Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

Ação ambiental

Alunos de Tabocas do Brejo Velho vivenciam a recuperação de nascentes em oficina de Educação Ambiental

Fonte: Assessoria de Imprensa Aiba

15/05/2025

Uma ação de Educação Ambiental desenvolvida pelo Projeto Nascentes do Oeste envolveu 140 crianças da Escola Municipal de Cabeceirinha, em Tabocas do Brejo Velho, na última quarta-feira (14). A atividade, iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Prefeitura Municipal, teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da recuperação de nascentes.

Por meio de uma oficina de artes, os alunos aprenderam, de forma simples e criativa, técnicas essenciais como a identificação e delimitação de nascentes, o cercamento para impedir o acesso do gado, além da relevância do reflorestamento com espécies nativas nas matas ciliares.

Durante a atividade prática de visita à Nascente de Cabeceirinha, os participantes puderam explorar, ao longo do percurso, ferramentas de localização cartográfica, como imagens de satélite, GPS e rosa dos ventos. Também aprenderam a interpretar o terreno e a identificar cursos d’água, delimitando Áreas de Preservação Permanente (APPs).

A atividade foi encerrada com um momento de semeadura da semente de buriti – árvore símbolo do Cerrado –, no qual os alunos tiveram a oportunidade de semear utilizando a técnica conhecida como “lanço de sementes”. “A ação incentivou os alunos a refletirem sobre sua relação com o ambiente local, despertando a percepção individual da natureza. O resultado foi uma poderosa ferramenta de conexão com o território, fortalecendo o sentimento de pertencimento”, avaliou o coordenador do projeto e analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro.

Desde 2016, o Projeto Nascentes do Oeste desenvolve ações educativas e ambientais, reforçando o compromisso com a valorização dos recursos naturais da região do Cerrado baiano.