Golpe cibernético
Você sabe o que é Phishing? Saiba o que é e como se precaver contra esse golpe!
Fonte: Repórter Paiva
21/11/2023
Phishing é uma técnica de crime cibernético que usa fraude, truque ou engano para manipular as pessoas e obter informações confidenciais, como nome de usuário, senha, detalhes do cartão de crédito ou dados bancários. Os golpistas fingem ser uma entidade confiável, como um banco, uma empresa, uma instituição ou uma pessoa conhecida, e enviam mensagens eletrônicas, como e-mails, SMS, redes sociais ou ligações telefônicas, para as vítimas. O objetivo é induzir as vítimas a clicar em um link, baixar um anexo, enviar as informações solicitadas ou fazer um pagamento.
O phishing pode causar prejuízos financeiros e emocionais para as vítimas e seus contatos. Por isso, é importante saber como se prevenir e como agir caso seja vítima ou suspeite de uma tentativa de golpe. Na delegacia de Polícia em Barreiras muitos boletins de ocorrência são registrados por vítimas ou quase vítimas.
Algumas dicas para se prevenir do phishing são:
● Desconfie de mensagens que tenham erros de ortografia, gramática ou formatação, que peçam urgência ou que ofereçam benefícios ou prêmios duvidosos.
● Verifique o remetente, o destinatário, o assunto e o conteúdo da mensagem. Não abra ou responda mensagens de fontes desconhecidas ou suspeitas.
● Não clique em links ou baixe arquivos enviados por mensagens suspeitas. Verifique se o link corresponde ao site oficial da entidade que ele diz representar. Você pode usar uma ferramenta de pesquisa de imagens para verificar se uma imagem é autêntica ou falsa.
● Não compartilhe informações pessoais, financeiras ou profissionais com pessoas que você não conhece bem ou que não tenha certeza da sua identidade.
● Não envie dinheiro ou faça pagamentos para pessoas ou entidades que você não conhece ou que não tenha certeza da sua identidade, mesmo que elas aleguem que estão em uma situação de emergência ou que precisam de ajuda.
● Use um software de segurança cibernética, há vários disponíveis uma sugestão seria o Avast Free Antivirus, que pode detectar e bloquear ataques de phishing e proteger seus dados e dispositivos contra invasores.
Se você foi vítima ou suspeita de uma tentativa de phishing, você deve tomar as seguintes medidas:
● Bloqueie e denuncie a mensagem ou o perfil falso nas plataformas que ele usa. Isso pode ajudar a evitar que outras pessoas sejam enganadas pelo mesmo golpista.
● Entre em contato com os seus contatos e avise-os sobre o golpe. Peça para eles também bloquearem e denunciarem a mensagem ou o perfil falso e para não enviarem dinheiro ou informações para ele.
● Se você enviou dinheiro ou fez pagamentos para o golpista, entre em contato com o seu banco ou a sua operadora de cartão de crédito e tente cancelar a transação ou solicitar o estorno do valor. Você também pode registrar um boletim de ocorrência na polícia e apresentar os comprovantes do pagamento e as mensagens trocadas com o golpista.
● Se você compartilhou informações pessoais, financeiras ou profissionais com o golpista, altere as suas senhas e os seus dados de acesso em todos os sites e aplicativos que você usa. Você também pode monitorar o seu extrato bancário, o seu cartão de crédito e o seu CPF para verificar se há movimentações suspeitas ou tentativas de fraude.
● Se você clicou em links ou baixou arquivos enviados pelo golpista, faça uma varredura no seu dispositivo com um antivírus ou um antimalware e remova qualquer programa ou arquivo malicioso que tenha sido instalado. Você também pode restaurar o seu dispositivo para as configurações de fábrica, mas lembre-se de fazer um backup dos seus dados antes.
Espero que essas informações tenham sido úteis para você. Se você quiser saber mais sobre o phishing, você pode consultar os seguintes sites:
● [Phishing – Wikipédia, a enciclopédia livre]
● O que é Phishing? Tipos, exemplos e como se proteger - CNN Brasil