NOTÍCIAS

CORPO DE UM HOMEM QUE HAVIA DESAPARECIDO NA PRAINHA É ENCONTRADO PELO CORPO DE BOMBEIROS DE BARREIRAS

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Jeferson de Oliveira Cordeiro, 27 anos, natural de Ibotirama/BA, havia desaparecido enquanto tomava banho com amigos na tarde de domingo (19), no rio de Ondas numa localidade conhecida como “Prainha” em Barreiras.

O Corpo de Bombeiros foi acionado iniciando no mesmo dia as buscas. Depois de praticamente dois dias de intenso trabalho, o corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (21), a aproximadamente 500 metros do local onde foi visto pela última vez.

Os mergulhadores tiveram muito trabalho por conta da correnteza, muitos galhos nas margens e águas turvas, quando finalmente avistaram o corpo boiando. Pescadores também auxiliaram no trabalho.

A vítima já estava em estado de decomposição quando foi retirada do rio. Uma equipe da Polícia Militar isolou o local até a chegada de uma equipe da Polícia Técnica (DPT), para periciar o corpo e encaminhar ao IML para exame de necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Informações complementares Gazeta5/ Fotos: Corpo de Bombeiros

Comentar

Mototaxista fica ferido após se envolver em acidente de trânsito no centro da cidade - LEM

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Cidade

Vítima de acidente de trânsito

O SAMU prestou os primeiros socorros

O homem foi levado para UPA

Local do acidente próximo a UPA - Avenida Brasília

SUTRANS controlou o trânsito

A moto da vítima teve algumas avarias

Veículo envolvido no acidente

A vítima deu entrada na UPA

Uma colisão entre um veículo GM/Onix e uma moto Honda/CG, deixou um mototaxista ferido.

A colisão aconteceu na tarde desta terça-feira (21), por volta das 14h, na Avenida Brasília com a rua Rui Barbosa, centro de Luis Eduardo Magalhães.

De acordo informações, o mototaxista seguia pela Avenida e o condutor do carro pela Rua Rui Barbosa. Ainda de acordo informações colhidas no local, o condutor do carro disse que um outro veículo (carro) acabou tirando a visibilidade do mesmo, ao atrevessar a via e acabou que não viu o moto e a colisão foi inevitável.

Com o impacto da colisão o mototaxista de nome Nivaldo de Souza, de 39 anos, caiu sofrendo ferimentos sem gravidade, o SAMU socorreu o mesmo para UPA  com escoriações.

O condutor do carro permaneceu no local, e prontamente ofereceu ajuda à vítima.

A SUTRANS esteve no local controlando o trânsito. Ambos os veículos ficaram danificados.  A Polícia Militar da 85 CIPM foi acionada para registrar a ocorrência.


Blogbraga/Reportagem: Elvis Araújo

Comentar

Agricultura eficiente: uma realidade no oeste baiano

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

A integração entre tecnologia de precisão e a adoção de práticas conservacionistas é a fórmula para a produção sustentável

Com o advento da tecnologia, o homem do campo tem utilizado a modernidade a seu favor. Tratores computadorizados e máquinas de última geração compõem, hoje, o arsenal dos agricultores na hora de formarem suas lavouras. A mecanização e informatização, contudo, não se resumem apenas ao plantio e colheita, os produtores rurais têm investido cada vez mais em equipamentos que garantem informações precisas sobre clima, mercado, qualidade do solo, quantidade de água e fertilizantes a serem utilizados, entre outros subsídios que ajudam os agricultores e agrônomos a tomarem a decisão certa, no tempo certo, e, assim, diminuir custos e aumentar a produtividade nas fazendas.

O uso dessas ferramentas aliado às boas práticas, como técnicas de conservação do solo e da água, resulta em benefícios não só para o produtor rural, mas principalmente para o meio ambiente. Se produzir mais com um custo menor é bom, elevar o volume produzido e de forma sustentável é ainda melhor. É a chamada agricultura eficiente, uma realidade visível nos campos do oeste da Bahia.

