COVID-19

NOTÍCIAS

24ª CIPM APREENDE ARMA DE FOGO EM JACOBINA

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Região

Na noite desta terça-feira, 07 de abril, Policiais Militares da 24ª CIPM em Jacobina, durante rondas cotidianas pela cidade, deparou-se com um indivíduo guiando uma motocicleta em atitude suspeita na Avenida Centenário nas proximidades do IFBA e, ao avistar a viatura PM, empreendeu fuga.

Diante da reação do motociclista, os Policiais procederam no acompanhamento do mesmo. Instantes após, o indivíduo dispensou algum objeto ao chão, evadindo-se sentido o Bairro Anadissor, não sendo mais alcançado pelos Policiais, os quais retornaram para averiguar o objeto dispensado, quando então foi verificado que se tratava de uma arma de fogo do tipo revólver inox, calibre 38 com (06) cartuchos intactos.

A arma de fogo apreendida fora apresentada na sede da 16ª COORPIM para que medidas cabíveis sejam adotadas.

“Parabenizo os Policiais Militares que, na persistência das rondas e abordagens diuturnas, acabam obtendo êxito nas apreensões deste gênero. A 24ª CIPM sempre estará de prontidão para Servir e Proteger a população em nossa área de atuação.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 08 de abril de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

ERRATA: EQUIPES DO GMAR RESGATAM CORPO DE HOMEM QUE TERIA SE AFOGADO EM CAJAZEIRAS – CORPO DO CAMINHONEIRO CONTINUA DESAPARECIDO!

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Região

Equipes do 13° Grupamento de Bombeiros Militar (13°GBM/Gmar), resgataram, na tarde desta segunda-feira (6), o corpo, provavelmente, do rapaz que desapareceu no meio liquido, na região de Cajazeiras neste domingo (5).

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai realizar a identificação.

Buscas pelo caminhoneiro são retomadas...

Informamos que a vítima que desapareceu no último sábado (4), no rio em Xique-Xique, ainda não foi localizada. Nesta terça-feira (7), as buscas serão retomadas.

13º GBM/Gmar


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 13 GBM/Gmar

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso com droga em Cafarnaum, na região de Irecê

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Região

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar realizada na noite de terça-feira (07), resultou na prisão de um homem de 28 anos, que foi flagrado com droga, na cidade de Cafarnaum, região de Irecê.

Segundo a PM, ao perceber a presença das viaturas, o suspeito tentou fugir, mas foi contido pelos policiais. Com ele os policiais encontraram uma porção de cocaína.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local onde foi feito o flagrante pela autoridade policial.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARNIÇÃO PETO DA 83ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE DROGAS

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Região

Nesta terça-feira (07), a PMBA, por intermédio da 83ª, presta mais uma vez, UM EXCELENTE SERVIÇO PARA A SOCIEDADE, que durante o patrulhamento urbano realizado no Centro, na rua José de Alencar, mais precisamente na praça de alimentação, deparou-se com a pessoa I. S. L. segurando uma sacola cor rosa.

A viatura aproximou, deu voz de abordagem, e foi constatado que dentro da sacola que ele segurava havia uma substância análoga a cocaína pesando aproximadamente 341g. 

Diante da situação exposta foi dado voz de prisão em flagrante ao imputado e apresentado na 11º COORPIN para deliberações cabíveis da autoridade policial competente. 

Material apresentado:

 341g de substância análoga a cocaína.

- R$ 400,00 reais em espécie.

- 01 celular Samsung A20 de cor preta.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp

Irecê e mais nove cidades baianas decidem conjuntamente pelo cancelamento dos festejos juninos de 2020

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Região

Foto: Google

Em função da Pandemia do Coronavírus, que aflige todos os municípios Brasileiros, numa decisão conjunta, dez cidades Baianas que realizam os maiores e mais tradicionais festejos juninos, resolveram cancelar o São João e o São Pedro deste ano.

Após diversas reuniões virtuais nos últimos dias e troca de informações, os gestores optaram por uma decisão coletiva, onde o combate à Pandemia foi priorizada.

