Produção Orgânica
Barreiras: Prefeitura recebe 2 mil mudas de espécies nativas do Cerrado produzidas por internos do Conjunto Penal
Fonte: Repórter Paiva/ Dircom-PMB
26/12/2025
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, recebeu 2 mil mudas de espécies nativas do Cerrado produzidas por internos do Conjunto Penal de Barreiras (CPB), dentro do projeto Semeando Liberdade. A iniciativa alia ressocialização, qualificação profissional e preservação ambiental, por meio de atividades laborais e terapêuticas voltadas às práticas agrícolas orgânicas.
Ao longo de 2025, o Conjunto Penal de Barreiras consolidou importantes ações nas áreas de horticultura, produção sustentável de alimentos e educação ambiental. Como resultado, já foram doadas cerca de 15 toneladas de hortaliças a instituições cadastradas no programa Bahia Sem Fome, contribuindo diretamente para o combate à insegurança alimentar e o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social.
As mudas recebidas passarão a integrar a produção do Viveiro da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, localizado no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha. O espaço é responsável pelo cultivo de espécies nativas do Cerrado, como ipê, oiti e buriti, destinadas à arborização urbana e a projetos de recuperação ambiental, além de ser aberto à visitação de escolas e à doação de mudas à população.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, destacou a importância da parceria. “Esse projeto serve de exemplo para todo o estado da Bahia. O município será sempre parceiro, viabilizando insumos para a produção, especialmente de espécies nativas do Cerrado. Parabenizo e agradeço ao diretor-geral do Conjunto Penal de Barreiras, André Artur da Silveira Guedes, e ao gerente operacional da Socializa, Rodrigo Mateus, pelo desenvolvimento do projeto e pela parceria com a Secretaria, que contribui significativamente para a arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas”, afirmou.