Esporte
Atleta Tiago Perez supera desafios e conquista 5º lugar no Blue Long Distance Triathlon
Fonte: Por Tiago Perez
31/10/2025
No dia 19 de outubro foi realizado o Blue Long Distance Triathlon, competição realizada dentro da Academia da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, no estado de São Paulo.
Os atletas enfrentaram o percurso de 1.9 kms de natação, 90 kms de ciclismo em um percurso alternativo (em virtude das restrições do Comando da Força Aérea) e 21 kms de corrida, na competição reuniu grandes nomes do esporte brasileiro.
Na prova, Tiago Perez conquistou a 5ª colocação da categoria 35/39 e a 24º geral entre os mais de 500 atletas.
A Natação
“Fomos surpreendidos por uma mudança brusca no clima em virtude de um forte temporal ocorrido na cidade de Ribeirão Preto, a qual trouxe uma forte massa de ar frio, deixando a temperatura na hora da largada na faixa dos 15 graus. Iniciei a competição tendo uma excelente natação, ficando sempre no primeiro grupo de atletas, saindo da água na 12ª colocação geral”, destacou Tiago.
O Ciclismo
“Foi uma prova difícil. Tivemos vento acima dos 33 km/h e com rajadas na faixa dos 40 km/h, em um percurso com muito vento lateral e vento contra. Nas semanas que antecedeu a prova, tive um problema com minha bike. Impossibilitado de reparar a tempo, competi com uma bike emprestada de um amigo, tamanho menor. Após os 70 kms iniciais, sofri com fortes dores musculares, caindo para a 58ª posição da prova”.
A Corrida
“Saí para o percurso de corrida sabendo que precisaria impor um ritmo fortíssimo se quisesse conquistar o pódio. Além disso, em uma prova longa, tudo se resume a uma pequena fração de minutos. Consegui impor muita força e velocidade desde o primeiro quilômetro, porém, o vento seguia cobrando um preço alto dos atletas. Senti muitas dores musculares ao longo da corrida fechando o percurso com o tempo oficial de 4 horas e 50 minutos, bastante acima do meu melhor tempo.
O Resultado
“Sem dúvida alguma queria ter brigado pela vitória, infelizmente, enfrentei dificuldades que me afastaram do objetivo. Competir dentro da Academia da Força Aérea foi especial, e com certeza, irei retornar em 2026 com o objetivo de ser campeão. Agradeço a meus patrocinadores e apoiadores que tem me dado as melhores condições para competir e treinar, essa conquista é de todos nós e de todos que torcem pelo meu êxito”.