Acidente
Barreiras: Estrutura do Portal do Carnaval no Centro Histórico é danificado por carreta
Fonte: Repórter Paiva
15/02/2026
Uma das estruturas do portal do carnaval localizada no Centro Histórico de Barreiras, foi danificada após uma carreta baú tentar passar em sentido Ponte Ciro Pedrosa. A situação aconteceu pouco antes das 06h da manhã deste domingo (15).
De acordo com o motorista envolvido no acidente, ele teria feito uma entrega de materiais em uma grande loja e depois, quando seguia sentido Luís Eduardo Magalhães, o GPS indicou o caminho pelo Centro Histórico da cidade onde dois portais estão montados.
O motorista, que não conhece a cidade seguiu pelo trajeto e passou sem problemas pelo primeiro Portal, entretanto ao tentar passar pelo segundo, imaginando que seria a mesma altura, o baú atingiu a parte de cima da estrutura que ficou danificada.
As câmeras de monitoramento da Stelecom/Cicom tiveram que ser desinstaladas e serão colocadas em nova estrutura conhecida como “pirulitos”.
Uma equipe da empresa contratada para a montagem e desmontagem da estrutura esteve no local para a desmontagem e posterior liberação da carreta. Ainda segundo informações obtidas no local, o seguro da empresa de transporte seria acionado para a avaliação dos prejuízos. Não há relato de feridos. A GCM esteve no local e registrou a ocorrência.
As informações apontam que pelo menos outros cinco veículos quase danificaram a estrutura, mas conseguiram fazer o retorno.
Alguns pontos foram motivos de discussão no local do acidente:
Houve questionamento quanto a liberação de veículos naquela parte do circuito antes da programação carnavalesca. Alguns ventilaram a ideia de interdição em qualquer período do dia.
Outro questionamento foi com respeito a falta de sinalização indicando claramente a altura máxima permitida por parte de veículos de grande porte. O primeiro portal é mais alto do que o segundo, na saída.
Outra situação pontuada foi a restrição de se montar uma estrutura muito próxima aos fios de alta tenção nos postes, isso teria limitado a altura da montagem do segundo portal.
Seja como for, o que aconteceu deve ser bem avaliado e estudado a fim de que em eventos posteriores não haja mais esta “dor de cabeça” comprometendo a segurança estrutural e o andamento da festa carnavalesca.