Segurança
CICOM e o Carnaval de Barreiras: Tecnologia de Reconhecimento Facial Identifica Suspeitos Mesmo sob Disfarces incrementando a segurança no evento
Fonte: Repórter Paiva
12/02/2026
O Carnaval de Barreiras, consolidado como um dos maiores eventos do interior da Bahia, contará com uma estrutura de segurança comparada a uma "logística de guerra" para garantir a tranquilidade dos foliões. No centro dessa estratégia está o uso da inteligência artificial (IA) no videomonitoramento, capaz de identificar indivíduos com mandados de prisão em aberto, mesmo que tentem esconder a identidade sob disfarces complexos.
O repórter Paiva do BlogBraga entrevistou nesta quinta-feira (12), o Cap PM Lennon que coordena as atividades do CICOM em Barreiras. Tecnologia avançada, locais estratégicos e comunicação em tempo real incrementam a segurança do Barreiras Folia 2026.
A Ciência do Reconhecimento Invisível
Diferente do olho humano, que pode ser facilmente enganado por mudanças superficiais na aparência, a inteligência artificial opera através da biometria facial. O sistema foca em padrões matemáticos únicos, analisando os pontos de distância entre os órgãos da face, como o espaçamento entre os olhos, o nariz e a boca.
Essa precisão técnica permite que a tecnologia seja eficaz em cenários onde a visão humana falharia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), o sistema consegue identificar um suspeito mesmo que ele esteja utilizando barba, óculos, boné, peruca ou roupas femininas. Além disso, a captura total do rosto não é obrigatória; basta que a câmera registre uma parte da face para que o processamento biométrico seja realizado com sucesso.
Precisão e Integração com a Justiça
Para evitar erros e garantir a eficiência das abordagens, o sistema trabalha com uma "régua alta" de precisão. Isso significa que o alerta só é disparado na central de monitoramento quando existe uma porcentagem de compatibilidade extremamente elevada entre a imagem capturada e os dados armazenados.
O funcionamento prático envolve o cruzamento automático das métricas faciais com fotos do banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde constam pessoas com mandados de prisão ativos. Uma vez disparado o alerta no Cicom, os agentes realizam uma verificação humana imediata da validade do mandado antes de enviar uma guarnição para efetuar a abordagem no circuito.
Estrutura para o Barreiras Folia
Para o Barreiras Folia 2026, que ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o plano de segurança prevê a instalação de 50 câmeras (dado atualizado), entre fixas e móveis (PTZ), distribuídas estrategicamente nos circuitos Aguinaldo Pereira, Zé Hermes e Rio de Ondas.
O Capitão Lenon, comandante do Cicom em Barreiras, destaca que as câmeras de reconhecimento facial estarão posicionadas nos portais de abordagem, monitorando tanto quem entra quanto quem sai da festa. "Qualquer pessoa que tiver com mandado de prisão em aberto será automaticamente identificada e abordada", afirmou o comandante, reforçando que a segurança será redobrada com o apoio de detectores de metais e integração entre as forças policiais.
Com um investimento estadual de cerca de R$ 110 milhões em logística e pessoal, a tecnologia de reconhecimento facial se apresenta como um pilar fundamental para desencorajar infratores e permitir que o público aproveite a festa com segurança.