As cidades que decidiram cancelar os eventos são: Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Miguel Calmon, Piritiba, Santo Antônio de Jesus, Seabra e Senhor do Bonfim.

O que mais pesou na decisão dos gestores foi a informação do Ministro da Saúde, indicando fortes possibilidades de que o pico da infecção no Brasil, ocorra entre os meses de maio e junho. Outro fator que pesou bastante na decisão dos prefeitos, diz respeito às incertezas do mercado econômico para os próximos meses. A iniciativa visa também evitar que comerciantes não venham a sofrer prejuízos ainda maiores, caso, de fato, a festa tivesse de ser, forçosamente, cancelada depois de investimentos realizados.

Diversos outros municípios já vinham tomando essa decisão, haja vista o agravamento da pandemia. O presidente da UPB, Eures Ribeiro, já vinha defendendo essa tese em função das dificuldades que os municípios já vinham enfrentando desde que o coronavírus entrou no Brasil.

De acordo com o documento publicado, cada município irá editar seu decreto, onde, além de cancelar o São João e São Pedro, determina que todos e quaisquer eventos festivos, ficam suspensos até 31 de julho, com o objetivo de evitar aglomerações.


Blogbraga/Fonte: Cultura & Realidade/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP OESTE REALIZA A ENTREGA DE DONATIVOS À RONDA MARIA DA PENHA QUE AJUDA FAMÍLIAS ASSISTIDAS PELO PROJETO

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Região

Nesta terça-feira (07), a Polícia Militar da Bahia, por intermédio da CIPT-O (RONDESP OESTE), realizou entrega à Ronda Maria da Penha, donativos que
foram arrecadados junto ao efetivo da Unidade. A arrecadação dos donativos, realizada entre o efetivo lotado na CIPT/Oeste, teve o objetivo de ajudar as familias
assistidas pela da Ronda Maria da Penha e que passam por dificuldades devido ao atual cenário.

Alimentos arrecadados:
19 pacotes de arroz;
09 pacotes de açucar;
01 pacote de café;
03 pacotes de farinha;
16 pacotes de feijão;
20 pacotes de flocão;
04 pacotes de macarrão;
03 litros de óleo de soja;

PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM RONDESP OESTE “BRAÇO FORTE DO OESTE BAIANO”


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOMBEIROS RESGATAM JIBOIA DE 1,5 METRO EM QUINTAL DE RESIDÊNCIA

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Região

Ocorrência aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no bairro Bandeirantes.

Bombeiros militares do 17º Grupamento resgataram uma jiboia do quintal de uma casa, na manhã desta terça-feira (7), no bairro Bandeirantes, em Barreiras.

A cobra tinha certa de 1,5 metro de comprimento e aparentava não estar ferida.  Ela foi percebida por um morador da residência, que acionou o resgate.

Logo após captura, a jiboia foi colocada em uma caixa própria para o transporte e devolvida à natureza.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS (COVID-19) Nº 038 DE 07 DE ABRIL DE 2020

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nas últimas 12 horas não houve nenhuma identificação de caso com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

A Secretaria de Saúde informa que está monitorando agora 152 (cento e cinquenta e dois) casos com suspeitas leves que se encontram em isolamento respiratório domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames.

A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão dos resultados dos demais exames dos casos suspeitos enviados a Salvador, para divulgação. Assim como manterá a publicação de boletins diários para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 07 de abril de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Segundo caso de coronavírus é confirmado em Barra (BA)

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (06), o município de Barra (BA) na região do Vale do São Francisco, confirmou o segundo caso de coronavírus na cidade.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em saúde, a paciente é uma enfermeira da equipe que atendeu o primeiro caso positivo, no último dia 30 de março.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia registra 437 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,7% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve onze óbitos, sendo 08 no município de Salvador (05 idosos do sexo masculino, 01 idosa do sexo feminino, 01 pessoa do sexo masculino de 55 anos e 01 pessoa de 41 anos do sexo feminino), 01 óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e 01 no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos). A letalidade foi de 2,28%.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Codevasf prepara ocupação de 39 lotes no Baixio de Irecê após testes em equipamentos

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Região

O governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), intensifica as ações para ocupação de lotes do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, localizado entre os municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. A empresa realizou, no último mês de março, testes de pressurização da água em áreas da Etapa 1 do projeto. O objetivo é liberar no segundo semestre deste ano a ocupação de 39 lotes de cerca de 30 hectares destinados a médios produtores, totalizando 1,1 mil ha de área irrigada. Os primeiros contratos de concessão que autorizam a ocupação e a irrigação dos lotes foram assinados no final de 2019.

