Morte por intoxicação
Família morre após suspeita de botulismo causado por alimento contaminado em Canarana
Fonte: Correspondente de Irecê Luciano Kastro
06/01/2026
A Polícia Civil da Bahia investiga a morte de três pessoas da mesma família após um almoço em Canarana, na região de Irecê, no norte da Bahia. O caso ocorreu no distrito de Salobro e levantou a suspeita de botulismo, uma grave intoxicação alimentar associada ao consumo de alimentos contaminados.
As vítimas são Adelaide Souza, de 74 anos, Leonardo Souza de Andrade, de 31, e Margarete Souza, de 42. Todos passaram mal pouco tempo depois da refeição, que incluía linguiça, e apresentaram sintomas intensos, como fraqueza e mal-estar.
Adelaide e Leonardo foram internados no Hospital Regional de Irecê na quinta-feira (1º) e morreram no sábado (3). Margarete chegou a ser transferida para um hospital em Seabra, mas não resistiu e faleceu no domingo (4).
Uma criança de sete anos também apresentou sintomas e segue internada em estado delicado.
Equipes da Polícia Civil e da Vigilância em Saúde recolheram amostras dos alimentos para análise. Até o momento, não há confirmação da causa das mortes. A investigação segue em andamento, sem descartar outras hipóteses como envenenamento acidental.