Quando aqui chegaram, há pouco mais de 30 anos, os sulistas encontraram terras praticamente inférteis, e as transformaram em uma das maiores áreas produtivas do País. É aqui que está situado, por exemplo, o maior produtor de algodão, segundo maior produtor de feijão e quarto maior produtor de soja do território brasileiro. O oeste baiano tem uma agricultura variada e papel de destaque não apenas nas safras de grãos e fibra, mas também de produtos como café e mandioca, além de ser o maior produtor de frutas como banana, mamão, manga, maracujá e coco. O agronegócio é a principal atividade da região e mola propulsora da economia local.

Mas essa vocação agrícola se deve aos elevados investimentos, sobretudo na fertilização do solo e no manejo adequado do mesmo. A aplicação de fertilizantes, aquisição de equipamentos e, principalmente, a adoção de práticas conservacionistas compõem a “fórmula de sucesso” que tem garantido uma melhora significativa na qualidade das terras, aperfeiçoando o perfil do solo e transformando o cerrado em região agricultável.

Adepto às boas práticas de conservação solo, o agricultor Luiz Pradella vê, ano após ano, os resultados positivos em sua propriedade. Na fazenda, ele realiza a descompactação do solo, através do plantio direto e da rotação de cultura. Segundo ele, a combinação dessas técnicas permite a estruturação dos solos (abertura dos poros), o que ajuda na melhora do seu nível.

“Como ganho direto eu poderia citar a economia operacional, já que reduz os gastos com combustível, além da segurança de se obter uma produção média maior e mais estável, pois se tem um solo mais fértil e melhor em quantidade e perfil, comprovado por análises em laboratório”, elencou o produtor.

Sequestro de Carbono

De acordo com Pradella, além dos ganhos diretos, há incalculáveis benefícios à natureza, já que tais práticas são ambientalmente favoráveis, por conseguirem aprisionar mais dióxido de carbono na terra. “A esse processo damos o nome de sequestro de carbono (CO2), pois percebemos um acréscimo de até 0,01% de matéria orgânica ao ano no solo”, explicou.

Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) comprova a tese do agricultor. A pesquisa analisou uma área de aproximadamente 1,98 milhão de hectares e o resultado desmistificou a ideia de que a agricultura é o principal contribuinte para o efeito estufa, mostrando que a atividade agrícola praticada no oeste da Bahia reduz a emissão do gás poluente, através da absorção e retenção do mesmo no solo.

Segundo o diretor de Águas e Irrigação da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o engenheiro agrônomo José Cisino Lopes, o aprisionamento de CO2 na terra favorece as plantas para que elas tenham mais acesso à agua e aos nutrientes, uma vez que desenvolvem um sistema radicular mais forte. “Com solo de maior qualidade e raízes bem desenvolvidas e mais profundas o resultado é uma lavoura mais saudável e com uma produtividade maior. Isso é bom para o produtor e melhor ainda para o meio ambiente”, explicou.

Eficiência

O agrônomo compartilha a “fórmula da eficiência”: fazer plantio na palha, monitoramento de pragas e de doenças, terraceamento e rotação de cultura. Ele defende que estas práticas não só melhoram o solo como ajudam a deter a água da chuva, evitando, assim, o escoamento de boa parte desta água que causa erosões, além de contribuir para a recarga dos aquíferos.

“Mais recentemente os agricultores do oeste têm adotado o plantio de adubo em período seco (sem chuva), onde se coloca o adubo em linhas, e posteriormente, na época da chuva, se planta a semente na mesma linha. Isso só é possível porque os tratores são dotados de GPS, que identificam com precisão o local exato, usando sementes de altíssima qualidade, que frutificarão em sua totalidade, pois precisamos desse ganho de tempo na semeadura para garantir a boa produtividade e manter-se competitivo, já que, devido a fatores climáticos só temos uma safra por ano” explica, denominando o feito de “agricultura de precisão ou de eficiência”.

