguarda ansiosa notícias do filho.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Polícia apresenta resultado da operação do primeiro dia do São João em Central

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

As Polícias Civil e Militar apresentaram o resultado da operação do primeiro dia do São João na cidade de central, região de Irecê, entre às 21h de sexta-feira (22) até às 04h da madrugada deste sábado.

De acordo com informações do delegado Michael Alves, foram realizadas duas prisões em flagrante e duas apreensões de adolescentes infratores. Todos conduzidos ao Plantão Central de Irecê.

Vailton Bonfim Gomes foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. Ele estava dirigindo veículo Paraty, placa KEQ-3660 de Brasília-DF, sob efeito de álcool. Já Gilvane Costa de Santana foi preso por violência doméstica. A vítima foi Miralva Guedes Pereira. O caso ocorreu no povoado de Roçadinho, zona rural do município. Os suspeitos estão presos na carceragem da delegacia de Central. As informações são da Polícia Civil.

Apreensões por roubo qualificado

Foram apreendidos dois adolescentes de iniciais, RBM e GSS, ambos de 17 anos. A vítima foi uma garota de 15 anos que teve o aparelho celular roubado. O material foi recuperado e os adolescentes apreendidos, foram recolhidos à custódia da delegacia de Irecê, aguardando decisão judicial.

O São João em Central – o “Arraiá da Toca Velha” – que acontece na Praça da Prefeitura, continua até à noite de domingo (24), com a participação de várias atrações musicais.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras adéqua funcionamento dos setores ao período de Copa do Mundo

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

Com toda a atenção do brasileiro voltada às partidas de futebol, durante a Copa do Mundo, a Prefeitura de Barreiras decretou no Diário Oficial do Município as adequações que entram em vigor nos dias em que a Seleção Brasileira entrará em campo.

Nos dias em que os jogos acontecem no período da manhã, 09h, 11h ou 12h, o expediente ficará suspenso completamente. A carga horário suspensa poderá ser compensada posteriormente conforme a necessidade de cada setor público.

Quando os jogos acontecerem no período vespertino, a Prefeitura funcionará em modo de “turnão”, das 08h às 13h. Unidades educacionais terão suspensão de expediente apenas no turno das partidas.

Já na áreas essenciais da saúde e nas unidades onde houve agendamento prévio, o expediente será mantido normalmente para atendimento. Os setores administrativos terão a mesma compensação de horário, prevista na publicação do Diário Oficial de 12 de junho. 

Mais informações:

http://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2018/diario2737.pdf


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Idoso é encontrado morto em sua residência já em estado de decomposição.

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

Na noite desta sexta-feira (22), um idoso de 73 anos, identificado como Manoel Messias de Almeida, natural de Caculé/BA, foi encontrado sem vida em sua residência localizada na rua D. Pedro I bairro Sandra Regina em Barreiras.

Segundo informações de um dos vizinhos, por volta das 20:00h sentiram um cheiro muito forte de algo em decomposição. Já sabendo que o idoso morava sozinho, desconfiaram que poderia ser a vítima.

A Polícia Militar foi acionada e após adentrar na residência confirmaram o fato. A equipe do DPT foi acionada e periciou o local removendo o corpo para o necrotério a fim de ser feita a necropsia. Provavelmente foi morte natural.

É aguardado a presença de familiares para a retirada do corpo e sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Onze quilos de maconha são encontrados enterrados em Irecê/BA

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

Onze quilos de maconha foram encontrados enterrados, no quintal de uma casa, na cidade de Irecê, na noite de sexta-feira (22). Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido localizaram o material, após uma denúncia anônima. Dois suspeitos foram presos em flagrante.

Quando os militares chegaram, na casa indicada pelo denunciante, no bairro Vila Nobelino, dois homens correram e tentaram fugir pelos fundos do imóvel. Alan da Conceição, 23 anos, e Lucas Gomes, 21, foram alcançados e durante depoimento preliminar informaram que as drogas estavam enterradas. Após escavação, os PMs acharam os 11 kg de maconha distribuídos em sacos e uma balança.

A dupla e as drogas foram apresentadas, na Delegacia Territorial de Irecê. "Estamos com um trabalho muito intenso de combate ao tráfico, pois durante as festas juninas o consumo de drogas aumenta", explicou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

César Menotti e Fabiano comandam segunda noite do São João 2018 em Irecê

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

 Dupla mineira esbanjou simpatia e carisma no palco principal do São João de Irecê (Foto: João Jr/Arquivo Ascom)

A segunda noite do São João de Irecê na Praça Clériston Andrade foi pura alegria e animação. Abrindo a festa, a banda Forró 100 Nota apresentou um repertório eclético, com clássicos do forró pé de serra e sucessos do sertanejo universitário. Na sequência, o grupo Forró Zumbelê trouxe o melhor do forró tradicional e contemporâneo. No repertório, não faltaram os grandes sucessos de Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Dominguinhos.