“Por meio do Projeto Baixio de Irecê, a Codevasf irá alavancar o desenvolvimento do Médio São Francisco. Os recursos investidos nesse empreendimento trarão inúmeros benefícios para a população. Ao todo, vamos executar neste ano cerca de R$ 22,7 milhões no projeto, oriundos da Lei Orçamentária Anual e Termo de Execução Descentralizada”, afirma o presidente da Companhia, Marcelo Moreira.

Os testes foram realizados nos conjuntos de motobombas da Estação de Bombeamento – EBA 5 e na rede de adutora do setor 3, da Etapa 1 do projeto. De acordo com Frederico Araújo Rodrigues, gerente de Implantação de Obras da Codevasf, os testes foram favoráveis. “Foi executada a montagem eletromecânica da EBA – 5 que levará água pressurizada aos lotes por meio de adutoras. A avaliação da estrutura em funcionamento foi positiva”, explica.

Com a conclusão dessa fase da obra, a previsão é que a ocupação dos lotes do setor 3, da Etapa 1, ocorra em outubro deste ano. A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa iniciou a convocação dos irrigantes  selecionados para assinarem o contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e liberação dos lotes para as atividades produtivas.

“Possibilitar a expansão da agricultura irrigada, tornar as terras produtivas em áreas tradicionalmente carentes de água no semiárido e incentivar a produção agrícola são ações que realmente transformam vidas e a realidade de uma região com possiblidades reais de desenvolvimento”, avalia Sérgio Luiz Soares de Souza Costa, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf.

Em implantação

O Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, localizado no Médio São Francisco, tem uma expectativa de beneficiar uma população de cerca de 249 mil pessoas e a geração de aproximadamente 59 mil empregos diretos e 118 mil empregos indiretos.

A implantação das obras do projeto está prevista para execução em nove etapas, totalizando uma área de 48,2 mil ha, sendo que estão em fase de execução as Etapa 1 e 2, totalizando 42,2 km de canal já construído e uma área de 16,4 mil ha de área irrigada.

Já foram investidos pelo governo federal, por meio da Codevasf, cerca de R$ 968,4 milhões para aquisição de terras, obras nas etapas 1 e 2 e manutenção do projeto. Em dezembro de 2019, foram descentralizados para Codevasf R$ 16,2 milhões de recurso extraparlamentar proveniente de Termo de Execução Descentralizada, proveniente da Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, para pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso Projeto Baixio de Irecê. A obra será executada por meio de convênio com o munícipio de Itaguaçu da Bahia.

“O Projeto Baixio de Irecê irá mudar o retrato da economia local dos municípios da região de Xique Xique, Itaguaçú da Bahia e Irecê. A agricultura irrigada é um instrumento eficiente no aumento da produtividade e vem concretizar um sonho de décadas da população desses municípios. É geração de renda, muito emprego e a Codevasf cumprindo seu papel de levar desenvolvimento com sustentabilidade ao vale do São Francisco”, explica Harley Xavier Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

A produção estimada anual no projeto nas Etapas 1 e 2 é de aproximadamente 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos, gerando 4 mil empregos diretos e 16 mil indiretos.

A exploração agrícola nessas etapas deverá se concentrar na fruticultura nos lotes de pequenos e médios produtores, em especial na cultura de banana, mamão, goiaba, melão e limão. Nos lotes empresariais, a perspectiva é de produção de grãos, como soja, milho, sorgo e feijão, além de algodão.

