São Camilo GOV

Corbã
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021: NASCIDOS EM AGOSTO PODEM SACAR A 5ª PARCELA NESTA TERÇA-FEIRA (14/09)

Terça-feira, 14 de Setembro de 2021 / Brasil

Saldo ainda pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país 

A partir desta terça-feira (14/09), beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 nascidos em agosto podem sacar ou transferir os recursos da 5ª parcela que foram creditados na Poupança Social Digital. Os recursos ainda podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país.

As agências da CAIXA abrem as portas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não é preciso madrugar ou chegar antes do horário de abertura. Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas. 

Como realizar o saque em dinheiro

Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. 

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. 

O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui. 

Continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços. 

Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco. 

Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo CAIXA Tem: 

 http://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

Setembro Amarelo: pandemia não aumenta casos de suicídio no Brasil, mas números ainda são preocupantes

Sábado, 11 de Setembro de 2021 / Brasil

Relatório mostra que, no Brasil, foram registrados 12.895 casos de suicídio em 2020 e 12.745 casos em 2019

Estudos publicados em 2021 relacionando suicídio com a pandemia do coronavírus apontaram que, diferente do que muitos imaginavam, a crise sanitária não aumentou o número de suicídios no mundo. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgados em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o número de suicídios no Brasil em 2020 sofreu uma variação de 0,4% em relação a 2019. Foram 12.895 casos em 2020 e 12.745 casos em 2019.

Os dados, entretanto, não diminuem a importância do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro, e que também dá origem ao Setembro Amarelo. Para o psicólogo e neurocientista Marcus Vinicius Alves a pandemia trouxe também uma procura maior das pessoas pelo cuidado com a saúde mental, não só com ajuda de psicólogos e psiquiatras, mas também com o implemento de hábitos saudáveis e maiores discussões sobre saúde mental, principalmente com o auxílio de plataformas digitais.

"Houve um aumento de coesão na comunidade e senso de pertencimento que pode ter ajudado este processo, ou seja, a sensação de que estávamos todos passando pelo momento juntos costuma ser protetiva nestes momentos de crises nacionais. Não apenas isso, mas as pessoas estão falando mais dos seus estados mentais nesse momento, menos inclinadas a ocultar sentimentos e ansiedades, tendo em vista que estamos mais abertos enquanto sociedade a ouvir e cuidar uns dos outros", explica Marcus, que também é professor da Rede UniFTC.

Apesar dos números não terem aumentado na pandemia, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 também revelou uma crescente nos casos de suicídio no Brasil. Isso levando em conta dados de anos anteriores, como em 2012, que foram registrados 6.905 casos - pouco mais da metade do registro do ano passado.

Percebendo os sinais - Embora os números não demonstrem crescimento de casos de suicídio na pandemia, os dados ainda são preocupantes. O psiquiatra e professor de Medicina da UniFTC, Francisco Medauar, destaca que, por conta disso, é importante também perceber sinais que devem ser olhados com cuidado. Como exemplo têm os sinais verbais (expressão de desesperança, falar sobre se suicidar), comportamentais (isolamento de amigos e familiares, uso abusivo de drogas), e de humor (depressão, ansiedade, raiva).

"Tem vários sinais que a gente pode prestar atenção. Por exemplo, o sofrimento mental, no qual a pessoa tende a ficar mais chorosa ou mais irritada. Pode acontecer também uma queda de produtividade no trabalho ou nos estudos. Outra coisa que pode ocorrer são alterações de sono, de apetite e de peso. Com o tempo, e isso piorando, ela tende a falar frases do tipo 'queria sumir', 'queria desaparecer', 'queria não voltar mais'. Estes são sinais que podem um dia evoluir para um suicídio", pontua Medauar.

O psicólogo Marcus Vinicius recomenda nunca tratar a situação como 'bobagem'. "O mais importante é entender que muitas vezes as pessoas não percebem os sinais, sendo necessário estar sempre atento ao outro indivíduo e, principalmente, nunca ignorar esses sinais”, explica.

Já o psiquiatra Francisco Medauar pontua a importância de analisar a situação para saber a melhor maneira de agir. Ele recomenda que, se a pessoa for íntima, prestar acolhimento. "Para isso podemos mostrar que estamos lá para ajudar, que o suicídio não é a solução, que ela pode melhorar e chorar. Chorar é saudável".

Contudo, se não houver grau de intimidade com o indivíduo que apresenta ideações suicidas, o médico aconselha procurar a família ou acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "O Samu vai conseguir fazer o resgate da pessoa e oferecer assistência médica e psicológica, além de levar esta pessoa para alguma emergência psiquiátrica".

Atendimento gratuito - Com objetivo de oferecer para a população de Salvador um serviço de assistência especializada em saúde mental, a Rede UniFTC oferece atendimentos gratuitos na área de Psicologia, Psiquiatria e Enfermagem, no Ambulatório de Saúde Mental, localizado no bairro do Comércio, em Salvador.

A unidade funciona com atendimentos convencionais todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e de 14h às 17h. Já o Plantão Psicológico, que oferece atendimento único com o profissional que estiver online, funciona de segunda a sexta-feira, no mesmo horário. Entre os serviços oferecidos pelo Ambulatório, têm-se: atendimento individual de adultos e idosos; atendimento em grupos de adultos e idosos; monitoramento e acompanhamento dos pacientes e seus familiares; e orientações aos pacientes e seus familiares sobre saúde mental.


Blogbraga/UniFTC

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA CREDITA 5ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA TERÇA-FEIRA (31/08) PARA NASCIDOS EM DEZEMBRO

Terça-feira, 31 de Agosto de 2021 / Brasil

Valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil

A CAIXA realiza nesta terça-feira (31/08) mais uma etapa de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em dezembro receberam os recursos referentes à quinta parcela do auxílio em suas contas digitais.

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o CAIXA Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Confira o calendário de crédito completo:

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta terça, terão as funcionalidades liberadas a partir do dia 20 de setembro.

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

CAIXA Tem

A conta digital movimentada pelo CAIXA Tem é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

BRASIL: Média móvel de mortes por covid-19 está abaixo de 900 há 14 dias no país

Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021 / Brasil

Foto: Arquivo Blogbraga

A média móvel de mortes por covid-19, no Brasil,  completa, nessa terça-feira (24), 14 dias abaixo de 900. No dia 11 de agosto foi a primeira vez que esse patamar foi atingido quando registrou-se média de 897,79 mortes. Desde então, quase diariamente, vem apresentado queda. Hoje, ele está em 783,5 mortes. Esse é o menor índice registrado desde 9 de janeiro, quando a média móvel estava em 845,43. Os dados foram obtidos pela plataforma Localiza SUS, sistema do Ministério da Saúde que registra as informações da pandemia.

A média móvel de mortes por covid-19 vem caindo desde o início de agosto. No dia 1º do mês passado, a plataforma marcava 1,04 mil mortes em 24 horas. O menor número foi registrado nesta segunda-feira (24), quando chegou a 806,14 óbitos em 24 horas.

A média móvel é um balanço do número de mortes registradas nos últimos 14 dias e  leva em conta a oscilação dos registros de óbitos nesse período.

