Drogas
Polícia Civil incinera cerca de 4,5 toneladas de drogas em Xique-Xique
Fonte: Marcela Correia/Ascom PCBA
08/01/2026
A droga estava acondicionada em 548 volumes e é resultado da erradicação de plantação de maconha na zona rural do município
A Polícia Civil da Bahia incinerou, na quarta-feira (7), cerca de 4,5 toneladas de drogas no município de Xique-Xique, no norte do estado. A ação é desdobramento da apreensão de entorpecentes localizada em uma fazenda utilizada para o cultivo de maconha do tipo skunk, na zona rural do município.
A apreensão ocorreu no dia 18 de dezembro de 2025, quando foi identificada uma plantação com aproximadamente sete hectares, com estimativa de mais de 400 mil pés da droga já colhidos. No local, também foram apreendidos um caminhão utilizado no transporte do entorpecente, um trator agrícola e uma motocicleta.
Todo o material apreendido foi apresentado por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido, da Polícia Militar da Bahia, à Polícia Civil, na Delegacia Territorial de Xique-Xique, onde foi instaurado o inquérito policial. A unidade também representou judicialmente pela destruição da droga e pela destinação dos bens apreendidos.
Após autorização do Poder Judiciário, o entorpecente, acondicionado em 548 volumes, foi incinerado em fornos de uma empresa cerâmica de tijolos, localizada na zona rural do município. A incineração contou com ação integrada da Polícia Civil, da CIPE Semiárido, além da presença de representante do Ministério Público da Bahia e da Vigilância Sanitária.