Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

Fono fala

O FONO FALA: Gagueira Infantil

Fonte: Por Dr. Darkson Marques

29/04/2024

Este tema atrai a atenção dos adultos para uma das manifestações infantis mais expressivas: a fala. Por não apresentar uma causa única, nem tão pouco definida, a gagueira é fruto de fatores biológicos, sociais e psicológicos.

A gagueira é definida como uma desordem que ocorre na fala, não fazendo parte do desenvolvimento normal da criança. Em muitos casos, mostra-se apenas como uma leve disfluência, sendo algo passageiro e típico da idade.

Segundo a Associação Brasileira de Gagueira, existem cerca de 1,6 milhões de pessoas com essa dificuldade, incluindo crianças que acabam sofrendo preconceito e sendo ridicularizadas socialmente.

Um dos vários fatores responsáveis pela gagueira infantil está relacionado à tensão emocional. Isso pode ocorrer por raiva, medo ou ansiedade, pois nesse instante os músculos se contraem e chegam a dificultar o processo fonoarticulatório.

Devido às exigências do ouvinte, a criança tenta se auto-corrigir, apresentando falhas e utilizando como recurso movimentos associados de face e/ou corpo (piscar os olhos, balanceio de determinadas partes do corpo) simultaneamente a fala. Porém, quando se utiliza deste meio, ela termina apresentando repetições, prolongamentos, bloqueios de sílabas, palavras e/ou frases.

O meio eficaz de tratamento é procurar avaliação com fonoaudiólogo. Em alguns casos cabe intervenção do psicólogo.

Darkson Marques

Fonoaudiólogo

CRFA 4 – 11000

Instagram: @darksonmarques