De acordo com o Ministério da Saúde a melhora nos índices é resultado da vacinação. Até o momento, a Pasta já distribuiu 223,6 milhões de vacinas para os estados e o Distrito Federal. Quase 124 milhões de brasileiros já estão vacinados com a primeira dose, o que corresponde a 77,4% da população.  E 55,7 milhões de pessoas receberam a segunda ou a dose única, o que representa quase 35% dos brasileiros.

Veja os valores de média móvel no mês de agosto:

01/08: 1,04 mil mortes;
02/08: 1,03 mil mortes;
03/08: 1,02 mil mortes;
04/08: 1 mil mortes;
05/08: 977,86 mortes;
06/08: 958,71 mortes;
07/08: 950,29 mortes;
08/08: 944,79 mortes;
09/08: 932,86 mortes;
10/08: 924,14 mortes;
11/08: 897,79 mortes;
12/08: 885,64 mortes;
13/08: 885,86 mortes;
14/08: 887,00 mortes;
15/08: 873,14 mortes;
16/08: 876,36 mortes;
17/08: 869,00 mortes;
18/08: 861,07 mortes;
19/08: 853,50 mortes;
20/08: 839,21 mortes;
21/08: 818,36 mortes;
22/08: 812,57 mortes;
23/08: 806,14 mortes;
24/08:  783,5 mortes.


Blogbraga/Agência Brasil

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA CREDITA 5ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA QUARTA-FEIRA (25/08) PARA NASCIDOS EM JUNHO

Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021 / Brasil

Valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil

A CAIXA realiza nesta quarta-feira (25/08) mais uma etapa de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em junho receberam os recursos referentes à quinta parcela do auxílio em suas contas digitais.

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o CAIXA Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Confira o calendário de crédito completo:

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta quarta, terão as funcionalidades liberadas a partir do dia 10 de setembro.

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

CAIXA Tem

A conta digital movimentada pelo CAIXA Tem é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas.


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA CREDITA 5ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA TERÇA-FEIRA (24/08) PARA NASCIDOS EM MAIO

Terça-feira, 24 de Agosto de 2021 / Brasil

Valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil 

A CAIXA realiza nesta terça-feira (24/08) mais uma etapa de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em maio receberam os recursos referentes à quinta parcela do auxílio em suas contas digitais. 

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o CAIXA Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil. 

Confira o calendário de crédito completo:

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta terça, terão as funcionalidades liberadas a partir do dia 9 de setembro.

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br. 

CAIXA Tem

A conta digital movimentada pelo CAIXA Tem é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. 

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”. 

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA INICIA PAGAMENTOS DA 5ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA SEXTA-FEIRA (20/08)

Sexta-feira, 20 de Agosto de 2021 / Brasil

Beneficiários nascidos em janeiro já podem movimentar os valores pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil

A CAIXA inicia nesta sexta-feira (20/07) os pagamentos da quinta parcela do Auxílio Emergencial 2021. Os beneficiários nascidos em janeiro serão os primeiros a receber os recursos em suas contas digitais.

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o CAIXA Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil.

Confira o calendário de crédito completo da quinta parcela:

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta sexta, serão liberados a partir do dia 1 de setembro.

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

CAIXA Tem

A conta digital movimentada pelo CAIXA Tem é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA COM FINAL DE NIS 2 RECEBEM A 5ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA QUINTA-FEIRA (19/08)

Quinta-feira, 19 de Agosto de 2021 / Brasil

Valores podem ser movimentados pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil

A CAIXA realiza, nesta quinta-feira (19/08), o pagamento da quinta parcela do Auxílio Emergencial 2021 para beneficiários do Bolsa Família com final de NIS número 2. O recebimento do Auxílio Emergencial 2021 é realizado da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular para quem recebe o Bolsa Família. Para quem recebe por meio da Poupança Social Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Confira o calendário completo da quinta parcela do Auxílio Emergencial 2021 para quem é do Bolsa Família:

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

Pelas regras estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o Auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.

É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso. O beneficiário recebe o maior valor, seja a parcela paga no programa, seja a do Auxílio Emergencial.

O valor médio do benefício será de R$ 250, variando de R$ 150 a R$ 375, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada família.

• As famílias, em geral, recebem R$ 250;

• A família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375;

• Pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Movimentação digital dos valores

A conta Poupança Social Digital, movimentada digitalmente pelo CAIXA Tem, é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e pagando direto na maquininha com o QR Code.

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021: NASCIDOS EM OUTUBRO PODEM SACAR A 4ª PARCELA NESTA SEGUNDA-FEIRA (16/08)

Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021 / Brasil

Calendário foi antecipado. Saldo ainda pode ser movimentado pelo Aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país 

A partir desta segunda-feira (16/08), beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 nascidos em outubro podem sacar ou transferir os recursos da 4ª parcela que foram creditados na Poupança Social Digital. O calendário de saque foi antecipado. Antes, a data para retirada estava prevista para o dia 06 de setembro. Os recursos ainda podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país.

O calendário da 4ª parcela foi antecipado para todos os beneficiários. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto. 

As agências da CAIXA abrem as portas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não é preciso madrugar ou chegar antes do horário de abertura. Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas. 

Como realizar o saque em dinheiro

Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. 

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. 

O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui. 

Continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços. 

Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco. 

Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo CAIXA Tem:

http://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx. 

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br. 

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais:

twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021: NASCIDOS EM SETEMBRO PODEM SACAR A 4ª PARCELA NESTA SEXTA-FEIRA (13/08)

Sexta-feira, 13 de Agosto de 2021 / Brasil

Calendário foi antecipado. Saldo ainda pode ser movimentado pelo Aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país

A partir desta sexta-feira (13/08), beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 nascidos em setembro podem sacar ou transferir os recursos da 4ª parcela que foram creditados na Poupança Social Digital. O calendário de saque foi antecipado. Antes, a data para retirada estava prevista para o dia 03 de setembro. Os recursos ainda podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país.

O calendário da 4ª parcela foi antecipado para todos os beneficiários. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto.

As agências da CAIXA abrem as portas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não é preciso madrugar ou chegar antes do horário de abertura. Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.

Como realizar o saque em dinheiro

Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora.

O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

Continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco.

Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo CAIXA Tem:  http://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx.

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais:

twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

Morre o ator Tarcísio Meira, aos 85 anos

Quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 / Brasil

Foto: ISTOÉ Independente

Morreu hoje o ator Tarcísio Meira, aos 85 anos de idade. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta da covid-19. Um dos mais importantes atores do país, marcou história da TV e do cinema, sendo inclusive o protagonista da primeira novela diária do país, "2-5499 Ocupado" (TV Excelsior, 1963).

O último boletim de saúde do ator, divulgado na terça-feira (10), afirmava que ele estava intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passava por "diálise contínua" por problemas nos rins. A esposa dele, a atriz Glória Menezes, 86, também foi infectada pelo vírus, mas teve um quadro mais brando. 

Ela está em um quarto, com "boa recuperação". Casados desde 1962, ambos receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em março — especialistas afirmam que as mortes após a vacinação são considerados "eventos raros" e mostram a importância de continuar as medidas de proteção (como o uso de máscara) mesmo após a segunda dose. 

O casal é pai de Tarcísio Filho, 58 anos. 


