Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

LEM: Em missão internacional, Abapa fortalece presença do algodão brasileiro na Turquia e Egito

Agro

22/05/2024


O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, e a vice-presidente da entidade, Alessandra Zanotto, participam da etapa final da agenda de trabalho do Cotton Brazil - Missão Egito e Turquia. A visita aos dois países buscou avaliar a receptividade do mercado e aumentar a participação do algodão brasileiro nas importações das indústrias de fiação.

A Turquia é o quinto maior importador global de algodão e o quinto maior importador da fibra produzida no Brasil. Desde 2023, o governo egípcio permitiu a importação de algodão brasileiro, iniciando as relações comerciais entre as duas nações e incluindo o Egito entre os países prioritários do Cotton Brazil. Atualmente, o país é o 13º maior importador de algodão do mundo.

 “O Brasil está construindo importantes e sólidas relações comerciais iniciadas por intermédio do Cotton Brazil. São mercados relevantes e estratégicos interessados no nosso algodão, uma commodity que apresenta competitividade econômica e na qualidade da fibra e volume para atender a demanda do mercado.  Essa boa receptividade da Missão Cotton Brazil é resultado de um trabalho iniciado por pessoas que se dedicaram muito para que chegássemos até aqui. É hora de dar sequência e consolidar estas relações de confiança no trabalho dos produtores brasileiros ”, disse Bergamaschi.

Zanotto retornou à Turquia após dois anos e participou de dois seminários organizados pelo Cotton Brazil durante a missão. No seminário na Turquia, que contou com a presença do consultor indiano e diretor da empresa Wazir Advisors, Varun Vaid, foram apresentados dados sobre o cenário das indústrias e o consumo global da fibra. Zanotto destacou os impactos positivos da visita anterior: “Voltar aqui e ouvir que os apontamentos feitos há dois anos foram atendidos mostra que estamos no caminho certo. Sem dúvida, a Turquia é um país importante não somente pela demanda, mas pelas contribuições que sempre fazem para nosso crescimento”.

Após dois anos, a vice-presidente Alessandra Zanotto retornou à Turquia e participou de dois seminários organizados pelo Cotton Brazil, durante a missão.  No seminário na Turquia, que contou com a presença do consultor indiano e diretor da empresa Wazir Advisors, Varun Vaid, foram apresentados dados sobre o cenário das indústrias e o consumo global da fibra. Zanotto destacou os impactos positivos da visita anterior: “Voltar aqui e ouvir que os apontamentos feitos há dois anos foram atendidos mostra que estamos no caminho certo. Sem dúvida, a Turquia é um país importante não somente pela demanda, mas pelas contribuições que sempre fazem para nosso crescimento”.

Em sua fala, ela reforçou as ações contínuas e a preocupação dos produtores brasileiros com a sustentabilidade, destacando que a cotonicultura brasileira se consolida com um trabalho sério e o cumprimento da agenda ESG. “A Abrapa se preocupa com a sustentabilidade econômica da cultura do algodão no país”, confirmou.

A missão foi organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2024, o Cotton Brazil realizará 12 missões internacionais, com dez países-alvo: China, Bangladesh, Vietnã, Turquia, Paquistão, Indonésia, Índia, Tailândia, Coreia do Sul e Egito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abapa

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Agro

22/05/2024


As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão na Bahia para a safra 2023/2024. Desde o dia 1º deste mês, a região sudoeste começou a colher a fibra. No oeste baiano, que detém 98% da produção, a colheita começou no dia 16. Nessa região, estão sendo cultivados 339.721 hectares de algodão, sendo 242.489 hectares de sequeiro e 97.231 hectares de algodão irrigado. No sudoeste, a área cultivada é de 5.710 hectares, com praticamente todo o volume em áreas de sequeiro.

As chuvas no início da safra preocuparam os cotonicultores, mas, ao longo dos meses, tornaram-se regulares, acumulando uma média superior a 1.100 milímetros. Isso permitiu que as lavouras de algodão se restabelecessem e apresentassem bons aspectos durante as diferentes fases de crescimento e desenvolvimento, o que é um indicativo favorável para uma boa produtividade na colheita.

Segundo o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, esta foi uma safra marcada por decisões importantes desde o plantio. “Tivemos dificuldades no início da semeadura do algodão devido ao fenômeno El Nino, com chuvas irregulares e abaixo da média. Nos meses seguintes, as chuvas transcorreram normalmente e beneficiaram o desenvolvimento da cultura. Neste início da colheita, a perspectiva é de manter nossa estimativa inicial de 312 arrobas por hectare e acreditamos que alcançaremos também uma boa qualidade do algodão produzido na Bahia”, afirma Bergamaschi.

