Relatório semanal
Release Semanal – Defesa Civil de Luis Eduardo Magalhães
Fonte: Defesa civil - LEM
12/01/2026
Período: 05 a 12 de janeiro
Entre os dias 05 e 12 de janeiro, a Defesa Civil realizou diversas ações preventivas e corretivas em diferentes pontos do município, com foco na redução de riscos, segurança da população e mitigação de danos, especialmente em razão do período chuvoso.
Durante a semana, a Defesa Civil foi acionada para a realização de 02 (duas) vistorias estruturais em edificações de alvenaria, com o objetivo de qualificar os danos apresentados. Após as inspeções, foram emitidos relatórios técnicos individuais, contendo os apontamentos e orientações necessárias conforme as condições observadas em cada estrutura.
Ainda no contexto das chuvas intensas, a equipe tem intensificado o mapeamento e apontamento de riscos de queda de árvores, atuando de forma preventiva para reduzir ocorrências durante temporais e diminuir o número de quedas em relação ao ano de 2025. Nesta semana, foram realizados 09 (nove) apontamentos de árvores que oferecem risco, incluindo exemplares com crescimento irregular ou abrupto, além de árvores secas ou mortas. As informações serão encaminhadas à Secretaria de Sustentabilidade, para respaldo ambiental, e à Secretaria de Infraestrutura, responsável pela poda de manutenção ou remoção completa quando necessário.
Também foram efetuados apontamentos e intervenções em via pública no bairro Jardim das Acácias, onde foi identificada uma pequena erosão do solo. Já na região central da cidade, a Defesa Civil atuou em razão da ausência de tampa de Poço de Visita (PV) de esgoto, situação que representava risco à segurança de pedestres e veículos.
No último sábado (10), o órgão recebeu, por meio das redes sociais, a informação sobre a queda de uma árvore de eucalipto sobre a rede elétrica, ocasionando o rebaixamento e rompimento de cabos, além de danos à estrutura dos postes, gerando um efeito dominó que resultou em 03 postes sobre a via pública. A Defesa Civil acionou imediatamente a Secretaria de Infraestrutura, que realizou a retirada da árvore e a liberação do tráfego na Rua Cássia Ellen, no bairro Florais Léa III. A Coelba também foi acionada e esteve no local para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Na manhã desta segunda-feira (12), equipes de provedores de internet por fibra óptica seguem trabalhando para a normalização dos serviços de telecomunicações. Não houve registro de feridos, e o evento foi ocasionado por fortes ventos.
A Defesa Civil reforça que, em situações envolvendo danos estruturais, queda de árvores, árvores que ofereçam risco iminente, bem como ao identificar bueiros de drenagem ou esgoto sanitário abertos ou danificados, a população pode e deve acionar o órgão para que sejam aplicadas as medidas corretas de intervenção e reparo imediato, garantindo a segurança coletiva.