Blogbraga/UOL

Compartilhar no Whatsapp

BRASIL: Ocupação de leitos de covid -19 cai para 80% pela primeira vez no ano no país

Quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 / Brasil

O Ministério da Saúde informou nessa quarta-feira (11) que, pela primeira vez neste ano, os estados registraram índice de 80% de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para pacientes com covid-19. Segundo a pasta, o número não era atingido desde novembro de 2020.

Na avaliação do ministério, o índice de ocupação de 80% significa que a rede hospitalar dos estados está menos sobrecarregada e registrando menos casos graves ou gravíssimos de covid-19.  “O cenário é reflexo do ritmo acelerado de vacinação, prioridade absoluta do Ministério da Saúde”, declarou a pasta.

Mais de 108 milhões de brasileiros foram vacinados com a primeira dose, número equivalente a 68% da população acima de 18 anos. 43,5 milhões tomaram duas doses ou tomaram vacina de dose única.


Blogbraga/Agência Brasil

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA ATINGE MARCA DE R$ 63,5 BI CONTRATADOS PARA 484 MIL MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Terça-feira, 10 de Agosto de 2021 / Brasil

Além da ampla oferta de crédito, o banco atuou ainda na adoção de medidas de estímulo e atenuação dos impactos causados pela pandemia

A CAIXA atendeu, no período que compreende janeiro de 2019 a agosto de 2021, mais de 484 mil micro e pequenas empresas, que encontraram no banco acesso facilitado, taxas e condições atrativas para obter recursos e ampliar seu negócio, fortalecer capital de giro ou ainda para lidar com as consequências impostas pela Covid-19. Ao todo, são R$ 63,5 bilhões em crédito, sendo que R$ 36,27 bilhões são das linhas criadas para auxiliar este público durante a pandemia. 

Além da ampla oferta de crédito, o banco atuou ainda na adoção de medidas de estímulo e atenuação dos impactos causados pela pandemia. Em abril, a CAIXA possibilitou a ampliação da carência para pagamento do Pronampe de 8 para 11 meses a todas as empresas que contrataram a linha de crédito e que solicitaram o aumento do prazo. 

Também em abril, criou o Fungetur, linha de crédito específica para o setor de turismo que tem como principal benefício a flexibilização na apresentação de garantias, além dos 12 meses de carência, taxas e prazos diferenciados. As medidas permitiram a sustentabilidade dessas empresas, que são as mais afetadas pela pandemia.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021: NASCIDOS EM JUNHO PODEM SACAR A 4ª PARCELA NESTA TERÇA-FEIRA (10/08)

Terça-feira, 10 de Agosto de 2021 / Brasil

Calendário foi antecipado. Saldo ainda pode ser movimentado pelo Aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país

A partir desta terça-feira (10/08), beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 nascidos em junho podem sacar ou transferir os recursos da 4ª parcela que foram creditados na Poupança Social Digital. O calendário de saque foi antecipado. Antes, a data para retirada estava prevista para o dia 27 de agosto. Os recursos ainda podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país.

O calendário da 4ª parcela foi antecipado para todos os beneficiários. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto.

As agências da CAIXA abrem as portas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não é preciso madrugar ou chegar antes do horário de abertura. Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.

Como realizar o saque em dinheiro

Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora.

O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

Continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco.

Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo CAIXA Tem:  http://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx.

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais:

twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021: NASCIDOS EM MAIO PODEM SACAR A 4ª PARCELA NESTA SEGUNDA-FEIRA (09/08)

Segunda-feira, 09 de Agosto de 2021 / Brasil

Calendário foi antecipado. Saldo ainda pode ser movimentado pelo Aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país

A partir desta segunda-feira (09/08), beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 nascidos em maio podem sacar ou transferir os recursos da 4ª parcela que foram creditados na Poupança Social Digital. O calendário de saque foi antecipado. Antes, a data para retirada estava prevista para o dia 25 de agosto. Os recursos ainda podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país.

O calendário da 4ª parcela foi antecipado para todos os beneficiários. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto.

As agências da CAIXA abrem as portas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não é preciso madrugar ou chegar antes do horário de abertura. Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.

Como realizar o saque em dinheiro

Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora.

O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

Continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco.

Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo CAIXA Tem:

http://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais:

twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

Profissionais de Enfermagem de todo o País participam de ato em Brasília para aprovação do piso nacional e jornada de 30 horas para a categoria

Sexta-feira, 06 de Agosto de 2021 / Brasil

Presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Holmes Filho, participou das atividades

Representantes da Enfermagem de todo Brasil se reuniram neste Dia Nacional da Saúde (5/8), em frente ao Congresso Nacional, para cobrar celeridade na votação do Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece um Piso Salarial nacional para a profissão, fixado para jornada de 30h semanais. O ato “Valorizar a Enfermagem é valorizar o SUS”, promovido pelas entidades do Fórum Nacional da Enfermagem (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf), buscou sensibilizar congressistas, antes e durante a audiência pública sobre o PL, na Câmara dos Deputados.

“Esta é uma causa histórica desta categoria que está na linha de frente do combate à Covid-19, prestando um valoroso serviço à nação. Somente na Bahia, são mais de 144 mil profissionais que arriscam diariamente suas vidas para prestar atendimento em plantões exaustivos e recebendo, em sua grande maioria, baixos salários. Portanto, aprovar o PL 2564 é mais do que um reconhecimento: é proporcionar condições dignas de trabalho para estes profissionais”, afirmou o presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Holmes Filho, que participou do ato acompanhado pelas conselheiras Kátia Gama e Josimari Xavier.

 “Se dependesse de mim, não era mais um projeto. Era lei”, afirmou o senador Fabiano Contarato (REDE-ES), autor do PL. Ele lamentou a morte da cunhada, técnica de Enfermagem, que ganhava 1 salário mínimo. Na linha de frente do combate à pandemia, os profissionais de Enfermagem estão entre os mais afetados pela Covid-19. São pelo menos 857 óbitos, contabilizados pelo Observatório da Enfermagem.

 A deputada federal Alice Portugal (PC do B/BA) também participou do ato, ao lado de diversos parlamentares. “A Enfermagem brasileira tem sido aplaudida como heroica na construção da defesa do SUS. Não é possível que os deputados não respondam, que os senadores não respondam ao clamor de milhões de trabalhadores desse país”, disse.

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, fez um apelo ao presidente do Senado. “A Enfermagem precisa de mais do que aplausos, precisa de um salário básico, de uma jornada mais justa. Presidente Rodrigo Pacheco, neste Dia Nacional da Saúde, vote o PL 2564”.


Blogbraga/Coren - Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021: NASCIDOS EM ABRIL PODEM SACAR A 4ª PARCELA NESTA QUINTA-FEIRA (05/08)

Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021 / Brasil

Calendário foi antecipado. Saldo ainda pode ser movimentado pelo Aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país

A partir desta quinta-feira (05/08), beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 nascidos em abril podem sacar ou transferir os recursos da 4ª parcela que foram creditados na Poupança Social Digital. O calendário de saque foi antecipado. Antes, a data para retirada estava prevista para o dia 23 de agosto. Os recursos ainda podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país.

O calendário da 4ª parcela foi antecipado para todos os beneficiários. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto.

As agências da CAIXA abrem as portas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não é preciso madrugar ou chegar antes do horário de abertura. Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.

