Reunião
Secretaria Municipal de Educação de LEM inicia Jornada Pedagógica 2026 com foco em equidade e inclusão
Fonte: SECOM/ Prefeitura de LEM
03/02/2026
Com o tema “Família, Equidade e Inclusão: Transformando a Educação”, a Secretaria Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães inicia oficialmente, nesta terça-feira, 3 de fevereiro, a programação da Jornada Pedagógica 2026. O evento reúne o corpo docente do município e busca promover o aperfeiçoamento profissional e o debate sobre práticas inovadoras para o novo ano letivo.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Jefferson Café, ao longo desta semana acontecem formações com todo o staff da educação. “Iniciamos hoje a Jornada Pedagógica, que envolve os professores, e a jornada de capacitação, que contempla monitores educacionais, monitores acompanhantes, técnicos, assistentes administrativos e secretários escolares. Desde a semana passada, estamos realizando alinhamentos estratégicos com os gestores escolares, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos”, destacou Jefferson.
A abertura oficial aconteceu no espaço de eventos Território Hall. O primeiro dia de atividades gerais contará com palestrantes de renome. O casal Ju e Gil falará sobre Educação Financeira, com o tema “Viver o Hoje ou Investir para o Futuro?”. No período da tarde, Márcio Castilho abordará a temática “Afetividade e Aprendizagem”. O dia será encerrado com a palestra de Janaína Oliveira Barros, que discutirá o Marco Legal das Relações Étnico-Raciais.
A Jornada Pedagógica 2026 seguirá até sexta-feira, dia 6 de fevereiro, com diversas temáticas voltadas para educação infantil, educação ambiental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e inclusão, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O último dia será marcado por discussões sobre saúde emocional e comunicação acolhedora no ambiente escolar, com a participação de Hani Awad e Pedro Paulo Luz. Para celebrar o encerramento das atividades, será realizada a “Levada Pedagógica”, um momento de integração e confraternização entre todos os profissionais da educação.
🗓️ AGENDA SEMANA
▪️*TERÇA-FEIRA (03/02)*
ABERTURA JORNADA PEDAGÓGICA 2026
Local: Território Hall
Horário: manhã e tarde
▪️*QUARTA-FEIRA (04/02)*
JORNADA PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL
Local: Auditório do Sindicato rural
Horário: a partir 07h30
JORNADA PEDAGÓGICA – ANOS INICIAIS
Locais: Unopar e Auditório Capelania Escolar (verificar programação)
Horário: a partir 07h30
JORNADA PEDAGÓGICA – ANOS FINAIS
Locais: Unopar e Território Lounge (verificar programação)
Horário: a partir 07h30
JORNADA PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Local: Ginásio José Queiroz Barreto Neto
Horário: às 07h30 e às 13h30
JORNADA PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Local: Auditório do Centro de Reforço
Horário: 19h
▪️*QUINTA-FEIRA (05/02)*
Jornada pedagógica 2026
Locais diversos
Horário: A partir das 07h30
💬 AUDIÊNCIA PÚBLICA – PLANO DIRETOR LEM 2026
Local: Auditório do Sindicato Rural
Horário: 19h30
▪️*SEXTA-FEIRA (06/02)*
Jornada pedagógica 2026
08h: Motivação, Autoestima e SuperAção na vida e no trabalho docente
14h: A Comunicação que acolhe: Relações que transformam o Ambiente Escolar
Local: Território Hall