Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

Óbito

Santa Rita de Cássia: Trágico! Homem de 64 anos tira própria vida e grava áudio pouco antes de morrer

Fonte: Repórter Paiva

02/04/2024

Infelizmente, um triste caso de autoextermínio (suicídio) aconteceu na cidade de Santa Rita de Cássia, nessa segunda-feira (01).

Orlando Guedes de Souza, 64 anos, natural de Santa Rita de Cássia (BA) residente no Assentamento Rio Preto, cometeu tal ato contra sua pessoa. Momentos antes, teria gravado um áudio dizendo que iria se suicidar.

As palavras mostram um homem cansado de sua situação e que não aguentava mais. O áudio foi divulgado nas redes sociais.

O corpo foi periciado no local e removido para o necrotério do DPT de Barreiras para exame de necropsia.

Lamentamos, sinceramente.

O suicídio é uma manifestação multifatorial, ou seja, são vários elementos envolvidos que levam à decisão de uma pessoa tirar a própria vida.

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 em comparação com 2021. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sinais de alerta

Todos os anos ocorre a campanha Setembro Amarelo. É uma forma de levar a saúde mental e prevenir o suicídio para o cotidiano das pessoas.  Um dos objetivos da ação é aumentar a conscientização sobre sinais de que uma pessoa pensa em tirar a própria vida. 

Expressão de ideias ou de interesse suicida;

Publicações nas redes sociais com conteúdo negativista;

Isolamento e distanciamento da família, dos amigos;

Ausência ou abandono de planos;

Forma desinteressada como a pessoa está lidando com algum evento estressor (acidente, desemprego, falência, separação dos pais, morte de alguém querido);

Despedidas ("acho que no próximo natal não estarei aqui com vocês", ligações com conotação de despedida, distribuir os bens pessoais);

Queixas contínuas de sintomas como desconforto, angústia, falta de prazer ou sentido de vida;

Fonte: Agência Brasil

É importante que as pessoas que procuram ajuda profissional tenham sintomas de depressão. A conscientização, o acesso ao tratamento adequado e a redução do estigma em relação aos transtornos mentais são essenciais para prevenir o suicídio.