Visita técnica

Os representantes do grupo Irriga Bahia, responsável pela futura administração, operação e manutenção do Baixio de Irecê visitaram, no mês de março, o município de Bom Jesus da Lapa e cidades vizinhas para troca de experiências, principalmente com a equipe do Distrito Irrigado Formoso, responsável pelas mesmas atribuições relacionadas ao perímetro irrigado Formoso.

Para entender o funcionamento de um distrito irrigado, foram realizadas palestra sobre administração, operação e manutenção do perímetro de irrigação, além de noções de hidrometria. O grupo também visitou infraestruturas de uso comum do perímetro irrigado, lote com produção de banana, limão e pokan e uma umpacking housede processamento de mamão.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Codevasf

Compartilhar no Whatsapp

RONDA MARIA DA PENHA DA 24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO EM JACOBINA POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA EM SEU DESFAVOR

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Região

Na tarde desta segunda-feira, 06, Policiais Militares da Ronda Maria da Penha da 24ª CIPM, foram acionados por uma senhora de 52 anos de idade, a qual passou a relatar que estava sendo ameaçada pelo seu ex-companheiro, um senhor de 67 anos de idade, que estava na condição de preso da justiça há quase um ano por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência e foi solto no último dia 31 de março.

Segundo relato da vítima, este homem, no momento de sua prisão, a ameaçou de morte assim que saísse da prisão, e desde a sua liberação aparece nas proximidades de sua residência localizada no Povoado do Genipapo em Jacobina, descumprindo assim, pela segunda vez, a Medida Protetiva de Urgência que ainda se encontra em vigor.

Munidos das informações, os Policiais Militares oriundos da Ronda Maria da Penha, com o apoio de Policiais Militares do 2º Pelotão, todos pertencentes da 24ª CIPM, foram até o endereço para averiguar a denúncia onde foi constatado o fato. O denunciado foi flagrado no quintal da residência da vítima e, ao avistar os Policiais, tentou se evadir pelos fundos, não logrando êxito.

Ao infrator da lei fora dada voz de prisão e apresentado na sede da 16ª COORPIM em Jacobina, onde o Delegado Plantonista procedeu com a lavratura do Flagrante Delito.

“A Ronda Maria da Penha é uma realidade na cidade de Jacobina e alcança, inclusive, ações que não fazem parte da sua rotina. E isso nos encoraja a continuar com este trabalho. Em tempo, parabenizo aos Policiais Militares da Ronda Maria da Penha e do 2º Pelotão na exitosa ação, onde um provável feminicídio fora evitado.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 07 de abril de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando 


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTOQUEIRO FICA DESACORDADO E FERIDO APÓS COLIDIR NO FUNDO DE UM CARRO

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

Um acidente tipo colisão entre moto e carro aconteceu por volta das 18:00h desta segunda-feira (06), na Rua Barão de Cotegipe, quase em frente ao Restaurante do Val em Barreiras.

De acordo com informações colhidas no local, o motoqueiro com sua Kawasaki, trafegava na Rua Barão de Cotegipe sentido centro, quando então o condutor de um VW/Saveiro que vinha da Rua Ipiranga (travessa), adentrou na Barão de Cotegipe dando sinal para a direita. O motoqueiro foi “tirar” do carro, mas desviou para o mesmo lado e colidiu na traseira do veículo.

A pancada foi bastante forte causando muita avaria na motocicleta e o motoqueiro chegou a perder os sentidos. Já o carro teve pouca avaria e o motorista não se machucou.

O SAMU foi acionado e prestou socorro à vítima que voltou aos sentidos e foi encaminhada para o Hospital do Oeste para exames mais detalhados.

A Polícia Militar era aguardada para registrar a ocorrência.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: HOMEM É VIOLENTAMENTE ASSASSINADO EM UM POVOADO PRÓXIMO DO DISTRITO DE CARIPARÉ

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

Rafael da Conceição dos Santos, 25 anos, natural de Riachão das Neves/BA, foi morto por volta das 11:30h desta segunda-feira (06), enquanto estava no interior da residência localizada no povoado Funil, nas proximidades do Distrito de Cariparé, zona rural de Riachão das Neves/BA.