Claudinho do Acordeon comandou o “arrasta pé” no palco principal do São João de Irecê. Empolgado, o artista e sua banda transformaram a Praça Clériston Andrade em um grande arraiá, levando o público ao delírio com os grades sucessos do forró pé de serra. Ninguém ficou parado!

Grande atração da segunda noite do São João de Irecê, a dupla Cesar Menotti e Fabiano cantou para uma verdadeira multidão. Simpáticos e esbanjando carisma, os irmãos mostraram todos os sucessos dos seus 17 anos de carreira, como "Leilão", "Caso por Acaso", "Não era eu" e "Ciumenta"; além de revisitar sucessos de artistas sertanejos, como Milionário e José Rico ("Telefone mudo", "Estrada da vida") e Sergio Reis ("Menino da Porteira"). Um momento especial do show foi quando a menina Sabrina Santos, da cidade de Barra do Mendes e participante do The Voice Kids, subiu ao palco para cantar com a dupla, que seguiu encantando o público , também como sucessos de grandes nomes do forró, como Dominguinhos e Dorgival Dantas.

Uma das grandes revelações do ano, a cantora Rayanne Martins já conta com uma base de fãs sólida, que não arredou o pé da Praça Clériston Andrade mesmo com o horário avançado. Não faltaram sucessos do sertanejo universitário, forró, e seus principais sucessos "Poltrona 23" e "Seu taxista", que fazem parte do seu disco de estréia.

Última atração da noite, o cantor Dan Miranda, ex-vocalista das bandas Filhos de Jorge e Avenida Sete, misturou axé e forró até altas horas. O artista, que foi anunciado recentemente como novo vocalista da banda Araketu, esbanjou carisma e botou o público para dançar. E, claro, não faltaram os sucessos "Ziriguidum", e "Bora Amor".


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

ULTRAPASSAGEM INDEVIDA RESULTA EM COLISÃO FRONTAL E QUATRO PESSOAS FERIDAS NA BR-242 SERRA DO SACO EM BARREIRAS.

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

Ônix fez ultrapassagem indevida...

Uma ultrapassagem indevida resultou numa colisão frontal envolvendo um Ônix placa de Irecê/BA e um VW/Gol placa de Baianópolis/BA. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (23), por volta das 10:15h, na BR-242 KM 778 em uma das curvas da Serra do Saco.

Segundo depoimento prestado à Polícia Rodoviária Federal que registrou o acidente, o condutor do Ônix viajando sentido Barreiras, empreendeu em uma ultrapassagem indevida a uma carreta invadindo a mão contrária. No mesmo momento o condutor do VW/Gol subia sentido Salvador não conseguiu se desviar e houve então a colisão frontal.

Com o forte impacto, o VW/Gol rodou na pista ficando com a frente voltada sentido Barreiras e o veículo Ônix rodou, saiu da pista ficando com a frente voltada sentido Salvador – sentidos totalmente contrário a seus destinos.

O condutor do Ônix, de 46 anos de idade, que teve ferimentos leves (protegido pelo air-bag), admitiu que fez a ultrapassagem indevida e lamentou profundamente o acidente. Com ele no carro estava sua esposa e filho de 08 anos de idade que foram socorridos pela própria PRF ,que estava realizando fiscalização de controle de velocidade bem próximo dali. Os policiais socorreram a mulher e a criança encontrando-se com a ambulância do SAMU nas proximidades da HAVAM onde então, a ambulância levou as vítimas ao Hospital do Oeste. O estado de saúde das mesmas é estável.

Outra ambulância do SAMU prestou socorro aos ocupantes do VW/Gol, um homem e sua cunhada encaminhando-os até o Hospital do Oeste. O estado de saúde delas também é estável e não correm risco.

Os ocupantes dos dois veículos estavam atrelados ao cinto de segurança o que foi primordial para a sobrevivência deles.

O Bel Guincho retirou o veículo Gol do meio da pista de rolamento. O trânsito não ficou de todo impedido, mas exigia muita atenção no local.

LOMBADA ELETRÔNICA:

Se faz necessário a implantação de lombada eletrônica com radar para controle de velocidade. As curvas acentuadas, subidas e descidas demandam mais do que a costumeira atenção dos motoristas em geral. O problema se agrava na época das chuvas, onde o asfalto fica muito liso e a incidência de acidentes é muito frequente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homem é apresentado à delegacia de Irecê por desacato

Sábado, 23 de Junho de 2018 / Região

Um homem foi detido por desacato por policiais militares do 7º Batalhão de Polícia Militar de Irecê.

