Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

XXV Encontro de Advogadas e Advogados

XXV Encontro de Advogadas e Advogados da União debate sobre liderança feminina e os desafios para a promoção da igualdade de gênero

Fonte: Agência BeYond - Assessoria de Comunicação da ANAUNI

17/11/2025

Edição histórica reforçou o compromisso com a ampliação da representatividade feminina

Durante quatro dias, 200 advogadas e advogados da União de todo o Brasil debateram o tema “Liderança feminina e os desafios para a promoção da igualdade de gênero”. O XXV Encontro Nacional das Advogadas e Advogados da União (ENAU) e o XX Seminário sobre Advocacia de Estado, que ocorreram de 12 a 15 de novembro no Vila Galé Marés, na Praia de Guarajuba, em Camaçari (BA), contou ainda com a presença de autoridades do Poder Judiciário, da Advocacia-Geral da União (AGU) e de pesquisadores do tema. 

“A comissão científica do ENAU decidiu por este tema para reconhecermos não apenas a importância de criar espaços, mas também de valorizar a trajetória de tantas mulheres que transformam, diariamente, a Advocacia-Geral da União. A AGU é marcada por lideranças femininas que abriram caminhos, que ocuparam espaços de decisão com competência e coragem”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), Niomar Nogueira. 

O consultor-geral da União, André Dantas; a procuradora-geral da União, Clarice Calixto; a desembargadora do Tribunal Regional da 1ª Região, Rosimayre Gonçalves de Carvalho; o procurador-chefe da União na Bahia, Dermeval Rocha da Silva Filho; e a secretária-geral da OAB-BA, Cléia Costa dos Santos, participaram da solenidade de abertura, na última quarta-feira (12).  

Palestras e debates

O palco do ENAU recebeu na quinta-feira (13) a jurista e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, que ministrou a Conferência Magna do XX Seminário Nacional sobre Advocacia de Estado, “Liderança feminina e os desafios para a promoção da igualdade de gênero”. Edilene abordou o tema, destacando a importância da presença de mulheres — especialmente mulheres pretas — em cargos de liderança no serviço público e na sociedade. A Conferência foi apresentada pela secretária-geral de Contencioso da AGU, Isadora Cartaxo, e pela consultora jurídica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Karoline Busatto, .

Já a primeira mesa redonda, trouxe o debate “O papel das mulheres na ocupação de cargos de liderança: avanços, boas práticas e obstáculos”, ampliando reflexões essenciais sobre representatividade e equidade nos espaços de decisão. A discussão foi conduzida pelas palestrantes Débora Fernandes Marinho, advogada da União e consultora jurídica adjunta no Ministério das Mulheres, e Kaline Ferreira, advogada da União e consultora nacional da União, que compartilharam experiências, desafios e caminhos para ampliar a presença feminina em posições estratégicas. O debate contou ainda com as contribuições do advogado da União e consultor jurídico do Ministério dos Transportes, Marconi Arani Melo, do advogado da União, Marcos Araújo, e da superintendente da Caixa Econômica Federal, Virgínia Neusa Lima Cardoso.

“O que não nos contaram sobre ser uma liderança feminina negra?” foi o tema do Painel 1, realizado nessa sexta-feira (14). A chefe de Auditoria de Licitações e Contratos na SCI/AGU e auditora de Controle Externo do TCM-SP, Daiesse Jaala, e a professora de Direito, Maria do Carmo Rebouças, trouxeram reflexões profundas sobre os desafios enfrentados por mulheres negras na sociedade e no mercado de trabalho, destacando caminhos para enfrentar o racismo e o preconceito dentro das organizações. O debate foi enriquecido pelas contribuições dos advogados da União, Inayara Veloso e Lucas Campos de Andrade.

A programação do penúltimo dia do evento também contou com duas mesas de debate que dialogaram entre si e aprofundaram temas essenciais para a construção de ambientes institucionais mais seguros, inclusivos e equitativos.

A primeira discutiu os “Desafios e barreiras invisíveis: assédio moral e sexual e preconceitos”, com exposições da advogada da União e consultora jurídica do Ministério das Mulheres, Karina Nathércia, e da diretora de Administração e Finanças da INFRA S.A., Elisabeth Braga. As palestrantes trouxeram reflexões importantes sobre prevenção, enfrentamento e superação dessas práticas no serviço público. 

Na sequência, o debate “O impacto da masculinidade nos ambientes de liderança” reuniu as advogadas da União, Priscila Leal Seifert e Gabriela Brandão, além da presidente do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional, Valéria Ferreira, que analisaram como padrões de masculinidade influenciam a gestão, as relações institucionais e a dinâmica de poder. 

As mesas foram apresentadas pelos advogados da União, Ana Karenina e Roger Gonzaga, que conduziram as discussões com sensibilidade e precisão.

Por fim, o público participou da Oficina de Prompts Jurídicos com ChatGPT, ministrada pela advogada e secretária da Comissão Nacional Especial de IA da OAB, Tainá Junquilho.

Na oficina, Tainá apresentou simulações práticas, mostrou como estruturar prompts mais eficientes e compartilhou exemplos de uso responsável da tecnologia no dia a dia da Advocacia Pública. 

Todas as palestras do ENAU estarão disponíveis nos próximos dias no canal da ANAUNI no YouTube: https://www.youtube.com/@ANAUNIAGU

Quem ajudou a realizar 

O XXV ENAU contou com patrocínio de marcas que acreditam na liderança feminina: Ambipar, Sigma Lithium, Vale, LHH, Neoenergia, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ipiranga, e o Governo Federal por meio Banco do Nordeste, da  Itaipu - Mais que Energia e da Caixa Econômica Federal; e apoio da INFRA S.A  e do ASAclub.