A morte teve requintes de crueldade, havia muitas perfurações em várias partes do corpo feitas provavelmente com arma branca (faca), além disso a vítima apresentava perfurações na cabeça por disparo de arma de fogo, e um corte contuso na testa.

De acordo com informações que é investigada pela Polícia, um tiroteio provavelmente entre gangues teria acontecido mais cedo no Distrito de Cariparé, conhecido por sua violência.

Uma das linhas de investigação da Polícia, é que o alvo dos criminosos seria uma outra pessoa, mas como não o encontrou, mataram o irmão do mesmo.

A Delegacia de Polícia solicitou a presença da Polícia Técnica que uma vez no local, iniciou os trabalhos periciais e removeu o corpo para o necrotério do DPT para necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM, DURANTE OPERAÇÃO DE COMBATE À POLUIÇÃO SONORA, APREENDE EQUIPAMENTO NA REGIÃO DE OUROLÂNDIA

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

Na noite desta segunda-feira, 05 de abril, Policiais Militares do 5º Pelotão, da cidade de Ourolândia, durante a Operação de combate à poluição sonora, abordaram diversos veículos e bares no Distrito de lagoa do 33, onde foi flagrado dois indivíduos com um veículo utilizando som automotivo em volume excessivo, perturbando o sossego da comunidade. Estes mesmos indivíduos, momentos antes, proferiram palavras de baixo calão aos prepostos da Guarda Civil Municipal, os quais receberam apoio da Polícia Militar na ocasião.

Diante dos fatos, o veículo, juntamente com o som automotivo, fora apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia local, para que medidas cabíveis sejam adotadas.

“Esta Operação, de combate à poluição sonora, deflagrada no mês de novembro do ano passado, vem garantindo dias mais tranquilos à comunidade de toda área de atuação da 24ª CIPM. Parabenizo os Policiais Militares que, seguindo orientações deste Comando, garantiram o sossego, a ordem e a paz públicas na região do município de Ourolândia.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

 "PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

 Jacobina, 06 de abril de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

EQUIPES DO 13° GBM/GMAR LOCALIZAM CORPO PROVAVELMENTE DO MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE CAIU NO RIO SÃO FRANCISCO

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

Mergulhadores do 13° Grupamento de Bombeiros Militar (13°GBM/Gmar), após incessantes buscas, localizaram na tarde desta segunda-feira (6), o corpo, provavelmente, do rapaz que estava no caminhão que caiu no Rio sentido Barra, quando atravessava a balsa no último sábado (4).

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai realizar a necropsia e identificação do corpo encontrado.

No momento do acidente, duas pessoas estavam no veículo, uma conseguiu se salvar.


Blogbraga/Repórter Paiva/ 13° GBM/Gmar

Compartilhar no Whatsapp

MERGULHADORES DO 13° GBM RETOMAM BUSCAS A MOTORISTA DE CAMINHÃO QUE CAIU NO RIO SÃO FRANCISCO

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

Mergulhadores do 13° Grupamento de Bombeiros Militar (13°GBM/Gmar), retomaram as buscas a um pessoa que estava no caminhão que caiu de uma balsa em Xique-Xique, quando atravessaram o rio sentido Barra, no último sábado (4).

No momento do acidente, duas pessoas estavam no veículo, uma conseguiu se salvar e o motorista identificado por Jardel Barbosa de Lima, 32 anos continua desaparecido.

Clique no link e reveja matéria:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=caminhao-cacamba-cai-de-balsa-e-motorista-desaparece-no-rio-sao-francisco-em-barra&Id=78837


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 13 GBM/Gmar

Compartilhar no Whatsapp

Rapaz de 17 anos é morto a golpes de faca em Xique-Xique

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

Na tarde deste domingo (06), por volta das 14h, um rapaz identificado por Maycon Lima Soares, 17 anos, foi morto com golpes de faca em Xique-Xique, no Vale do São Francisco.

Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Barão do Rio Branco, área central da cidade. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê.

A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Central tem aglomeração de idosos em banco

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

Na manhã desta segunda-feira (06), mesmo com recomendação de quarentena por parte do Ministério da Saúde para conter o avanço da pandemia de covid-19, idosos têm se aglomerado nos bancos em busca de atendimento na cidade de Central, região de Irecê.