O caso correu na manhã desta sexta-feira (22), na Avenida Caraíbas, área central da cidade de Irecê. As informações são da Polícia Militar.

Segundo informações da PM, a guarnição se deparou com um casal, em vias de fato, e que a mulher estava sendo agredida, com socos e pontapés, sendo que a guarnição interviu na situação. Ainda de acordo com a Polícia Militar, o suspeito estava em visível estado de embriaguez, e bastante alterado. A nota informou que o homem partiu para cima da guarnição, desacatando a mesma, com palavras de baixo calão e empurrões.

O homem enfurecido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Irecê onde foram adotadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Rodoviária Estadual em Barreiras recebe aparelhos de aferição de alcoolemia e treinamento especializado por servidores da SEINFRA – SIT.

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 / Região

Margareth Gramacho (SEINFRA-SIT) - SGT PM BONFIM - Dinéia (SEINFRA - Infrações de trânsito)

Equipamento e aferição dos resultados

Motociclista em aferição de alcoolemia

Caminhoneiro tazendo o teste - teor alcoólico zero!

Uma blitz educativa realizada no final da tarde desta quinta-feira (21), na BR-463 em São Desidério/BA sentido Sítio do Rio Grande, concluiu na prática um curso de um total de 16 horas que os agentes da Polícia Rodoviária Estadual em Barreiras receberam.

Todo o curso foi ministrado por servidores da SEINFRA – SIT (Secretaria de Infraestrutura da Bahia - Superintendência de Infraestrutura de Transportes), que envolveu melhor controle de segurança nas estradas, incluindo o manuseio correto de quatro novos etilômetros (também conhecido por bafômetro), e seus acessórios - impressora, bobinas para impressão do laudo e bocais descartáveis -, recebidos da Secretaría da Infraestrutura.

Em entrevista ao Blogbraga, Margareth Gramacho, (SEINFRA-SIT), coordenadora do programa de segurança viária do PREMAR (Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias) que acompanhou o treinamento disse:

“Pela primeira vez esse programa tem um componente só de segurança viária onde está envolvido a questão do controle de alcoolemia, controle do excesso de velocidade, a análise das condições de segurança, sinalização horizontal, vertical e rotatórias da malha viária. O objetivo é garantir a segurança e preservar vidas”.

Dr. Marcus Cavalcanti Secretário da SEINFRA conseguiu os recursos necessários para se investir em diversos segmentos da segurança viária disse Margareth, entre estes a aquisição de 30 etilômetros (aparelhos que medem o nível de alcoolemia do condutor). Os aparelhos foram adquiridos para a Polícia Rodoviária Estadual.

Os etilômetros tem insumo para ser utilizado durante três anos. Conta também com toda assistência técnica e aferição anual dos aparelhos. A cada dois meses 4.000 bocais serão disponibilizados à Polícia Rodoviária Estadual.

Major Wartmann da PRE afirmou que o curso e treinamento recebido contribuirá para o aperfeiçoamento e execução mais eficiente do policiamento ostensivo de trânsito rodoviário na malha viária sob responsabilidade.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PRF prende homens com arma de fogo em Barreiras/BA

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 / Região

Policiais rodoviários federais prenderam na noite de ontem (21), três homens por porte ilegal de arma de fogo, durante fiscalização no KM 800 da BR 242, trecho de Barreiras, região oeste da Bahia. Os envolvidos foram flagrados pela PRF durante fiscalização em um ônibus.

O coletivo foi abordado por volta das 20h e, ao fiscalizarem o veículo e passageiros, os policiais suspeitaram dos três indivíduos que teriam entrado no ônibus apenas com uma mochila. Questionados, disseram que não estavam com nenhuma bagagem, mas posteriormente foi encontrada a mochila. Nela foi encontrado um revólver calibre .38. Um dos homens acabou admitindo que estavam com a arma.

Ressalta-se que os três indivíduos respondem processo na justiça por crimes de roubo e tráfico de drogas.

A PRF encaminhou os envolvidos com o revólver para a Delegacia de Polícia Civil em Barreiras/BA.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO EM CRUZAMENTO NO CENTRO DA CIDADE DEIXA DANOS MATERIAIS

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 / Região

Uma forte colisão envolvendo uma Pick-Up Corsa e uma caminhonete S-10 aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 08:00h. O acidente aconteceu no cruzamento da Praça da Maçonaria com a Rua Alberto Coimbra.

Segundo informações colhidas no local o condutor da S-10 fazia o contorno na praça quando ao adentrar na R. Alberto Coimbra não teria percebido a aproximação da Pick-Up Corsa. O impacto foi tão forte que a S-10 chegou a rodar na rua. Apesar disso ninguém ficou ferido.