Como realizar o saque em dinheiro

Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora.

O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

Continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco.

Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo CAIXA Tem:  http://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx

Atendimento ao cidadão

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais:

twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA COM FINAL DE NIS 9 RECEBEM A 4ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA QUINTA-FEIRA (29/07)

Quinta-feira, 29 de Julho de 2021 / Brasil

Valores podem ser movimentados pelo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil

A CAIXA realiza, nesta quinta-feira (29/07), o pagamento da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 para beneficiários do Bolsa Família com final de NIS número 9. O recebimento do Auxílio Emergencial 2021 é realizado da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular para quem recebe o Bolsa Família. Para quem recebe por meio da Poupança Social Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão. 

Confira o calendário completo da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 para quem é do Bolsa Família:

Atendimento ao cidadão 

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br. 

Pelas regras estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o Auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. 

É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso. O beneficiário recebe o maior valor, seja a parcela paga no programa, seja a do Auxílio Emergencial. 

O valor médio do benefício será de R$ 250, variando de R$ 150 a R$ 375, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada família. 

• As famílias, em geral, recebem R$ 250;

• A família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375;

• Pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150. 

Movimentação digital dos valores 

A conta Poupança Social Digital, movimentada digitalmente pelo CAIXA Tem, é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e pagando direto na maquininha com o QR Code. 

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”. 

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais: 

twitter.com/caixa

facebook.com/caixa

instagram.com/caixa

youtube.com/user/canalcaixa


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA CREDITA 4ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021 NESTA QUARTA-FEIRA (21/07) PARA NASCIDOS EM ABRIL

Quarta-feira, 21 de Julho de 2021 / Brasil

Valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil 

A CAIXA realiza nesta quarta-feira (21/07) mais uma etapa de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em abril tiveram o crédito antecipado e receberam os recursos referentes à 4ª parcela do auxílio em suas contas digitais. Antes, eles só receberiam no dia 01 de agosto. 

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o CAIXA Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil. 

O calendário da quarta parcela foi antecipado. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto.

Confira o calendário de crédito completo:

Saques e transferências foram antecipados e, para quem recebe o crédito nesta quarta-feira, terão as funcionalidades liberadas a partir do dia 5 de agosto.

Atendimento ao cidadão 

A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br. 

CAIXA Tem 

A conta digital movimentada pelo CAIXA Tem é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. 

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”. 

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas. 

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais:

twitter.com/caixa

facebook.com/caixa

instagram.com/caixa

youtube.com/user/canalcaixa


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

BRASIL: Vacinação reduz ocupação de UTIs nos estados para menos de 90%

Quinta-feira, 15 de Julho de 2021 / Brasil

O avanço da vacinação continua a reduzir a internação de pacientes com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTIs) no país e, pela primeira vez desde dezembro de 2020, nenhuma unidade da federação está com mais de 90% desses leitos ocupados. O dado consta do Boletim Observatório Covid-19, divulgado nessa terça-feira (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo os pesquisadores da Fiocruz, a vacinação tem feito diferença e traz reflexos positivos ao quadro pandêmico à medida que é ampliada.

O boletim mostra que quatro unidades da federação permanecem na zona de alerta crítico, com mais 80% dos leitos ocupados. A pior situação é a de Santa Catarina (82%), seguida por Goiás (81%), Paraná (81%) e Distrito Federal (80%).

A maior parte do país encontra-se na zona de alerta intermediário, em que as taxas de ocupação variam entre 60% e 80%, e sete estados estão na zona de alerta baixo, com menos de 60%: Acre (24%), Amapá (47%), Espírito Santo (55%), Paraíba (39%), Rio de Janeiro (57%), Rio Grande do Norte (55%) e Sergipe (50%).   

Entre as capitais, Goiânia é a única com mais de 90% dos leitos ocupados (92%), e a situação também é considerada crítica em Brasília (80%), Rio de Janeiro (81%) e São Luís (81%). De acordo com a Fiocruz, 12 capitais estão fora da zona de alerta: Porto Velho (57%), Rio Branco (24%), Belém (48%), Macapá (52%), Natal (53%), João Pessoa (40%), Recife (50%), Maceió (55%), Aracaju (50%), Salvador (52%), Vitória (54%) e Florianópolis (53%). As demais estão na zona de alerta intermediário.

Os pesquisadores avaliam que a imunização tem feito a diferença para a queda dos percentuais, mas alertam que as vacinas têm capacidade limitada de bloquear a transmissão do vírus, que continua a circular de forma intensa. "As vacinas são especialmente efetivas na prevenção de casos graves", resume o estudo, que pede a continuidade do distanciamento social, do uso de máscaras e dos cuidados com a higiene, além de reforçar que todos devem buscar a vacinação conforme o calendário de seus municípios.

"A preocupação com a possibilidade de surgimento de variantes com potencial de reduzir a efetividade das vacinas disponíveis é pertinente e não pode ser perdida de vista."   

O relatório destaca ainda que os indicadores de incidência e mortalidade da covid-19 no país estão em queda pela terceira semana seguida. Apesar disso, a pandemia mantêm patamares altos, com média de mais de 46 mil novos casos e 1,3 mil óbitos diários nos últimos sete dias. O boletim da Fiocruz diz ainda que o cenário pode indicar um arrefecimento mais duradouro da pandemia nos próximos meses, mas ressalta que isso dependerá da intensificação da campanha de vacinação, da adequação das práticas de vigilância em saúde, do reforço da atenção primária e da adoção das medidas de proteção individual.                        


Blogbraga/Agência Brasil

Compartilhar no Whatsapp

Bancários são incluídos no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

Quarta-feira, 07 de Julho de 2021 / Brasil

Documento, assinado por Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), é encaminhado a senador Rodrigo Pacheco. Entidades pontuam que mortes entre trabalhadores da Caixa mais que triplicaram no mesmo período da pandemia

Brasília, 07/07/2021 — Em reunião com representantes dos bancários e dos trabalhadores dos Correios, nesta terça-feira (6), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão das categorias na prioridade para vacinação contra a Covid-19.

A decisão foi comemorada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), que desde o início da imunização no país vem lutando, junto à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e demais entidades em defesa da categoria, pela vacinação dos trabalhadores.

“É uma notícia muito importante, principalmente quando o Governo anuncia a prorrogação do Auxílio Emergencial. A gente sabe o quanto esse recurso é essencial para a população e com os bancários vacinados diminuem os riscos também para as pessoas que buscam atendimento presencial na Caixa”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Segundo o Ministério, até o final da semana será produzido um parecer técnico para formalizar a inclusão da categoria e, na próxima semana, de posse das informações sobre a distribuição dos trabalhadores em cada estado, vai encaminhar as doses para as unidades de saúde para realizar a vacinação.

A coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Prosholdt, esteve na reunião e comemorou a notícia. “Agradecemos a sensibilidade do ministro, que já havia recebido os representantes dos bancários para tratar do assunto. Esse reconhecimento é fruto da mobilização dos trabalhadores bancários e das entidades representativas.  

Auxílio emergencial prorrogado – A notícia de inclusão dos bancários na prioridade do Plano Nacional de Imunização (PNI) coincide com o anúncio de prorrogação do auxílio emergencial por mais três meses.

