Prevenção de Desastres
Seminário Regional de Prevenção de Desastres reúne autoridades no Oeste da Bahia
Fonte: Repórter Paiva/ 17º BBM
06/12/2025
Na sexta-feira (05), a Câmara Municipal de Barreiras sediou o Seminário Regional de Prevenção de Desastres – Oeste da Bahia, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, por meio do 17º BBM. O evento contou com a presença de representantes de diversos municípios da região, que participaram das discussões sobre prevenção, enfrentamento e resposta a calamidades.
A programação teve início às 8h, com abertura oficial e apresentação dos objetivos do seminário. Em seguida, o Tenente-Coronel Penna destacou a importância da integração entre órgãos públicos na gestão de riscos.
A Sd BM Nicoly conduziu a palestra de abertura sobre Aspectos e Princípios de Defesa Civil e o ODS 11. Logo depois, o Major BM Rodolfo apresentou os Desafios e Avanços da Defesa Civil na Bahia e no CBMBA, além de, no período da tarde, discutir Planos de Contingência e Fluxos de Resposta.
Encerrando o evento, o Tenente BM Sarmento apresentou os resultados e estratégias do CBMBA no combate aos incêndios florestais no Oeste baiano.
O seminário reforçou o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia com a prevenção e a atuação integrada para proteger a população da região.