Uma equipe da Guarda Civil Municipal responsável pelo trânsito fez o registro colhendo os depoimentos. Um guincho compareceu para retirar a Pick-Up.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Inaugurado Mercado do Produtor de Irecê

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 / Região

A agricultura da região de Irecê recebeu mais um reforço, com a construção do Centro de Comercialização Regional de Produtos Agrícolas – o Mercado do Produtor de Irecê –, inaugurado pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (21), no município.

A implantação do Centro, que possui seis mil metros quadrados de área construída, contou com recursos de R$ 5,7 milhões, sendo R$ 4,5 milhões em investimentos do governo estadual. A estrutura conta com galpões para boxes e comercialização de pedras, além de reservatório elevado, praça com sanitários, lanchonetes, restaurante e uma sala de administração.

Presente no evento de entrega, o governador Rui Costa explicou como será o funcionamento do centro. “O Governo do Estado entregou o mercado com uma infraestrutura moderna, além de ter realizado urbanização e pavimentação do entorno. Agora, a estrutura será administrada pelos próprios produtores, trazendo associações e cooperativas. Portanto, é um centro que terá autonomia funcional”, afirmou o governador.

Ainda no campo da agricultura, foi entregue um caminhão tipo caçamba, com capacidade para suportar carga de cinco toneladas. O veículo servirá ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê.

Saúde

Na ocasião, municípios da região também receberam do governo estadual 46 equipamentos hospitalares. Entre os itens, estão mesa ginecológica, oftalmoscópio e nebulizador portátil. Nesta ação, foram aplicados R$ 770 mil. Também foram entregues oito ambulâncias, sendo sete básicas e uma van, que serão distribuídas para os municípios de São Gabriel, Barro Alto, Canarana, Presidente Dutra, Gentio do Ouro, América Dourada e Irecê. Este último receberá dois veículos.

Mais ações

Ainda em Irecê, foi inaugurado um ginásio de esportes, com vestuário. A obra envolveu pintura, revisões elétrica e hidráulica, revestimento e piso. No total, foram investidos mais de R$ 610 mil. Na área de segurança, foram entregues cinco viaturas para reforço no policiamento da região, feito pelo 7º Batalhão de Polícia Militar. As quatro motocicletas e uma caminhonete somam recursos de aproximadamente R$ 230 mil.

Autorizações

Documentos garantindo a ampliação da infraestrutura urbana foram assinados durante o evento. O primeiro deles garante o início das obras para expansão da iluminação pública na entrada da cidade, no trecho de acesso à Policlínica Regional de Saúde. Serão instalados oito quilômetros de rede e 198 postes, com um investimento de R$ 724,5 mil.

Já para a pavimentação de dois acessos de ligação, que reúnem um volume médio de 700 veículos, entre Irecê e os municípios de Canarana, Central, Morro do Chapéu, Lapão e João Dourado, foi assinada ordem de serviço no valor de R$ 2,7 milhões. A obra vai recuperar 4,9 quilômetros de vias.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Comitiva da Abapa acompanha votação na Câmara dos Deputados que moderniza lei de defensivos agrícolas

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 / Região

Na última terça-feira (19), uma comitiva da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) acompanhou de perto a mobilização dos deputados federais que integram a comissão especial que vão votar o novo substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 6299/02, que pretende modernizar a legislação brasileira que trata sobre os defensivos agrícolas. O debate ainda continua e a previsão é que seja aprovado o texto do relator, deputado Luiz Nishimori (PR-PR) que defende a atualização da legislação que, segundo ele, remonta à década de 80.  Integraram a comitiva os diretores da Abapa, Marcelo Kappes e Denilson Roberti, os produtores associados, Otacílio Grupo Zancanaro, Rubem Branquinho e Patrícia Morinaga, além do diretor-executivo da entidade, Lidervan Morais.

Para o diretor da Abapa, Marcelo Kappes, há um consenso entre as entidades ligadas aos produtores que é fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola e que estão apoiando a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o texto do deputado Luiz Nishimori. Para a presidente da FPA, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), todas as ações foram tomadas no sentido de esclarecer a sociedade e segmentos envolvidos, sobre a necessidade de alterar a lei atual, que não acompanhou a evolução das tecnologias usadas no campo. 

Dentre os principais gargalos do setor que vem sendo contemplado no substitutivo do PL estão a demora no registro de novos defensivos agrícolas no Brasil, que pode chegar a oito anos e possui 2,5 mil produtos aguardando análise; e a inclusão do critério de Avaliação de Risco em complemento à Avaliação de Perigo utilizada atualmente no Brasil. “Queremos modernizar, estamos apresentando uma das melhores propostas para o consumidor final, para a sociedade e para a agricultura”, afirmou o relator Nishimori. Em caso de aprovação da comissão especial, o texto do substitutivo de lei segue para o Plenário.

