Trânsito/Segurança
Barreiras abre Semana Nacional de Trânsito com foco na preservação da vida
Fonte: Repórter Paiva
19/09/2025
A Semana Nacional de Trânsito foi aberta nesta quinta-feira (18), no Centro Integrado de Segurança e Trânsito de Barreiras, pela Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania e Trânsito. O tema deste ano é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A programação segue até o dia 25, com palestras em escolas e ações educativas para pedestres e motoristas.
O secretário Fábio Santana destacou que, de janeiro a setembro, a Coordenação de Trânsito registrou 460 ocorrências sem vítimas fatais. No entanto, somando os casos com mortes atendidos pela Polícia Militar, o número chega a 600. “Esses dados reforçam a necessidade de união entre os órgãos de segurança e a população para reduzir os índices de acidentes”, disse.
Carlos Reis, subcoordenador da Cootrans, alertou que o Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes de trânsito, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens. As principais razões são excesso de velocidade, imprudência, desrespeito às leis e embriaguez ao volante.
Representando a PRF, Cleiton Corrêa ressaltou avanços, como a redução de motoristas flagrados após beber, além das melhorias nas vias da cidade. Já o major Carlos Simões, da CIPRv, chamou atenção para a distração ao volante, lembrando que 41% das vítimas de acidentes de moto têm entre 18 e 20 anos.
O prefeito Otoniel Teixeira destacou investimentos na malha viária, pavimentação e sinalização, além da construção da nova ponte sobre o Rio Grande, que ligará Barreirinhas a Vila Dulce. Para ele, os avanços em mobilidade precisam caminhar junto da prudência no trânsito.
Informações adicionais: Dircom PMB
Imagens: Paiva