Irrigação

Ao falar em boas práticas conservacionistas, o tema logo nos remete aos recursos hídricos. Esta também é uma preocupação dos produtores rurais do oeste baiano. A fim de praticar uma agricultura sustentável, muitos irrigantes da região adquiriram as próprias estações agrometeorológicas, cuja finalidade é garantir a eficiência na irrigação. As estações automatizadas e de baixa manutenção fornecem os dados climáticos necessários que, juntamente com informações levantadas, pelo produtor, sobre o solo, a cultura e o sistema de plantio, alimentam modernos softwares de gestão de irrigação que irão auxiliar o operador a tomar decisões assertivas ao estabelecer a lâmina d’água, momento adequado e tempo de irrigação, evitando desperdício, tanto de água quanto de energia elétrica.

“São sistemas inteligentes que calculam o volume hídrico e o tempo a ser irrigado, para que não haja excessos nem uma sublâmina incapaz de atender a demanda mínima da planta, interferindo no seu desenvolvimento, ou seja, é um sistema de gerenciamento de irrigação que ajuda a minimizar as perdas hídricas”, pontuou o engenheiro agrônomo e membro do Conselho Técnico da Aiba, Orestes Mandelli.

Segundo ele, os sistemas de irrigação mais modernos podem atingir até 98% de eficiência (aproveitamento da água). Contudo, ele ratifica que uma agricultura eficiente é resultado da combinação de tecnologia e decisões humanas, como o manejo do solo, construção de curvas de nível, plantio na palha, rotação de cultura e o escalonamento do plantio.

“Escalonar as áreas de plantio em semanas diferentes, por exemplo, resulta na obtenção de plantas em diferentes fases de crescimento e demandas hídricas, o que permite otimizar a irrigação. Esse uso racional é bom para o agricultor e para os rios”, pontua.


Blogbraga/AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Comentar

Novo Clube de Tiro em Luis Eduardo Magalhães, CTPM - clube de tiro PapaMike

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Publicidades

Venha conhecer você também o mais novo Clube de Tiro em Luis Eduardo Magalhães, CTPM-clube de tiro PapaMike. Lá você encontra cursos de tiro, venda de equipamentos, armas de fogo, filiação ao clube, acessoria para aquisição de arma de fogo junto à polícia federal.

O clube fica localizado na Rua 10 número 129,  Parque São José. O clube dispõe ainda de 02 instrutores de armamento e tiro. 

Contatos Ivan (77) 9.9834-1113 / Robson (77) 9.9134-5899

CR 165037


Publicidade

Comentar

Homem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma no bairro Santa Cruz, em Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Cidade

Jair Rodrigues de Sale, de 26 anos foi detido por porte ilegal de arma de fogo e porte de substância entorpecente na manhã desta terça-feira (21), por volta das 9h50, na rua Canudos, bairro Santa Cruz, em Luis Eduardo Magalhães. 

Segundo informações colhidas, o homem foi abordado em uma residência no endereço já citado, com autorização do mesmo a Polícia Militar da 85 CIPM realizou uma revista no interior da residência e encontrou um rifle cal. 32 municiado e uma quantidade de maconha (168 gramas). 

O suspeito foi detido após uma denúncia anônima e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local para serem tomadas as medidas cabíveis. 


Blogbraga

Comentar

Restaurante "SABOR NORDESTINO" comemora aniversário de um ano

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Cidade

O Restaurante "Sabor Nordestino" comemora nesta terça-feira dia 21, o seu primeiro aniversário. Neste período de funcionamento foram servidas deliciosas refeições de qualidade aos seus clientes, além de lanches. No restaurante Sabor Nordestino, as refeições são preparadas no estilo comida caseira, lanches saborosos e grelhados, bem quentinhos e tudo muito bem organizado.

O proprietário junto com sua equipe comemoram o sucesso de muita dedicação e amor.

Eles agradecem aos seus clientes e amigos, afirmando que este é o primeiro de muitos anos de funcionamento do Restaurante "Sabor Nordestino".

Parabéns pelo sucesso!!

Restaurante "Sabor Nordestino" fica anexo na CCLEM - Avenida Ayrton Senna, Bairro Santa Cruz - LEM

Fone: (77) 9. 9809-2336.