Os valores das parcelas são de R$ 150,00 para pessoas que moram sozinhas; de R$ 375,00 para mulheres que são chefes de família e de R$ R$ 250,00 para demais beneficiários. As parcelas serão pagas em agosto, setembro e outubro. O calendário de pagamento ainda será divulgado pela Caixa Econômica Federal.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Fenae.

Compartilhar no Whatsapp

COELBA ORIENTA ECONOMIA DE ENERGIA PARA REDUZIR IMPACTOS DA BANDEIRA VERMELHA NAS CONTAS DE LUZ

Quarta-feira, 30 de Junho de 2021 / Brasil

Aneel informou, nesta terça-feira (29), a elevação do valor de R$ 6,24 para R$ 9,49 para cada 100kWh consumidos já a partir do dia 1º de julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta terça-feira (29), uma elevação no valor da bandeira tarifária vermelha patamar dois. Com o reajuste, a taxa extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100kWh consumidos. A alteração, que já começa a valer a partir da próxima quinta-feira (1º), foi motivada pela rigorosa estiagem que assola o País e que impactou diretamente a geração de energia nas hidrelétricas. 

Diante disso, a Coelba orienta os seus clientes a evitar o desperdício de energia por meio de ações simples no dia a dia, como manter lâmpadas desligadas quando não estiver no ambiente e retirar os aparelhos da tomada sempre que não estiver utilizando. A companhia disponibiliza manuais e publicações sobre uso eficiente no aplicativo Publicações Neoenergia, que é a controladora da Coelba. 

“Os nossos clientes podem economizar energia com mudanças de hábitos ou investindo em aparelhos mais eficientes, lembrando que o investimento inicial se paga com a redução do valor da conta de luz”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. 

Entre as orientações está utilizar a luz natural nos cômodos sempre que possível, abrindo portas e janelas. Quando for escolher as lâmpadas, o consumidor deve preferir os modelos mais econômicos, que são as de LED, capazes de proporcionar uma economia de até 78% se comparada com as halógenas, que substituíram as incandescentes, e 40% em relação às fluorescentes compactas. 

Ao comprar eletrodomésticos, a orientação é optar pelos modelos mais eficientes, que apresentam o Selo Procel ou que tenham a classificação de consumo de energia “A” estabelecida pelo Inmetro. É importante comparar o consumo descrito na etiqueta, porque a variação de uma marca para outra pode ser de até 50% entre aparelhos com a mesma capacidade. 

No caso da geladeira, durante o uso, as principais dicas são: evitar deixar a porta aberta por mais tempo que o necessário e não colocar alimentos quentes dentro do refrigerador nem secar roupas e panos na parte de trás. Os refrigeradores duplex frost free de 342 litros são 50% mais econômicos que os side by side de 501 litros. A capacidade do refrigerador impacta no consumo de energia elétrica.

Chuveiro elétrico e ar-condicionado 

Quando usarem ar-condicionado e chuveiro elétrico, os clientes devem ficar atentos à temperatura. Para economizar no banho, podem passar menos tempo, desligar a torneira enquanto se ensaboam e deixar o chuveiro na posição “verão”, que consome até 30% menos de energia. Isso vale também para o ar-condicionado: quanto mais alta a temperatura do termostato, menor o consumo. Quando não estiver usando o ar-condicionado no inverno, por exemplo, é recomendado desligar o disjuntor do quadro geral de energia, pois o stand-by também consome energia. 

No banho, um minuto a menos no chuveiro elétrico de 5.500 W faz diferença no final do mês. Se a casa tiver quatro pessoas, a economia mensal com esse minuto a menos no banho equivale ao uso de oito lâmpadas LED de 9W durante cinco horas diárias por 30 dias. 

Ferro de passar roupas 

O modelo do ferro de passar roupas também faz muita diferença. O consumo dobra quando utilizamos o ferro a vapor em relação ao ferro a seco e, se utilizar vaporizador, esse consumo multiplica por seis vezes. Cabe ainda destacar que alguns ferros a vapor possuem um dispositivo de desligamento automático que atua após 15 minutos de inatividade (posição vertical), evitando o desperdício de energia e protegendo contra possíveis incêndios. 

Segundo estudo realizado pelo Inmetro e pelo MDIC, a economia de energia quando se opta por acumular roupas ou passar tudo de uma vez é muito pequena comparada com passar roupa todo dia. Isso quer dizer que o consumidor pode escolher passar poucas peças por dia sem que isso aumente significativamente sua conta de energia. 

Mais dicas 

No ventilador de teto que tem três posições de velocidade – baixa, média e alta –, a posição média em alguns modelos economiza metade da energia gasta na posição alta. Esses equipamentos também têm o selo Procel e o ideal é comprar os mais eficientes. 

Deve-se atentar para o uso de micro-ondas para descongelar alimentos: aumentando o tempo de uso, como a potência do forno é alta, o consumo mensal é impactado. Se for adquirir algum equipamento novo, prestar atenção no consumo na etiqueta do Inmetro, pois existem diferenças de potência de até 70% entre os modelos – quanto maior o volume, maior o consumo. 

Nas lavadoras de roupa, as que lavam e secam com abertura frontal, usando água quente, o consumo de energia pode triplicar em relação as que apenas lavam apenas com água fria. 

O que significa a bandeira tarifária? 

As contas de luz de junho terão um valor extra devido à decisão da Aneel de acionar a bandeira tarifária vermelha para compensar os custos relacionados à menor geração hidrelétrica na estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). No mês, a cada 100 kWh consumidos, os clientes passarão a ter um custo adicional de R$ 9,49, o que pode ser consultado na parte de “informações importantes” da conta de luz. 

No Brasil, a energia hidráulica representa quase 60% da matriz elétrica – ou seja, mais da metade da capacidade instalada vem da água. Isso quer dizer que nos períodos de estiagem, outras fontes precisam ser acionadas, principalmente a térmica, elevando o custo. 

Quando a geração nas hidrelétricas está em condições favoráveis, não há aumento e a bandeira é verde. Porém, se houver a necessidade de utilizar mais outras fontes, podem ser acionadas as bandeiras: amarela (aumento de R$ 1,343 a cada 100 kWh) e vermelha no patamar 1 (acréscimo de R$ 4,169, como foi em maio de 2021) ou no patamar 2. 

Tarifa Social 

Descontos de até 65% na conta de luz são oferecidos aos clientes classificados com baixa renda, por meio da Tarifa Social. Têm direito ao benefício os consumidores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que tenham renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. 

A Coelba faz a inscrição de forma proativa, mas, se o CPF que aparece na fatura não for o mesmo que o do representante da família no cadastro nacional, é necessário solicitar a inclusão. O pedido pode ser feito através dos canais de atendimento digitais, como o site (www.coelba.com.br) e WhatsApp (71) 3370-6350.  


Blogbraga/Coelba

Compartilhar no Whatsapp

BRASIL: Covid-19: país tem 18,4 milhões de casos acumulados e 513,4 mil mortes

Segunda-feira, 28 de Junho de 2021 / Brasil

O balanço divulgado nesse domingo (27) pelo Ministério da Saúde registra 33.704 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas. Esse dado eleva para 18.420.598 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. Ontem (26), o painel de estatísticas marcava 18.386.894 casos acumulados.