Propostas

O colegiado analisa o Projeto de Lei 6299/02 e outras 17 propostas apensadas, entre elas o PL 3200/15, que revoga a Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89), substituindo o nome agrotóxico por defensivos fitossanitários e produtos de controle ambiental; e o PL 1687/15, que cria a Política Nacional de Apoio ao Agrotóxico Natural.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Idoso que estava internado no Hospital do Oeste não resiste a acidente doméstico.

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 / Região

Francisco Sales da Costa de 64 anos, natural de Independência/CE, residente na Vila dos Funcionários em Barreiras, estava internado no Hospital do Oeste desde sábado (16), devido a uma queda que sofreu em sua residência onde veio a fraturar o fêmur.

Apesar de todo esforço médico Sr. Francisco, que segundo a família já vivia bastante debilitado não resistiu.

O corpo deu entrada no necrotério do DPT nesta quarta-feira (20), onde passou por exame de necropsia e liberado no começo da noite aos familiares para o sepultamento no cemitério de Barreirinhas.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Operação São João Limpo: Oito conduzidos, dois presos em flagrante e um morre em confronto com a polícia em Irecê

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 / Região

Na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 06h, foi deflagrada a última fase da Operação São João Limpo, envolvendo policiais civis e militares da 14ª e 13ª, Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, com sede em Irecê e Seabra, do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê, 7° Batalhão de Polícia Militar e integrantes da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa).

A ação teve o objetivo de cumprir diversos mandados de busca e apreensão e investigar crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico em Irecê.

Além de cumprir os mandados de busca e apreensão, durante a operação foram presos em flagrante Valter Correia Gonzaga, o Mácula e Tiago Santos Da Silva, conhecido por Thiagão. O primeiro, pelo crime de tráfico de drogas, sendo apreendido na sua residência aproximadamente 01kg de maconha prensada e encaminhado diversos veículos para a perícia. Já Thiagão, por ter sido encontrado haxixe na sua casa. Foi apreendido um adolescente infrator de iniciais J.P pelo Ato Infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. As informações são da Polícia Civil.

Morte decorrente da Intervenção Policial

De acordo com a Polícia Civil, após o início do cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência de um homem de prenome Nesivaldo, conhecido como Dubrega, ele deflagrou disparos contra as equipes da Polícia Civil e da guarnição da Caesa, que diante agressão reagiram e o alvejaram. Nerisvaldo foi socorrido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.

Resultados da Operação

Segundo o delegado Ernandes Junior, foram conduzidos 08 pessoas e um homem veio a óbito, morto em confronto. Aprendida uma arma de fogo. Apreendida Aproximadamente 01kg de maconha, mais de 27 pinos de cocaína, munições e toca ninja. “Ressalto que o sucesso da operação se deu pelo o esforço e participação de mais de 60 homens das forças de segurança ( Polícia Civil e Polícia Militar) no intuito de combater a criminalidade e permitir o sucesso dos festejos juninos da cidade de Irecê”, disse.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem que transportava drogas em ônibus é preso em Roda Velha

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 / Região

Por volta das  22h15 desta quarta-feira (20),  duas guarnições da Rondesp Oeste , ao realizar abordagens a veículos no povoado de  Rodavelha, município de São Desidério, foi abordado o Ônibus de  n° 0742 da empresa Guanabara que faz a linha Goiânia/Barreiras, durante vistorias foi encontrado no interior do citado veículo uma mochila de cor cinza  contendo 03 (três) tabletes de uma substância analógica à crack.

Sendo indentificado como proprietário do referido material, ROBSON JHONE DA SILVA , 23 anos, residente em Sao Desidério.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão sendo o mesmo e todo material apreendido apresentados na DP de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

 Material apresentado 
* 3 KG ( três quilos ) de substâncias analógica a crack
*Uma mochila contendo pertences pessoais


Blogbraga/RONDESP

Compartilhar no Whatsapp

Incêndio de grandes proporções atinge plantação de capim em Barreiras

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 / Região

Uma grande área de capim foi atingida pelas chamas. (Foto: Gazeta 5)

Bombeiros e funcionários da fazenda trabalharam no combate às chamas. (Foto: Gazeta 5)

Pelo menos cinco hectares da vegetação foram atingidas pelas chamas; ninguém ficou ferido.

Um incêndio de grandes proporções atingiu o capinzal de uma fazenda no início da tarde desta quarta-feira (20), no povoado de Riachinho, em Barreiras. Pelo menos cincos hectares da plantação foram atingidas pelas chamas.

Segundo informações, o fogo teria começado em uma parte do capinzal que fica próximo a uma rodovia. Pouco tempo depois, as chamas já haviam se espalhado para várias áreas da vegetação.