Blogbraga

Comentar

SÃO DESIDÉRIO: Homem morre vítima de atropelamento na rodovia BR-020 em Roda Velha

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Vítima -fatal

Um homem morreu atropelado na madrugada desta terça-feira (21), na rodovia BR-020, na entrada do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério/BA.

De acordo informações policiais, provavelmente a vítima foi atropelada por um veículo de passeio, com o impacto a mesma foi arremessada às margens do acostamento.

O veículo envolvido no acidente deixou o local sem prestar socorro, segundo informações pois o mesmo não foi encontrado no local. A vítima que é moradora de Roda Velha foi identificada como Natalício Gonçalves da Silva, de 46 anos, natural de Campos Belos-GO.

A vítima não chegou a ser socorrida, já que estava em óbito evidente no local. O corpo foi removido pelo rabecão para o IML de Barreiras para exame de necropsia.

Não há informações sobre as causas do acidente. A polícia militar de Roda Velha esteve no local.


Blogbraga/Reportagem: Elvis Araújo

Comentar

LEM: CONSELHO TUTELAR: AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM PARA CRIANÇA OU ADOLESCENTE

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Cidade

Essa é uma pergunta feita diariamente por pessoas que procuram o Conselho Tutelar do Município Luís Eduardo Magalhães. 
 
A resposta não é tão complicada e a solução na maioria das é mais fácil do que as pessoas imaginam?
 
Vamos lá!
 
Para viagem nacional:
 
Se seu filho tem menos de 12 anos e vai viajar na companhia de pelo menos um dos pais ou avós, bisavós, irmãos, tios, ou sobrinhos maiores de 18 anos, é dispensada autorização escrita da justiça ou de pai, mãe ou responsável legal pela criança. Basta que se comprove o parentesco com documentos de identificação oficial(originais ou cópias autenticadas em cartório). Em caso de responsável legal (guardião ou tutor) será exigido que mostre o documento expedido pela justiça.
 
Se seu filho tem menos de 12 anos,  vai viajar na companhia de pessoa maior de 18 anos que não é parente até 3º grau, é necessário que o pai a mãe ou pessoa que tenha a guarda ou tutela da criança faça documento de autorização para viagem nacional com assinatura reconhecida em cartório. Também serão exigidos os documentos de identificação do adulto e da criança.
 
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE AUTORIZAÇÃO  
Se seu filho tem menos de 12 anos,  vai viajar SOZINHO, é necessária autorização judicial, procure a Vara da Infância e da Juventude. Leve seus documentos e documentos da criança. 
  
Se seu filho tem 12 anos ou mais, basta que ele apresente RG ou outro documento oficial com foto. Ele não precisa de autorização escrita dos pais ou da justiça para viajar dentro do Brasil. 

Obs.: a partir dos 12 anos é obrigatório apresentação de RG ou outro documento com foto para viagem nacional. 
(O conselho Tutelar não emite autorização para que adolescente que não tem RG viaje com certidão de nascimento)
 
O Tribunal de justiça da Bahia regulamentou a questão de viagem de crianças e adolescentes por meio do 
PROVIMENTO CONJUNTO Nº CGJ/CCI 07/2017

Se seu filho vai viajar para fora do Brasil, leia a Resolução 131/2011, do Conselho Nacional de Justiça. CLIQUE AQUI PARA VER A RESOLUÇÃO.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO PARA VIAGEM INTERNACIONAL

Atenciosamente,

Conselho Tutelar de Luís Eduardo Magalhães - BA

UEDMATEUS RIBEIRO ROSA

Conselheiro Tutelar

(77)3628-1293/(77)9.8802-4773

conselholemba@hotmail.com

Rua Pernambuco, 55, Ed. Center Empresarial, Sala G, Centro, Luís Eduardo Magalhães - BA, CEP.: 47.850-000

https://www.facebook.com/conselhotutelarlem


Blogbraga/Conselho Tutelar

Comentar

Polícia Militar prende em flagrante homem de posse de arma de fogo fabricação caseira no centro de Barreiras

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu em flagrante um indivíduo que estava de posse de um arma de fogo de fabricação caseira calibre 38 com duas cápsulas deflagradas. O flagrante aconteceu nesta segunda-feira (20), às 21:50h na Av. Clériston Andrade centro da cidade.

