Acidente fatal de trabalho
LEM: Trabalhador morre após pneu de trator explodir ao fazer a calibragem
Fonte: Repórter Paiva
09/01/2025
Um lamentável acidente fatal que aconteceu em uma fazenda próximo de Luís Eduardo Magalhães (Ba), ceifou a vida de José Aparecido da Silva, 42 anos, natural de Paulo Jacinto (AL).
José Aparecido calibrava um pneu de um trator (Pá Carregadeira), quando o mesmo explodiu atingindo em cheio no tórax, vindo a sofrer um grave trauma. Imediatamente o SAMU foi acionado e prestou socorro encaminhando o paciente em estado grave para o Hospital do Oeste em Barreiras, no entanto José Aparecido morreu a caminho.
O corpo foi deixado aos cuidados da UPA Clarice Borges em Barreiras até a remoção feita por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica para exame de necropsia e posterior liberação para o sepultamento.
O acidente fatal aconteceu nessa quarta-feira (08). Informações dão conta de que José Aparecido da Silva deixa esposa e filhos. A Fazenda estaria prestando toda assistência necessária.
Veja cuidados ao calibrar pneus de pesados
Realizar o procedimento com o pneu frio (temperatura ambiente);
Verificar a condição da válvula para evitar vazamentos;
Utilizar tampas nas válvulas a fim de evitar a entrada de resíduos que possam danificar o núcleo da válvula e consequentemente prejudicar a manutenção da correta pressão de inflação;
Extensores de válvulas de qualidade nos pneus internos facilita o processo;
Nunca reduzir a pressão de inflação de um pneu “quente”, pois no momento que este pneu retornar para a temperatura ambiente, a pressão também será reduzida;
Sempre que for identificado um pneu com uma pressão de inflação abaixo de 20% do especificado, é recomendável que o mesmo seja desmontado e inspecionado por um especialista. Esse cuidado deve ser tomado, pois um pneu quando roda com uma pressão muito baixa pode apresentar danos em sua estrutura e risco ao operador ao realizar a correção da calibragem;
É extremamente recomendável que o procedimento para verificação e correção da pressão de inflação de todos os pneus seja realizado de forma sistemática e periódica. O controle da pressão encontrada em cada verificação será fundamental para determinar o período ideal para realização de tal procedimento, porém na ausência de tal informação, é recomendado que seja feita a cada 7 a 15 dias.
Fonte informativa sobre calibragem de pneus pesados: www.autopapo.com.br