Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

Reunião

Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e Aprosoja Bahia promovem reunião com representantes do Banco do Brasil para tratar sobre a MP 1314/2025

Fonte: Aprosoja

18/12/2025

Nesta terça-feira, 16, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM – e a Aprosoja Bahia realizaram uma reunião conjunta com representantes do Banco do Brasil para discutir a Medida Provisória 1314/2025. O objetivo principal da MP é auxiliar produtores na quitação ou amortização de dívidas de crédito rural e CPRs (Cédulas de Produto Rural) decorrentes de eventos climáticos adversos, permitindo a renegociação de operações vencidas ou inadimplentes.

Além dos prejuízos causados pelas intempéries, a MP 1314/2025 abrange outras situações que prejudicam a atividade rural e justificam a prorrogação das dívidas. “A dificuldade de comercialização é outro requisito que permite ao produtor o acesso a esse serviço bancário, que visa ajustar o pagamento de operações de custeio ou promover investimento ao fluxo de caixa do produtor”, destacou Heitor Pereira, Gerente Geral da agência do Banco do Brasil em Luís Eduardo Magalhães.

Durante o encontro, realizado no auditório do SPRLEM, o Conselheiro Fiscal da Aprosoja Bahia, Sr. Marcelino Mariussi, enfatizou a importância da medida provisória. Ele destacou que, apesar de não solucionar todos os problemas, ela pode ajudar produtores, especialmente da região, a amenizar dívidas com juros altos. “A validade dessa medida vai até fevereiro e, em casos pontuais, pode prorrogar dívidas com carência de um ano e até nove anos para liquidação”, afirmou.

Os produtores puderam esclarecer dúvidas sobre prazos, encargos financeiros, limites prorrogáveis e garantias. Heitor enfatizou a importância da personalização dos casos: “Estou aqui para me colocar à disposição e tirar as principais dúvidas, mas é fundamental ressaltar que cada caso tem sua particularidade e o relacionamento com o banco é imprescindível para a melhor tomada de decisão”.

Marcelino também incentivou os agricultores a procurarem o Banco do Brasil para discutir suas situações de inadimplência e fluxo de caixa. “É necessário que cada agricultor busque seu gerente financeiro para entender melhor as condições e, quem sabe, conseguir melhorias nas taxas de juros ou prorrogar dívidas”, recomendou.

Por fim, Greice Kelli Fontana Klein, presidente do SPRLEM, ressaltou a importância de tornar os detalhes técnicos da medida provisória mais conhecidos pelos produtores, visando apresentar novas possibilidades para o fluxo de caixa. “Precisamos de um olhar mais atento e pontual para que os produtores tenham viabilidade financeira. São recursos via Pronaf, Pronamp e outras linhas de crédito que podem ser vantajosas, dependendo de cada realidade. Além disso, é fundamental a atenção aos prazos, já que a medida provisória tem vigência até fevereiro do ano que vem”.

O SPRLEM agradece a participação do gerente geral e dos gerentes de relacionamento do Banco do Brasil, que se colocaram à disposição para esclarecer as dúvidas dos produtores. A entidade reforça a importância de que cada produtor busque seu gerente de relacionamento para entender melhor as condições da MP 1314/2025 e não perder os prazos.