O indivíduo e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia onde o Delegado de plantão registrou e aplicou a penalidade imposta pela Lei.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Cidade

 Izabel de Paula

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, realizou na última segunda-feira (20), no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O PMSB é o resultado de um conjunto de estudos, que tem como objetivo diagnosticar a situação no município e planejar ações para a melhoria de serviços como o fornecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas. De acordo com a legislação (Lei 11.445/2007), a Política e o Plano devem ser elaborados com o envolvimento da sociedade, utilizando mecanismos e procedimentos que garantam informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, planejamento e avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico. E esta determinação legal foi cumprida com a audiência pública de ontem. 

Logo na abertura da cerimônia, houve a formação da mesa diretiva composta pelos seguintes membros: o proprietário da Cosmos Engenharia e Planejamento Ltda., empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, Fernando de Almeida Dultra; os vereadores Cledi Bosa e Deusdete Petronílio; o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Vanderlino Rodrigues; o representante da EMBASA, Vagner Pereira dos Santos; a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula; o vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Vanir Kolln e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira. 

Secretária de Meio Ambiente -  Izabel de Paula

A Secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária destacou a importância do evento, apresentando as ações previstas pelo poder público municipal para a formulação do Plano de Saneamento Básico. “Discutimos temas importantes para a nossa comunidade, a exemplo do lixão. Depois desta fase, tudo o que foi definido aqui será encaminhado para uma nova audiência pública na Câmara de Vereadores”, afirmou Izabel de Paula. 

Prefeito Oziel Oliveira

O prefeito Oziel Oliveira também abordou a questão do lixão. De acordo com o chefe do executivo municipal, a partir de agora, com o projeto de saneamento básico aprovado pelo legislativo, será possível buscar apoio dos governos federal e estadual a fim de solucionar o problema. “São processos técnicos que a população precisa saber. Nós temos trabalhado internamente em busca de soluções que vão melhorar de forma significativa a qualidade de vida da nossa comunidade”, comentou o gestor.   

Em seguida, o consultor da Empresa Cosmos, responsável pela realização do PMSB, expôs os detalhes do planejamento, asseverando que o município que não cumprir esta etapa, enfrentará problemas com o Governo Federal. “Os municípios que ignorarem essa determinação, estarão impedidos de receber verbas da União, o que será um complicador para os gestores das cidades que necessitam de financiamentos”, ressaltou. 

Representantes de associações e da sociedade civil organizada também tiveram a oportunidade de participar. Eles tiveram dúvidas esclarecidas sobre temas diversos e emitiram opiniões e sugestões para o fortalecimento do PMSB. A discussão ocorrida na audiência pública suscitou 40 propostas que serão incluídas no Plano Municipal de Saneamento Básico.


ASCOM | Secretaria de Governo - LEM/Fotos: Elvis Araújo - Blogbraga

Comentar

MOTOCICLETAS RECUPERADAS PELA POLÍCIA MILITAR EM BARREIRAS

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Motocicletas recuperadas pela Polícia Militar em Barreiras nesta segunda-feira (20).

Uma guarnição da 83 CIPM em perseguição a dois elementos que estavam de posse da motocicleta HONDA/NXR 160 BROS ESD Placa Policial PIJ-4669 com restrição de roubo, conseguiu recuperar a referida motocicleta e ainda prender um dos meliantes.

O proprietário da Moto ou representante legal, deverá comparecer à Delegacia de Polícia no bairro Aratu para retirada da motocicleta e dar baixa da restrição.

Foi recuperada pela RONDESP nesta segunda-feira (20) por volta das 23:30h, uma motocicleta CG/FAN 150 ESDI – 2014/2014 Placa Policial OZJ-3025 cor Preta.

A mesma havia sido roubada e foi encontrada abandonada em via pública na rua Presidente Moraes no bairro Santa Luzia em Barreiras.