Bombeiros militares do 17º Grupamento de Bombeiros Militar e funcionários da fazenda trabalharam incansavelmente para conseguir controlar o fogo. Depois de horas de combate, já no início da noite, eles conseguiram debelar o incêndio. Ninguém ficou ferido. 


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fonte: Gazeta 5 Parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Após 10 anos, Prefeitura volta realizar Taça Barreiras de Futsal

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 / Região

Dando continuidade ao compromisso de investir no esporte local, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Diretoria de Esportes dentro do programa Brincar e Viver, retomou a realização da Taça Barreiras de Futsal. No início da noite desta terça-feira, 19, a bola rolou na quadra pública João XXV, do Bairro Vila Brasil. Segundo o diretor de esporte do município, há anos os esportistas amadores esperavam por esta atenção do Poder Público.

“Estamos muito felizes em retomar depois de cerca de 10 anos, esta competição. A Prefeitura vem investindo muito na qualidade de vida do barreirense, principalmente incentivando a prática esportiva, nossa defesa é a incursão em modalidades esportivas que promovam também a cidadania nos bairros e nas áreas públicas”, destacou o diretor de esporte Fernando Machado.

A disputa seguirá até agosto com premiações em dinheiro para os melhores times e jogadores. Os embates de terça-feira foram entre Sarayevo e Corinthians; Vitória e Inacreditável. O Sarayevo levou a melhor, goleando o adversário com 11 gols, ao Corinthians restou o gol de honra. Já o Inacreditável venceu com placar final de 5×1.

As partidas de futsal são abertas ao público e ocorrem nas quadras da Vila do SAS, Vila Brasil e Vila dos Funcionários, às terças, quintas e sábados. Dezesseis equipes participam da Taça Barreiras.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR, PRF POLÍCIA CIVIL E GUARDA MUNICIPAL REALIZAM MAIS UMA OPERAÇÃO SATURAÇÃO EM BARREIRAS

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

Hoje (20/06), as forças de segurança da cidade se juntaram em mais uma edição da Operação Saturação, com o intuito  combater a criminalidade local. 

A Operação Saturação foi criada há 02 anos e 04 meses e tem como objetivos, reforçar o policiamento, combater a criminalidade e reduzir os índices de CVLI e CVP, aumentando a sensação de segurança na comunidade. 

Participaram dessa Operação sob Coordenação do CPRO:  83 e 84 CIPM's, CIPT Oeste, CIPE Cerrado, 3a CIPrv, além da  PRF, PC e a GCM.
Foram montadas Barreiras de trânsito em pontos estratégicos da cidade e guarnições volantes.

Foram empregados nessa Operação:

✅  15 Viaturas 4 rodas;
✅  80 Agentes de segurança;

A Operação alcançou os objetivos almejados, com forte impacto visual, trazendo grande sensação de segurança para a comunidade Oestina obtendo ao final os seguintes resultados: 

✅ 01 veículo removido ao pátio legal;
✅ 45 estabelecimentos comerciais abordados;
✅ 91 veículos 4 rodas abordados;
✅ 147 veículos 2 rodas abordados;
✅  685 pessoas abordadas.
✅ 02 mandados de prisão cumpridos;

Das ações e abordagens desenvolvidas, foram obtidos os seguintes resultados:

FASE 1

✅01 elemento preso em flagrante delito:
✅ 01 trouxa de maconha;
✅ 01 veículo cruze branco com restrição Furto/Roubo com placa clonada OZT 5495 (Roubado/furtado em Salvador/BA - placa original OVD 9633);
✅ 01 CRLV falsificado do referido veículo;
✅ 01 CNH falsificada com foto e nome falso do conduzido;
✅ 01 celular marca motorola;
✅ 01 rolo de papel filme;
✅  R$ 740,00 reais em espécie.

Fase 2

✅ 03 elementos autuados em flagrante delito;
✅ 01 Revolver cal.38 n° Ka 404308;
✅ 04 munições cal.38;
✅ 1,883 kg de cocaína;
✅ 01 balança de precisão;
✅ R$ 718,45.

"PMBA e comunidade na corrente do bem."


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: FORMATURA PROERD PRIMEIRO SEMESTRE 10 BEIC

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

O 10° BEIC forma mais uma turma do Proerd, desta vez no Centro Municipal de Ensino Rosa de Saron. Foram formados 284 alunos da educação infantil e series iniciais. A formatura foi realizada dia 20/06/2018, na Igreja Missão Mundial Servos, bairro Santa Luzia, em Barreiras.

Esteve presente no evento o Ten Cel Ricardo Medeiros cmt do 10o BEIC, Cap PM Gama cmt da 84 CIPM, Ten PM Berto, representando o cmd da 83 CIPM e a ST PM Andrea representando o cmd do CPRO. O evento foi um sucesso e os alunos  proerdianos se destacaram pela sua alegria contagiante.