Apesar do início conturbado no plantio, a Abapa registrou 11,5% de replantio, correspondente a uma área de 28 mil hectares. No entanto, após a semente no solo, o clima se tornou favorável e os produtores adotaram as melhores práticas agrícolas para manter a produtividade média dos últimos anos. Na safra passada, a área plantada no oeste foi de 312,5 mil hectares, com uma produtividade média de 330,8 arrobas por hectare de algodão em caroço. A produção de algodão em pluma rendeu uma produtividade de 635,8 mil toneladas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abapa

LEM: Progressistas do Oeste da Bahia se reúnem em Brasília

Encontro

22/05/2024


Aconteceu nesta terça-feira (21), um importante encontro que reuniu lideranças Progressistas no Congresso Nacional em Brasília, que contou com a presença do senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, os deputados federais João Leão e Mário Negromonte, o deputado estadual Antônio Henrique Júnior e os prefeitos de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá e de São Félix do Coribe, Chepa Ribeiro.

Também estiveram presentes ao encontro os pré-candidatos a prefeito, Danilo Henrique, de Barreiras; Júnior da Sercom, de Cocos; Tony, de São Félix do Coribe e Weuber Febrônio, de Baianópolis. 

O encontro também contou com os vereadores progressistas de Luís Eduardo Magalhães, Nei Vilares e Lisvan Vasconcelos e o presidente da Câmara Municipal, Renildo Neri; de Cristópolis, Cesinha da Saúde; do município de Santa Maria, o vereador Petrônio e o presidente municipal do PP, Prudente.

O prefeito Junior Marabá, que teve a iniciativa deste encontro, falou da importância da reunião. “O encontro serviu para apresentar a união do grupo do PP no Oeste da Bahia e destacar o seu potencial dentro da região”, disse o prefeito. “Destacamos também a necessidade de investimentos na infraestrutura, para que apareça todo potencial de desenvolvimento que a região tem”, concluiu Junior Marabá.

Fonte: Blogbraga

LEM: Prefeito Junior Marabá participa de café da manhã com moradores do Mimoso 2

Encontro

22/05/2024


O prefeito Junior Marabá participou de um café da manhã com cerca de 40 moradores do bairro Mimoso 2, em Luís Eduardo Magalhães, no último sábado (18). O encontro aconteceu na rua Braulio Oliveira Sobrinho, proximo à Escola Municipal Mardônio da Rocha. 

O anfitrião do café da manhã foi Rogério, morador do bairro há 19 anos, que celebrou as conquistas recentes para a comunidade. "O nosso bairro foi contemplado com asfalto de qualidade e programas sociais importantes, como o Meu Lar, que beneficiou famílias nas ruas Pareci e Sebastião Ferreira, então só temos a agradecer pelo trabalho que o prefeito vem realizando", lembrou. 

O prefeito agradeceu a hospitalidade e o convite. "Fico muito feliz pelo convite da comunidade do Mimoso 2 e pela hospitalidade de todos, em comemoração às ações realizadas no bairro. Só na última etapa do Programa Novo Mimoso, nós fizemos mais de 147 mil metros quadrados de asfalto, um investimento superior a R$ 24 milhões", disse.

Fonte: Blogbraga

SUPERMERCADO BARATEIRO: Quarta do Pão

SUPERMERCADO BARATEIRO

22/05/2024


.

Fonte: Publicidade

GABRIELLY CONSTRUTORA, POÇOS ARTESIANOS

GABRIELLY

22/05/2024


Contrate os serviços pelo Tel. 77 9 9918-9959

 

Fonte: Publicidade

PORTO BRASIL MOTORES E FERRAMENTAS

PORTO BRASIL

22/05/2024


.

Fonte: Publicidade

Festa da Colheita: Dia 09 de Junho de 2024

Festa da Colheita

22/05/2024


.

Fonte: Publicidade

Honda Luz Autos: Honda ZR-V - Faça um test drive e viva essa emoção

Honda Luz Autos

22/05/2024


Visite nossa concessionária.

Av. Antônio Carlos Magalhães, 1882 - Barreiras - BA

Telefone: (77) 3612-3051

Fonte: Publicidade

Imagem 1 Imagem 1

Parceiro do Blog Braga

Imagem 1

Publicidade

Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1 Imagem 1