O proprietário ou representante legal deverá comparecer à Delegacia da Polícia Civil no bairro Aratu para proceder a baixa da respectiva restrição.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Comentar

COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM - Global System!

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Cidade

O Blogbraga clicou a equipe da Global System rastreamento veicular, seus veículos em boas mãos. Atendimento 24h, cobertura nacional.

Rastreador veicular:

No decorrer do tempo, muitas pessoas estão optando em contratar serviços de rastreamento veicular para ter mais segurança contra roubos e furtos. A Global System oferece serviços especializados em rastreamento para a sua frota e/ou seu veículo particular.

Ao contratar um serviço de rastreamento, por exemplo, como o da, Global System a empresa especializada instala um módulo rastreador no veículo. O equipamento conta com tecnologia GPS e GPRS. O GPS tem a função de captar de um satélite as informações de latitude, longitude e direção, que permitem o monitoramento da localização do veículo. Já o GPRS transmite à uma central esses dados captados, que consegue decodificar e transformar em endereço dentro de um mapa geográfico.

Caso você queira garantir mais segurança ao seu veículo ou frota entre em contato com a Global System.

A Global System fica localizada na Avenida JK - Luís Eduardo Magalhães. Telefones: (77) 3639-0710 ou 9.9949-6660.

O Blogbraga mostrando o dia a dia das pessoas de LEM e a vida segue na normalidade.


Blogbraga/Cotidiano

Comentar

SIDYCAR AUTO CENTER - Revise seu carro e faça a viagem dos seus sonhos neste final de ano!!

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Publicidades

SIDYCAR AUTO CENTER - Trabalhamos com dezenas de lubrificantes veicular, para todos os modelos e marcas de veículos.

Troca de Óleo e Filtro de Óleo, Limpeza de Bicos, Revisão de Freios e Suspensão, você encontra no Sidycar Auto Center.

Neste final de ano, revise seu carro e faça a viagem dos seus sonhos.

SIDYCAR - Auto Center/ Rua Juscelino Kubtischek, Nº 1144 - Jardim Paraíso - Luis Eduardo Magalhães

Fones: (77) 3628-5458 ou 9. 9199-2184 Zap


Publicidade

Comentar

Empresa que controla fazenda que foi invadida e teve equipamentos destruídos na BA diz que prejuízo chega a R$ 50 milhões

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Grupo diz que irrigação das fazendas tem causado falta de água energia na região (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

A empresa que controla a Fazenda Rio Claro, em Correntina, no oeste da Bahia, que foi invadida por cerca de 600 pessoas no último dia 2 de novembro e teve equipamentos e instalações destruídos, estimou um prejuízo de cerca de R$ 50 milhões. Em contato com o G1 nesta segunda-feira (10), a assessoria da Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda informou que o valor é resultado de um levantamento inicial, e que o número ainda pode aumentar.

Conforme a Igarashi, foram arrebentadas cercas, maquinários, todo sistema de energia, tratores foram destruídos, um galpão foi incendiado e até postes foram derrubados.

No dia 6 de novembro, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. A corporação informou nesta segunda que mais de 30 pessoas já foram ouvidas e que o inquérito está em fase de identificação das responsáveis pelos danos à fazenda. Ainda segundo a polícia, estão sendo feitas análises de fotos e vídeos, para se chegar aos responsáveis.

Trator da empresa também foi queimado durante invasão à fazenda no oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Abapa)

Conforme a polícia, entre 500 e 600 agricultores e pecuaristas que moram ao longo do Rio Arrojado, nos povoados de Praia, Arrogeando, São Manoel, entre outros da região oeste da Bahia, entraram na fazenda para protestar contra os prejuízos que as propriedades deles estariam tendo com a captação de água para o sistema de irrigação da Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda. A maior parte dessas propriedades está a aproximadamente 40 km da nascente do rio. Os agricultores chegaram na fazenda em carros, motos e até em um ônibus.

Em nota, a Igarashi afirmou que todas as atividades da empresa são realizadas mediante autorizações ambientais. A empresa afirmou, ainda, que vai tomar todas as medidas legais para defesa dos seus direitos e responsabilização dos indivíduos que cometeram referidos atos.