As mortes pelo novo coronavírus ao longo da pandemia aproximam-se de 515 mil. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 739 novos óbitos, totalizando 513.474. No sábado, o painel de informações marcava 512.735 mortes acumuladas.

O balanço apontou também 1.293.132 pacientes em acompanhamento e 16.613.992 recuperados da doença.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes são os seguintes: São Paulo (126.050), Rio de Janeiro (55.181), Minas Gerais (45.888), Rio Grande do Sul (31.117) e Paraná (30.445).

As unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (1.731), Acre (1.736), Amapá (1.824), Tocantins (3.179) e Alagoas (5.281).

Vacinação

Segundo os dados do Vacinômetro às 18h30 de ontem, o Brasil já distribuiu 129,7 milhões de doses para os estados. Destas, 96,7 milhões foram aplicadas, sendo 71,1 milhões da primeira dose e 25,5 milhões da segunda dose e dose única (no caso da vacina da Janssen).


Blogbraga/Ministério da Saúde

Compartilhar no Whatsapp

Serial killer: Lázaro Barbosa morre em troca de tiros com a polícia em Goiás

Segunda-feira, 28 de Junho de 2021 / Brasil

O criminoso procurado há 20 dias acusado de matar uma família em Ceilândia foi morto em confronto com a polícia

Lázaro Barbosa, 32 anos, acusado de matar quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, foi morto em troca de tiros com a polícia na manhã desta segunda-feira (28/6), em Águas Lindas de Goiás. Ele era procurado há 20 dias.

Procurado por uma força-tarefa desde o começo de junho, Lázaro foi atingido por vários tiros, mas a polícia ainda não detalhou como foi o confronto. 

Antes da confirmação da morte do criminoso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, havia anunciado, pelas redes sociais, a prisão. "Ta aí, minha gente, como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", escreveu o governador na legenda da publicação.

Antes da confirmação da morte, Lázaro foi levado para um hospital da região de Águas Lindas (GO).

As buscas por Lázaro tiveram início em 9 de junho, quando a polícia começou a investigar um triplo homicídio no Incra 9, em Ceilândia . Pai e dos dois filhos foram e encontrados mortos e a mãe da família não estava no local . O incidente Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, e os filhos dele, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15, eram as vítimas. Cleonice estava desaparecida.

No fim da tarde, a Polícia Civil do DF divulgou a foto de Lázaro Barbosa de Souza e o confirmou como suspeito de cometer os crimes em Ceilândia Norte. A descoberta foi feita a partir de impressões digitais encontradas na chácara. Com a identidade, a ficha de Lázaro foi levantada, com um histórico recente de agressões.

Em 26 de abril, Lázaro cometeu estupro e roubo contra uma mulher que abordou na rua. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Já em 17 de maio, ele invadiu outra chácara, próxima à da família assassinada. Nela, amarrou as vítimas e as ameaçou com revólver e faca, obrigou todos a ficarem nus e as moças da família a cozinharem para ele.

Novas invasões, confissão e incêndios

As buscas por Cleonice já completavam 24 horas quando a PCDF descobriu outra invasão em uma chácara próximo ao local onde a empresária foi sequestrada. Lázaro foi reconhecido pela nova vítima. Durante três horas da tarde de 10 de junho, ela e o caseiro foram mantidos reféns.

De acordo com relatos das vítimas, Lázaro encontrou o caseiro primeiro e disse que não ia fazer nada, contanto que ninguém reagisse. Em seguida, colocou uma máscara de criança e mandou chamar quem estava dentro de casa. Para a dona da chácara, o criminoso confessou ter matado a família Vidal, mas disse que não estava só.

Na madrugada de sexta-feira (11/6), as buscas por Lázaro e por Cleonice ultrapassaram a fronteira do Distrito Federal. O suspeito invadiu uma chácara em Ceilândia por volta das 20h, fez o caseiro refém e roubou um veículo, um Palio branco, que usou para se dirigir até Cocalzinho de Goiás (GO), às 3h30. Lá, na BR-070, incendiou o carro. 

Ainda na cidade, Lázaro invadiu outra chácara, fez um caseiro refém e o obrigou a cozinhar no sábado (12/6). Depois, invadiu outra residência e baleou três homens, que ficaram em estado grave. No fim da noite, ateou fogo em outra chácara. Foi neste mesmo dia, à tarde, que Cleonice foi encontrada, sem vida, por familiares e vizinhos em um córrego próximo ao local em que morava.

No domingo (13/6), o suspeito roubou um carro, crime denunciado pelo dono aos mais de 200 policiais mobilizados na cidade de Cocalzinho. O veículo foi encontrado às margens da BR-070, próximo a Edilândia (GO), local em que as buscas foram intensificadas.

Outra família foi feita refém pelo criminoso na terça-feira (15/6). Por mensagem, uma adolescente moradora da chácara pediu ajuda à polícia: "Socorro. O assassino Lázaro está aqui em casa" . Na quarta-feira (16/6), a polícia divulgou vídeo do momento em que as vítimas são soltas . 


Blogbraga/Correio Braziliense

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA REALIZA 1º FEIRÃO DIGITAL DA CASA PRÓPRIA

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021 / Brasil

Serão ofertados 180 mil imóveis novos em todo o país e mais de seis mil imóveis CAIXA 

A CAIXA realiza, de 25 de junho a 4 de julho, o 1º Feirão Digital da Casa Própria. Durante o período, serão ofertados mais de 180 mil imóveis novos e cerca de seis mil imóveis CAIXA, na plataforma do evento: http://www.caixa.gov.br/feirao.

Considerado o maior acontecimento do ramo imobiliário, o Feirão CAIXA da Casa Própria, agora na versão digital, atende às novas necessidades do cliente e do mercado, e espera movimentar cerca de R$ 10 bilhões em novos negócios. 

Participarão do evento mais de 800 incorporadoras imobiliárias e 1.100 correspondentes CAIXA AQUI. 

Taxas e condições:

As linhas de financiamento de imóveis atendem todas as faixas de renda familiar e possuem prazo de pagamento de até 35 anos, com destaque para a modalidade Poupança CAIXA, lançada em 2021, com taxas a partir de 3,35% a.a., somado à remuneração adicional da poupança e saldo devedor atualizado mensalmente pela TR. Nesta modalidade o cliente pode optar ainda por um prazo de carência de 6 meses para início do pagamento da parcela de juros e amortização.

Imóveis CAIXA:

Com o 1º Feirão Digital CAIXA da Casa Própria, o banco traz a oferta de mais de 6 mil imóveis CAIXA, com possibilidade de financiamento de 100% do valor da proposta em até 35 anos, e taxas diferenciadas na modalidade Poupança Caixa, a partir de 2,50% a.a., somado à remuneração adicional da poupança e saldo devedor atualizado mensalmente pela TR. Nesta modalidade o cliente também poderá optar por carência de 6 meses para início do pagamento da parcela de juros e amortização. 

Destacamos que há imóveis CAIXA para todos os públicos e em diversas regiões do país, com valor médio de venda de R$ 70 mil. 

Atendimento:

O Feirão promove ofertas para a aquisição de imóveis em todo o Brasil, com as melhores condições de mercado. Ao utilizar a plataforma do evento, o cliente poderá escolher a opção mais adequada, realizar a simulação do financiamento e ser atendido por correspondentes CAIXA AQUI, via chat. 

