Campeonato
Aluna de Luís Eduardo Magalhães é vice-campeã juvenil da Taça Brasil de Xadrez para cegos
Fonte: SECOM/ Prefeitura de LEM
19/05/2025
O secretário municipal de Educação, Jefferson Café com Kiara e família durante a Jornada Pedagógica 2025
Kiara acompanhada dos professores Kassio Defensor e Marcos Sasse
Kiara é aluna da Escola Municipal José Cardoso de Lima
A estudante Kiara Cristina Silva Pereira, de apenas 13 anos, aluna da Escola Municipal José Cardoso de Lima, conquistou o vice-campeonato juvenil na Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2025 – Etapa Nordeste, realizada entre os dias 16 e 18 de maio, em Salvador.
A competição reuniu cerca de 45 enxadristas cegos de todo o país, e Kiara foi a enxadrista federada mais jovem entre os participantes. Seu desempenho chamou atenção pela técnica, maturidade e determinação.
O convite para participar do torneio partiu da Federação Baiana de Xadrez, por meio do presidente Luciano Zállio, que conheceu a trajetória de Kiara enquanto atuava como árbitro na OILEM (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães).
Kiara já participou de duas edições da OILEM, enfrentando mais de 60 atletas da sua categoria. Em 2023, conquistou o 17º lugar, e em 2024, foi vice-campeã — mesmo sendo a única competidora cega da competição. Um verdadeiro exemplo de superação, talento e dedicação.
A participação de Kiara na Copa Brasil de Xadrez para Cegos teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Desporto Escolar.
O secretário municipal de Educação, Jefferson Café, parabenizou a estudante pela conquista.
“Kiara é motivo de orgulho para nossa rede. Uma jovem determinada, que inspira a todos com sua história de superação. Esse resultado é o reflexo do seu esforço, e reforça a importância de continuarmos investindo no esporte escolar e na inclusão. Também parabenizo os professores Marcos Sasse e
Kassio Defensor que foram fundamentais para a participação de Kiara nessas competições", destacou o secretário.