A principal queixa dos ribeirinhos é quanto à diminuição do nível da água no leito do Rio Arrojado, o que se agravou após a construção de duas piscinas de 125 metros e profundidade de seis metros, para atender o sistema de irrigação da fazenda. Segundo eles, quando as bombas da fazenda são ligadas, o nível cai.

Polícia informou que agricultores que têm pripriedades ao longo do Rio Arrojado, dizem que a Igarashi causa prejuízos ao captar de água na região oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Abapa)

De acordo com o delegado Marcelo Calçado, que já ouviu representantes da Igarashi, a empresa está legalizada e possui as licenças necessárias para captar a água do rio. Disse ainda que as pessoas que invadiram a propriedade são ligadas a pequenas associações existentes nos povoados ao longo do Arrojado, criadas para ordenar uso e cultivo de pastagens na região.

Por meio de nota, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lamentou o ato e o apontou como vandalismo. Disse ainda que a entidade entende como legítima manifestações pacificas que não infrijam a legislação penal vigente com atos de invasão e depredação de patrimônio, sejam eles público ou privado.

A Abapa informou também que de 2,2 milhões de área plantada, 160 mil são irrigados, o que corresponde a 8% do total.

A Igarashi produz e fornece batata, cenoura, feijão, tomate, alho, cebola, entre outros produtos agrícolas. Há propriedades da empresa em algumas cidades da Bahia além de Correntina, como Vitória da Conquista e Barra da Estiva. A empresa não detalhou a produção específica na região de Correntina, nem se as atividades foram suspensas após o ataque.


Blogbraga/G1

Comentar

Espedito Moreira integra base do prefeito Elmo Vaz, em Irecê/BA

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

O vereador Espedito Moreira (PTN), deixa a oposição na Câmara de Vereadores de Irecê e passa fazer parte da bancada de situação.

Já existia várias especulações sobre o assunto que só foi confirmado o apoio ao grupo do prefeito Elmo Vaz na tarde desta segunda-feira (20), durante entrevista ao programa Jornal da Caraíbas, comandado pelo jornalista André Luís.

Atualmente a situação está com nove vereadores, com a decisão de Moreira. O grupo de oposição ficou com sete parlamentares.

Durante o bate-papo, o parlamentar disse que a decisão foi muito bem pensada por ele junto à lideranças políticas e a opinião da família.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar

AQUARELA TINTAS!

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Publicidades

Endereço: Rua Enedino Alves da Paixão, 4520 - Bairro Santa Cruz - Luis Eduardo Magalhães 
Telefone: (77) 3628-0575


Publicidade

Comentar

Adolescente é morto com vários tiros em Irecê

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 / Região

Um adolescente de 17 anos, identificado por Gideon Carmo da Conceição foi morto com diversos tiros. Segundo a polícia, o crime ocorreu na noite desta segunda-feira (20), numa quadra poliesportiva, localizada no bairro Iêda III, em Irecê/BA.

Ainda conforme a polícia, a vítima estava na quadra em companhia de outras pessoas, quando suspeito chegou e atirou contra ele, que morreu na hora.

Durante a ação, uma criança de apenas cinco anos, Vitor Hugo Miranda, foi atingida por um disparo. O menino foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Sam) para o Hospital Regional. A unidade não informou seu estado de saúde.

Já o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.  O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Comentar
TOP Qualidade 2016
Aplicativo
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Evolucao Favo de Mel Pollo Materiais Click Tec 21 Dias Dr. Petras Contabilidade Rondon Digital Informatica Online Celulares Bolos que Delícia Kelmuth Maclarem Oeste Manutenção Rio Grande Mineiros Clínica Popular Vitória Mimoso Segurança Luz motos Victor do Ferro Velho Mercadona Maxcar Extreme Delicia Unopar Camara Neli Rabelo Barreiras DPVAT Compre Bem G&G Magazine Sporttime Madereira Jatobá Saccom G7 Xtreme Ortobom renda extra