Produção de cebola
Produção de cebola em Cafarnaum impulsiona Bahia ao 2º lugar no ranking nacional
Fonte: Correspondente de Irecê Luciano Kastro
26/02/2026
Localizado na região de Irecê, o município de Cafarnaum se consolidou como referência nacional no cultivo de cebola.
A força da produção local é estratégica para que a Bahia mantenha a segunda posição entre os maiores produtores do país, atrás apenas de Santa Catarina.
Com uma estimativa anual de cerca de 290 mil toneladas, a Bahia tem em Cafarnaum seu principal polo produtivo. A agricultura é a base da economia do município e garante emprego e renda para centenas de famílias.
Outras cidades também integram o cinturão produtivo da cebola, como João Dourado, Sento Sé, América Dourada e Canarana.
Juntas, elas reforçam a importância do semiárido baiano no cenário agrícola nacional e consolidam a cebola como pilar do desenvolvimento regional.