Durante o evento, todos os interessados poderão enviar seus documentos e acompanhar o andamento do seu processo de financiamento habitacional pelo aplicativo Habitação CAIXA, disponibilizado gratuitamente na Apple Store e Google Play. A proposta é facilitar a contratação e trazer mais agilidade e segurança ao processo de financiamento habitacional. 

Feirão Caixa Mais Solidário:

O Feirão Caixa da Casa Própria este ano também traz outra novidade: todas as empresas que participarão do evento realizarão a doação de cestas básicas, que serão distribuídas à instituições que prestam assistência às famílias impactadas pelos efeitos da Pandemia da COVID-19. A ação faz parte do projeto CAIXA MAIS SOLIDÁRIA, e a definição da data de entrega e das instituições contempladas ocorrerá após a finalização do evento.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

Banco do Brasil abre concurso para 4.480 vagas; inscrições podem ser feitas até 28 de julho

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021 / Brasil

Agência do Banco do Brasil de Luis Eduardo Magalhães: Foto/Blogbraga

O Banco do Brasil abriu concurso para o total de 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva, para todos os estados e o Distrito Federal. A seleção é para o cargo de escriturário, com os nomes de relacionamento de agente comercial e agente de tecnologia. A divisão das vagas é a seguinte:

2 mil vagas para Escriturário - Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;

240 vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.

O cargo de escriturário possui nomenclaturas específicas para uso no relacionamento com o mercado, que variam de acordo com a unidade em que o funcionário está lotado. Para este concurso, os candidatos podem concorrer para agente comercial, que trabalha na rede de agências do BB, em todo o país, ou para agente de tecnologia, que assume na área de Tecnologia, em Brasília.

Para participar da seleção, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais. O banco oferece ainda ajuda alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês e, cumulativamente, concede cesta alimentação no valor mensal de R$ 654,87.

Há possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência e previdência complementar. Os funcionários do BB possuem ainda acesso à Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB).

Do total, 5% das vagas são reservados para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Cesgranrio até o dia 28 de julho e têm valor de R$ 38,00.

O concurso terá provas objetivas e redação, previstas para o dia 26 de setembro, e seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19.

As provas objetivas terão questões de Conhecimentos Básicos (25 questões): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro; e Conhecimentos Específicos (45 questões), de acordo com a vaga pretendida:

Agente de Tecnologia:

Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários e Tecnologia da Informação.

Agente Comercial

Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários, Negociação e Vendas e Conhecimentos de Informática.

Serão ofertadas vagas em dependências situadas em todos os estados e no Distrito Federal. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a UF/Macrorregião/Microrregião e a cidade de realização das provas.

Ou seja, ao optar por concorrer à determinada UF/Macrorregião/Microrregião, o candidato estará automaticamente vinculado a ela para fins de realização de provas, de classificação e de contratação.

A seleção tem validade de um ano, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período. Ou seja, é nesse período que o banco pode chamar os candidatos aprovados.

No caso das dentro do cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Concurso ocorre após banco lançar PDVs

O concurso é lançado após o Banco do Brasil anunciar em janeiro a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários.

Em fevereiro, o BB informou que haviam sido validadas 5.533 adesões aos dois programas de desligamentos voluntários anunciados em janeiro.

Em julho de 2019, o banco anunciou outro plano de desligamento incentivado. Aderiram ao PDV 2.367 funcionários.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Lázaro é visto por morador se escondendo em gruta, e polícia faz cerco próximo a Águas Lindas de Goiás

Sábado, 19 de Junho de 2021 / Brasil

Morador conta à policiais que viu Lázaro Barbosa escondido em gruta de Águas Lindas de Goiás — Foto: Danilo Moreira/TV Anhanguera

Um morador contou que viu, na manhã deste sábado (19), Lázaro Barbosa, de 32 anos, se escondendo em uma gruta na região de Águas Lindas de Goiás, no entorno do DF. Com essa informação, policiais, que procuram o fugitivo há 11 dias, montaram um cerco no local para tentar capturá-lo.

As equipes das forças de segurança deixaram a base de comando, montada em Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás, antes das 8h e foram em direção a Águas Lindas, mesma região onde as equipes já tinham procurado o suspeito no fim da tarde de sexta-feira (18), e onde o morador afirmou ter visto o fugitivo.

Policias de elite das polícias Civil, Militar, e Federal fazem as buscas. Durante os trabalhos são usados helicópteros, drones com visão térmica, cães farejadores, equipamentos com visão noturna e forte armamento.

As equipes percorrem a região de carro, a pé e a cavalo, em busca de rastros que possam ajudar a encontrar o fugitivo. Moradores da região contaram que, por medo de Lázaro, não estão dormindo mais nas propriedades.

Veja a cronologia, segundo a polícia:

2007: Lázaro Barbosa foi preso em Barra dos Mendes, na Bahia, acusado de duplo homicídio. Secretaria de Segurança Pública diz que ele fugiu cerca de 10 dias após a prisão e é considerado foragido desde então.

2009: Criminoso foi preso no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, por suspeita de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.

2013: Laudo psicológico feito na Papuda descreve Lázaro como “psicopata imprevisível”, com comportamento agressivo, impulsivo, instabilidade emocional e falta de controle e equilíbrio.

Março de 2014: Prisão de Lázaro foi convertida para regime semiaberto.

2016: Ele fugiu da Papuda.

2018: Lázaro foi preso em Águas Lindas de Goiás, em cumprimento de três mandados de prisão por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro;

23 de julho de 2018: Lázaro fugiu de Águas Lindas de Goiás.

8 de abril de 2020: Ele invadiu uma chácara em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, e golpeou um idoso com um machado, sendo indiciado pelos crimes de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio.

26 de abril de 2021: Lázaro invadiu uma casa no Sol Nascente (DF), quando trancou pai e filho no quarto e levou a mulher para um matagal e a estuprou.

17 de maio de 2021: Ele fez uma família refém na mesma região, ameaçando os moradores com faca e arma de fogo. Nesse crime, ele mandou as pessoas ficarem nuas e, das 19h até meia-noite, prendeu os homens no quarto e as mulheres tiveram que cozinhar e servir um jantar para ele.

9 de junho de 2021: Lázaro invadiu uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde matou a tiros e a facadas um casal e dois filhos.

9 de junho de 2021: Roubou uma chácara em Ceilândia após o assassinato da família. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele.

12 de junho de 2021: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás logo em seguida. Ele atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados a hospitais da região, sendo que dois estavam em estado grave até a terça-feira (15).

13 de junho de 2021: Furtou um carro e o abandonou na BR-070 após avistar uma barreira policial, dando sequência à fuga para uma mata.

14 de junho de 2021: Caseiro de Cocalzinho de Goiás disse à polícia que atirou em Lázaro Barbosa após ele falar que ia entrar na casa. Chacareiro relatou que ele fugiu depois de ser atingido.

14 de junho de 2021: Lázaro foi filmado no curral de uma fazenda entre os distritos de Edelândia e Girassol. A polícia acredita que ele passou a noite no local. O caseiro diz que o homem pediu comida e em seguida fugiu para a mata.