"Proerd 10 anos no Oeste Baiano, na Corrente do Bem!"


Blogbraga/10º BEIC

Compartilhar no Whatsapp

AÇÃO INTEGRADA DA 83 E 84 CIMP/PETO COM O NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA DA 11 COORPIN BARREIRAS CUMPREM MANDADO DE BUSCA, APREENSÃO E PRISÃO DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA.

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

Por volta das 10:00h desta quarta-feira (20), guarnições PETO 83, PETO 84 e Núcleo de Inteligência da 11 Coorpin, em operação integrada, deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, visando o combate ao tráfico de drogas na cidade.

Segundo as investigações, dois indivíduos envolvidos com roubo a instituições financeiras estariam traficando drogas nas imediações dos bairros Barreirinhas e Vila SAS. Após troca de informações entre a Polícia Civil e Polícia Militar, foi representada pela busca e apreensão dos alvos, sendo dado cumprimento na manhã de hoje aos mandados.

Em uma das residências a polícia encontrou o nacional ICARO PEREIRA DE LIMA, natural de Barreiras/BA, que apresentou um documento falso durante a abordagem. Além disso, estava na posse de um veículo roubado na cidade de Salvador/BA, com placa clonada e CRLV falso.

Icaro possui passagens por participação por roubo a banco na cidade de Formosa do Rio Preto, bem como assalto as agências dos Correios da cidade de Pindorama - TO, Estado no qual o mesmo possui um mandado de prisão após romper a tornozeleira eletrônica e fugir para a cidade de Barreiras/BA.

Com o mesmo foi encontrado o seguinte material:

- 01 trouxa de maconha;

- 01 veículo cruze branco com restrição Furto/Roubo com placa clonada OZT 5495 (Roubado em Salvador/Ba placa original OVD 9633);

- 01 CRLV falsificado do referido veículo;

- 01 CNH falsificada com foto e nome falso do conduzido;

- 01 celular marca motorola;

- 01 rolo de papel filme;

- R$ 740,00 reais em espécie.

O conduzido está sendo autuado em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e receptação, sendo que, após as formalizações de praxe, será recambiado para o presídio de Barreiras/BA.

PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM

A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 PETO/ 84 PETO PMBA/ 11 COORPIN BARREIRAS

Compartilhar no Whatsapp

Detento é flagrado com droga após banho de sol no Conjunto Penal de Barreiras.

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

Foi registrado no final da tarde desta terça-feira (19), na Delegacia de Polícia em Barreiras a ocorrência de um detento identificado como Pedro Isac Doroteu Prado flagrado com 79 gramas de uma substância análoga a maconha embalado em um saco plástico escondida nas partes íntimas.

Os agentes encontraram a droga durante revista ao retorno dos detentos após o banho de sol para a carceragem.

O presídio em Barreiras conta com um sistema rigoroso de revistas e mesmo assim as tentativas de infiltração de materiais ilícitos como drogas por exemplo, acontecem.

O Blogbraga noticiou nesta terça-feira (19), o caso de uma mulher que foi presa em flagrante tentando entrar com material entorpecente no Conjunto Penal.

Clique no link e reveja a matéria:

http://blogbraga.com.br/Noticia/mulher-e-presa-em-flagrante-tentando-introduzir-drogas-no-conjunto-penal-em-barreiras-/47304


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

RONDA MARIA DA PENHA JÁ ESTÁ ATUANDO NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM BARREIRAS.

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

A população de Barreiras tem notado a presença constante de uma viatura com plotagem diferente efetuando ações na cidade. De que se trata?

Trata-se da viatura da Polícia Militar usada exclusivamente na RONDA MARIA DA PENHA que atua de forma decisiva no ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Faz parte do projeto de interiorização da Operação Ronda Maria da Penha de Salvador (Capital), que atua brilhantemente há três anos sendo inclusive referência internacional e detentora de vários prêmios.

Em Barreiras a equipe conta com o comando da Tenente Nina Marques tendo um efetivo inicial de 13 Policiais Militares sendo três mulheres e dez homens. Todos passaram por um processo de treinamento especial.

Em fase de estágio, as visitas da Ronda Maria da Penha acontecem a mais de um mês na cidade e agora conta com uma viatura exclusiva em escala de trabalho de domingo a domingo.

Em entrevista ao Blogbraga na tarde desta quarta-feira (20), a Tenente Nina Marques, afirmou que a receptividade tem sido muito positiva e também de gratidão por parte das mulheres que passam por violência. Um acompanhamento é feito proporcionando segurança à vítima mostrando que a mesma não está sozinha.

Barreiras conta com a RONDA MARIA DA PENHA, a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher); Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) – todos unidos contra a violência à mulher.

