3ª edição do Chá Lilás
Parque Vida Cerrado promove 3ª edição do Chá Lilás e reforça conscientização sobre violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães
Fonte: Assessoria de Comunicação da Galvani
25/08/2025
O Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência doméstica, contará com uma mobilização voltada ao diálogo e fortalecimento das mulheres do Assentamento Rio de Ondas. A 3ª edição do Chá Lilás, iniciativa do Parque Vida Cerrado, em parceria com a Cargill, acontece na quarta-feira, 27 de agosto, às 17h30, na Escola Municipal Henrique de Freitas Moreira, localizada na Vila 2 do Assentamento Rio de Ondas, na zona rural do município.
O encontro terá como tema “Como identificar as formas de violência doméstica e reconhecer o ciclo da violência”, abordando sinais, comportamentos e caminhos para romper essas situações.
O evento conta com o apoio do Centro de Apoio à Mulher (CAM) de LEM, referência no acolhimento e proteção de mulheres em situação de violência doméstica. O CAM oferece atendimento psicológico, social e jurídico, fortalecendo a autoestima e promovendo a superação da violência.
Esta é a terceira edição do Chá Lilás. O primeiro encontro debateu os tipos de violência doméstica e como denunciá-los; já o segundo contou com a participação da Delegacia da Mulher, que apresentou detalhes sobre a Lei Maria da Penha.
O Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento Rio de Ondas, realizado em parceria com a Cargill, promove ações integradas de capacitação, assistência técnica rural, educação ambiental, apoio às associações locais e suporte emocional. A iniciativa busca fortalecer a agricultura familiar, melhorar a qualidade de vida de mais de 200 famílias assentadas e fomentar a restauração ambiental. Com foco na inclusão de jovens e mulheres, o projeto também estimula o empreendedorismo, o engajamento comunitário e a recuperação de áreas degradadas, aliando geração de renda à conservação dos recursos naturais.
Serviço:
Data: 27 de agosto (quarta-feira)
Local: Escola Municipal Henrique de Freitas Moreira – Vila 2, Assentamento Rio de Ondas, Zona Rural, Luís Eduardo Magalhães – BA
Horário: 17h30
Sobre o Parque Vida Cerrado
É o primeiro centro de conservação e educação socioambiental do Oeste da Bahia, foi fundado pela Galvani Fertilizantes e é mantido, atualmente, pelo Instituto Lina Galvani e por parceiros apoiadores. Está localizado no município de Barreiras, no Oeste da Bahia, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães e na divisa com o estado do Tocantins. Desde 2006, tornou-se referência na conservação da fauna e na restauração de áreas degradadas, impactando centenas de milhares de pessoas por meio de suas atividades de educação ambiental.