É comum a existência de filas em todo final/início de mês, quando são realizados pagamentos de aposentados. As longas filas nos bancos, principalmente do lado de fora, quando se tem pouco controle da distância entre as pessoas, virou alvo de preocupação. “ Não adianta falar, pois o pessoal não respeita a distância”, disse Antônio Carlos da Silva, vigilante que presta serviço ao posto de atendimento do Banco do Brasil em Central.

Até este domingo, a Bahia registrava 401 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo que 1914 casos foram descartados e houve nove óbitos, sete notificados em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga.

Para evitar aglomerações, os bancos, por recomendação da Febraban, entidade que os representa nacionalmente, estão com horários especiais de atendimento: das 9h às 10h, a preferência é para os idosos, e das 10h às 14h o público em geral.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

CORONAVÍRUS: NOTA DA PREFEITURA DA CIDADE DE BARRA POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Região

A Prefeitura Municipal de Barra, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em saúde, informa que a enfermeira da equipe que atendeu o primeiro caso positivo, realizou teste para COVID19. A mesma apresentou sintomas leves e foi coletado por precaução. Recebemos o resultado hoje 06/04 às 8h, testando POSITIVO para o vírus.

Lembramos que devemos continuar com todos os métodos de prevenção buscando obedecer as normas da OMS - Organização Mundial da Saúde.

Prefeitura Municipal de Barra 
Secretaria Municipal de Saúde
#FICAEMCASA


Blogbraga/Secretaria Municipal de Saúde de Barra

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE BARREIRAS INSTITUI PLANO MUNICIPAL DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS E NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Região

 

Em novo decreto, publicado na tarde desse domingo (05), a Prefeitura de Barreiras institui o Plano Municipal de Retomada das Atividades Econômicas, bem como estabeleceu novas medidas de prevenção e controle para o enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) no município. A íntegra do documento pode ser conferida no site oficial da Prefeitura de Barreiras através do link: (Diário Oficial 05/04/2020 – Edição 3168).

O decreto leva em consideração todas as medidas tomadas pelo município, no enfrentamento à pandemia, os dados estatísticos de monitoramento da propagação do novo Coronavírus na cidade, cujo número de casos confirmados se manteve inalterado, assim como a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado que resultou na transformação do Hospital Municipal Eurico Dutra em unidade de referência para triagem e pronto atendimento da Covid-19, além do termo de cooperação técnica firmado com a Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB para a realização de exames que possibilitará maior eficácia no controle epidemiológico do vírus e a exclusividade de leitos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Oeste para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 que necessitem de suporte respiratório.

Pelo novo documento, as autoridades públicas, servidores e cidadãos deverão adotar todas as medidas e providências necessárias na prevenção e no enfrentamento à pandemia causada pelo Coronavírus como: o distanciamento social, cuidados pessoais, sobretudo na lavagem das mãos com uso de produtos antissépticos, dentre outras. A partir dessa segunda-feira (06) o transporte coletivo público passa a funcionar integralmente, cabendo à empresa não exceder a capacidade de passageiros sentados, realizar a limpeza e higienização diária, essas medidas também são válidas para motoristas de aplicativos.

O novo decreto também restabelece os funcionamentos comerciais, industriais e fabris, bem como dos bares, restaurantes e lanchonetes, esses somente até as 20h, após esse horário poderão funcionar internamente atendendo o público por telefone ou através de entrega delivery ou drive thru. Caberá cada seguimento realizar a higienização adequada, uso de EPIs e disponibilização do álcool em gel aos clientes. As atividades escolares municipais e públicas continuam suspensas até 17 de abril, bem como, por prazo indeterminado, as atividades do Programa Idade Viva, as atividades no museu municipal, Centro Cultural, Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha e demais equipamentos culturais da administração municipal.