15 de junho de 2021: Dois policiais militares de Goiás foram baleados durante buscas do suspeito. Delegado diz que Lázaro fez casal e adolescente reféns em Edelândia. Uma parente da família relatou os momentos de pânico.

Na quarta-feira (16), Lázaro Barbosa foi visto por um morador em uma área rural.

Na quinta-feira (17), a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez. Houve nova troca de tiros e secretário de segurança pública acredita que ele esteja ferido.

Na sexta-feira (18), durante buscas o secretário de segurança pública disse que acredita ter visto Lázaro. Segundo PRF, ele foi visto em um chiqueiro durante a tarde, mas fugiu novamente para vegetação.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Projeto da L&PM distribui bibliotecas para escolas de todo o Brasil; Luis Eduardo Magalhães está entre os municípios beneficiados

Quinta-feira, 17 de Junho de 2021 / Brasil

Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e São Desiderio ganham bibliotecas públicas renovadas com patrocínio do Instituto SLC

Criado e gerenciado pela L&PM, editora com mais de quatro décadas de estrada, o Pró-Biblioteca é um projeto que promove a literatura em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, de ONGs e do sistema prisional de todo o Brasil. Através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, diversas empresas patrocinam o envio de acervos literários para todas as regiões do país. De acordo com Paulo Lima, um dos fundadores da L&PM e Produtor Cultural do projeto, que acontece em junho deste ano, as escolas contempladas terão acesso a 200 títulos cada, de todos os gêneros.

“Os acervos enviados são muito ricos e atendem todas as faixas etárias”, explica Lima. “Queremos levar a leitura para o máximo de pessoas possível, fazendo com que a L&PM e as empresas patrocinadoras deixem a sua marca positiva na educação brasileira”, ressalta. Já foram mais de 4,9 milhões de pessoas impactadas pelo Pró-Biblioteca, que não pretende parar por aí: para este ano o projeto prevê impactar 300 escolas e bibliotecas com a distribuição de 60 mil livros acessíveis. Este ano, o Instituto SLC irá contemplar 18 escolas, sendo 3 no estado da Bahia: Escola Municipal Dr. Luiz Viana Filho, em Formosa do Rio Preto, Escola Municipal Lucir Ficanha, em Luís Eduardo Magalhães, e Escola Municipal Paulo Câmara, em São Desiderio.

A seleção do acervo é feita através de uma curadoria da L&PM Editores, que define as obras a serem enviadas. Entre as contempladas, são encontradas leituras oficiais de diferentes níveis de ensino escolar (Fundamental e Médio), bem como obrigatórias para vestibulares de diversas partes do Brasil e Best Sellers de gêneros variados. Também encontram-se livros destinados à Educação de Jovens Adultos (EJA) e em formato acessível digital (MECDaisy). Os títulos são diversificados e vão de obras escritas por autores brasileiros clássicos como Machado de Assis , Lima Barreto e José de Alencar até os estrangeiros mais diversos como Pablo Neruda, Jack Kerouac e Agatha Christie.

Além das bibliotecas entregues, o projeto inclui atividades de apoio à educação como um portal virtual para os leitores e um canal de vídeos exclusivos. As empresas patrocinadoras são destacadas em todos estes momentos, marcadas em todos os livros do acervo e com logomarcas presentes também nos meios digitais. “É uma oportunidade dada para qualquer empresa que deseja mostrar apoio à educação brasileira”, comenta Adriane Laste, responsável pelo relacionamento com os patrocinadores. 

Atualizando bibliotecas pelo Brasil e munindo educadores, professores e bibliotecários com material de trabalho, o Pró-Biblioteca é mais do que um projeto: é uma iniciativa necessária em um país que possui uma cultura tão rica, mas apenas 6 mil bibliotecas públicas - número 110 mil vezes menor que nos Estados Unidos e 34 mil vezes abaixo da Rússia. Como objetivo e compromisso de uma editora experiente e ativa no incentivo à leitura, a L&PM pretende fazer todo o possível para criar cada vez mais leitores, expandir o acesso à informação e ampliar a cultura através da educação.

As escolas contempladas já receberam o material em maio e tiveram evento online de contação de histórias pelo YouTube, disponível no canal do Pró-Biblioteca.


Blogbraga/Por Pedro Del Fabro

Compartilhar no Whatsapp

Operação reúne 200 policiais e tem ajuda de moradores por app em busca de Baiano, acusado de matar família em Ceilândia/DF

Terça-feira, 15 de Junho de 2021 / Brasil

Continua a força-tarefa montada por policiais de Goiás e do Distrito Federal (DF) para prender Lázaro Barbosa, de 32 anos, que cresceu na região de Irecê, suspeito de matar um casal e filhos em Ceilândia (DF). O homem fugiu após os crimes.

Com uma extensa ficha criminal, ele também possui passagens pela polícia no estado da Bahia, acusado de um duplo homicídio na cidade de Barra do Mendes, região de Irecê/BA.

Os homicídios contra a família no Distrito Federal, ocorreram na última quarta-feira (9). O homem está em fuga há seis dias. Ele é acusado de séries crimes, como invadir casas, chácaras, roubo, estupro, porte ilegal de arma. Em abril do ano corrente, ele invadiu uma casa no DF, trancou pai e filho e levou a mulher para o matagal, onde cometeu o estupro.

Operação tenta capturar o criminoso.


Blogbraga/Informações do G1

Compartilhar no Whatsapp

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 14 cidades do País; Bom Jesus da Lapa está entre os municípios

Segunda-feira, 14 de Junho de 2021 / Brasil

Bom Jesus da Lapa/BA - Foto: Google

Municípios ficam nas regiões Norte, Sul e Nordeste e foram atingidos por desastres naturais, principalmente a estiagem

Brasília (DF) - 14/6/2021 - Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nesta segunda-feira (14), a situação de emergência em 14 municípios do País por conta de desastres naturais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

No Nordeste, foram afetados pela estiagem os municípios de Bom Jesus da Lapa, Malhada de Pedras, Mirangaba e Mortugaba, na Bahia, e Campo Grande, no Rio Grande do Norte.

Já no Sul, quatro cidades também registram estiagem. São elas: Iraceminha e Itá, em Santa Catarina, Alpestre, no Rio Grande do Sul, e Quedas do Iguaçu, no Paraná. Já Amaporã, também no Paraná, foi vítima de chuva de granizo.

No Norte, as cidades de Manicoré e Urucará, no Amazonas, e Vitória do Jari, no Amapá, sofrem com inundações. Já em Santa Maria das Barreiras, no Pará, o reconhecimento federal de situação de emergência teve como causa as chuvas intensas.

Acesso a recursos

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Saiba mais - click no título abaixo:

Defesa Civil Nacional repassa R$ 1,2 milhão a três municípios atingidos por desastres


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Social

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Luz motos DPVAT Ofertas - Hiper Santo Antonio Paraíba Global Guarda Municipal Oeste Beton CISO Açaí do Chiquinho Casa do Marceneiro Sutrans Paraiba Online LH Madeiras UMOB Contabilidade Rondon Jaú G7 NET Grupo Marabá ASMAT JBJ P&F Dique Denuncia DBT Xikito Delicia Minas Aço PM Imperial Sportime SBS Extreme Neli Dupará Açaí Casa da Ferramenta Vida Farma