Parabenizamos e desejamos constante sucesso a todo efetivo da RONDA MARIA DA PENHA plenamente envolvidos no enfrentamento a violência contra a mulher em Barreiras!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Câmara de Barreiras participa da reinauguração de mais duas escolas municipais

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

Nesta terça-feira, 19, a comunidade estudantil do Colégio Eurides Santana teve a alegria de receber a unidade de ensino totalmente reformada, e a Câmara de Vereadores esteve presente na entrega dos trabalhos que vão mudar a rotina de funcionários e alunos que contam hoje com um espaço bem mais aconchegante.

O presidente Gilson Rodrigues e os vereadores Hipólito, Eurico Queiroz, João Felipe, Sobrinho, Otoniel e Cezar da Vila, participaram do evento e viram os investimentos que foram feitos pela prefeitura. “Como morador estou muito feliz e como ex-estudante mais ainda. Como é bom voltar aqui e ver a escola tão bem cuidada pela administração pública. As crianças e os adolescentes do bairro precisam de um lugar assim”, afirmou Gilson Rodrigues.

O Colégio Eurides Santana funciona há vinte e oito anos. Fundado na gestão do ex-prefeito Paulo Braga, atende hoje cerca de 1200 alunos, distribuídos em quinze salas que foram climatizadas. Toda a parte externa e interna da escola recebeu pintura nova; teve troca de piso; portas; revestimento de paredes, e houve investimentos em grades para melhorar a segurança.

Esta é a primeira vez que o Colégio Eurides Santana passa por uma grande reforma. O prefeito Zito Barbosa também entregou nesta terça-feira os serviços realizados na Escola Otávio Mangabeira Filho, no loteamento Rio Grande. Agora, já são trinta escolas reformadas na sede e zona rural, do total de trinta e três previstas no calendário da Secretaria Municipal de Educação.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Preso acusado de esquartejar corpo encontrado dentro de cova em Morro do Chapéu

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

A Polícia Civil de Morro do Chapéu/BA, na região da Chapada Diamantina, elucidou o caso relativo a um corpo encontrado enterrado em uma cova e esquartejado no município.

Neste último final de semana, os investigadores prenderam Leandro Santos Oliveira, 23 anos, suspeito de ter assassinado Laion dos Santos Almeida, de 29 anos, que havia desparecido desde o início do mês de maio deste ano.

À autoridade policial, o acusado disse que matou e esquartejou a vítima por causa de dívida de droga. Os restou mortais foram removidos por peritos do Departamento de Polícia Técnica de Irecê para o Instituto Médico Legal onde foram examinados.

Em seguida, familiares reconheceram a vítima através de uma tatuagem que tinha em uma das pernas e pela arcada dentária, isto porque a vítima no passado teve um dos dentes quebrado por um acidente de motocicleta.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Professor de Direito da FASB é convidado para dar aula para acadêmicos de Medicina da UFOB

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 / Região

Cerca de 40 acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB), tiveram uma aula diferente na segunda-feira (11). A convite do professor Angevaldo Lima, da disciplina Deontologia e Medicina Forense, o professor de Processo Penal, da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Luiz Antonio Fabro de Almeida, fez uma entrada na sala para fazer uma abordagem introdutória ao Direito Penal.

“Esses alunos precisavam entender alguns conceitos básicos sobre inquérito, execução penal e crime, imprescindíveis para iniciar o tema perícia médica, então, atendemos ao convite do professor Lima e fizemos essa introdução. Particularmente, achei muito interessante, os acadêmicos demonstraram um comportamento admirável, participando com perguntas, foi muito produtivo”, avalia o professor Luiz.

De acordo com ele, a parceria entre as instituições de ensino traz resultados positivos para ambas e pode ter continuidade. Recentemente o professor Angevaldo Lima fez uma palestra sobre Medicina Legal durante o 16º Congresso de Iniciação Científica da FASB aos alunos da área de saúde e do curso de Direito. “Estas experiências nos deixaram animados para continuar levando nossos conhecimentos a acadêmicos de outras áreas e instituições”, disse o professor Luiz que ressalta que novos encontros devem ser agendados.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Sporttime Grupo Marabá Contabilidade Rondon Luz motos Segurança em Eventos Global Silvano Santos àguia motos DPVAT Barreiras renda extra Mimogás Casas Baiana Unopar Clinica Vitoria Mimoso Segurança Oeste Manutenção Coyote Guarda Municipal Rabelo Mineiros G&G Magazine PM Protegendo Seguros Pantanal Fontana Imperial Mundo Verde Compre Bem Delicia Online Celulares Digital Informatica Click Tec G7 Evolucao Dique Denuncia Pollo Exaustores Eólicos CISO Extreme Polícia Civil Neli Cultura