Também continuam suspensas todas as atividades de clubes sociais de esporte e recreação, atividades de natação e hidroginástica em estabelecimentos privados e/ou públicos, as atividades coletivas em cinemas, casas de espetáculos, atividades em parques infantis privados, inclusive aqueles que funcionem nas dependências de estabelecimentos comerciais e restaurantes. Já o funcionamento das academias também foi restabelecido, observando alguns critérios, como limite de pessoas no espaço, uso de materiais assépticos, dentre outros.

Merece ser ressaltado que a Vigilância Sanitária realizará a fiscalização advertindo o responsável pelo estabelecimento das medidas que regem o decreto, o seu não cumprimento estará sujeito às penalidades e sanções aplicáveis, inclusive, no que couber, a interdição do estabelecimento e cassação da licença de funcionamento.

O trabalho presencial de todos os servidores públicos da administração municipal retorna internamente nessa segunda-feira, com exceção dos servidores com idade superior a 60 anos e que sejam portadores de doenças crônicas, que implica em maior risco de morbimortalidade relacionada à Covid-19, podendo exercer suas funções remotamente, por prazo indeterminado. O atendimento ao público será restabelecido a partir do dia 11 de abril.

Por fim, o decreto determina ainda, que as medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Motorista fica ferido após tombamento de carreta na BA/459 na estrada do Anel da Soja município de Barreiras

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Região

SAMU socorreu o motorista

A carreta tombou às margens da rodovia

O motorista recebeu os primeiros socorros ainda no local

O homem foi levado para UPA

BA/459

A carga de milho ficou espalhada às margens da rodovia

O trânsito ficou lento

A PRE - Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência

O motorista deu entrada na UPA

Por volta das 14h30, deste domingo (05), aconteceu um acidente tipo tombamento de uma carreta Rodotrem na BA/459 na altura do KM/123, na estrada do Anel da Soja no município de Barreiras, distante 60 km do centro de Luis Eduardo Magalhães.

O acidente:

Segundo informações, a carreta carregada com milho seguia sentido BR/242, quando o condutor de nome Alceu Dallabrida de 47 anos, perdeu o controle da direção após tentar desviar da buraqueira que tem em todo perímetro da rodovia BA/459, ele saiu da pista, não conseguiu retornar e tombou às margens da rodovia. Com o impacto do tombamento toda carga ficou espalhada no local.

O SAMU foi acionado para prestar socorro ao motorista que estava sentindo muitas dores. Durante a avaliação o mesmo apresentava agitação e queixava de dificuldade respiratória, foi dado os primeiros atendimentos ainda no local e depois foi encaminhado para UPA.

A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada e registrou a ocorrência. O trânsito ficou lento, mas não foi necessário a interdição da rodovia.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE BARREIRAS, EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO, ENTREGA À POPULAÇÃO O PRIMEIRO CENTRO DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO DA COVID-19

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Região

Na tarde dessa sexta-feira (03) o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado do secretário de saúde, Anderson Vian, da coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Oeste, Suzete Dias, diretor médico Rodrigo Melo, diretora administrativa Kátia Gabriela Sales e da enfermeira técnica Karyne Souza, entregou à população as novas instalações do Hospital Municipal Eurico Dutra que passou a ser o primeiro Centro de Atendimento da Covid-19, fazendo frente ao tratamento do novo Coronavírus no oeste da Bahia, em parceria com o Governo do Estado.

A unidade de referência irá atender pacientes de Barreiras e região Oeste. Segundo secretário de saúde, Anderson Vian, o acolhimento, a triagem e a coleta de exames serão realizados de acordo a classificação de risco, estabelecidas pelos protocolos do Ministério da Saúde. O Hospital, que foi totalmente restruturado, conta atualmente com 12 leitos, sendo 10 de observação e internamento conforme a necessidade do paciente, e dois leitos na sala vermelha, de estabilização para pacientes que apresentarem sintomatologia respiratória, além de respiradores, monitores e carrinhos de emergência que funcionarão 24 horas.

