Polícia Penal
Polícia Penal da Bahia é primeira do Brasil a realizar Curso de Formação de Instrutores a nível nacional
Fonte: Repórter Paiva/ Nucom/Seap
09/05/2025
A Bahia é o primeiro estado a sediar o curso que tem participação de policiais penais federais
A Seap, por meio da Academia de Polícia Penal, realiza nos dias 8 e 9 de maio, o primeiro Curso de Formação de Instrutores de Sobrevivência Policial Jurídica Administrativa do Brasil. O curso é uma ação em conjunto com a Escola Nacional de Serviços Penais.
Policiais penais de vários estados do país estão participando do evento. As aulas teóricas e práticas estão acontecendo na Academia de Polícia Penal da Bahia (Acadeppen), no bairro da Mata Escura. O curso abordará temáticas relacionadas as diretrizes legais de atuações profissionais, unindo as ações administrativas e operacionais em tomadas de decisões. As aulas estão sendo ministradas por policiais penais da Bahia e policiais penais federais.
“Nós vivemos um momento ímpar, no nosso estado, que está sediando um curso para formar instrutores na disciplina policial jurídica administrativa. Um curso que está sendo realizado em parceria com escola nacional de serviços penais e academia de Polícia Penal da Bahia. Aqui nós discutimos diversas temáticas que visam construir um laço seguro e buscar uma legitimidade para as atividades policiais", explicou Rafael Bonfim, policial penal da Bahia.
"Decidimos que esse curso fosse aqui em Salvador, porque a Polícia Penal da Bahia passou nos últimos anos por uma intensa transformação profissional, aumentando seu nível de qualidade na prestação dos serviços. Esse curso é inédito. É o primeiro curso de formação dessa disciplina, que visa disseminar o trabalho especializado e de acordo com a legislação", falou Claudevan Costa, policial penal federal.
Seap - promovendo um sistema prisional mais justo, mais eficiente e, principalmente, mais humanizado.
Hildazio Santana - Nucom/Seap