Composta por profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistente social, técnicos em enfermagem e radiologia, o Hospital Municipal Eurico Dutra, de acordo com o prefeito de Barreiras, poderá ter sua capacidade ampliada para até 35 leitos, conforme a necessidade. “Agimos com celeridade priorizando a vida e em parceria com o Governo do Estado estruturamos e colocamos à disposição da população de Barreiras e do Oeste, um Centro de Referência no Atendimento da Covid-19. Iniciando hoje o atendimento específico para pacientes com sintomas do novo Coronavírus caso haja necessidade. Esperamos não precisar, mas caso nosso povo precise o Hospital Municipal Eurico Dutra está pronto para ofertar esse atendimento especializado. Contar com esse suporte é fundamental para assegurar o tratamento da doença, mas o que precisamos a todo custo é evitar a proliferação do vírus, por isso o nosso apelo é que a nossa população continue em casa, ficar em casa é um ato de amor e respeito consigo, com a sua família e com nossa Barreiras”, destacou Zito Barbosa.

Os pacientes que eram atendidos na internação cirúrgica e acompanhamento clínico no Hospital Municipal Eurico Dutra, serão atendidos durante a pandemia no Hospital do Oeste (HO).


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão caçamba cai de balsa e motorista desaparece no Rio São Francisco, em Barra

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Região

Um motorista identificado por Jardel Barbosa de Lima, 32 anos, desapareceu no Rio são Francisco, na manhã deste sábado (04), por volt das 11h, depois que o caminhão caçamba em que ele estava caiu de cima de uma balsa, durante a travessia entre os municípios de Barra e Xique-Xique.

Ao correspondente do Blogbraga, Andrews Barbosa, primo do condutor do veículo, disse que o caminhão já foi localizado a cerca de 15 metros de profundidade. “ A Marinha já está no local. Estamos no aguardo do Corpo de Bombeiros que deverá estar chegando daqui a 30 minutos”.

Jardel estava vindo de Ibotirama na companhia de outra pessoa, que conseguiu sobreviver. O motorista é natural de Jussara, mas reside em Irecê. Ainda segundo Andrews, não dá para saber se Jardel ainda está dentro da cabine do caminhão ou foi arremessado para dentro do rio.

As buscas pelo homem desaparecido devem ser retomadas ainda na manhã deste domingo (05), assim que o Corpo de Bombeiros chegar ao local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Bebê de três meses é atingido na cabeça por faca no município de Canarana

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Região

A mãe e a criança estão no Hospital Regional

Um menino de três meses foi esfaqueado na noite da última da quinta-feira (02), por volta das 21h, na comunidade de Recife dos Aranhas, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito de ter aplicado os golpes de faca foi preso em flagrante por policiais militares. Visivelmente embriagado, Reinan Bento Nascimento, de 36 anos, invadiu a casa da ex-companheira Vanderleia Maria dos Anjos. Segundo informou o delegado Heloísio Sandro Lacerda ao correspondente do Blogbraga, o bebê acabou ferido após o suspeito tentar esfaquear a mãe e o pai da criança, atual companheiro da Vanderleia.

O menino foi levado para uma unidade hospitalar local e, em seguida para o Hospital Regional de Irecê. Lacerda compareceu às 07h30 da manhã desta sexta ao Hospital Regional. “ A criança teve traumatismo craniano, mas apesar disso, seu estado de saúde é considerado estável pelos médicos, sem risco de morte”, disse.

No entanto, até o final da manhã de ontem, a criança aguardava a avaliação de um neurologista para atestar com precisão mais detalhes sobre a saúde do paciente.

Ainda conforme a Polícia Civil, Reinan estava separado há cerca de dois anos da mãe do bebê, inclusive, já responde na Justiça por violência doméstica contra Vanderleia Maria.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
PM AFS Casa da Ferramenta Dupará Açaí Sutrans DPVAT Barreiras Mineiros Grupo Marabá Minas Aço Polícia Civil LH Madeiras Dique Denuncia P&F Global Contabilidade Rondon Sportime Delicia Ofertas - Hiper Santo Antonio DBT ORIX Imperial CMO Unopar Casa da Informática Coyote Extreme CISO Online Celulares Luz motos Oeste Beton G7 NET Guarda Municipal Paraíba Neli Oeste Manutenção Jaú ASMAT Midori Paisagismo Vida Farma